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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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alcmartin
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Re: Temos pressa...

#346 Mensagem por alcmartin » Ter Mar 27, 2007 12:42 am

Pepê Rezende escreveu:
Benke escreveu: Quer dizer que os Mirage vão para São Gabriel da Cachoeira ? [091] [094]


Manaus e Boa Vista são apostas melhores.

Pepê


Hum...Chaveco que se cuide!
Então devemos presumir uma preferência pelos bimotores, concorda? Rafale e Su-35 saem na frente do Gripen no quesito TOA, pelas distâncias e a segurança de um bimotor nas regiões remotas.
Aproveitando, Pepê...
quanto aos motores, a VEM ofereceu uma associação c/ a SAAB p/apoio ao Gripen. Algo de similar c/os concorrentes ou "só do armazém" mesmo?
Abs,




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Carlos Lima
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Re: Acho extremamente difícil...

#347 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 27, 2007 1:17 am

Pepê Rezende escreveu:
orestespf escreveu:Boa noite Lima,

concordo em parte com seus argumentos e acho mesmo que terá tal versão para o F-35. A idéia que o mesmo seja o substituto natural dos F-16, então os americanos terão que abrir as portas para esses paíse.

Disse que concordava parcialmente com você, porque não vejo como os americanos nos passar tecnologia alguma, ramente eles fazem isso. Se você estiver pensando em montagem do vetor, tudo bem, mas fabricação com absorção de tecnologia, acho muito difícil...

Também concordo que o F-35 não está totalmente descartado para o Brasil, mas no momento sim. Acredito que iremos de caça de 4ªG e para breve. As substituições para os atuais vetores de caça (sup. aérea e ataque), pode passar pelo F-35, mas para isso a FAB precisa de novos vetores (ela parece "precisar/querer/preferir" vetor de maior porte) e depois de usá-los, fará uma análise das tais substituições.

Só aguardando mesmo...

Abraços,
Orestes


As vantagens do F-35 em relação ao F-16 se limitam à furtividade (reduzida, nos aviões exportados) e sistemas de armas. O "velhinho" é superior em todos os outros quesitos. Provavelmente, os EUA irão desnvolver um caça simplificado para exportar ao Terceiro Mundo, sem furtividade e com sistemas eletrônicos inferiores. F-22 e F-35, nem pensar!

Abraços

Pepê


Ola Pepe,

Dizer isso realmente acho que 'e um pouco "perigoso" levando-se em consideracao que o F-35 'e uma plataforma nova e o F-16 esta para o meio / fim de carreira.

Alem disso, em termos de sistemas de armas o F-16 carregaria tanto quanto o F-35 (em termos de variedade)... o diferencial do F-35 esta nos sistemas eletronicos e gerenciamento de batalha... sem falar controles de UAV, etc, etc.

Isso 'e so o que est'a projetado para o inicio de carreira dessa aeronave...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Pepê Rezende
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Re: Acho extremamente difícil...

#348 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Mar 27, 2007 2:04 am

cb_lima escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
orestespf escreveu:Boa noite Lima,

concordo em parte com seus argumentos e acho mesmo que terá tal versão para o F-35. A idéia que o mesmo seja o substituto natural dos F-16, então os americanos terão que abrir as portas para esses paíse.

Disse que concordava parcialmente com você, porque não vejo como os americanos nos passar tecnologia alguma, ramente eles fazem isso. Se você estiver pensando em montagem do vetor, tudo bem, mas fabricação com absorção de tecnologia, acho muito difícil...

Também concordo que o F-35 não está totalmente descartado para o Brasil, mas no momento sim. Acredito que iremos de caça de 4ªG e para breve. As substituições para os atuais vetores de caça (sup. aérea e ataque), pode passar pelo F-35, mas para isso a FAB precisa de novos vetores (ela parece "precisar/querer/preferir" vetor de maior porte) e depois de usá-los, fará uma análise das tais substituições.

Só aguardando mesmo...

Abraços,
Orestes


As vantagens do F-35 em relação ao F-16 se limitam à furtividade (reduzida, nos aviões exportados) e sistemas de armas. O "velhinho" é superior em todos os outros quesitos. Provavelmente, os EUA irão desnvolver um caça simplificado para exportar ao Terceiro Mundo, sem furtividade e com sistemas eletrônicos inferiores. F-22 e F-35, nem pensar!

