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Re: Super Hornet News
Enviado: Ter Jun 02, 2009 8:39 pm
por Bolovo
O canhão do F/A-18 estar nessa posição é uma herança da Northrop. Como sabemos, o F/A-18 nasceu do F-17, que por sua vez nasceu do projeto P-530, que por sua vez é uma 'evolução' da família F-5. No F-5 os canhões Pontiac M39 ficam na mesma posição, logo afrente do piloto. Pensaram em usar o mesmo canhão para o F-17 e F/A-18, mas decidiram colocar o M61, que tinha uma cadência de fogo igual a quatro M39 e já era padrão nas forças americanas.
Foi a melhor opção.
O canhão sempre é recomendável ficar no centro da aeronave, para não gerar cargas assimétricas, como acontece com, por exemplo, o F-15 ou F-16, onde o canhão fica no raiz da asa, que sempre que dispara, o leme automaticamente compensa a força resultante do canhão. Foi uma solução muito boa e serviu muito bem para os legacy Hornet que foram, na minha opinião, um dos melhores caças dos anos 80, talvez o melhor.
Agora uma coisa, durante os anos 70 e 80, quando o Hornet foi projetado, ninguém aqui imaginava, nem Northrop e nem McDonnell Douglas, que anos mais tarde, a Boeing compraria a MDD, o A-12 seria cancelado e uma evolução do Hornet se tornaria o principal avião da Marinha Americana, substituindo o F-14 e A-6. O avião cresceu e incorporou sistemas que o legacy Hornet jamais foi pensado a ter, como por exemplo o IRST, criando essa solução de compromisso com o 'olho' instalado no tanque de combustível.
Coisas da vida.
Porém, o Super Hornet não deixa de ser um bom avião, mesmo incorporando vícios de sua origem (legacy Hornet).
Re: Super Hornet News
Enviado: Ter Jun 02, 2009 8:53 pm
por Carlos Mathias
Gambiaaaaaaaaaarra!!!!!!!!!
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Re: Super Hornet News
Enviado: Ter Jun 02, 2009 8:57 pm
por Bolovo
Obrigado pelo produtivo comentário. Manda mais.
![[100]](./images/smilies/100.gif)
Re: Super Hornet News
Enviado: Ter Jun 02, 2009 8:59 pm
por Penguin
Outra solucao: IRST do F-15K coreano, localizado na base do pilone abaixo da tomada de ar.
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Re: Super Hornet News
Enviado: Ter Jun 02, 2009 9:00 pm
por Carlos Mathias
Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!!
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Re: Super Hornet News
Enviado: Ter Jun 02, 2009 9:27 pm
por usskelvin
Carlos Mathias escreveu:Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!!
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Não seja maldoso, fosse um avião russo tu estaria dizendo coisas intercambiaveis, modulares, compativeis, etc etc etc.
Re: Super Hornet News
Enviado: Ter Jun 02, 2009 9:30 pm
por GDA_Fear
Re: Super Hornet News
Enviado: Ter Jun 02, 2009 9:32 pm
por GDA_Fear
Bolovo escreveu:O canhão do F/A-18 estar nessa posição é uma herança da Northrop. Como sabemos, o F/A-18 nasceu do F-17, que por sua vez nasceu do projeto P-530, que por sua vez é uma 'evolução' da família F-5. No F-5 os canhões Pontiac M39 ficam na mesma posição, logo afrente do piloto. Pensaram em usar o mesmo canhão para o F-17 e F/A-18, mas decidiram colocar o M61, que tinha uma cadência de fogo igual a quatro M39 e já era padrão nas forças americanas.
Foi a melhor opção.
O canhão sempre é recomendável ficar no centro da aeronave, para não gerar cargas assimétricas, como acontece com, por exemplo, o F-15 ou F-16, onde o canhão fica no raiz da asa, que sempre que dispara, o leme automaticamente compensa a força resultante do canhão. Foi uma solução muito boa e serviu muito bem para os legacy Hornet que foram, na minha opinião, um dos melhores caças dos anos 80, talvez o melhor.
Agora uma coisa, durante os anos 70 e 80, quando o Hornet foi projetado, ninguém aqui imaginava, nem Northrop e nem McDonnell Douglas, que anos mais tarde, a Boeing compraria a MDD, o A-12 seria cancelado e uma evolução do Hornet se tornaria o principal avião da Marinha Americana, substituindo o F-14 e A-6. O avião cresceu e incorporou sistemas que o legacy Hornet jamais foi pensado a ter, como por exemplo o IRST, criando essa solução de compromisso com o 'olho' instalado no tanque de combustível.
