UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: UM MBT NACIONAL

#3466 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 17, 2025 6:32 pm

https://esut.de/wp-content/uploads/2024/07/Panther-KF51-U-b-IMG_5939.jpg

Alguém sabe quanto pesa esse bicho aí :?:
Não encontrei nem no site da Rheinmetall esta informação.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3467 Mensagem por knigh7 » Seg Fev 17, 2025 9:58 pm

gabriel219 escreveu: Seg Fev 17, 2025 6:44 am
knigh7 escreveu: Sex Fev 14, 2025 5:13 pm E vale ressaltar que desde 2018 o EB lançou uns 4 documentos com os requisitos operacionais para o novo Carro de Combate, alterando vários mas sempre mantendo o peso de ordem de marcha abaixo das 50 toneladas.

Requisitos alterados é sinal que existiu divergêcia lá dentro sobre eles. Mas pelo visto eles querem mesmo um novo Carro de Combate com esse limite de peso.
Mas ai é o problema: baseado-se em quê?

Você verifica até documentos do Programa Ajax, você encontra motivos claros pelos requisitos e olha que tô falando de um dos programas mais desastrosos de todos os tempos, coisa típica da incompetência administrativa da UK Army, mas ao menos eles possuem claras explicações e documentos de apoio, inclusive a torre em si funcionaria numa provável modernização dos Warrior como força complementar aos Ajax. No EB o ROB tá assim porque sim e se perguntar a resposta é sempre a mesma "nada ou nenhuma".
Um dos requisitos operacionais absolutos das portarias anteriores da VBC Novo Carro de Combate ao mesmo tempo que limitava o peso de combate inferior a 50 toneladas, estabelecia como requisito absoluto:


Imagem



O ROA 2 estabelece o limite de peso do CC. Pouco abaixo, no ROA 14, consta que pode trafegar em pontes da Classe 60. O que eu posso entender disso:o EB está pensando no caminhão de transporte levando o Carro de Combate. E não é erro porque repetiram em edição futura.

Ressalto: é achismo meu. Eu ando tentando entender o que o EB quer nos requisitos que ele vem traçando.

Eu acho que o caminho que o EB vai trilhar vai ser este, mas com a torre Hitfact 2 com o canhão 120mm L/45:

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Re: UM MBT NACIONAL

#3468 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 17, 2025 11:37 pm

Acho que a questão da ponte considera apenas o CC, e não o veículo trator, uma vez que qualquer conjunto cavalo mecânico + prancha de transporte que o exército utiliza superam facilmente as 10 ton.
Se somadas ao peso de transporte do blindado, que é abaixo das 50 ton do limite estabelecido para peso de combate, ainda assim pode ultrapassar ou ficar muito no limite da a capacidade da ponte.
Entendo que os ROA falam apenas do blindado em si.
De resto, tem que saber o que o exército considera como sendo "campo", e os indicativos das classes das rodovias, que salvo engano, estão apontadas nos docs do programa força blindada também para a VBC CC.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3469 Mensagem por knigh7 » Seg Fev 17, 2025 11:57 pm

Preciso ver o peso das carretas do EB, mas o cavalos mecânicos dos caminhões 6x4 ficam abaixo das 10 toneladas. Próximo mas abaixo. E lembrando: os requsitos colocam como peso de combate INFERIOR a 50 toneladas. Não até 50 ton.
Há configuração do KF41 que chega a 55 ton, outra que chega a 50 ton. O EB não iria optar por elas. Ele quer abaixo.

O CC do EB são deslocados pelas rodovias em cima de caminhões.

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Re: UM MBT NACIONAL

#3470 Mensagem por dersonmig » Ter Fev 18, 2025 11:26 am

FCarvalho escreveu: Seg Fev 17, 2025 11:37 pm Acho que a questão da ponte considera apenas o CC, e não o veículo trator, uma vez que qualquer conjunto cavalo mecânico + prancha de transporte que o exército utiliza superam facilmente as 10 ton.
Se somadas ao peso de transporte do blindado, que é abaixo das 50 ton do limite estabelecido para peso de combate, ainda assim pode ultrapassar ou ficar muito no limite da a capacidade da ponte.
Entendo que os ROA falam apenas do blindado em si.
De resto, tem que saber o que o exército considera como sendo "campo", e os indicativos das classes das rodovias, que salvo engano, estão apontadas nos docs do programa força blindada também para a VBC CC.
O limite de 50 ton é apenas para o CC. O conjunto cavalo mecânico +prancha + Carro de Combate supera o peso estabelecido. Acredito que o maior "problema" de Carros de combate com peso superior a 60 Ton esta mais ligado ao fato dos Cavalos mecânicos e pranchas rodoviárias não serem "preparadas" para tal e não o fato das pontes em si.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3471 Mensagem por gabriel219 » Ter Fev 18, 2025 1:51 pm