Abraços

Pepê


Ola Pepe,

Dizer isso realmente acho que 'e um pouco "perigoso" levando-se em consideracao que o F-35 'e uma plataforma nova e o F-16 esta para o meio / fim de carreira.

Alem disso, em termos de sistemas de armas o F-16 carregaria tanto quanto o F-35 (em termos de variedade)... o diferencial do F-35 esta nos sistemas eletronicos e gerenciamento de batalha... sem falar controles de UAV, etc, etc.

Isso 'e so o que est'a projetado para o inicio de carreira dessa aeronave...

[]s
CB_Lima


Todas as performances de vôo são inferiores e isso é reconhecido pela própria USAF. Nada do que vc colocou aqui desmente o que falei. A grande vantagem está no recheio do avião, até mesmo controlar UAV. Em termos de parâmetros de vôo Rafale, Typhon e Sukhois são melhores.

Pepê




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Re: Acho extremamente difícil...

#349 Mensagem por Penguin » Ter Mar 27, 2007 9:22 am

Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
orestespf escreveu:Boa noite Lima,

concordo em parte com seus argumentos e acho mesmo que terá tal versão para o F-35. A idéia que o mesmo seja o substituto natural dos F-16, então os americanos terão que abrir as portas para esses paíse.

Disse que concordava parcialmente com você, porque não vejo como os americanos nos passar tecnologia alguma, ramente eles fazem isso. Se você estiver pensando em montagem do vetor, tudo bem, mas fabricação com absorção de tecnologia, acho muito difícil...

Também concordo que o F-35 não está totalmente descartado para o Brasil, mas no momento sim. Acredito que iremos de caça de 4ªG e para breve. As substituições para os atuais vetores de caça (sup. aérea e ataque), pode passar pelo F-35, mas para isso a FAB precisa de novos vetores (ela parece "precisar/querer/preferir" vetor de maior porte) e depois de usá-los, fará uma análise das tais substituições.

Só aguardando mesmo...

Abraços,
Orestes


As vantagens do F-35 em relação ao F-16 se limitam à furtividade (reduzida, nos aviões exportados) e sistemas de armas. O "velhinho" é superior em todos os outros quesitos. Provavelmente, os EUA irão desnvolver um caça simplificado para exportar ao Terceiro Mundo, sem furtividade e com sistemas eletrônicos inferiores. F-22 e F-35, nem pensar!

Abraços

Pepê


Ola Pepe,

Dizer isso realmente acho que 'e um pouco "perigoso" levando-se em consideracao que o F-35 'e uma plataforma nova e o F-16 esta para o meio / fim de carreira.

Alem disso, em termos de sistemas de armas o F-16 carregaria tanto quanto o F-35 (em termos de variedade)... o diferencial do F-35 esta nos sistemas eletronicos e gerenciamento de batalha... sem falar controles de UAV, etc, etc.

Isso 'e so o que est'a projetado para o inicio de carreira dessa aeronave...

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CB_Lima


Todas as performances de vôo são inferiores e isso é reconhecido pela própria USAF. Nada do que vc colocou aqui desmente o que falei. A grande vantagem está no recheio do avião, até mesmo controlar UAV. Em termos de parâmetros de vôo Rafale, Typhon e Sukhois são melhores.

Pepê


Pepê,

Vc não está sendo cruel com o JSF?
Mais alcance ele terá. Ele não precisará levar os "limita performance" tanques externos. Sua potência específica será maior ou igual. Sua taxa de ascensão é confidencial. Parâmetros de rolagem, angulo máximo de ataque são confidenciais tb, ou não? É certo que sua velocidade máxima será de Mach 1,8, igual ao F-18 ou Rafale. Mas que combate ocorre acima disto? Pior ainda se estiver levando tanques externos..

[]´s

Jacques




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#350 Mensagem por Degan » Ter Mar 27, 2007 10:06 am

As vantagens do F-35 em relação ao F-16 se limitam à furtividade (reduzida, nos aviões exportados) e sistemas de armas. O "velhinho" é superior em todos os outros quesitos. Provavelmente, os EUA irão desnvolver um caça simplificado para exportar ao Terceiro Mundo, sem furtividade e com sistemas eletrônicos inferiores. F-22 e F-35, nem pensar!


