TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34711 Mensagem por Skyway » Ter Fev 16, 2010 11:14 pm

Enlil escreveu:Áfffff...........................................................................................

Será q ciclicamente vamos ficar respondendo a mesma coisa n vezes a cada novo lote de G's ou sei lá o q?..................................................................

Soultrain já largou a letra...

Fui, não tenho mais paciência [101]...
Tambem fui...impossível a pessoa não entender depois tantas explicações de como funciona.

E eu, otário, escrevi uma matéria para o Site DB explicando o processo na esperança das pessoas lerem e entenderem....e agora me vejo explicando a mesma coisa que está lá na matéria..no ar pra qualquer pessoa ler. http://www.defesabrasil.com/site/notici ... oticia.php

Perda de tempo do cacete.

AD ASTRA PER ASPERA
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#34712 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 16, 2010 11:24 pm

Jizwz.

O carnaval praticamente acabou e o FX2 ainda não foi definido???

É, acho que é bom abrirem o tópico do FX3. [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#34713 Mensagem por kirk » Ter Fev 16, 2010 11:27 pm

Juliano Lisboa escreveu:Kirk, pelo amor de Deus, ate parece quem tem na Short List o F-22, o Zero e o 14 Bis. Todas as aeronaves servem para o propósito da FAB, TODAS...

O que ta sendo analisado são outros fatores, a FAB já deu o seu aval quando fez o short list, ou vai me dizer que as 3 não são capazes de realizar suas funções?!?!

Agora esse papo do NG que não da pra engolir, se a SAAB quisesse mesmo uma parceria com a Embraer, era só uma comprar ações uma da outra, uma Joint Venture ou outra coisa e pronto. Vamos vender nosso avião no mundo, é bom, barato. Foda-se FX-2. Mas não, o que a esperta SAAB quer é que o governo federal escolha o plano B dos EUA e ficamos na sua coleira como sempre.

Nem a Suécia quer o NG, e olhe que parece ser um bom avião. Mas se é tão bom assim, compre ele Suécia, depois venda.

O Rafale é um sinal ao mundo. O cansamos de ser besta.

É o que penso!
Respeito sua opinião Lisboa!

1º acredito que o Rafale tenha sido imposto ao short-list, não creio que a FAB sabendo de todos os problemas de manutenção e logistica franceses teria incluído essa opção por vontade prórpia.

2º A primeira lista com 6 opções vieram apenas com informações superficiais, foi após o short-list é que as analises foram aprofundadas, inclusive com testes de vôos e detalhamento de transf de tecno, custos, off-sets, manutençãoi, hora vôo, etc ... é nessa fase que ocorre a VERDADEIRA ANÁLISE e não antes, portanto não se pode afirmar que o trabalho da FAB tenha terminado na escolha do short-list, pelo contrário, foi após essa definição que se iniciaram os trabalhos da Força Aérea.

3º Concordo contigo sobre a troca de ações entre Embraer e SAAB, porém há um fato que o amigo se esqueceu, foi EXATAMENTE isso que ocorreu no FX-1, com a compra de ações da Embraer pela Dassault e isso "melou" o FX-1 e porisso a Embraer foi taxativamente "recomendada" que não tomasse partido antes da conclusão do FX-2.

4º Ficar livre da "coleira" americana é muito bom, DESDE QUE, não ofereçamos nosso pescoço para que os franceses coloquem em nós o SEU cabresto. Independência é uma ação contínua que toma passo a passo ... não é no "estalar" de dedos, é dominando tecnologias, inovando e criando NOSSAS alternativas ... e é preciso dar o 1º passo que é nos capacitar a tudo que a suécia esteja disposta a compartilhar e nos desvencilharmos a cada passo das garras amercicanas e também francesas ou de quaisquer outro.

Dizer que a Suécia não quer o Gripen-NG não é verdade é uma questão de "time", porém, mesmo que não quizesse, ainda assim, seria a melhor alternativa para o nosso país, a que mais capacita nossa indústria, a que mais causa VERDADEIRA INDEPENÊNCIA!