knigh7 escreveu: Seg Fev 17, 2025 9:58 pm Um dos requisitos operacionais absolutos das portarias anteriores da VBC Novo Carro de Combate ao mesmo tempo que limitava o peso de combate inferior a 50 toneladas, estabelecia como requisito absoluto:


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O ROA 2 estabelece o limite de peso do CC. Pouco abaixo, no ROA 14, consta que pode trafegar em pontes da Classe 60. O que eu posso entender disso:o EB está pensando no caminhão de transporte levando o Carro de Combate. E não é erro porque repetiram em edição futura.

Ressalto: é achismo meu. Eu ando tentando entender o que o EB quer nos requisitos que ele vem traçando.

Eu acho que o caminho que o EB vai trilhar vai ser este, mas com a torre Hitfact 2 com o canhão 120mm L/45:

Imagem
Só um ponto: se o EB usa classificação MLC da US Army, Classe 60 se refere a apenas o blindado e não em prancha com cavalo-mecânico.
dersonmig escreveu: Ter Fev 18, 2025 11:26 am O limite de 50 ton é apenas para o CC. O conjunto cavalo mecânico +prancha + Carro de Combate supera o peso estabelecido. Acredito que o maior "problema" de Carros de combate com peso superior a 60 Ton esta mais ligado ao fato dos Cavalos mecânicos e pranchas rodoviárias não serem "preparadas" para tal e não o fato das pontes em si.
O problema é que isso não passa de um mito.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3472 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 18, 2025 8:29 pm

@gabriel219

As pontes Classe 60 admitem 60 toneladas concentradas num espaço de 10 metros?




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Re: UM MBT NACIONAL

#3473 Mensagem por akivrx78 » Qua Fev 19, 2025 12:07 am



Os type 90 são transportados em pranchas de 4 eixos 16 rodas.

https://ja.wikipedia.org/wiki/%E7%89%B9 ... C%E8%BB%8A
50t a 60km/h


https://i2.wp.com/okigunnji.com/doga/wp-content/uploads/2019/03/yt-3262-10.jpg?fit=1280%2C720&ssl=1

O Type 10 são em pranchas de 3 eixos12 rodas.

https://ja.wikipedia.org/wiki/73%E5%BC% ... C%E3%83%A9
40t a 60km/h





O EB usa pranchas de 3 e 4 eixos, porem o comprimento das pranchas parecem que são maiores.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3474 Mensagem por gabriel219 » Qua Fev 19, 2025 9:59 am

knigh7 escreveu: Ter Fev 18, 2025 8:29 pm @gabriel219

As pontes Classe 60 admitem 60 toneladas concentradas num espaço de 10 metros?
Isso é uma pergunta difícil de responder, pois de fato eu estou especulando que o EB segue a risca o MLC, mas ai pesquisando mais vi um problema: as IRBs que o EB comprou.

https://www.army-technology.com/project ... b/?cf-view
https://www.defesanet.com.br/terrestre/ ... ano-ibage/

Essas são as mesmas que o EB usou num exercício e o EB as considera pontes classe 60, porém elas são MLC 80, transportam um Abrams tranquilamente. A classificação MLC da US Army varia de acordo se são viaturas sob rodas e sob lagartas, da mesma forma que as classes de rodovias no Brasil podem variar por eixos e pontes até pelo material que foi construído vs largura e diâmetro, junto com a estrutura em si (arquitetura).

Eu antes de ler ambas as matérias acima achava que o EB seguia a risca o MLC, que ponte classe 60 era equivalente a MLC 60, mas o EB tá chamando de ponte classe 60 que pode transportar até 80 toneladas se for uma viatura sob lagartas e até 96 toneladas se for viatura sob rodas de vários eixos, como os HETs.

