CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
JavaLindo66
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 330
Registrado em: Ter Nov 26, 2019 9:07 pm
Localização: Salvador
Agradeceram: 114 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#346 Mensagem por JavaLindo66 » Qui Mar 04, 2021 12:59 pm

Acho que uma das poucas coisas que o EB fez certo foi o investimento no Astros 2020/Matador. Mas a parte Blindada tá devendo bastante...




Editado pela última vez por JavaLindo66 em Qui Mar 04, 2021 1:02 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#347 Mensagem por Túlio » Qui Mar 04, 2021 12:59 pm

Wolfgang escreveu: Qui Mar 04, 2021 12:06 pm Pelo menos FAB e MB conseguiram emplacar Gripens, C-390, Meteors, subs, fragatas, etc, com alguns erros também. Mas o EB ficou devendo...
No duro, meu cupincha? Sabes que Itaguaí está em risco, não? Ou arruma novas encomendas de SSK ou dança. E que Gripen só tem um, com possivelmente mais outro chegando este ano e de novo apenas para ensaios (espero que pelo menos este já venha com IRST), sendo entregue à EMBRAER e não à FAB. Meteor ou mesmo Iris-T (para não falar em A-Darter) não vi nenhum e Fragata é só fumaça, nada sequer em construção, só charla, arte e maquete. Dos subs o primeiro vai completar TRÊS ANOS de testes de mar e necas também, o COMFORSUB continua movido a IKL e quase todos sem condições operacionais, que eu saiba. Para não dizer que tudo está indefinido, temos os -390 arrebentando e fazendo muita RP em cima da histeria PANDEMIA, além dos -99M chegando aos poucos, para operar com F-5M, A-1M e Super Tucano (ainda não são M) e os Patrulhas Classe Amazonas mostrando serviço e fazendo bonito nas redes sociais (ponto para as Forças).

Mas e os ASTROS 2020, os M-109A5 BR, uns 600 Guaranis, quem tem algo assim na vizinhança, em qualidade e quantidade? Para não falar que hoje o EB tem Forças aprestadas para Pronto Emprego em todos os oito Comandos Militares, coisa inédita em nossa História, é gente equipada e preparada em todos os pontos; antes tinha que esperar os Paraquedistas (Araguaia, Traíra, etc).

Aliás, o que o EB - e nem é sua função mas pelo jeito viram que dá para capitalizar legal em cima disso - tem desfeito de gargalo em Infraestrutura não é mole...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 785 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#348 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Mar 04, 2021 4:44 pm

Wolfgang escreveu: Seg Mar 01, 2021 3:31 pm EB é péssimo em gestão de projetos e recursos. Não sei o que se ensina por lá... desculpem a sinceridade.
Pois é, que diga aquele fiasco do Guarani que foram compradas quase 500 unidades a mais do que o EB tinha a capacidade de operar, depois foram tentar modificar o contrato com a Iveco, mas a Iveco reagiu, botou o pau na mesa e forçou o EB a pagar o preço do contrato original pra receber menos unidades.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#349 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 04, 2021 5:52 pm

O problema é que o Guarani possuem erros grotescos de projeto, que custarão caro para corrigir e o EB só notou isso da unidade número 500. Aliás é estranho demais que isso consiga se repetir em quase todos os projetos, como o EB descobrir que um CC da década de 60 não se tem como operar até 2030 depois de operar ele por 10 anos; que M113 não serve mais para este século depois de modernizar mais de 300 unidades; que IA2 precisa de várias melhorias depois da unidade 15 mil; escolheram o Guarani ao invés do AMV devido aos custos e agora pagaremos um preço altíssimo para corrigir as falhas no projeto; gastaremos bilhões para substituir CC's que nunca deveriam ter sido comprados, comprados por serem "baratos"; gastamos milhões em um míssil com tecnologia dos anos 70 (EB e MB); e assim vai.

Pra que serve protótipos e LED? Qual o motivo de descobrir coisas óbvias após centenas de unidades?

