Marinha dos EUA

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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WalterGaudério
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Re: Marinha dos EUA

#346 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 18, 2012 4:36 pm

LeandroGCard escreveu:
FoxHound escreveu:O AGM-158 JASSM, por sua vez, já tem as características técnicas reveladas. Esse míssil pode levar uma ogiva de até 450 kg e destruir alvos a uma distância de até 450 km.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... com-o.html
O modelo anti-navio precisará levar mais sensores então certamente terá uma ogiva menor, mas não deve baixar tanto assim dos 450kg deste AGM-158.

Esta é a tendência dos mísseis anti-navio lançados de superfície de projeto atual, alcances acima dos 300 Km e ogivas acima dos 250 Kg. Outra tendência é a alta capacidade de manobra e sensores múltiplos (e lá se vai a esperança no soft-kill, mesmo que se consiga enganar ao mesmo tempo os sensores de radar e de imagem o míssil simplesmente faz a volta e tenta de novo até acertar em alguém). E em alguns projetos tem também as velocidades supersônicas ou mesmo hipersônicas.

Isso permite situar onde estaremos quando a versão naval do MAN-1 (alcance de ~70 km, ogiva de 165Kg, orientação apenas por radar e subsônico) ficar pronta.


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O caminho das pedras tem que ser trilhado. Não adianta . Para se chegar nas especificações cima, tem que passar pelo MAN 1.
O MAN 1 é o modelo de ASM de entrada.




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Re: Marinha dos EUA

#347 Mensagem por Andre Correa » Qua Jul 18, 2012 4:47 pm

O MAN-1 vai ser produzido em escala, ou será apenas uma base para testes?

[009]




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Re: Marinha dos EUA

#348 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jul 18, 2012 5:19 pm

WalterGaudério escreveu:O caminho das pedras tem que ser trilhado. Não adianta . Para se chegar nas especificações cima, tem que passar pelo MAN 1.
O MAN 1 é o modelo de ASM de entrada.
Falando em termos de engenharia isto não é verdade.

O domínio tecnológico não tem influência direta na maioria dos parâmetros de desempenho citados, como alcance, carga bélica, capacidade de manobra, sensores. No máximo a velocidade supersônica poderia ser um empecilho no nosso caso específico, pois de fato não há experiência alguma anterior no Brasil, de resto tudo o mais já é dominado há tempos ou está em desenvolvimento.

O que poderia acontecer devido ao nosso domínio limitado da tacnologia é que as dimensões e condições de operação do míssil poderiam ser penalizados. Ele poderia ser maior, mais pesado e ter uma sequência de lançamento mais complexa do que outro desenvolvido na Rússia, nos EUA ou na França por exemplo, mas uma vez lançado seus desempenho poderia ser no mesmo nível de qualquer projeto destes países (novamente, com excessão talvez do quesito velocidade), desde que as especificações iniciais ditassem assim. O que limitou as capacidades do MAN-1 não foi a necessidade de dominar alguma tecnologia, mas a especificação de que ele precisaria poder utilizar os mesmos lançadores do Exocet MM-40 já instalados nos navios da MB. Ou seja, se ao invés de desenvolver um míssil para usar em nossos navios mais antigos tivéssemos partido para algo a ser usado nos novos, o projeto já poderia contemplar características mais próximas de qualquer míssil mais moderno, sem que o desenvolvimento fosse muito mais difícil por causa disso embora pudesse ser um tanto mais caro, pois colocar mais sensores, trocar o motor-foguete por turbinas (que já temos praticamente prontas), construir ogivas maiores, etc... sem dúvida custaria mais dinheiro. Mas por outro lado não precisaríamos gastar algumas centenas de milhões de dólares ou euros para mobiliar as novas escoltas de 6.000 ton com mísseis anti-navio mais capazes, como vamos fazer.

E também provavelmente ficaríamos sem um míssil anti-navio lançável por nossos vetustos aviões de combate (F-5, AMX e A-4), que dificilmente poderiam levar um míssil maior que o MM-40. Resumindo, o míssil será limitado porque os meios atuais de nossas FA's são limitados, e não porque seria impossível fazer algo melhor sem antes passar por ele.