Eu sinceramente não tô entendendo mais nada sobre as classificações que o EB usa e nunca achei nenhum manual da Arma de Engenharia sobre isso.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3475 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 19, 2025 1:56 pm

dersonmig escreveu: Ter Fev 18, 2025 11:26 am
FCarvalho escreveu: Seg Fev 17, 2025 11:37 pm Acho que a questão da ponte considera apenas o CC, e não o veículo trator, uma vez que qualquer conjunto cavalo mecânico + prancha de transporte que o exército utiliza superam facilmente as 10 ton.
Se somadas ao peso de transporte do blindado, que é abaixo das 50 ton do limite estabelecido para peso de combate, ainda assim pode ultrapassar ou ficar muito no limite da a capacidade da ponte.
Entendo que os ROA falam apenas do blindado em si.
De resto, tem que saber o que o exército considera como sendo "campo", e os indicativos das classes das rodovias, que salvo engano, estão apontadas nos docs do programa força blindada também para a VBC CC.
O limite de 50 ton é apenas para o CC. O conjunto cavalo mecânico +prancha + Carro de Combate supera o peso estabelecido. Acredito que o maior "problema" de Carros de combate com peso superior a 60 Ton esta mais ligado ao fato dos Cavalos mecânicos e pranchas rodoviárias não serem "preparadas" para tal e não o fato das pontes em si.
Até onde eu sei, e vejo mesmo aqui em frente de casa, passando quase todo dia, é que não faltam no país cavalos mecânicos e pranchas capazes de levar um bldo de +50 ou +60 toneladas.
E no caso de não haver, o que penso não é o caso, há sempre a opção de importar soluções. E isso temos muitas lá fora.
Acredito que o EB tem requisitos bastante complicados de entender, mesmo para os fornecedores.
Conquanto, como já disse, para tirar a dúvida sobre todas estas questões, é simples. Trás todo mundo aqui e testa no país inteiro os requisitos apostos no ROB e RTLI.
Mas, o exército parece não estar muito interessado em fazer isso.
Por que será?
Custos é que não deve ser, afinal, eles podem botar isso na conta de quem quiser vir mostrar seus produtos aqui.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3476 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 19, 2025 2:04 pm

knigh7 escreveu: Seg Fev 17, 2025 11:57 pm Preciso ver o peso das carretas do EB, mas o cavalos mecânicos dos caminhões 6x4 ficam abaixo das 10 toneladas. Próximo mas abaixo. E lembrando: os requsitos colocam como peso de combate INFERIOR a 50 toneladas. Não até 50 ton.
Há configuração do KF41 que chega a 55 ton, outra que chega a 50 ton. O EB não iria optar por elas. Ele quer abaixo.
O CC do EB são deslocados pelas rodovias em cima de caminhões.
Via de regra o EB utiliza mais de 3 marcas diferentes de cavalo mecânico para tracionar seus blindados SL. Mas todas são 6x4, e nada menor que isso. O peso bruto é como está na ilustração aposta por ti, com pouquíssimas variações.
São veículos feitos para tracionar implementos tanto em rodovias como, e principalmente, em estradas semi-asfaltadas ou de terra, e em trechos qualquer terreno.

Já vi Iveco, Volvo, Scania, Mercedes Benz e VW fazendo isso. Mas todos sempre em vias asfaltadas. Nada fora de estrada. Pelo menos o que chega a público.

No que diz respeito às pranchas, cada modelo é próprio para um determinado tipo de transporte, e isso determina as características gerais de peso, dimensões e carga.

Para transportar um CC, suponho que temos de partir de pranchas que podem carregar tratores sobre esteiras e\ou rodas, que no meio civil é o que mais se aproxima de um CC em termos de peso e tamanho. E isso nós temos várias aqui em diferentes configurações e fornecedores, como Randon, Guerra e outras.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Fev 19, 2025 2:20 pm, em um total de 1 vez.
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Re: UM MBT NACIONAL

#3477 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 19, 2025 2:17 pm

Como disse antes, no Brasil não falta cavalo mecânico e pranchas capazes de levar um CC seja lá qual for o peso.
Vejam os exemplos abaixo:

https://images.caminhoesecarretas.com.br/cliente_016827/pecaseservicos/16827_21958_1550_20190613_130722_big.jpghttps://images.caminhoesecarretas.com.br/cliente_016827/pecaseservicos/16827_21954_1550_20200405_123004_big.jpghttps://www.rodolete.com.br/admin/uploads/images/conteudo/5bd0b8ac88112_carreta-prancha-fotos-camera-055.jpghttps://siepierskicarretas.com.br/wp-content/uploads/2023/08/carretas-prancha.webp