É o que eu penso!

Sds
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

#34714 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Fev 16, 2010 11:35 pm

kirk escreveu:
Juliano Lisboa escreveu:Kirk, pelo amor de Deus, ate parece quem tem na Short List o F-22, o Zero e o 14 Bis. Todas as aeronaves servem para o propósito da FAB, TODAS...

O que ta sendo analisado são outros fatores, a FAB já deu o seu aval quando fez o short list, ou vai me dizer que as 3 não são capazes de realizar suas funções?!?!

Agora esse papo do NG que não da pra engolir, se a SAAB quisesse mesmo uma parceria com a Embraer, era só uma comprar ações uma da outra, uma Joint Venture ou outra coisa e pronto. Vamos vender nosso avião no mundo, é bom, barato. Foda-se FX-2. Mas não, o que a esperta SAAB quer é que o governo federal escolha o plano B dos EUA e ficamos na sua coleira como sempre.

Nem a Suécia quer o NG, e olhe que parece ser um bom avião. Mas se é tão bom assim, compre ele Suécia, depois venda.

O Rafale é um sinal ao mundo. O cansamos de ser besta.

É o que penso!
Respeito sua opinião Lisboa!

1º acredito que o Rafale tenha sido imposto ao short-list, não creio que a FAB sabendo de todos os problemas de manutenção e logistica franceses teria incluído essa opção por vontade prórpia.

2º A primeira lista com 6 opções vieram apenas com informações superficiais, foi após o short-list é que as analises foram aprofundadas, inclusive com testes de vôos e detalhamento de transf de tecno, custos, off-sets, manutençãoi, hora vôo, etc ... é nessa fase que ocorre a VERDADEIRA ANÁLISE e não antes, portanto não se pode afirmar que o trabalho da FAB tenha terminado na escolha do short-list, pelo contrário, foi após essa definição que se iniciaram os trabalhos da Força Aérea.

3º Concordo contigo sobre a troca de ações entre Embraer e SAAB, porém há um fato que o amigo se esqueceu, foi EXATAMENTE isso que ocorreu no FX-1, com a compra de ações da Embraer pela Dassault e isso "melou" o FX-1 e porisso a Embraer foi taxativamente "recomendada" que não tomasse partido antes da conclusão do FX-2.

4º Ficar livre da "coleira" americana é muito bom, DESDE QUE, não ofereçamos nosso pescoço para que os franceses coloquem em nós o SEU cabresto. Independência é uma ação contínua que toma passo a passo ... não é no "estalar" de dedos, é dominando tecnologias, inovando e criando NOSSAS alternativas ... e é preciso dar o 1º passo que é nos capacitar a tudo que a suécia esteja disposta a compartilhar e nos desvencilharmos a cada passo das garras amercicanas e também francesas ou de quaisquer outro.

Dizer que a Suécia não quer o Gripen-NG não é verdade é uma questão de "time", porém, mesmo que não quizesse, ainda assim, seria a melhor alternativa para o nosso país, a que mais capacita nossa indústria, a que mais causa VERDADEIRA INDEPENÊNCIA!

É o que eu penso!

Sds
kirk

Ta certo Kirk, vamos debater o resto da vida e nunca vamos chegar a um denominador comum.

Melhor eu dormir.

Quando o FX-2 sair eu volto a debater.

Abraços!

Skyway
Sênior
Sênior

#34715 Mensagem por Skyway » Ter Fev 16, 2010 11:36 pm

Bolovo escreveu:Jizwz.

Ahhh o carnaval...

Me acabei hoje na Banda de Ipanema...nuss.... Imagem

AD ASTRA PER ASPERA
kirk
Sênior
Sênior

#34716 Mensagem por kirk » Ter Fev 16, 2010 11:44 pm

Skyway escreveu:
kirk escreveu:
Nunca disse que a escolha deveria ser unilateral, deve haver consenso, entretanto o papel dos Governos na escolha dos equipamentos geralmente é de ordem econômica, NUNCA técnica ...