Por dios Pepe….
El F-35 además de ser un stelath 100% (nada de degradado…), posee muchas otras ventajas en electrónica y capacidades respecto al F-16.
Si pensamos que hoy, un F-16 moderno con CFT alcanza muchas de las características de un Eurocanard, queda clara la ventaja del F-35.
Tu especulación sobre la venta futura del F-35 es muy discutible.

Todas as performances de vôo são inferiores e isso é reconhecido pela própria USAF. Nada do que vc colocou aqui desmente o que falei. A grande vantagem está no recheio do avião, até mesmo controlar UAV. Em termos de parâmetros de vôo Rafale, Typhon e Sukhois são melhores.


Demuestra eso que dices….




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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Degan, vc está errado

#351 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Mar 27, 2007 11:18 am

O fato do F-35 de exportação não ser totalmente stealth já criou problemas para o programa no Reino Unido, Dinamarca e Noruega. Todos esses países reclamaram do fato dos seus aviões não serem iguais aos norte-americanos e possuírem uma assinatura maior. É bom lembrar que tanto o F-22 quanto o F-35 têm uma assinatura proporcionalmente maior que a do F-117 e B-2 (o YF-23 batia o F-22 e o F-35 neste quesito). Quanto à performance, para ser justo, o F-35 apresenta maior raio de ação e uma maior capacidade de ataque que o F-16C e o F-18C/E. Em compensação, sua capacidade de combate aéreo, inclusive em BVR (e foi um requerimento da própria USAF), é inferior à do F-16C e a do F-18E. Aliás, boa parte de seus equipamentos são derivados das últimas séries dos dois aviões.

É bom ressaltar que o F-35 norte-americano está classificado como Very Low Observable e os de exportação são Low Observable. Isso criou problema no Parlamento Australiano:

http://www.aph.gov.au/house/committee/j ... /sub33.pdf

Esses aspectos, inclusive, deram uma sobrevida ao Gripen, que é visto pela Noruega como uma alternativa ao avião norte-americano.

Abraços

Pepê




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#352 Mensagem por Túlio » Ter Mar 27, 2007 12:07 pm

Olha a Noruega aí...

Parece que eles também não estão gostando da coleira...


