Página 229 de 482

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Qui Jul 21, 2011 5:15 pm
por Jonas Rafael
helio escreveu: Não estou querendo comparar com o passado, mas o presente está muito longe do ideal. Os países sul-americanos passariam a respeitar mais o Brasil se tivessemos uma FA mais equipada e treinada.
Até quando devemos engolir de cabeça baixa desaforos como os da Bolivia? Se eu tivesse um carro que foi roubado, certamente entraria na justiça contra o governo brasileiro pela passividade e omissão pela não proteção de bens de cidadãos brasileiros.

[]´s
Só mudou o lugar então, porque desde que sou pequeno que os carros e caminhões roubados vão parar no Paraguai. Meu pai e meu tio tinham uma empresa de material construção (meu pai saiu da sociedade) desde 59. No início dos anos 80 eles compraram a duras penas uma carreta Scania pra trazer madeira direto do Mato Grosso sem precisar terceirizar. Na segunda viagem foi roubada no Paraná e nunca mais. O destino era bem conhecido pro todos na Polícia. E olha que o governo na época era militar...

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Qui Jul 21, 2011 5:31 pm
por rmturchiello
Jonas Rafael escreveu:
helio escreveu: Não estou querendo comparar com o passado, mas o presente está muito longe do ideal. Os países sul-americanos passariam a respeitar mais o Brasil se tivessemos uma FA mais equipada e treinada.
Até quando devemos engolir de cabeça baixa desaforos como os da Bolivia? Se eu tivesse um carro que foi roubado, certamente entraria na justiça contra o governo brasileiro pela passividade e omissão pela não proteção de bens de cidadãos brasileiros.

[]´s
Só mudou o lugar então, porque desde que sou pequeno que os carros e caminhões roubados vão parar no Paraguai. Meu pai e meu tio tinham uma empresa de material construção (meu pai saiu da sociedade) desde 59. No início dos anos 80 eles compraram a duras penas uma carreta Scania pra trazer madeira direto do Mato Grosso sem precisar terceirizar. Na segunda viagem foi roubada no Paraná e nunca mais. O destino era bem conhecido pro todos na Polícia. E olha que o governo na época era militar...
A algum tempo atrás, não faz muitos anos descobriram que o carro oficial do presidente paraguaio era uma BMW roubada em São Paulo, e legalizada no pais vizinho, depois disso pode-se esperar qualquer coisa.
Abraços

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Sex Jul 22, 2011 11:55 pm
por Pablo Maica
Edição da Revista do CBlind que eu achei na net, tem uns artigos muito interessantes!

É uma boa leitura!


http://www.cibld.ensino.eb.br/index2.ph ... &Itemid=19



Um abraço e t+ :D

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Sex Jul 22, 2011 11:58 pm
por Pablo Maica
Acabei de achar a mina de ouro hehehe! Divirtam-se!! :D

Tem artigos excelentes!!! :)



http://www.cibld.ensino.eb.br/index.php ... &Itemid=19



Um abraço e t+ :D

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Sáb Jul 23, 2011 12:20 pm
por eligioep
Paulo Bastos escreveu:
..................................
Obrigado por esclarecer a respeito das versões dos EE-9 do EB. Acredito que os de Brasilia sejam similares aos EE-9 M7 S7 MBB OM352A, do Suriname. A propósito, saberia me dizer qual a diferença da versão M7 para as anteriores? Da para identifica-la externamente?
..................................
Paulo,
as versões que a Colômbia comprou eram das mais recentes?
Creio que sim, pois olha eles no desfile de independência....

http://www.defesanet.com.br/geopolitica ... ependencia

Pelo visto, são iguais às do Esqd de Brasília!

Forte abraço!

