Pacote de propulsão e manobras da Brunvoll para um navio brasileiro de apoio à pesquisa
A Brunvoll garantiu um contrato extenso com o Estaleiro Jurong Aracruz LTDA no Brasil para a entrega de um pacote de propulsão e manobra para o novo navio de Apoio à Pesquisa Antártica do Ministério da Defesa do Brasil.
A entrega da Brunvoll compreende uma variedade de produtos próprios e de seus parceiros. Baixos níveis de ruído e vibração são cruciais para a realização de pesquisas científicas a bordo de uma embarcação oceânica. A utilização de uma configuração de hélice de passo fixo com motores elétricos diretamente acoplados aos eixos da hélice ajuda a reduzir os níveis de ruído e vibração da propulsão principal, garantindo alta eficiência energética. Para obter a redundância necessária para a exploração da Antártica, um arranjo de parafuso duplo é empregado. Além disso, a entrega inclui lemes com Propulsão Costa Integrada (ICP) e caixas de direção de parceiros.
Além disso, dois Rim-Driven Tunnel Thrusters serão instalados na popa, enquanto a proa da embarcação contará com dois jatos de água que estão fora do escopo de Brunvoll. Todo o equipamento de propulsão e manobra será amarrado no Sistema de Controle de Propulsão e Propulsor da Brunvoll (BruCon PTC), que contará com o BruCon DP2 com joystick.
O novo navio de apoio à pesquisa na Antártida da Marinha do Brasil. Ilustração: Seatrium Ltd
Propulsão Costa Integrada (ICP) de Brunvoll. Foto: Brunvoll AS
A embarcação vai se chamar “Almirante Saldanha” e vai abastecer as estações brasileiras de pesquisa na Antártida e realizar pesquisas oceânicas. Ele foi projetado em colaboração entre a empresa de Cingapura Seatrium Ltd (anteriormente conhecida como Sembcorp Marine Ltd) e a empresa canadense Robert Allen Ltd.
A construção da embarcação ocorrerá no Estaleiro Jurong Aracruz LTDA no Brasil e espera-se que inicie as operações no terceiro trimestre de 2025. As principais especificações da embarcação incluem um comprimento de 103,16 metros e uma boca de 18,5 metros, em conformidade com a notação de classe polar PC6. Com velocidade de cruzeiro de 12 nós, a embarcação terá autonomia de 70 dias para acomodar sua tripulação de 95 pessoas, que inclui 26 cientistas
"A Brunvoll estabeleceu uma forte presença no Brasil hoje. Um fator crucial que contribuiu para esse sucesso foi a diversificação de sua linha de produtos, incluindo a Propulsão Costa Integrada (ICP), o sistema de posicionamento dinâmico e o propulsor de túnel acionado por borda. A Brunvoll provou ser a escolha natural do Estaleiro Jurong Aracruz e da Marinha do Brasil.
Após cinco anos de inatividade, a indústria naval no Brasil finalmente dá sinais de recuperação. Há uma grande expectativa de que vários pedidos de vários tipos de embarcações sejam feitos em diferentes estaleiros em um futuro próximo”, diz José Carlos M Guimarães, falando em nome da Macnor Marine, agente de vendas e serviços da Brunvoll no Brasil.
https://www.brunvoll.no/news/propulsion ... ort-vessel