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Re: Marinha dos EUA

#349 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 18, 2012 9:53 pm

LeandroGCard escreveu:
WalterGaudério escreveu:O caminho das pedras tem que ser trilhado. Não adianta . Para se chegar nas especificações cima, tem que passar pelo MAN 1.
O MAN 1 é o modelo de ASM de entrada.
Falando em termos de engenharia isto não é verdade.

O domínio tecnológico não tem influência direta na maioria dos parâmetros de desempenho citados, como alcance, carga bélica, capacidade de manobra, sensores. No máximo a velocidade supersônica poderia ser um empecilho no nosso caso específico, pois de fato não há experiência alguma anterior no Brasil, de resto tudo o mais já é dominado há tempos ou está em desenvolvimento.

O que poderia acontecer devido ao nosso domínio limitado da tacnologia é que as dimensões e condições de operação do míssil poderiam ser penalizados. Ele poderia ser maior, mais pesado e ter uma sequência de lançamento mais complexa do que outro desenvolvido na Rússia, nos EUA ou na França por exemplo, mas uma vez lançado seus desempenho poderia ser no mesmo nível de qualquer projeto destes países (novamente, com excessão talvez do quesito velocidade), desde que as especificações iniciais ditassem assim. O que limitou as capacidades do MAN-1 não foi a necessidade de dominar alguma tecnologia, mas a especificação de que ele precisaria poder utilizar os mesmos lançadores do Exocet MM-40 já instalados nos navios da MB. Ou seja, se ao invés de desenvolver um míssil para usar em nossos navios mais antigos tivéssemos partido para algo a ser usado nos novos, o projeto já poderia contemplar características mais próximas de qualquer míssil mais moderno, sem que o desenvolvimento fosse muito mais difícil por causa disso embora pudesse ser um tanto mais caro, pois colocar mais sensores, trocar o motor-foguete por turbinas (que já temos praticamente prontas), construir ogivas maiores, etc... sem dúvida custaria mais dinheiro. Mas por outro lado não precisaríamos gastar algumas centenas de milhões de dólares ou euros para mobiliar as novas escoltas de 6.000 ton com mísseis anti-navio mais capazes, como vamos fazer.

E também provavelmente ficaríamos sem um míssil anti-navio lançável por nossos vetustos aviões de combate (F-5, AMX e A-4), que dificilmente poderiam levar um míssil maior que o MM-40. Resumindo, o míssil será limitado porque os meios atuais de nossas FA's são limitados, e não porque seria impossível fazer algo melhor sem antes passar por ele.


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Discordo de vc Leandro.

Me envolvi diretamente em projetos de equipamentos submersíveis para a PETROBRAS, que aliás não tem tanta adoração por nacionalizar as coisas, só o fazendo sob o ferro quente do GF. O que tínhamos em termos de capacidade em 2001, foi maturado em projetos "risíveis" a partir de 2003 até 2009, e a partir daí, sim, começamos s nos livrar de dependência externa para vários equipamentos. Posso citar BOPs, projetados pela PETROBRAS hoje em dia, projeto que tem minha participação inclusive como gerente de especificações técnicas até 2010. Não faríamos isso sem expertise em pelo menos 3 técnicas de projeto, e 9 anteprojetos(inclusive 3 mal-sucedidos).

Sobre o parágrafo grifado só posso dizer que houve condicionantes para isso.
Gostaria de discorrer sobre os desdobramentos do MAN-1. Mas não posso.
sds




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Re: Marinha dos EUA

#350 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jul 18, 2012 11:01 pm

WalterGaudério escreveu:Discordo de vc Leandro.

Me envolvi diretamente em projetos de equipamentos submersíveis para a PETROBRAS, que aliás não tem tanta adoração por nacionalizar as coisas, só o fazendo sob o ferro quente do GF. O que tínhamos em termos de capacidade em 2001, foi maturado em projetos "risíveis" a partir de 2003 até 2009, e a partir daí, sim, começamos s nos livrar de dependência externa para vários equipamentos. Posso citar BOPs, projetados pela PETROBRAS hoje em dia, projeto que tem minha participação inclusive como gerente de especificações técnicas até 2010. Não faríamos isso sem expertise em pelo menos 3 técnicas de projeto, e 9 anteprojetos(inclusive 3 mal-sucedidos).