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Dom Jul 24, 2011 2:52 pm
por Reginaldo Bacchi
Reginaldo Bacchi escreveu:
Tulio, não houve involução da torre.
O fato é que o Leo 1A5 não foi fabricado!!!!!
Ele é simplesmente uma repotencialização dos Leo 1A1 (1.845 fabricados)!!!!!
Os Leo 1A2 (232 fabricados), Leo 1A3 (110 fabricados) e 1A4 (250 fabricados) não foram usados para esta repotencialização por uma questão de padronização.
O numero total de Leo 1 dos vários modelos FABRICADOS para o exército alemão, foi de 2.437 unidades.
Deste total foram REPOTENCIALIZADOS 1.224 Leo 1A1 para Leo 1A5. O resto foi vendido, cedido a outros países ou escrapeado.
Isto em simples palavras.
Falando sobre as torres:
As torres do A1 e A2 eram fundidas. A torre do A2 tinha parede mais espessa. A torre do A1 recebeu blindagem adicional envolvente da firma Blohm und Voss, cuja finalidade era fazer a detonação antecipada da carga oca antes da granada atingir a blindagem principal.
Como já foi dito anteriormente as torres da versão A3 e A4 eram soldadas.
Na repotencialização das torres do A5 estas tiveram sua traseira prolongada para receber algum equipamento a mais, e principalmente parte da munição, que veio do lado do motorista para esta posição.
Bacchi
Quando eu escrevi:

“... Na repotencialização das torres do A5 estas tiveram sua traseira prolongada para receber algum equipamento a mais, e principalmente parte da munição, que veio do lado do motorista para esta posição. ...”.

estava em Campos do Jordão longe de minha biblioteca.

Tirei a informação da Wikipedia no artigo sobre o Leopard 1.

Fiz isto em função de tentar esclarecer a duvida se a torre fundida do Leopard 1A5 era maior do que as torres fundidas do Leopard 1, Leopard 1A1 e Leopard 1A2.

Escrevi isto - mas fiquei com uma duvida: quando escrevi o artigo sobre o Leopard 1 para a Tecnologia & Defesa, não me lembrava de ter lido sobre alteração nas torres fundidas.

Afim de dirimir esta duvida, chegando de Campos do Jordão, peguei minhas duas bíblias sobre o Leopard 1:

Walter J. Spielberger “Waffensysteme Leopard 1 und Leopard 2” Motorbuch Verlag, 1995 (Walter Spielberger é engenheiro mecânico e trabalhou durante a 2ª GM no projeto de veículos blindados alemães. No após guerra escreveu para a Motorbuch Verlag cerca de 10 livros sobre toda a historia do desenvolvimento dos veículos blindados alemães na 2ª GM),

e,

Frank Lobitz “Kampfpanzer Leopard 1 in der Bundeswehr” (2 volumes) Verlag Jochen Vollert, 2006.

Muito bem - como estava desconfiado - não houve nenhuma modificação na torre fundida!!!

Não encontrei nenhuma informação sobre alteração nas dimensões da torre!!!

Todas as fotografias, todos os desenhos que mostravam vista de cima, que eu verifiquei, mostram que não houve nenhuma alteração na torre.

O QUE EU ESCREVI ESTÁ ERRADO!!!

O que eu pude averiguar é que as torres soldadas dos Leopard 1A3 e 1A4 tinham um volume interno aumentado de 1,5 m3, mas não encontrei nenhuma afirmação de que este espaço a mais foi aproveitado para alojamento de munição, só se fala em acessórios.

Peço desculpas pelo meu erro.

Bacchi

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Dom Jul 24, 2011 3:52 pm
por Túlio
DESCULPAS??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Estás - para variar - trazendo infos preciosíssimas, hôme!!!

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Dom Jul 24, 2011 4:52 pm
por Paulo Bastos
eligioep escreveu:
Paulo Bastos escreveu:
..................................
Obrigado por esclarecer a respeito das versões dos EE-9 do EB. Acredito que os de Brasilia sejam similares aos EE-9 M7 S7 MBB OM352A, do Suriname. A propósito, saberia me dizer qual a diferença da versão M7 para as anteriores? Da para identifica-la externamente?
..................................
Paulo,
as versões que a Colômbia comprou eram das mais recentes?
Creio que sim, pois olha eles no desfile de independência....

http://www.defesanet.com.br/geopolitica ... ependencia

Pelo visto, são iguais às do Esqd de Brasília!

Forte abraço!
Eligio, a versão dos Blindados Cascavel da Colombia é EE-9 M4 S2 DDA 6V53, ou seja, não é das mais novas, porem esses veículos passaram por um processo de modernização local com o apoio da empresa brasileira Universal.

Aproveitando, os VBR Cascavel de Brasilia, tem uma particularidade que não observei em outros EE-9: aquele quincho na sua parte frontal.

