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Alguém sabe quanto pesa esse bicho aí
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Não encontrei nem no site da Rheinmetall esta informação.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Um dos requisitos operacionais absolutos das portarias anteriores da VBC Novo Carro de Combate ao mesmo tempo que limitava o peso de combate inferior a 50 toneladas, estabelecia como requisito absoluto:gabriel219 escreveu: Seg Fev 17, 2025 6:44 amMas ai é o problema: baseado-se em quê?knigh7 escreveu: Sex Fev 14, 2025 5:13 pm E vale ressaltar que desde 2018 o EB lançou uns 4 documentos com os requisitos operacionais para o novo Carro de Combate, alterando vários mas sempre mantendo o peso de ordem de marcha abaixo das 50 toneladas.
Requisitos alterados é sinal que existiu divergêcia lá dentro sobre eles. Mas pelo visto eles querem mesmo um novo Carro de Combate com esse limite de peso.
Você verifica até documentos do Programa Ajax, você encontra motivos claros pelos requisitos e olha que tô falando de um dos programas mais desastrosos de todos os tempos, coisa típica da incompetência administrativa da UK Army, mas ao menos eles possuem claras explicações e documentos de apoio, inclusive a torre em si funcionaria numa provável modernização dos Warrior como força complementar aos Ajax. No EB o ROB tá assim porque sim e se perguntar a resposta é sempre a mesma "nada ou nenhuma".
O limite de 50 ton é apenas para o CC. O conjunto cavalo mecânico +prancha + Carro de Combate supera o peso estabelecido. Acredito que o maior "problema" de Carros de combate com peso superior a 60 Ton esta mais ligado ao fato dos Cavalos mecânicos e pranchas rodoviárias não serem "preparadas" para tal e não o fato das pontes em si.FCarvalho escreveu: Seg Fev 17, 2025 11:37 pm Acho que a questão da ponte considera apenas o CC, e não o veículo trator, uma vez que qualquer conjunto cavalo mecânico + prancha de transporte que o exército utiliza superam facilmente as 10 ton.
Se somadas ao peso de transporte do blindado, que é abaixo das 50 ton do limite estabelecido para peso de combate, ainda assim pode ultrapassar ou ficar muito no limite da a capacidade da ponte.
Entendo que os ROA falam apenas do blindado em si.
De resto, tem que saber o que o exército considera como sendo "campo", e os indicativos das classes das rodovias, que salvo engano, estão apontadas nos docs do programa força blindada também para a VBC CC.
Só um ponto: se o EB usa classificação MLC da US Army, Classe 60 se refere a apenas o blindado e não em prancha com cavalo-mecânico.knigh7 escreveu: Seg Fev 17, 2025 9:58 pm Um dos requisitos operacionais absolutos das portarias anteriores da VBC Novo Carro de Combate ao mesmo tempo que limitava o peso de combate inferior a 50 toneladas, estabelecia como requisito absoluto:
O ROA 2 estabelece o limite de peso do CC. Pouco abaixo, no ROA 14, consta que pode trafegar em pontes da Classe 60. O que eu posso entender disso:o EB está pensando no caminhão de transporte levando o Carro de Combate. E não é erro porque repetiram em edição futura.
Ressalto: é achismo meu. Eu ando tentando entender o que o EB quer nos requisitos que ele vem traçando.
Eu acho que o caminho que o EB vai trilhar vai ser este, mas com a torre Hitfact 2 com o canhão 120mm L/45:
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O problema é que isso não passa de um mito.dersonmig escreveu: Ter Fev 18, 2025 11:26 am O limite de 50 ton é apenas para o CC. O conjunto cavalo mecânico +prancha + Carro de Combate supera o peso estabelecido. Acredito que o maior "problema" de Carros de combate com peso superior a 60 Ton esta mais ligado ao fato dos Cavalos mecânicos e pranchas rodoviárias não serem "preparadas" para tal e não o fato das pontes em si.
Os type 90 são transportados em pranchas de 4 eixos 16 rodas.
https://ja.wikipedia.org/wiki/%E7%89%B9 ... C%E8%BB%8A
50t a 60km/h
O Type 10 são em pranchas de 3 eixos12 rodas.
https://ja.wikipedia.org/wiki/73%E5%BC% ... C%E3%83%A9
40t a 60km/h
Isso é uma pergunta difícil de responder, pois de fato eu estou especulando que o EB segue a risca o MLC, mas ai pesquisando mais vi um problema: as IRBs que o EB comprou.knigh7 escreveu: Ter Fev 18, 2025 8:29 pm @gabriel219
As pontes Classe 60 admitem 60 toneladas concentradas num espaço de 10 metros?