Sobre o parágrafo grifado só posso dizer que houve condicionantes para isso.
Gostaria de discorrer sobre os desdobramentos do MAN-1. Mas não posso.
sds
Walter, o caso é que já temos expertise no desenvolvimento de mísseis e similares no Brasil, Piranha, MSS-1, MAR-1 e SKMB já estão em final de desenvolvimento ou em produção, e estamos participando do A-Darter além de estarmos desenvolvendo os foguetes da família V. E temos uma Embraer capaz apoiar como consultora ou mesmo contratante principal para integrar todos os sistemas, então não seria como começar do zero agora sem absolutamente nenhuma experiência prévia. O importante seria o gerenciamento do correto para aproveitar todos estas experiências existentes, e não ignorá-las e criar um novo programa parelelo desde o princípio novamente.

Além disso, no próprio desenvolvimento do MAN-1 com as especificações escolhidas existem também riscos, que podem ter sido reduzidos com alguma participação da MDBA mas não eliminados de todo. Aliás, por tudo o que foi noticiado as especificações não foram definidas porque poderíamos contar com a ajuda da MDBA no projeto, ele já estava andando mesmo antes dela aceitar participar como consultora, então os riscos foram assumidos de qualquer forma, independentemente das especificações. Ter escolhido especificações diferentes não mudaria isso, e aliás seria irrelevante, pois se tudo correr como se espera e as novas fragatas de 6.000 ton saírem mesmo o MAN-1 naval sequer será o principal míssil anti-navio lançado de superfície da MB, este será o que quer que venha com os novos barcos, então se o MAN-1 não ficar perfeito e tivermos que esperar pelo MAN-2 isso terá importância menor, o que permitiria que se corresse algum risco. Mas se ele usasse especificações mais atuais e desse certo poderíamos evitar adquirir outro míssil de prateleira junto com os novos navios, e até pensar em exportações que facilitassem a manutenção de um programa de melhorias contínuas do projeto, algo que a demanda da MB apenas dificilmente permitirá.

Não tenho como saber quais foram todos os motivos que levaram à escolha de produzir algo para os navios antigos ao invés dos novos, não tenho nenhuma informação "de dentro" e só posso inferir que foi receio de faltarem recursos tanto financeiros quanto humanos para desenvolver e produzir o sistema completo, incluindo míssil e lançadores (além é claro do receio de que sequer venham a existir navios novos afinal). Mas a menos que todas as informações divulgadas na mídia e aqui mesmo no DB sejam falsas a questão foi mesmo permitir que os navios atuais recebessem o MAN-1 no lugar dos MM-40 sem modificações, e uma decisão assim amarra todo o projeto, a menos que fosse possível criar alguma revolução tecnológica, aí sim algo que o Brasil não terá tão cedo condições de fazer, se é que terá algum dia. Pelas informações que tenho não dá para concluir outra coisa.


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Re: Marinha dos EUA

#351 Mensagem por Andre Correa » Qua Jul 18, 2012 11:07 pm

Imagem
Alguém explica-me qual é a responsabilidade dos tripulantes com essa roupa?

Eu vi que a lista dos que usam branco é:

Air wing quality control personnel
Squadron plane inspectors
Landing Signal Officer (LSO)
Air Transfer Officers (ATO)
Liquid Oxygen (LOX) crews
Safety Observers
Medical personnel


http://www.navy.mil/navydata/ships/carriers/rainbow.asp

Seria Squadron Plane Inspectors?

[009]




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Re: Marinha dos EUA

#352 Mensagem por Everson Garcia » Qua Jul 18, 2012 11:13 pm

:D Pessoal a coisa anda preta no estreito de ORMUZ a toda poderosa US Navy aumenta cada dia que passa o seu já magnifico poder na area, o IRAN tem capacidade real de levar adiante suas bravatas sobre o fechamento desse estreito???
Abraços.