Norway Delays Decision on F-35 Buy to 2008

By GERARD O’DWYER, HELSINKI


Norway’s decision to continue funding development of the F-35 Joint Strike Fighter (JSF) should not be misunderstood as a commitment to purchase the U.S. aircraft, Defense Minister Anne-Grethe Strøm-Erichsen told a meeting of the Storting’s (national legislature’s) Parliamentary Defense Committee on Jan. 3.
“A decision on what choice of fighter jet Norway will buy will not be made until 2008,” Strøm-Erichsen said. “Meanwhile, negotiations will continue with two other fighter jet projects, Eurofighter’s Typhoon and Saab’s JAS Gripen.”
Norway’s present position is that it will continue to contribute to the JSF’s development costs, but wants to select a replacement fighter from among the three candidate aircraft. Norway also wants to see more in terms of industrial subcontract deals before the JSF can become a serious contender, she said.
However, a senior Defense Department official said that Norway would not consider entering into a final development contract on JSF until it was guaranteed “optimum industrial terms” by prime contractor Lockheed Martin.
“We intend to continue funding the JSF program,” Strøm-Erichsen said. “We are aware that the issue is controversial, but we have stated repeatedly that our funding of the JSF program does not commit Norway to buying the aircraft. Our options will remain open.”
Lockheed is in negotiations to sell 48 JSFs to Norway as part of an $8 billion program to replace the Norwegian Air Force’s aging F-16s.
The negotiations have been complicated by Norway’s insistence that Lockheed deliver an industrial offset package that includes generous fighter systems and component subcontracts for indigenous industries, with the potential for technology transfers.
“The issues are many and complex,” an Oslo defense industry analyst said. “Norwegian industry chiefs want more higher-grade contracts. They want large-scale technology-based systems contracts. For its part, Lockheed Martin has been slow to offer such an industrial package. Norway is one of eight partners in the JSF program, and Norway is regarded as a junior rather than senior partner. It will be interesting to see how talks progress.”
Gaining access to key fighter technologies in the JSF program remains a significant barrier in Norway’s negotiations with Lockheed, said the analyst.
“In real terms, those Norwegian industries with a particular defense focus, such as Nammo and Kongsberg, not alone want the contracts to be large and lucrative, but they also want access to core and secondary technologies being used in the F-35,” the analyst said. “That said, this is also an issue for senior partners in the JSF program like Canada, Italy, the Netherlands, Australia, Britain and Turkey.”
Espen Barth Eide, the secretary of state at the Defense Department, said Norway’s decision to delay the signing of a final development agreement on the JSF was required to “protect Norway’s interests” in the fighter program.
“We need and want to obtain the best possible agreement with the U.S. manufacturer of the Joint Strike Fighter,” said Barth Eide. “We first want to get all facts on the table, and it will be Norway who decides if and when to sign a final development agreement.”
Norway thus far has contributed $64.4 million to JSF development.
Lockheed Martin will need to offer Norwegian industry improved terms before Norway will sign a production agreement with the United States, said Barth Eide.
Possible ‘Downstream Problems’
The economic and political problems besetting Lockheed’s negotiations with Norway were highlighted Dec. 12 by Richard Harris, the U.S. military attaché to Norway. Harris warned that a further postponement by Norway of signing a final development contract could result in “downstream problems for Norway.”
“A postponement in the signing of a final development agreement could mean the loss of contracts for the Norwegian defense industry in the further development of the fighter plane,” he said in a statement.
Lockheed Martin officials have not “detected any alert flags indicating trouble” in talks with Norwegian defense officials about the industrial terms, said company spokesman John Smith. Lockheed and Norway are “in the final glide path” toward signing the development agreement, he said.
However, Barth-Eide said that Norway would not be rushed and also may decide to provide financial support toward the development of the JAS Gripen and the Eurofighter Typhoon.
“We want three equally placed candidate aircraft as part of the fighter selection process before a decision in 2008,” said Barth Eide.
Encouraged by Lockheed Martin’s difficulties, both Saab and Eurofighter have intensified contacts with Norway.
Saab and Eurofighter announced on Dec. 22 that they had received invitations from Norway’s Ministry of Defense to discuss a model for cooperation related to a possible replacement of the Norwegian F-16 fighter. In the case of Saab, the talks are expected to begin early in 2007, Saab said.
Norway is being offered an enhanced standard of the JAS Gripen multirole fighter, the so-called Gripen N. Saab said the offer is “backed by the Swedish government, and also includes Industrial cooperation and development on several levels.”
“We have already had very good and interesting discussions with the Norwegian government, the representatives from political parties, the Armed Forces and Norwegian industry, and we are really pleased to have the opportunity to take it one step further. This invitation marks an important step in putting Saab on equal terms with other competitors,” said Hans Rosén, Gripen International’s Norway project director. •

http://www.defensenews.com/story.php?F=2461486&C=europe





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Degan
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#353 Mensagem por Degan » Ter Mar 27, 2007 12:23 pm

O fato do F-35 de exportação não ser totalmente stealth já criou problemas para o programa no Reino Unido, Dinamarca e Noruega. Todos esses países reclamaram do fato dos seus aviões não serem iguais aos norte-americanos e possuírem uma assinatura maior.


Pepe…este hecho está totalmente aclarado…dato oficial desde Australia

Q. On the stealth side, there was some reporting in the press that the stealth characteristics of the aircraft have been downgraded.

A. There has been no downgrading of JSF stealth characteristics. This issue came up when one letter was changed on one PowerPoint slide on a publicly released document from the JSF Project Office. It read LO instead of VLO as a result of a security classification issue at the time. The slide has been changed back to VLO. The aircraft has been and always will be a very low observable aircraft.

Q. How stealthy is this aircraft when compared to a true stealth fighter?

A. The JSF is a true stealth fighter. There are only two out there, the F-22 and the JSF. Specific capabilities in terms of radar are highly classified.

http://www.defence.gov.au/news/raafnews ... tory01.htm

Lo que si ha existido es la pelea por el “dominio” de la tecnología y los códigos fuente de los computadores…que es OTRO tema.

É bom lembrar que tanto o F-22 quanto o F-35 têm uma assinatura proporcionalmente maior que a do F-117 e B-2 (o YF-23 batia o F-22 e o F-35 neste quesito).


Puede ser…solo tenemos estimaciones…pero OFICIALMENTE, solo los F-22 y F-35 son verdaderos Stelath hoy en día…PUNTO.

Em compensação, sua capacidade de combate aéreo, inclusive em BVR (e foi um requerimento da própria USAF), é inferior à do F-16C e a do F-18E.