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Re: UM MBT NACIONAL

#3478 Mensagem por gabriel219 » Qua Fev 19, 2025 4:36 pm

gabriel219 escreveu: Qua Fev 19, 2025 9:59 am
knigh7 escreveu: Ter Fev 18, 2025 8:29 pm @gabriel219

As pontes Classe 60 admitem 60 toneladas concentradas num espaço de 10 metros?
Isso é uma pergunta difícil de responder, pois de fato eu estou especulando que o EB segue a risca o MLC, mas ai pesquisando mais vi um problema: as IRBs que o EB comprou.

https://www.army-technology.com/project ... b/?cf-view
https://www.defesanet.com.br/terrestre/ ... ano-ibage/

Essas são as mesmas que o EB usou num exercício e o EB as considera pontes classe 60, porém elas são MLC 80, transportam um Abrams tranquilamente. A classificação MLC da US Army varia de acordo se são viaturas sob rodas e sob lagartas, da mesma forma que as classes de rodovias no Brasil podem variar por eixos e pontes até pelo material que foi construído vs largura e diâmetro, junto com a estrutura em si (arquitetura).

Eu antes de ler ambas as matérias acima achava que o EB seguia a risca o MLC, que ponte classe 60 era equivalente a MLC 60, mas o EB tá chamando de ponte classe 60 que pode transportar até 80 toneladas se for uma viatura sob lagartas e até 96 toneladas se for viatura sob rodas de vários eixos, como os HETs.

Eu sinceramente não tô entendendo mais nada sobre as classificações que o EB usa e nunca achei nenhum manual da Arma de Engenharia sobre isso.
@knigh7, complementando meu post, essa imagem talvez esclareça mais sobre MLC, porém acha mais dados nos links:
Imagem
https://apps.dtic.mil/sti/trecms/pdf/AD1151141.pdf
https://www.globalsecurity.org/military ... 3/appb.htm

Eu imaginava que o EB seguia isso, mas o EB chama uma ponte de classe 60 - como se fosse 60 toneladas - mas ela pode carregar entre 80-96 toneladas de boas, sem nenhum problema, através de um rio. Então não tô entendendo mais nada!




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Re: UM MBT NACIONAL

#3479 Mensagem por dersonmig » Qua Fev 19, 2025 9:05 pm

FCarvalho escreveu: Qua Fev 19, 2025 2:04 pm
knigh7 escreveu: Seg Fev 17, 2025 11:57 pm Preciso ver o peso das carretas do EB, mas o cavalos mecânicos dos caminhões 6x4 ficam abaixo das 10 toneladas. Próximo mas abaixo. E lembrando: os requsitos colocam como peso de combate INFERIOR a 50 toneladas. Não até 50 ton.
Há configuração do KF41 que chega a 55 ton, outra que chega a 50 ton. O EB não iria optar por elas. Ele quer abaixo.
O CC do EB são deslocados pelas rodovias em cima de caminhões.
Via de regra o EB utiliza mais de 3 marcas diferentes de cavalo mecânico para tracionar seus blindados SL. Mas todas são 6x4, e nada menor que isso. O peso bruto é como está na ilustração aposta por ti, com pouquíssimas variações.
São veículos feitos para tracionar implementos tanto em rodovias como, e principalmente, em estradas semi-asfaltadas ou de terra, e em trechos qualquer terreno.

Já vi Iveco, Volvo, Scania, Mercedes Benz e VW fazendo isso. Mas todos sempre em vias asfaltadas. Nada fora de estrada. Pelo menos o que chega a público.

No que diz respeito às pranchas, cada modelo é próprio para um determinado tipo de transporte, e isso determina as características gerais de peso, dimensões e carga.

Para transportar um CC, suponho que temos de partir de pranchas que podem carregar tratores sobre esteiras e\ou rodas, que no meio civil é o que mais se aproxima de um CC em termos de peso e tamanho. E isso nós temos várias aqui em diferentes configurações e fornecedores, como Randon, Guerra e outras.

tem um video que rola pela internet de um cavalo mecânico ( acho que um iveco 6x4) tracionando uma prancha com um Gepard em estrada de terra. A estrada parecia estar com lama e o cavalo simplesmente não conseguia tracionar.




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