JAMAIS um Governo tenta "entubar" a sua Força Aérea "escolhendo" um equipamento contra os pareceres de sua própria Força, essa discussão não deveria existir, quem ENTENDE, fabrica, faz manutenções, opera, já deixou claro que a opção não é boa, o GF quer discutir o que??? O que entende Lula, MAG, Celso Amorim e Jobim sobre caças ???

Já imaginou OBAMA, o 1º MIn Inglês, Sorkozy, Berlusconi, Angela Merkel, Rei Juan Carlos, escolhendo caças ESTRANGEIROS à revelia de suas Forças Aéreas ???? Isso beira ao absurdo!!!

Pelo contrário Inglaterra, Itália, Alemanha e Espanha entraram em um projeto para desenvolvimento conjunto de seus próprios vetores, da mesma forma que o Brasil tem a chance de entrar em um projeto com a Suécia.

O que nossos políticos estão arrumando, amigo ???

Sds
kirk
Tua tecla Caps Lock ta com problema? :?

Amigo, por favor...pare de discutir de acordo com o que você acha o melhor método para escolha de caças, e passe a discutir de acordo com a vida real. Em nenhum país essa escolha é diferente do Brasil.
O Governo não "entuba" nada, ele escolhe de acordo com análises feitas pela Força Aérea e pelo próprio Governo.

Repito, nenhuma força aérea do mundo escolhe um avião e ponto final. Ela avalia opções no que tange a operações, capacidades, desempenhos e tecnologia empregada, o Governo avalia tambem as opções porem no cunho estratégico, diplomático, econômico, industrial e etc...e ai, com base nessas avaliações, cruza-se as informações e a melhor opção nasce.

Está claro?

A FAB não escolheu Gripen pelo simples fato de que ela nunca entrou nessa para escolher um avião! Ela avaliou, mas a sua avaliação é parte do processo e não tem peso conclusivo.
E pensar que na verdade ela nem classificou o Gripen como a Catanhêde disse...mas parece que você já tomou isso com verdade absoluta.

Um abraço.
É vedade tenho como FATO que o relatório da FAB aponta o Gripen como a melhor opção e que Rafale ficou em 3º e ÚLTIMO lugar. Você tem dúvida sobre isso?

Sky, não há dúvida nesse respeito, e esse FATO é o único motivo da postergação da escolha do Rafale, não há outro motivo, espero que não fique tapando o sol com a peneira para que a discussão possa seguir adiante e não ficarmos "rebubinando" sobre a escolha da FAB que já é evidente para todos.

Em relação a Catanhêde, todos aqui adoram malhar, porém o que ela COMPROVADAMENTE errou? sobre a entrega do relatório ao Jobim? O relatório já havia sido entregue e devolvido, esqueceu?

Já havia mencionado que acredito que é absolutamente primordial que haja concenso, na escolha, se não houver concenso o Rafale não leva e ponto.

Sds
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#34717 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 16, 2010 11:58 pm

kirk escreveu:É vedade tenho como FATO que o relatório da FAB aponta o Gripen como a melhor opção e que Rafale ficou em 3º e ÚLTIMO lugar. Você tem dúvida sobre isso?

Sky, não há dúvida nesse respeito, e esse FATO é o único motivo da postergação da escolha do Rafale, não há outro motivo, espero que não fique tapando o sol com a peneira para que a discussão possa seguir adiante e não ficarmos "rebubinando" sobre a escolha da FAB que já é evidente para todos.

Em relação a Catanhêde, todos aqui adoram malhar, porém o que ela COMPROVADAMENTE errou? sobre a entrega do relatório ao Jobim? O relatório já havia sido entregue e devolvido, esqueceu?

Já havia mencionado que acredito que é absolutamente primordial que haja concenso, na escolha, se não houver concenso o Rafale não leva e ponto.

Sds
kirk
Bom...
Eu j'a tenho como FATO que o Rafale venceu...

Vai entender... mas como diria o poeta, at'e as conclusoes terminarem, todos os fatos sao "Boatos"...

