Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Piffer
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Re: Aviação do Exército

#346 Mensagem por Piffer » Ter Dez 30, 2008 9:40 pm





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Re: Aviação do Exército

#347 Mensagem por Pereira » Ter Dez 30, 2008 10:47 pm

:shock:

É ......

Já sabe quantos ?

Cap, me tire uma dúvida: por que o Vikhr vai girando daquele jeito ? Pergunta boba mas que sempre me faço !




Piffer
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Re: Aviação do Exército

#348 Mensagem por Piffer » Ter Dez 30, 2008 11:15 pm

Dizem que são 12 Mi-28N.

Quanto ao Vikhr, ele tem aletas fixas que induzem esse movimento de giro e uma única superfície de controle. Dessa maneira, enquanto o míssil gira, o sistema de guiamento aguarda a posição ideal para realizar a correção do curso.

O míssil fica bem mais barato e dá todo um charme de ter essa trajetória peculiar.

Abraços,




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Re: Aviação do Exército

#349 Mensagem por Pereira » Ter Dez 30, 2008 11:55 pm

Interessante.

Me intriga muito ele acertar o alvo mesmo vindo nessa espiral aparentemente descontrolada.

Esse míssil é um pouco estranho, a primeira vez que o vi pensei que fossem foguetes:

Ele ao lado de um Kh-29
Imagem

"We are working on the design of a new helicopter. Russia's military-industrial complex has solved the task of bringing into service the Mi-28H and Ka-52 helicopters." Col. Gen. Alexander Zelin

É impressão minha ou estão dando mais atenção ao Ka-52 do que ao Ka-50 !?




Piffer
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17266

#350 Mensagem por Piffer » Qui Jan 15, 2009 8:55 pm

17266 horas de vôo voadas em 2008.

Não é muito se comparada com os países mais desenvolvidos mas é bastante para uma aviação de 79 aeronaves que há quatro anos se esforçava para conseguir 8000 horas/ano.

Além disso, a AvEx nunca voou tanto em operações ou exercícios em proveito do EB como um todo.

Abraços,




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Re: 17266

#351 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 15, 2009 9:08 pm

Piffer escreveu:17266 horas de vôo voadas em 2008.

Não é muito se comparada com os países mais desenvolvidos mas é bastante para uma aviação de 79 aeronaves que há quatro anos se esforçava para conseguir 8000 horas/ano.

Além disso, a AvEx nunca voou tanto em operações ou exercícios em proveito do EB como um todo.

Abraços,
[009] [100]

E que voem muito mais!
[]s
CB_Lima




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Re: Aviação do Exército

#352 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 15, 2009 9:37 pm

Parabéns a AVEX! :D :D




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Re: Aviação do Exército

#353 Mensagem por Pereira » Qui Jan 15, 2009 9:47 pm

E a cada ano esse número vai aumentar !

Parabéns Cap e AvEx !




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Re: Aviação do Exército

#354 Mensagem por felipexion » Qui Jan 15, 2009 9:59 pm

Pereira escreveu:E a cada ano esse número vai aumentar !

Parabéns Cap e AvEx !
Parabéns mesmo!
Quem diria... Estamos evoluindo...




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Re: Aviação do Exército

#355 Mensagem por binfa » Qui Jan 15, 2009 10:33 pm

Queimei a lingua quanto ao governo do molusco.... tirando a politicagem para adquirir alguns equipamentos, ele esta fornecendo recursos para termos o minimo de prontidão da Força, espero que na próxima gestão independente do partido, as FA tenhão o seu devido VALOR, RESPEITO reconhecido e que o BRASIL reconquiste sua posição de lider na AL....

Parabens Capitão....

ps. e os Schweitzer, vão vir???




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Re: Aviação do Exército

#356 Mensagem por Piffer » Qui Jan 15, 2009 10:39 pm

binfa escreveu:ps. e os Schweitzer, vão vir???
Para a AvEx? Acredito que não.




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Re: Aviação do Exército

#357 Mensagem por binfa » Sex Jan 16, 2009 6:41 am

Piffer bom dia! vc poderia responder mais algumas perguntas....

Schweitzer: vc saberia dizer-me se a hora de voo do Schweitzer é bem mais em conta que a dos Esquilos??

Simulador: Piffer a AvEx tem simulador de voo do Cougar??

Cougar: como é realizado o proceso de seleção dos pilotos do Cougar. Acompanho o DB desde 2005, e ao longo destes anos vi q vc passou de piloto de Esquilo e hj vc pilota o Pantera, automaticamente após acumular horas de voo no Pantera vc esta apto a pilotar o Cougar, ou existe outro processo??

Desde já agradeço sua atenção.

Um forte abraço.




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Re: Aviação do Exército

#358 Mensagem por Pereira » Sex Jan 16, 2009 10:07 am

Simulador, só do Esquilo:

A tecnologia auxiliando na formação da nova geração
de pilotos de combate do Exército


O Centro de Instrução de Aviação do Exército está equipado com 15 helicópteros Esquilo e um Fennec, quantidade de aeronaves superior a qualquer uma das unidades operacionais de asas rotativas da Força Aérea Brasileira. Antes de executar o voo real, o aluno passa cerca de 20 horas treinando no simulador. Inaugurado em agosto do ano passado, o complexo de simulação – único em Forças Armadas latino-americanas - reúne quatro cabines de Esquilo, que integradas e no mesmo ambiente operacional possibilitam o treinamento de quatro pilotos e a simulação simultânea de missões de combate aéreo e de voos por instrumento, básico, tático e com óculos de visão noturna.