Coisas da vida.
Porém, o Super Hornet não deixa de ser um bom avião, mesmo incorporando vícios de sua origem (legacy Hornet).
Concordo 100% acho que se houver $$$ eles resolvem esse problema do IRST a solução
coreana foi interessante
Re: Super Hornet News
Enviado: Ter Jun 02, 2009 11:58 pm
por PRick
Re: Super Hornet News
Enviado: Qua Jun 03, 2009 12:08 am
por Bolovo
Oi? Num entendi, sério. Está falando do que?
O que eu disse está no livro F/A18 Hornet de Mike Spick de 1984. Talvez seja o melhor que exista sobre legacy Hornet.
Se quiser eu tiro uma foto do trecho.
Re: Super Hornet News
Enviado: Qua Jun 03, 2009 2:43 am
por PRick
Bolovo escreveu:
Oi? Num entendi, sério. Está falando do que?
O que eu disse está no livro F/A18 Hornet de Mike Spick de 1984. Talvez seja o melhor que exista sobre legacy Hornet.
Se quiser eu tiro uma foto do trecho.
Sim, eu havia feito um texto anterior, baseado nesse texto que você fala, que conta como o YF-17 derivou do F-5E, que acabou como F-18A e finalmente, foi frankesteinisado

no F-18E. Por aqui falam de herança maldita ou simplesmente as desvantagens dos reprojetos.
[]´s
Re: Super Hornet News
Enviado: Qua Jun 03, 2009 2:59 am
por Bolovo
PRick escreveu:Sim, eu havia feito um texto anterior, baseado nesse texto que você fala, que conta como o YF-17 derivou do F-5E, que acabou como F-18A e finalmente, foi frankesteinisado

no F-18E. Por aqui falam de herança maldita ou simplesmente as desvantagens dos reprojetos.
[]´s
Ah, sim. Não vi esse texto seu porque leio pouco esse tópico. Mas então o que contei ficou parecido com o que você escreveu por isso mesmo, nos baseamos no mesmo livro e escrevemos a mesma coisa, intão tudi di bão.
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É por aí mesmo, o F/A-18 (antigo) foi um caça muito bem projetado, com muito tempo de desenvolvimento, derivado do P-530 da Northrop. Nesse livro você percebe a tacada de mestre que foi 'navalizar' o F-17 Cobra. Preencheu a lacuna perfeitamente, substituindo o A-4, o A-7 e o F-4 na função de ataque e complementando o F-14 na defesa da frota. Minha opinião: o melhor caça que entrou em operação nos anos 80, sendo o primeiro caça naval multirole. Sou admirador. Quanto ao Super Hornet: o A-6 e o F-14 eram para terem sido substituídos por caças novos, iniciados do zero. Projetos novos. Essa era a intenção. O que ocorreu foi que cancelaram tudo isso, pegaram o Hornet, aumentaram ele, colocaram no lugar de tudo e ficou por isso mesmo. É um avião bom sim, ninguém nega isso, mas longe ficou longe de tudo que a USN planejava. Hum, hum???
Re: Super Hornet News
Enviado: Qua Jun 03, 2009 10:00 am
por Alcantara
cb_lima escreveu:Túlio escreveu:
Tá, e o que há e errado em usar este sistema?
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O canhao 'e exatamente nessa posicao e 'e retirado por baixo da aeronave... aquela area toda 'e comprometida.
[]s
CB_Lima
Ok. Então, em vez de usar um IRST centralizado como esse aqui:
Que tal um ligeiramente deslocado para um dos lados, como este aqui?
Abraços!!!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Re: Super Hornet News
Enviado: Qua Jun 03, 2009 11:27 am
por Carlos Mathias
Mas esse é russo e russo num poooooode!
Nem posição igual!
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Re: Super Hornet News
Enviado: Qua Jun 03, 2009 12:53 pm
por soultrain
Desculpem mas a navalização do YF-17 foi tudo menos pacifica e o resultado foi tudo menos consensual.
1- O Hornet não foi o primeiro caça naval multi função, foi o primeiro caça verdadeiramente multi função.
2- O Super Hornet não foi desenvolvido pela Boeing, mas totalmente pela McDonnell Douglas, começaram a produção uma semana após a fusão.
3- O Hornet e Super Hornet são aeronaves com diversos compromissos, têm os seus defeitos e as suas qualidades.
4- Um dos principais defeitos, embora gozem com o prick, é precisamente os pilones não paralelos, o que provoca um arrasto enorme a altas velocidades, acrescido ao arrasto já imenso inerente a todos os compromissos desde o YF-17.
[[]]'s