Abraços,
Paulo

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Dom Jul 24, 2011 6:57 pm
por binfa
Falando em T&D comprei hoje meu exemplar, porem não tive tempo de apreciar ainda....

Muito bonita a foto da capa!

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Dom Jul 24, 2011 8:09 pm
por eligioep
Paulo,
eu também já vi viaturas com este guincho, só não sei se tem em todos.
Quando fiz curso na Engesa, vi uns na linha de produção, mas não nos foi informado para qual país eram destinados.
Mas é um sistema semelhante ao usado nos Urutu Recovery, de acionamento hidráulico, através da caixa Py.
Mas creio que aquele designador lazer de alvos dos colombianos seja original.

Abraços!

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Seg Jul 25, 2011 9:23 pm
por MILEO
binfa escreveu:Falando em T&D comprei hoje meu exemplar, porem não tive tempo de apreciar ainda....

Muito bonita a foto da capa!
O conterraneo, tudo tranquilo?

Tb comprei a minha mas ainda não li direito, mas ja me surgiu uma duvida que os mestres aqui podem me esclarecer: No Leo que esta capa tem uma peça no canhão que parece ser um tipo de tampa, é isso mesmo?

Abraços

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Seg Jul 25, 2011 11:46 pm
por Reginaldo Bacchi
MILEO escreveu:
O conterraneo, tudo tranquilo?
Tb comprei a minha mas ainda não li direito, mas ja me surgiu uma duvida que os mestres aqui podem me esclarecer: No Leo que esta capa tem uma peça no canhão que parece ser um tipo de tampa, é isso mesmo?
Abraços
Mileo (você é parente de Braz Mileo Filho, que foi meu colega na Ford?) não, não é tampa.

Inicialmente eu pensei que fosse o dispositivo para fazer o alinhamento da mira com o canhão, mas os Leopard 1A5 tem sistema de alinhamento automatico por intermedio do laser e da peça que dá para ver encima da boca do tubo do canhão.

Lendo o artigo, eu acho que é o emissor laser mencionado na coluna do meio da pagina 91, referente ao "dispositivo de simulação de engajamento tático (DSET)", cuja designação para este caso é BT-41.

Lembra muito um equipamento para o Cascavel, cuja demonstração eu coordenei junto ao 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Brasilia, lá pelos fins dos anos 80.

Se eu conhecesse os autores do artigo "Tiro real com o Leopard 1A5" (pags. 86 a 92) eu poderia telefonar para eles, afim de confirmar.

Em todo caso aí está meu palpite!

Bacchi

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Qua Jul 27, 2011 5:02 pm
por binfa
Militares se reúnem em Santa Maria para definir estratégias do Projeto Leopard

Essa é a primeira vez que os gestores da iniciativa se reúnem fora de Brasília

Imagem

Até quinta-feira, militares do mais alto escalão do Exército Brasileiro estarão em Santa Maria para participar de encontros e palestras que visam integrar os sistemas que atuam no Projeto Leopard. O primeiro dia da Reunião Sistêmica ocorreu nesta terça-feira, no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), no bairro Boi Morto.

A finalidade da Reunião Sistêmica é decidir a logística de uso e funcionamento do Projeto Leopard. Entre os detalhes a discutir, estão a forma de aquisição de munições e a duração de treinamentos para o uso de veículos blindados. As definições devem ser divulgadas no início da próxima semana.

O Projeto Leopard foi efetivado em 2006, para mediar a compra dos blindados alemães por meio do Ministério da Defesa. Os veículos são destinados ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército. A iniciativa contempla o recebimento de 11 lotes de veículos, que devem chegar em Santa Maria até o final do ano.

Imagem

http://www.defesanet.com.br/leo/noticia ... to-Leopard

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Qua Jul 27, 2011 6:20 pm
por J.Ricardo
Dúvidas, este padrão de camuflagem em 03 cores é alemão??? O padrão brasileiro é de apenas 02 cores correto??? Se mantiveram por questões de custos, ele é eficiente em nosso TO???

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

Enviado: Qua Jul 27, 2011 7:06 pm
por eligioep
J.Ricardo,
é o padrão alemão, e não sei porque foi mantido, pois eles recebem pintura nova depois da recuperação/revisão, antes do embarque. Foi oferecida o padrão da nossa, mas ........