Mas como diria novamente o poeta... para bom endendedor.. pingo 'e letra :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Cesardpf
Júnior
Júnior

#34718 Mensagem por Cesardpf » Qua Fev 17, 2010 12:01 am

Skyway escreveu:
Enlil escreveu:Áfffff...........................................................................................

Será q ciclicamente vamos ficar respondendo a mesma coisa n vezes a cada novo lote de G's ou sei lá o q?..................................................................

Soultrain já largou a letra...

Fui, não tenho mais paciência [101]...
Tambem fui...impossível a pessoa não entender depois tantas explicações de como funciona.

E eu, otário, escrevi uma matéria para o Site DB explicando o processo na esperança das pessoas lerem e entenderem....e agora me vejo explicando a mesma coisa que está lá na matéria..no ar pra qualquer pessoa ler. http://www.defesabrasil.com/site/notici ... oticia.php

Aqui sim, é perda de tempo. Mas o texto (desculpe o atrazo) é ótimo. Valeu Sky!
Abraço
Paulo

Skyway
Sênior
Sênior

#34719 Mensagem por Skyway » Qua Fev 17, 2010 12:05 am

kirk escreveu:
Skyway escreveu: Tua tecla Caps Lock ta com problema? :?

Amigo, por favor...pare de discutir de acordo com o que você acha o melhor método para escolha de caças, e passe a discutir de acordo com a vida real. Em nenhum país essa escolha é diferente do Brasil.
O Governo não "entuba" nada, ele escolhe de acordo com análises feitas pela Força Aérea e pelo próprio Governo.

Repito, nenhuma força aérea do mundo escolhe um avião e ponto final. Ela avalia opções no que tange a operações, capacidades, desempenhos e tecnologia empregada, o Governo avalia tambem as opções porem no cunho estratégico, diplomático, econômico, industrial e etc...e ai, com base nessas avaliações, cruza-se as informações e a melhor opção nasce.

Está claro?

A FAB não escolheu Gripen pelo simples fato de que ela nunca entrou nessa para escolher um avião! Ela avaliou, mas a sua avaliação é parte do processo e não tem peso conclusivo.
E pensar que na verdade ela nem classificou o Gripen como a Catanhêde disse...mas parece que você já tomou isso com verdade absoluta.

Um abraço.
É vedade tenho como FATO que o relatório da FAB aponta o Gripen como a melhor opção e que Rafale ficou em 3º e ÚLTIMO lugar. Você tem dúvida sobre isso?

Sds
kirk
Já dizia o "velho deitado"..."Opinião é que nem bunda, cada um tem a sua e da se quiser."

A minha opinião eu já disse aqui, essa aí é a tua, ponto.

Pode-se discutir opiniões...mas querer que os outros concordem com a sua é outra história. O DB é um espaço para se discutir opiniões, não para impor as suas, que isso fique claro.

Aceitar que para os outros, o claro e cristalino seja o contrário do que você acredita, é um passo muito importante para se ter espaço no DB.

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
Skyway
Sênior
Sênior

#34720 Mensagem por Skyway » Qua Fev 17, 2010 12:06 am

Cesardpf escreveu:
Skyway escreveu: Tambem fui...impossível a pessoa não entender depois tantas explicações de como funciona.

Aqui sim, é perda de tempo. Mas o texto (desculpe o atrazo) é ótimo. Valeu Sky!
Abraço
Paulo
Valeu, obrigado! :D

AD ASTRA PER ASPERA
kirk
Sênior
Sênior

#34721 Mensagem por kirk » Qua Fev 17, 2010 12:50 am

cb_lima escreveu:
kirk escreveu:É vedade tenho como FATO que o relatório da FAB aponta o Gripen como a melhor opção e que Rafale ficou em 3º e ÚLTIMO lugar. Você tem dúvida sobre isso?

Sds
kirk
Bom...
Eu j'a tenho como FATO que o Rafale venceu...