Ao mesmo tempo que temos uma ou duas decisões muito acertadas, temos 5 ou 6 decisões desastrosas e isso já custa muito dos poucos recursos que existem.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 785 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#350 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Mar 04, 2021 10:01 pm

gabriel219 escreveu: Qui Mar 04, 2021 5:52 pm O problema é que o Guarani possuem erros grotescos de projeto, que custarão caro para corrigir e o EB só notou isso da unidade número 500. Aliás é estranho demais que isso consiga se repetir em quase todos os projetos, como o EB descobrir que um CC da década de 60 não se tem como operar até 2030 depois de operar ele por 10 anos; que M113 não serve mais para este século depois de modernizar mais de 300 unidades; que IA2 precisa de várias melhorias depois da unidade 15 mil; escolheram o Guarani ao invés do AMV devido aos custos e agora pagaremos um preço altíssimo para corrigir as falhas no projeto; gastaremos bilhões para substituir CC's que nunca deveriam ter sido comprados, comprados por serem "baratos"; gastamos milhões em um míssil com tecnologia dos anos 70 (EB e MB); e assim vai.

Pra que serve protótipos e LED? Qual o motivo de descobrir coisas óbvias após centenas de unidades?

Ao mesmo tempo que temos uma ou duas decisões muito acertadas, temos 5 ou 6 decisões desastrosas e isso já custa muito dos poucos recursos que existem.
Pois é, e você percebe sintomas disso nos pequenos detalhes. Um exemplo que sempre me vem à cabeça é a Imbel que, quase 10 anos depois de trilhos picatinny terem se difundido e popularizado nas FFAAs Americanas, perceberam que o MD-97 não tinha um suporte sequer pra miras ópticas e adicionaram uns míseros dois trechos de trilhos picatinny com três slots cada, e nisso já tinham policiais por todo o país usam peças da DSArms pra substituir a telha do ferrolho do fracassado fuzil pela versão trilhos.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#351 Mensagem por Frederico Vitor » Sáb Mar 06, 2021 11:09 am

Viktor Reznov escreveu: Qui Mar 04, 2021 10:01 pm
gabriel219 escreveu: Qui Mar 04, 2021 5:52 pm O problema é que o Guarani possuem erros grotescos de projeto, que custarão caro para corrigir e o EB só notou isso da unidade número 500. Aliás é estranho demais que isso consiga se repetir em quase todos os projetos, como o EB descobrir que um CC da década de 60 não se tem como operar até 2030 depois de operar ele por 10 anos; que M113 não serve mais para este século depois de modernizar mais de 300 unidades; que IA2 precisa de várias melhorias depois da unidade 15 mil; escolheram o Guarani ao invés do AMV devido aos custos e agora pagaremos um preço altíssimo para corrigir as falhas no projeto; gastaremos bilhões para substituir CC's que nunca deveriam ter sido comprados, comprados por serem "baratos"; gastamos milhões em um míssil com tecnologia dos anos 70 (EB e MB); e assim vai.

Pra que serve protótipos e LED? Qual o motivo de descobrir coisas óbvias após centenas de unidades?

Ao mesmo tempo que temos uma ou duas decisões muito acertadas, temos 5 ou 6 decisões desastrosas e isso já custa muito dos poucos recursos que existem.
Pois é, e você percebe sintomas disso nos pequenos detalhes. Um exemplo que sempre me vem à cabeça é a Imbel que, quase 10 anos depois de trilhos picatinny terem se difundido e popularizado nas FFAAs Americanas, perceberam que o MD-97 não tinha um suporte sequer pra miras ópticas e adicionaram uns míseros dois trechos de trilhos picatinny com três slots cada, e nisso já tinham policiais por todo o país usam peças da DSArms pra substituir a telha do ferrolho do fracassado fuzil pela versão trilhos.
Acredito que, se tivéssemos uma Agência de Financiamento à P&D militar, no Ministério da Defesa, semelhante à DARPA, do Departamento de Defesa (DOD) americano, e a Delegação Geral para Armamento (DGA) da França, dificilmente equívocos e erros grotescos de projeto passariam assim beirando o absurdo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#352 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 06, 2021 12:14 pm

