Governo autoriza US$ 52,000,000.00 para Compra do A-Darter

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#346 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 06, 2006 11:15 pm

E com GBUs

Imagem
Imagem
Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
A-29
Sênior
Sênior

#347 Mensagem por A-29 » Seg Mar 06, 2006 11:55 pm

Hehehe, vc postou todas as que eu tinha achado bacanas, mas ainda faltou essa: 8-]

Imagem

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#348 Mensagem por Bolovo » Ter Mar 07, 2006 12:14 am

O A-12 com os A-4KU modernizados num padrão a la A-4AR, com AGM-65s, AGM-84s (os argumentos do Degan que ele não pode ir no A-4 ainda não me convenceram), AIM-9s, A-Darters, LGBs, enfim, já dariam uma puta capacidade para a MB!!!

Algum missil BVR seria legal também. Ficaria uma Frota até "interessante". :wink:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
stan
Júnior
Júnior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 8 vezes

#349 Mensagem por stan » Ter Mar 07, 2006 5:33 am

um A4 com a-darter tem capacidade de abater mísseis como o exocet ou harpoon?

"ad sumus""
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#350 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mar 07, 2006 8:24 am

stan escreveu:um A4 com a-darter tem capacidade de abater mísseis como o exocet ou harpoon?

Isso nvai depender do rabo do piloto.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Degan
Sênior
Sênior

#351 Mensagem por Degan » Ter Mar 07, 2006 8:48 am

Muy lindas las fotografías…..

El A-4 siempre me gustó, es pequeño, simple, ágil y probadamente eficaz como avión de ataque.

El punto es que no es bueno pedir más de lo que es, el A-4 Kahu y el A-4Ar tienen ambos una versión del radar APG-66v(2) que en su versión original tiene plena capacidad BVR….pero en ninguno de los dos se usa misiles BVR… :?

Respecto al Maverick, en su versión F utilizada por la Navy, australianos y españoles, tiene aplicaciones antinavío pero no es un misil dedicado y diseñado para eso como el Penguin….
Visto de otra forma, el Maverick F con sus 300 kg de peso, 57 kg de explosivos y 27 km de alcance, puede perfectamente ser usado para ataques en tierra, el Penguin no…
Otra cosa, el Penguin tiene 50% más alcance y 30% más peso que el Maverick…

Por último, en el A-4 ¿quién guía las bombas láser?, no vi ningún designador….

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#352 Mensagem por Matheus » Ter Mar 07, 2006 9:24 am

teria que ser usada uma configuração diferente ou ter outro ala iluminando. Por exemplo: 3 A-4 levando GBUs e Mavericks, 1 com 2 R-darter, 2 tanques sublares, 1 litening ventral e outro com 2 R-darter, 1 pod ecm, 1pod litening e 1 tanque ventral. Seria interessante se o Brasil comprasse Viking para AEW(se fosse possível operar como tal no A-12) e tivesse 2 Viking KC.
Sera que caberia no A12, 7 S. hawk, 16 A-4BR, 5 Viking?
Alguem tem os alcances do A-4?
Acho que o Gerifo F seria mais interessante que o apg, já que é um radar mais moderno, resistente a ECM, com muitas funções e multi-alvo.

Degan
Sênior
Sênior

#353 Mensagem por Degan » Ter Mar 07, 2006 9:57 am

Por exemplo: 3 A-4 levando GBUs e Mavericks

Aunque se ve lindo en la foto, me da la impresión que el alcance en esa configuración es muy pequeño….

1 com 2 R-darter, 2 tanques sublares, 1 litening ventral e outro com 2 R-darter, 1 pod ecm, 1pod litening e 1 tanque ventral.

Lo de los R-Darter lo dudo, no hay tamaño en la proa para un radar de alcance BVR….

Imagem

Alguem tem os alcances do A-4?

Radio de acción
Con un tanque de combustible y 1.810 Kg. de Armamento en LO-LO-LO: 420 Km.
Con un tanque de combustible y 1.810 Kg. de Armamento en HI-LO-HI: 510 Km.
Con 1.815 Kg. en HI-LO-HI y una hora de vuelo sobre el objetivo: 280 Km.
Con 800 Kg. en HI-LO-HI y dos horas de vuelo sobre el objetivo: 280 Km.

Acho que o Gerifo F seria mais interessante que o apg, já que é um radar mais moderno, resistente a ECM, com muitas funções e multi-alvo.

Cuidado….el Grifo F igual que el Elta/El 2032 tienen capacidad solo para 2 blancos simultáneos….el APG-66v(2) que es tecnología de los ´90, tiene en su versión “full size” la capacidad de seguir 10 blancos y atacar 6….
Es un radar con excelente capacidad CCME, bastante actual, siendo usado por la OTAN en primera línea de combate….