Pues no lo creo…y difícilmente sea así con un avión con radar AESA…creo que no lo podrás demostrar NUNCA.
Sería bastante extraño que todos los compradores que reemplazarán sus F-16…lo hagan con un avión inferior.
Es claro…Lockheed Martin define al F-35 con una maniobrabilidad similar o superior a la del F-16.

É bom ressaltar que o F-35 norte-americano está classificado como Very Low Observable e os de exportação são Low Observable. Isso criou problema no Parlamento Australiano:


Malos entendidos y politiquería….
Dato resuelto y aceptado por el gobierno de Australia..el F-35 es Stealth.

Esses aspectos, inclusive, deram uma sobrevida ao Gripen, que é visto pela Noruega como uma alternativa ao avião norte-americano.


Creo que esa “sobrevida” se acabó….

Parece que eles também não estão gostando da coleira...


Tulicinho…queda bastante claro al leer el artículo que el problema es una lucha por conseguir mejores ventajas industriales…es un “regateo” hasta el final…




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#354 Mensagem por orestespf » Ter Mar 27, 2007 1:00 pm

Olá Pepê,

vi o seu post comentando o meu e compartilho da mesma opinião (desculpe-me pela demora em respondê-lo, estava no trabalho). Já li várias vezes (estou sem as fontes agora) e não se trata apenas de especulações da imprensa e de alguns "entendidos" sobre o F-35 ter uma performance em alguns pontos abaxio do F-16 (isso também foi comentado por alguns militares americanos). Porém os fabricantes alegam que a tal furtividade (steath) compensaria a tal deficiêndia do F-35 (não entrarei neste mérito).

Quando o colega Degan questiona sua posição (e alguns até sugeriram que você parece não gostar do F-35...), em parte ele tem razão, porém é bom frisar que as informações postadas pelo Degan dizem somente respeito ao "caça americno", ou seja, o caça que eles irão usar e não os demais "aliados" e isso ainda é uma incógnita. Incógnita porque ainda não temos um modelo (protótipo) final do F-35 americano, muito menos como será o modelo não americano. Assim, vale mesmo as tais "especulações".

Se o Brasil cogitar em algum momento possuir um F-35, terá que se contentar com uma versão mais "enxuta". E talvez seja esse o problema...

Logicamente que a política adotada na aquisição de um novo vetor (compra recente, provavelmente um 4ªG) passará por uma análise de uma futura aquisição de um vetor de 5ªG. As possíveis combinações deste jogo, eu já mencionei em posts anteriores.

Não minha opinião, vendo o atual cenário geo-político na nossa região, eu acho que um projeto futuro baseado (tendo como norte) em uma possível aquisão de F-35 pelo Brasil, parece não ser uma boa escolha. Não estou defendendo necessariamente compra de outros fornecedores e nem fazendo apologia ao material russo (já que é o outro país, tirando os USA, que possui um projeto de um caça 5ªG anunciado). Não conheço e nem ouvi falar de outro país, tirando estes dois, que tenha algo semelhante.

Porém, o reflexo de aquisições para breve, surtirá efeito em um possível caça de 5ªG a ser adquirido por nós.

Saudações cordiais,
Orestes




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#355 Mensagem por Degan » Ter Mar 27, 2007 1:38 pm

Amigo....el dato que posteo es de AUSTRALIA...no de USA.




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#356 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Mar 27, 2007 1:43 pm

Degan escreveu:Pepe…este hecho está totalmente aclarado…dato oficial desde Australia

Q. On the stealth side, there was some reporting in the press that the stealth characteristics of the aircraft have been downgraded.

A. There has been no downgrading of JSF stealth characteristics. This issue came up when one letter was changed on one PowerPoint slide on a publicly released document from the JSF Project Office. It read LO instead of VLO as a result of a security classification issue at the time. The slide has been changed back to VLO. The aircraft has been and always will be a very low observable aircraft.

Q. How stealthy is this aircraft when compared to a true stealth fighter?

A. The JSF is a true stealth fighter. There are only two out there, the F-22 and the JSF. Specific capabilities in terms of radar are highly classified.

http://www.defence.gov.au/news/raafnews ... tory01.htm

Lo que si ha existido es la pelea por el “dominio” de la tecnología y los códigos fuente de los computadores…que es OTRO tema.


Nada disso. É um ministro, posto na defensiva por um comitê parlamentar agressivo, tentando justificar o injustificável...