Eu não entendo isso de precisar de dinheiro do PAGADOR DE IMPOSTOS para tudo, e o exemplo é a Taurus: precisa competir no Mercado mais disputado do mundo, dae investiu (e investe) seu próprio $$$ e aparece com cada vez mais soluções efetivas. Só para ficar no Fz, a estatal IMBEL patina desde fins dos anos 80 para ter seu FALzinho 5,56 e até hoje, após montanhas de dinheiro e homens-hora, o melhor que conseguiu foi o IA-2; já eles pegaram um desenho comprovado e com patente expirada (M-16/CAR-15) e fizeram seu T-4; já estão finalizando sua versão do AR-10 (T-10?) e, em uma fração do tempo e com uma fração do custo terão coisa muito mais efetiva do que a Imbel. E nem falei nas eternas reciclagens de cópias das Colt 1911 que, para cúmulo, agora serão substituídas por cópias de outras armas estrangeiras, só pode ser ciúme isso. Ou desfaçatez.

A Taurus faz coisa muito boa sem mexer no meu bolso.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8918
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#353 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mar 06, 2021 4:23 pm

No caso dos armamentos leves individuais a diferença é clara, a Taurus visa tendências de mercado, a Imbel visa os delírios retrógrados do EB, que não faz questão nenhuma de considerar o mercado civil pois arma é coisa só para milico, sendo que até a PF sofre nas mãos dos visionários da caserna. Parece que se dependesse de uma certa ala que habita os prédios do alto comando, armamento de segurança publica ia ser .32 da Rossi e olhe lá, para civil nem airsoft.

Aliás para quem não sabe, a Imbel vai entrar no mercado automotivo, segue uma imagem do modelo 2021 da empresa:

Imagem


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#354 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 06, 2021 4:55 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Mar 06, 2021 4:23 pm No caso dos armamentos leves individuais a diferença é clara, a Taurus visa tendências de mercado, a Imbel visa os delírios retrógrados do EB, que não faz questão nenhuma de considerar o mercado civil pois arma é coisa só para milico, sendo que até a PF sofre nas mãos dos visionários da caserna. Parece que se dependesse de uma certa ala que habita os prédios do alto comando, armamento de segurança publica ia ser .32 da Rossi e olhe lá, para civil nem airsoft.

Aliás para quem não sabe, a Imbel vai entrar no mercado automotivo, segue uma imagem do modelo 2021 da empresa:

Imagem


Um abraço e t+ :)
Tenho dúvidas que é o EB: estou agora mesmo juntando os docs para fazer o meu CR (por acaso fui assistir um vídeo no YT - e até os mais novatos do DB sabem que não sou chegado mas... :wink: - e depois fui checar) PELO EB, no que completar tudo me parece mais rápido, menos caro e mais efetivo.

Por sei lá qual razão, EB e PF parecem - falei PARECEM, opinião pessoal - um estar tentando impedir a gente de ter arma buena e portar, e outro incentivando. E não ME PARECE bem ser o EB a tentar impedir...


Um detalhe divertido sobre CR: tem que atirar pelo menos OITO vezes por ano (não é problema para mim, a treta seria tentar me impedir de atirar menos de duas vezes por mês :mrgreen: ) para manter mas pode ser UM TIRO SÓ!







Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8918
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#355 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mar 06, 2021 5:23 pm

Uma coisa é a concessão de CRs, eu também estou indo atrás do meu há tempo, outra coisa é a autorização de fabricação e homologação de armas para o mercado civil. E é ai que a coisa fica nebulosa. A Taurus está ai com N variantes prontas do T-4 para homologação do EB, sendo que mesmo uma mudança de guarda mão ou a simples mudança de coronha, mesmo por modelos já existentes, obriga a empresa a uma reavaliação do fuzil como uma arma totalmente nova, um processo caro e que atrasa muito o lançamento das variantes, e isso para uma plataforma que já está no mercado.