Cada uma das cabines possui um operador que pode inserir na missão alterações no cenário, mudanças meteorológicas repentinas e panes em todos os sistemas da aeronave. Essas ações são importantes para avaliar os procedimentos do futuro piloto e sua condição emocional ao se deparar com uma situação adversa ou de emergência. Além de garantir a segurança na instrução ao preservar as aeronaves e suas tripulações, o simulador proporciona uma otimização dos recursos disponíveis.

Dos sete níveis de realismo existentes, o complexo já atingiu o sexto e, neste ano, estará interligado ao Centro de Instrução de Blindados, em Santa Maria, onde os pilotos do CIAVEx e os tripulantes dos carros de combate do CIB poderão executar manobras virtuais dentro da doutrina adotada pelo Exército Brasileiro para operação conjunta da Cavalaria com a Aviação, adequando-se assim aos novos conceitos operacionais impostos pelo campo de batalha moderno.

defesanet


O Treinador Sintético do CIAvEx

O Treinador Sintético de Helicópteros do CIAvEx foi inaugurado oficialmente há praticamente duas semanas, em 18 de agosto. Existe uma diferença entre um simulador e treinador sintético (ou Flight Training Device), fazendo com que o simulador seja algo bem mais próximo da aeronave real. O treinador sintético busca simular apenas alguns aspectos do vôo e esta é a finalidade das nossas máquinas.

O vôo virtual na Aviação do Exército já vem de longa data, com várias iniciativas isoladas, mas ganhou força nos últimos quatro ou cinco anos com dois treinadores, um no CIAvEx e um no 1º BAvEx. O do CIAvEx, com uma estrutura um pouco maior (que englobava toda a tripulação), voltado principalmente para a instrução de CRM e o do 1º BAvEx (com apenas um posto de pilotagem), voltado quase que exclusivamente para o vôo IFR. Em ambos os casos, era utilizado o Microsoft Flight Simulator para a simulação, com as aeronaves Esquilo e Pantera desenvolvidas (ou adaptadas de outras encontradas na internet) pelos próprios militares que montaram o treinador. Já vi gente estranhando ou mesmo fazendo piadas sobre a Aviação do Exército usar o Flight Simulator para se adestrar, mas ele se prestava relativamente bem ao que se pretendia.

O treinador sintético atual começou a ser construído em novembro do ano passado e contará com cinco cabines moldadas a partir da cabine de um Esquilo real (bancos, painel, comandos de vôo e a cabine em si são idênticos à aeronave real). Quatro destas cabines estão na sala de simulação que foi construída e a quinta permanecerá na sala antiga. Destas cinco, duas já estão completamente operacionais e as outras três estão terminando de ser montadas.

Cada uma das cabines funciona com quatro computadores: um para o painel da aeronave, um para a visão superior, um para a visão frontal e um para o instrutor que gerencia os eventos. O painel é formado por três monitores LCD e, sobre eles, foi encaixada a máscara e a cobertura do painel da aeronave. A visão externa é dada por quatro projetores multimídia para cada cabine. Todas as cabines são interligadas e haverá mais uma máquina que fará o gerenciamento do sistema como um todo.

Nesta fase de implantação, estamos usando o X-Plane 9 rodando sobre o Windows XP Pro para conduzir a simulação porém, assim que tudo estiver montado, será instalado um software profissional de simulação de combate. Existe também a idéia de uma migração gradual de todo o sistema para o Linux.

Outras duas características merecem ser destacadas:

A primeira é o vôo com OVN. O X-Plane reproduz relativamente bem o vôo com OVN. Basta “pintar” a tela de verde e acrescentar alguns efeitos de luz. Mas um dos principais diferenciais para os tripulantes é a restrição dos campo visual. Isso foi conseguido de uma maneira meio expedita, mas que teve um ótimo resultado: um óculos de proteção, destes usados em oficina, obturado por tecido preto e dois pequenos tubos de PVC formando o binóculo, de maneira que o campo visual ficasse restrito a apenas 40 graus. Apesar da cara de gambiarra, o efeito ficou excelente e a sensação do vôo com OVN ficou muito convincente, melhor inclusive que a sensação do vôo simulado diurno.

A outra característica é que toda a arquitetura do sistema foi desenvolvida visando a integração com outros simuladores que futuramente sejam montados nos demais centros de instrução do Exército, unindo, por exemplo, militares em Taubaté, Santa Maria e Formosa num único exercício virtual conjunto.

Durante a inauguração, realizada há pouco mais de uma semana, realizamos um vôo em formação com duas aeronaves em um trecho de vôo desenfiado e outro vôo com óculos de visão noturna.

Este treinador se encaixa no nível 6 da norma AC 120-45 Airplane FTD Qualification da FAA (os níveis vão de 1 a 7) e poderá ser utilizado em todos os cursos de pilotagem da Aviação do Exército, com objetivos distintos em cada um e em diferentes níveis de simulação.

A foto a seguir não está lá essas coisas e foi tirada durante algunes testes realizados no final de semana anterior à inauguração. Assim que tiver, coloco aqui fotos melhores.

Imagem

vootatico.com




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Re: Aviação do Exército

#359 Mensagem por FOXTROT » Sex Jan 16, 2009 10:21 am

Pelo que eu sei o 3° Batalhão de aviação esta se transferindo para Campo Grande, o 4° em Manaus e o 1° e 2° em Taubaté, exitem planos de ampliação da Aviação do Exercito com a incorporação dos Cougar?

Haverá a criação de novas unidades?

Penso que existe a necessidade de implantação de uma unidade aérea aqui no Rio Grande do Sul, afinal temos 03 (três) Brigadas de Cavalaria, 02 (duas) de Infantaria, sendo uma Blindada.

O apoio aéreo nesta região é primordial. :D :D :D




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Re: Aviação do Exército

#360 Mensagem por Pereira » Sex Jan 16, 2009 11:01 am

Mas CAS desse tipo não é feito com helicóptero de ataque ?




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