Degan escreveu: Puede ser…solo tenemos estimaciones…pero OFICIALMENTE, solo los F-22 y F-35 son verdaderos Stelath hoy en día…PUNTO.


Não. Há os F-117 e os B-2... Os F-22 e F-35 são QUASE stealth. Um pouco melhores que os Typhon e os Rafales...

Degan escreveu: Pues no lo creo…y difícilmente sea así con un avión con radar AESA…creo que no lo podrás demostrar NUNCA. Sería bastante extraño que todos los compradores que reemplazarán sus F-16…lo hagan con un avión inferior. Es claro…Lockheed Martin define al F-35 con una maniobrabilidad similar o superior a la del F-16.


O radar AESA do F-35 tem menos elementos que os utilizados no F-16C-60 e F-15E, com menor raio de ação. O avião foi otimizado para ações de superioridade aérea e ataque.

Degan escreveu: Malos entendidos y politiquería….
Dato resuelto y aceptado por el gobierno de Australia..el F-35 es Stealth.


Respostas mentirosas de um ministro mentiroso...

Degan escreveu: Creo que esa “sobrevida” se acabó…


Eu até acredito que sim. A Noruega gastou demais no F-35 para voltar atrás...

Pepê




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#357 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Mar 27, 2007 1:55 pm

orestespf escreveu:Olá Pepê,

vi o seu post comentando o meu e compartilho da mesma opinião (desculpe-me pela demora em respondê-lo, estava no trabalho). Já li várias vezes (estou sem as fontes agora) e não se trata apenas de especulações da imprensa e de alguns "entendidos" sobre o F-35 ter uma performance em alguns pontos abaxio do F-16 (isso também foi comentado por alguns militares americanos). Porém os fabricantes alegam que a tal furtividade (steath) compensaria a tal deficiêndia do F-35 (não entrarei neste mérito).

Quando o colega Degan questiona sua posição (e alguns até sugeriram que você parece não gostar do F-35...), em parte ele tem razão, porém é bom frisar que as informações postadas pelo Degan dizem somente respeito ao "caça americno", ou seja, o caça que eles irão usar e não os demais "aliados" e isso ainda é uma incógnita. Incógnita porque ainda não temos um modelo (protótipo) final do F-35 americano, muito menos como será o modelo não americano. Assim, vale mesmo as tais "especulações".

Se o Brasil cogitar em algum momento possuir um F-35, terá que se contentar com uma versão mais "enxuta". E talvez seja esse o problema...

Logicamente que a política adotada na aquisição de um novo vetor (compra recente, provavelmente um 4ªG) passará por uma análise de uma futura aquisição de um vetor de 5ªG. As possíveis combinações deste jogo, eu já mencionei em posts anteriores.

Não minha opinião, vendo o atual cenário geo-político na nossa região, eu acho que um projeto futuro baseado (tendo como norte) em uma possível aquisão de F-35 pelo Brasil, parece não ser uma boa escolha. Não estou defendendo necessariamente compra de outros fornecedores e nem fazendo apologia ao material russo (já que é o outro país, tirando os USA, que possui um projeto de um caça 5ªG anunciado). Não conheço e nem ouvi falar de outro país, tirando estes dois, que tenha algo semelhante.

Porém, o reflexo de aquisições para breve, surtirá efeito em um possível caça de 5ªG a ser adquirido por nós.

Saudações cordiais,
Orestes


Desconfio muito da relação custo/benefício do F-35 e F-22. O F-22 tem um desempenho fantástico, mas um custo absurdo.

O F-35 sofre daquela famosa síndrome de coringa. Ao desenvolver uma estrutura que, com poucas modificações, servisse para missões CTOL, STOL e VTOL, criou-se uma solução de compromisso, que não é excelente em nenhuma delas, mas apresenta bons parâmetros operacionais em todas. Ou seja, não é otimizada, apesar de mostrar um bom desempenho. É diferente da filosofia do F-22. Os norte-americanos acham que o stealth é uma vantagem definitiva, capaz de compensar possíveis falhas de desempenho, e tentam apoiar sua tese em testes feitos em condições controladas nos EUA.

Isso me lembra de uma manobra em que um submarino da US Navy acertou seis torpedos no Enterprise e os juízes decidiram que o porta-aviões perdera 25% da sua capacidade operacional! Serve, em verdade, para tapear o Congresso e conseguir mais verbas para o programa. Talvez, o país que esteja agindo mais corretamente seja a Itália. Tem Typhon para defesa aérea e terá F-35 para ataque ao solo e superioridade aérea.