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#354 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mar 07, 2006 11:51 am

E o mais importante de tudo, é usado pelos F-16!!!! :D

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#355 Mensagem por Alcantara » Ter Mar 07, 2006 11:57 am

Degan escreveu:

Cuidado….el Grifo F igual que el Elta/El 2032 tienen capacidad solo para 2 blancos simultáneos….el APG-66v(2) que es tecnología de los ´90, tiene en su versión “full size” la capacidad de seguir 10 blancos y atacar 6….
Es un radar con excelente capacidad CCME, bastante actual, siendo usado por la OTAN en primera línea de combate….

Saludos cordiales,

Interessante observação, Degan. Mas seria conveniente comparar a capacidade do APG-66v(2) devidamente redimencionado para caber no A-4KU. Em "full size", como você falou, ele tem capacidade de seguir 10 alvos e atacar 6... mas quantos poderiam ser seguidos e atacados com uma antema menor, menos espaço para os aviônicos, menos refrigeração, etc? Acho que diferença para as capacidades do Grifo F cairia bastante. Talves o Grifo seja um radar mais moderno e mais adequado para usar em caças com espaço tão reduzido para o radar.

Abraços!!!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Degan
Sênior
Sênior

#356 Mensagem por Degan » Ter Mar 07, 2006 2:24 pm

Interessante observação, Degan. Mas seria conveniente comparar a capacidade do APG-66v(2) devidamente redimencionado para caber no A-4KU. Em "full size", como você falou, ele tem capacidade de seguir 10 alvos e atacar 6... mas quantos poderiam ser seguidos e atacados com uma antema menor, menos espaço para os aviônicos, menos refrigeração, etc? Acho que diferença para as capacidades do Grifo F cairia bastante. Talves o Grifo seja um radar mais moderno e mais adequado para usar em caças com espaço tão reduzido para o radar.

Exactamente Alcantara, el Grifo F es un radar concebido para ser usado en el espacio limitado de aviones pequeños como el F-5….
Pero el espacio disponible en el A-4, sobretodo para la antena, es aún menor… :shock: .

Recordemos que la ecuación de radar (muy simplificada) dice que el alcance de detección es directamente proporcional a la potencia de emisión y al cuadrado del área de la antena.

¿Cuánto decaerá el alcance del Grifo F si se achica la antena en un buen porcentaje, para que quepa en el A-4 ….???.
El tamaño de la antena no debería ser muy distinto al del ARG-1 del A-4Ar y la potencia disponible es la misma….así que por la ecuación de radar, los alcances serán los mismos…..menos de 40 Km….no es BVR.

Saludos cordiales,

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#357 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 07, 2006 4:09 pm

Seria interessante saber qual o radar adotado nos Skyhawks de Cingapura/indonésia (se algum).

A única coisa que sei sobre o ARG-1 é que possui diversas "limitações" e o fato de ser um downgrade do radar dos F-16 (menos modos de operação e menor antena além de ser mais "sensível" ao ECM - cortesia dos britânicos).

Seria interessante saber isso para estudarmos as possibilidades para o nosso A-4.

[]s
CB_lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#358 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mar 08, 2006 11:41 am

Mesmo com um radar com menos de 50 km de alcance, acho que poderiamos equipar os A-4 com R-darter e utiliza-los sendo vetorados por A&WC´s e/ou pelos radares dos navios.

The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#359 Mensagem por The Baaz » Qua Mar 08, 2006 11:56 am

Luís Henrique escreveu:Mesmo com um radar com menos de 50 km de alcance, acho que poderiamos equipar os A-4 com R-darter e utiliza-los sendo vetorados por A&WC´s e/ou pelos radares dos navios.

Sim.

Já seria mais do que suficiente para derrubar helicópteros com mísseis anti navio, aeronaves de patrulha e afins.

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Degan
Sênior
Sênior

#360 Mensagem por Degan » Qua Mar 08, 2006 12:11 pm

Repito….
Por tamaño de antena y potencia eléctrica, un A-4 con radar tiene un alcance de detección para aviones caza menor a 40 Km….

Con eso no se justifican misiles BVR, si es para ser vectoreado por algún AEW&C (ya no hablamos de un AEW básico), pues basta con cañones o misiles WVR…

Para bajar o alejar aviones MPA, se requiere respuesta de gran velocidad y alcance, ya que de otra forma requieres CAP permanente de aviones de mucho radio de acción y con capacidad BVR.

Saludos cordiales,

Responder