Vai entender... mas como diria o poeta, at'e as conclusoes terminarem, todos os fatos sao "Boatos"...

Mas como diria novamente o poeta... para bom endendedor.. pingo 'e letra :wink:

[]s
CB_Lima
Eu também tenho como FATO que o Rafale venceu, só tenho minhas dúvidas se ele vai levar!

Lamentávelmente o GF fez sua escolha a revelia de todos que entendem do riscado, não deu a mínima para a análise de sua Força Aérea, baseado numa premissa política/geo-política que ninguém entende ou sabe explicar, exceto pelo bom e velho discurso anti-americano da boa e velha esquerda radical.

Pior, apoio-se com todas as forças no gov. de extrema direita do Sarkô. Vai entender!!

Sds
kirk

[] kirk

kirk
Sênior
Sênior

#34722 Mensagem por kirk » Qua Fev 17, 2010 1:01 am

kirk escreveu:
Skyway escreveu: Tua tecla Caps Lock ta com problema? :?

Está claro?

Um abraço.

Sds
kirk
Skyway escreveu:Já dizia o "velho deitado"..."Opinião é que nem bunda, cada um tem a sua e da se quiser."

A minha opinião eu já disse aqui, essa aí é a tua, ponto.

Pode-se discutir opiniões...mas querer que os outros concordem com a sua é outra história. O DB é um espaço para se discutir opiniões, não para impor as suas, que isso fique claro.

Aceitar que para os outros, o claro e cristalino seja o contrário do que você acredita, é um passo muito importante para se ter espaço no DB.

Um abraço.
Pode-se discutir opiniões...

Pode mesmo? Tem certeza? Sem ser taxado de lobbysta, etc ... etc ... ?

Minha opinião aqui é invariavelmente encarada como "imposição" ... pode-se ter opinião no DB, desde que seja "em conformidade" com a maioria e principalmente com o GF ou serei devidamente execrado ... vc não é o primeiro a questionar meu espaço no DB.

Lamentável a postura predominante aqui!

Porém, Sky, vou continuar a dizer o que eu penso, doa em quem doer, a menos que a moderação ou a administração do blog me peça ou me imponha a exclusão.

abraço também
kirk

[] kirk

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#34723 Mensagem por Bourne » Qua Fev 17, 2010 1:38 am

Bolovo escreveu:Jizwz.

Não só o carnaval, mas semana que vem finda fevereiro/2010. É... acho que não vai dar :roll: :cry: :D

kirk
Sênior
Sênior

#34724 Mensagem por kirk » Qua Fev 17, 2010 1:38 am

soultrain escreveu:Todos os países do Mundo com regimes presidenciais, no meu por exemplo é o Primeiro Ministro.

A Força faz o relatório, aconselha junto com outros ministérios e o Primeiro Ministro decide.

Agora diga-me um país do mundo onde isso não ocorra, Venezuela tambem vale.
E na tua opinião é isso que está acontecendo aqui no Brasil ?

Ou o GF fez sua escolha antes mesmo de TOMAR CONHECIMENTO do relatório da sua Força Aérea?

Certamente a prerrogativa de escolha é do GF, porém, somente após ouvir todos os envolvidos, todos as ponderações técnicas, sua própria indústria estratégica, seus estrategistas, pessoas que de fato entendem do assunto. Foi isso que o Gov. Lula fez???

Você sabe tão bem quanto eu que não!

Sds
kirk

[] kirk

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#34725 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Fev 17, 2010 1:51 am

Kirk,

O Ministro da Defesa tem sob a sua responsabilidade todo o processo FX-2, recebe representantes, despacha diretamente com o Comandande da FAB e com o Presidente e negocia valores. Na verdade ele é quem responde em nome do Executivo, incluindo a FAB. Você acha que ele nunca esteve informado sobre o andamento das propostas e avaliações em um processo que vai gerar compras de bilhões de dólares? Você também acha que ele não mantém o Presidente informado sobre o que ocorre no seu ministério?

Pense sobre isso.

Abraços

Alberto -
Responder