Eu não gosto muito de falar de milagres sem nomear o santo, mas tenho um amigo que é engenheiro da Taurus e trabalhou no projeto de lançamento do T-4, em resumo o que ele conta é que cada vez que a empresa vai lançar no mercado de segurança e civil qualquer coisa que fuja do básico (revolveres, pistolas, espingardas) a contra corrente vindo de fora da empresa é enorme.


Um abraço e + :)




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#356 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 06, 2021 5:33 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Mar 06, 2021 5:23 pm Uma coisa é a concessão de CRs, eu também estou indo atrás do meu há tempo, outra coisa é a autorização de fabricação e homologação de armas para o mercado civil. E é ai que a coisa fica nebulosa. A Taurus está ai com N variantes prontas do T-4 para homologação do EB, sendo que mesmo uma mudança de guarda mão ou a simples mudança de coronha, mesmo por modelos já existentes, obriga a empresa a uma reavaliação do fuzil como uma arma totalmente nova, um processo caro e que atrasa muito o lançamento das variantes, e isso para uma plataforma que já está no mercado.

Eu não gosto muito de falar de milagres sem nomear o santo, mas tenho um amigo que é engenheiro da Taurus e trabalhou no projeto de lançamento do T-4, em resumo o que ele conta é que cada vez que a empresa vai lançar no mercado de segurança e civil qualquer coisa que fuja do básico (revolveres, pistolas, espingardas) a contra corrente vindo de fora da empresa é enorme.


Um abraço e + :)

Estás falando de CUSTOMIZAÇÃO? Isso a gente faz em casa, é encomendar as peças (tem até post antigo aqui no DB sobre partes e peças para Airsoft sendo usadas em armas reais sem probs) e pronto, oras.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 785 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#357 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Mar 06, 2021 5:39 pm

Túlio escreveu: Sáb Mar 06, 2021 4:55 pm
Pablo Maica escreveu: Sáb Mar 06, 2021 4:23 pm No caso dos armamentos leves individuais a diferença é clara, a Taurus visa tendências de mercado, a Imbel visa os delírios retrógrados do EB, que não faz questão nenhuma de considerar o mercado civil pois arma é coisa só para milico, sendo que até a PF sofre nas mãos dos visionários da caserna. Parece que se dependesse de uma certa ala que habita os prédios do alto comando, armamento de segurança publica ia ser .32 da Rossi e olhe lá, para civil nem airsoft.

Aliás para quem não sabe, a Imbel vai entrar no mercado automotivo, segue uma imagem do modelo 2021 da empresa:

Imagem


Um abraço e t+ :)
Tenho dúvidas que é o EB: estou agora mesmo juntando os docs para fazer o meu CR (por acaso fui assistir um vídeo no YT - e até os mais novatos do DB sabem que não sou chegado mas... :wink: - e depois fui checar) PELO EB, no que completar tudo me parece mais rápido, menos caro e mais efetivo.

Por sei lá qual razão, EB e PF parecem - falei PARECEM, opinião pessoal - um estar tentando impedir a gente de ter arma buena e portar, e outro incentivando. E não ME PARECE bem ser o EB a tentar impedir...
Isso deve ter sido provavelmente então uma mudança de cultura institucional mais recente porque, nos dois primeiros anos do governo atual, o DFPC publicava portarias explicitamente destinadas a sabotarem a política do rearmamentismo civil da Administração Federal atual. Inclusive o General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, que foi comandante do DFPC uns anos atrás é prfundamente desarmamentista, é a da turma que acha que civil tem que se virar é com revolver calibre 32, pst calibre 765 e espingarda monotiro, e tudo isso só com 50 munições de fogo central por ano, por arma.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
stan
Júnior
Júnior
Mensagens: 88
Registrado em: Sex Fev 17, 2006 1:15 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#358 Mensagem por stan » Qua Mar 10, 2021 3:21 pm

caros,

Só trazendo uma reflexão sobre a modernização do Cascavel, prioridades do momento, estratégias, expectativas e outras alternativas:

1. Estratégia: corretamente o foco do EB está num 8 x 8 puro sangue, que deve ser o Centauro 2, o melhor do mercado. A reforma de um determinado número de Cascavéis é para tirar os blindados do obsoletismos completo, hj pouco valor de combate tem mas como patrulha e outras ações menores se prestam. Válido num cenário sul americano mas impensável num combate moderno. Será essa a estratégia do EB, ainda que não está considerado o custo que será definidor da estratégia, se valida ou não. Pode ter outros considerando, repartir o bolo com mais empresas que não as poucas de sempre, uma viatura que ao fim do prazo de vida reformada acabou e necessita de substituição, etc.

2. Outras alternativas: estava lembrando do Uruvel/Hydracobra, na qual a Engesa colocou a torre do Cockerill para concorrência no exercito americano e que foi adotado pela policia da Tunísia. Ilustro abaixo:

https://www.nairaland.com/1386870/afric ... ictly/1062
https://www.planobrazil.com/2018/03/28/ ... historico/

Não sabemos se foi realizado estudos nesse viés mas que uma plataforma moderna que com a inclusão da torre modernizada mais blindagem adicional dá um belo caldo e qd puder substituir por um centauro 2 a plataforma continua válida. Creio, ou por inviabilidade técnica (se o guarani tombar que esse 90...tamo mal...o Uruvel em teste na Malasia até tiro navegando deu...para desespero dos engenheiros da engesa, pelo menos é o que diz a matéria!), por receio do transitório ser definitivo, ou não querer mexer nas doutrinas, mas, penso que é uma muito boa alternativa.

Pena não termos acesso a algum estudo, avaliação e alguma arte para vislumbrar o resultado disso.

Enfim a modernização do Cascavel, é de baixo risco, serve para o momento e como carro para ações menos arriscadas (para isso terá o Centauro), mas necessita ser medido economicamente pelo seu tempo em uso, se vale a pena ou vai deixando como tá e coloca uns guarani com UT30 fazendo um mix de equipamento com alto valor tecnológico, apenas revisando o básico e modificando o sistema de comunicações. Até lá vai na manivela, paciência, para vigiar fronteira e manobra tá de bom tamanho!




"ad sumus""
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#359 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 28, 2021 3:08 pm


Imagem

Projeto de modernização: EE-9 Cascavel do Chipre

Interessante projeto de blindagem baseada em tecnologia de nano materiais para modernizações de viaturas blindadas.

https://www.defesanet.com.br/tank/notic ... de-Chipre/

PS.: na matéria tem até sugestão para blindar o vetusto Leo1A5, tenho a mais absoluta certeza de que o Gabriel véio ia ADORAR... :lol: :lol: :lol: :lol:



Imagem




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#360 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 28, 2021 5:45 pm

Túlio escreveu: Sáb Ago 28, 2021 3:08 pm

Imagem

Projeto de modernização: EE-9 Cascavel do Chipre

Interessante projeto de blindagem baseada em tecnologia de nano materiais para modernizações de viaturas blindadas.

https://www.defesanet.com.br/tank/notic ... de-Chipre/

PS.: na matéria tem até sugestão para blindar o vetusto Leo1A5, tenho a mais absoluta certeza de que o Gabriel véio ia ADORAR... :lol: :lol: :lol: :lol:



Imagem
Ô se amo!

Minha birra não é quanto a modernizar o 1A5, é quanto ao custo. Modernizar um M60 também é caro, mas cara, o patamar de um 1A5 modernizado até o talo e um M60 SABRA III por exemplo é enorme, um 1A5 continua sem chances.

Infelizmente vão gastar uma grana alta que poderia ser usada em compra de mísseis anticarro, conseguir uns Bradley via EDA e entre outros.




Responder