Pepê

PS: F-35, para nós, só em sonho. Vem por aí um substituto do F-5E e do F-16 para os países do Terceiro Mundo, sem materiais stealth e eletrônica de segunda classe. Fiquem certos disso. Talvez um T-50 Made in USA.




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#358 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 27, 2007 3:10 pm

Olha Pepe,

Honestamente eu acho que nem tanto ao mar e nem tanto a terra, muito se especula positivamente e negativamente sobre o F-35 e dependendo de que lado do debate você quer estar o que não falta são web sites e materiais disponíveis.

O que ocorre é que no papel a proposta do F-35 é excelente, mas se tudo será realizado e se os "parceiros" americanos vão realmente levar ou não a mesma versão que os EUA eu acho que começamos a entrar no campo da especulação braba (afinal de contas só 1 protótipo voou e a divisão industrial de um projeto dessa complexidade é um troço de doido).

Honestamente eu não acho que esse países "sérios" entrariam e gastariam bilhões de dólares para não levar uma aeronave séria.

Daqui para frente até vermos o "chart" mostrando a divisão industrial do F-35 veremos mais e mais artigos puxando a sardinha em todas as direções.

Como referência se olharmos artigos antigos sobre os caças "milionários", F-14, F-15 e mesmo o F-16 nas suas fases iniciais, encontraremos esse mesmo tipo de comentários e discussões (é claro que não tão espalhadas pois não havia Internet).

Quanto a "aeronave dos pobres", como foi o "F-16/79" eles podem até oferecer, mas como o próprio F-16/79 isso pode fracassar...

Hoje em dia oferecer uma solução "very, very low" é mais arriscado comercialmente falando do que era a 30 anos atrás!

[]s
CB_Lima




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Degan
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#359 Mensagem por Degan » Ter Mar 27, 2007 5:01 pm

Nada disso. É um ministro, posto na defensiva por um comitê parlamentar agressivo, tentando justificar o injustificável...


No perdamos la objetividad Pepe:
1) No es un ministro, es el: “Director General New Air Combat Capability AIRCDRE John Harvey”
2) No estaba siendo interrogado por el congreso, es una entrevista para la prensa.
3) Se publica en la WEB oficial de la Real Fuerza Aérea Australiana.
4) Parece que el congreso le creyó al “acorralado” señor…pues la compra sigue bastante bien.

Não. Há os F-117 e os B-2... Os F-22 e F-35 são QUASE stealth. Um pouco melhores que os Typhon e os Rafales...


Disculpa…me faltó la palabra CAZA…son los únicos cazas stelath de hoy.
El EFA y el Rafale NO SON stealth…PUNTO.

O radar AESA do F-35 tem menos elementos que os utilizados no F-16C-60 e F-15E, com menor raio de ação. O avião foi otimizado para ações de superioridade aérea e ataque.


Errado…
1) F-22, radar APG-77 con 1.500 módulos.
2) F-35, radar APG-81 con 1.200 módulos
3) F-16E (no “C”), radar APG-80 con 1.000 módulos.
http://www.ausairpower.net/aesa-intro.html

Respecto al radio de acción…¿te refieres a la del F-15E?

Respostas mentirosas de um ministro mentiroso...


Amigo…fuertes palabras para lo que ni siquiera te diste la molestia de leer… :oops:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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Benke
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#360 Mensagem por Benke » Ter Mar 27, 2007 5:26 pm

PP, pra entender
Como sao distribuidas as fabricas que fornecem a Knaapo? E as diversas versoes do Su, sao hoje de um lugar so? Explico, se forem de lugares diferentes, nao seria arriscado adquirir um caca (desculpa, nao tenho cedilha) que tem fornecedores espalhados pela antiga USSR ?
A Ucrania, por exemplo, nao tem nada com o Al41F, apesar de ter participado no Al31F. Mas sabemos q tem problemas com o Putin ( alias, o Lula dizer q o Putin estah Putin com o Brasil foi hilario - O Globo 25/3).
O Al41F, pelo q entendi, ainda estah sendo testado e eh pouco conhecido. Fiz uma pergunta na key e milphotos. Resultado: MAIS de 800 leram e obtive tres comentarios q nao serviram para nada.
Benke




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