Até onde eu sei, e vejo mesmo aqui em frente de casa, passando quase todo dia, é que não faltam no país cavalos mecânicos e pranchas capazes de levar um bldo de +50 ou +60 toneladas.dersonmig escreveu: Ter Fev 18, 2025 11:26 amO limite de 50 ton é apenas para o CC. O conjunto cavalo mecânico +prancha + Carro de Combate supera o peso estabelecido. Acredito que o maior "problema" de Carros de combate com peso superior a 60 Ton esta mais ligado ao fato dos Cavalos mecânicos e pranchas rodoviárias não serem "preparadas" para tal e não o fato das pontes em si.FCarvalho escreveu: Seg Fev 17, 2025 11:37 pm Acho que a questão da ponte considera apenas o CC, e não o veículo trator, uma vez que qualquer conjunto cavalo mecânico + prancha de transporte que o exército utiliza superam facilmente as 10 ton.
Se somadas ao peso de transporte do blindado, que é abaixo das 50 ton do limite estabelecido para peso de combate, ainda assim pode ultrapassar ou ficar muito no limite da a capacidade da ponte.
Entendo que os ROA falam apenas do blindado em si.
De resto, tem que saber o que o exército considera como sendo "campo", e os indicativos das classes das rodovias, que salvo engano, estão apontadas nos docs do programa força blindada também para a VBC CC.
Via de regra o EB utiliza mais de 3 marcas diferentes de cavalo mecânico para tracionar seus blindados SL. Mas todas são 6x4, e nada menor que isso. O peso bruto é como está na ilustração aposta por ti, com pouquíssimas variações.knigh7 escreveu: Seg Fev 17, 2025 11:57 pm Preciso ver o peso das carretas do EB, mas o cavalos mecânicos dos caminhões 6x4 ficam abaixo das 10 toneladas. Próximo mas abaixo. E lembrando: os requsitos colocam como peso de combate INFERIOR a 50 toneladas. Não até 50 ton.
Há configuração do KF41 que chega a 55 ton, outra que chega a 50 ton. O EB não iria optar por elas. Ele quer abaixo.
O CC do EB são deslocados pelas rodovias em cima de caminhões.
@knigh7, complementando meu post, essa imagem talvez esclareça mais sobre MLC, porém acha mais dados nos links:gabriel219 escreveu: Qua Fev 19, 2025 9:59 amIsso é uma pergunta difícil de responder, pois de fato eu estou especulando que o EB segue a risca o MLC, mas ai pesquisando mais vi um problema: as IRBs que o EB comprou.knigh7 escreveu: Ter Fev 18, 2025 8:29 pm @gabriel219
As pontes Classe 60 admitem 60 toneladas concentradas num espaço de 10 metros?
https://www.army-technology.com/project ... b/?cf-view
https://www.defesanet.com.br/terrestre/ ... ano-ibage/
Essas são as mesmas que o EB usou num exercício e o EB as considera pontes classe 60, porém elas são MLC 80, transportam um Abrams tranquilamente. A classificação MLC da US Army varia de acordo se são viaturas sob rodas e sob lagartas, da mesma forma que as classes de rodovias no Brasil podem variar por eixos e pontes até pelo material que foi construído vs largura e diâmetro, junto com a estrutura em si (arquitetura).
Eu antes de ler ambas as matérias acima achava que o EB seguia a risca o MLC, que ponte classe 60 era equivalente a MLC 60, mas o EB tá chamando de ponte classe 60 que pode transportar até 80 toneladas se for uma viatura sob lagartas e até 96 toneladas se for viatura sob rodas de vários eixos, como os HETs.
Eu sinceramente não tô entendendo mais nada sobre as classificações que o EB usa e nunca achei nenhum manual da Arma de Engenharia sobre isso.
FCarvalho escreveu: Qua Fev 19, 2025 2:04 pmVia de regra o EB utiliza mais de 3 marcas diferentes de cavalo mecânico para tracionar seus blindados SL. Mas todas são 6x4, e nada menor que isso. O peso bruto é como está na ilustração aposta por ti, com pouquíssimas variações.knigh7 escreveu: Seg Fev 17, 2025 11:57 pm Preciso ver o peso das carretas do EB, mas o cavalos mecânicos dos caminhões 6x4 ficam abaixo das 10 toneladas. Próximo mas abaixo. E lembrando: os requsitos colocam como peso de combate INFERIOR a 50 toneladas. Não até 50 ton.
Há configuração do KF41 que chega a 55 ton, outra que chega a 50 ton. O EB não iria optar por elas. Ele quer abaixo.
O CC do EB são deslocados pelas rodovias em cima de caminhões.
São veículos feitos para tracionar implementos tanto em rodovias como, e principalmente, em estradas semi-asfaltadas ou de terra, e em trechos qualquer terreno.
Já vi Iveco, Volvo, Scania, Mercedes Benz e VW fazendo isso. Mas todos sempre em vias asfaltadas. Nada fora de estrada. Pelo menos o que chega a público.
No que diz respeito às pranchas, cada modelo é próprio para um determinado tipo de transporte, e isso determina as características gerais de peso, dimensões e carga.
Para transportar um CC, suponho que temos de partir de pranchas que podem carregar tratores sobre esteiras e\ou rodas, que no meio civil é o que mais se aproxima de um CC em termos de peso e tamanho. E isso nós temos várias aqui em diferentes configurações e fornecedores, como Randon, Guerra e outras.