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Re: Marinha dos EUA

#353 Mensagem por Andre Correa » Qua Jul 18, 2012 11:16 pm

Everson Garcia escreveu::D Pessoal a coisa anda preta no estreito de ORMUZ a toda poderosa US Navy aumenta cada dia que passa o seu já magnifico poder na area, o IRAN tem capacidade real de levar adiante suas bravatas sobre o fechamento desse estreito???
Abraços.
Tal como a USN já disse, eles podem até fazer, mas será uma única vez.
A USN diz estar preparada para esta ameaça em específico.

Agora, o que é verdade nisto tudo, só Deus sabe...

[009]




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Re: Marinha dos EUA

#354 Mensagem por Paisano » Qui Jul 19, 2012 1:21 am

Andre Correa escreveu:
Everson Garcia escreveu::D Pessoal a coisa anda preta no estreito de ORMUZ a toda poderosa US Navy aumenta cada dia que passa o seu já magnifico poder na area, o IRAN tem capacidade real de levar adiante suas bravatas sobre o fechamento desse estreito???
Abraços.
Tal como a USN já disse, eles podem até fazer, mas será uma única vez.
A USN diz estar preparada para esta ameaça em específico.

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André, tem ocasiões em que uma única vez é o suficiente para se fazer um estrago homérico.

Resta saber se USNAVY está disposta a pagar para ver.




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Re: Marinha dos EUA

#355 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 19, 2012 1:25 am

Paisano escreveu:
Andre Correa escreveu: Tal como a USN já disse, eles podem até fazer, mas será uma única vez.
A USN diz estar preparada para esta ameaça em específico.

Agora, o que é verdade nisto tudo, só Deus sabe...

[009]
André, tem ocasiões em que uma única vez é o suficiente para se fazer um estrago homérico.

Resta saber se USNAVY está disposta a pagar para ver.
Paisano, a intenção deles é fechar o estreito aos navios mercantes, e não atacar directamente a USN.
Se eles dizem que estão preparados para isso, estão a enviar vários meios, inclusive HVT's pra lá, e o Irão nunca vai além das ameaças, é porque, no momento, o Irão não está disposto a pagar para ver... não achas? E atacar directamente um HVT, para o Irão, é assinar seu decreto final...

[009]




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Re: Marinha dos EUA

#356 Mensagem por pt » Qui Jul 19, 2012 8:32 am

Qualquer ação da marinha dos guardas revolucionários, seria respondida à americana.
Ou seja: arrasando tudo o que os iranianos possuem que flutua e destruindo as instalações portuárias iranianas.

Os americanos, mesmo os protestantes e evangélicos, todos os dias colocam velas a Nossa Senhora, pedindo que os iranianos ataquem alguma coisa.
Só assim haverá justificação para responder e só assim será possível criar um verdadeiro embargo à exportação de petróleo iraniano. :twisted:

Além disso, nada como uma ação forte e vigorosa contra o regime dos Aiatolás para dar votos que garantam uma eleição.




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Re: Marinha dos EUA

#357 Mensagem por Andre Correa » Sex Jul 20, 2012 1:59 pm

Para quem quiser saber a localização actual, e passada, dos NAe's na activa, em construção, e de alguns já retirados de serviço:

http://www.gonavy.jp/CVLocation.html

[009]




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Re: Marinha dos EUA

#358 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 20, 2012 2:56 pm

Acabou de cair um MH 53E Super Stallion da Navy lá no golfo p´ersico. Já resgataram 3 tripulantes.




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Re: Marinha dos EUA

#359 Mensagem por Andre Correa » Sex Jul 20, 2012 3:44 pm

Vamos agora ver qual foi o motivo...
ainda faltam 2 tripulantes por serem encontrados.

:?




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Re: Marinha dos EUA

#360 Mensagem por mateusx » Dom Jul 22, 2012 12:51 pm

O Obama está torcendo para que o Irã faça algo antes das eleições, já que ele já está perdendo do Romney e obviamente um ataque exemplar da USNAVY iria fazer os americanos delirarem




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