Super Hornet News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Super Hornet News
O canhão do F/A-18 estar nessa posição é uma herança da Northrop. Como sabemos, o F/A-18 nasceu do F-17, que por sua vez nasceu do projeto P-530, que por sua vez é uma 'evolução' da família F-5. No F-5 os canhões Pontiac M39 ficam na mesma posição, logo afrente do piloto. Pensaram em usar o mesmo canhão para o F-17 e F/A-18, mas decidiram colocar o M61, que tinha uma cadência de fogo igual a quatro M39 e já era padrão nas forças americanas.
Foi a melhor opção.
O canhão sempre é recomendável ficar no centro da aeronave, para não gerar cargas assimétricas, como acontece com, por exemplo, o F-15 ou F-16, onde o canhão fica no raiz da asa, que sempre que dispara, o leme automaticamente compensa a força resultante do canhão. Foi uma solução muito boa e serviu muito bem para os legacy Hornet que foram, na minha opinião, um dos melhores caças dos anos 80, talvez o melhor.
Agora uma coisa, durante os anos 70 e 80, quando o Hornet foi projetado, ninguém aqui imaginava, nem Northrop e nem McDonnell Douglas, que anos mais tarde, a Boeing compraria a MDD, o A-12 seria cancelado e uma evolução do Hornet se tornaria o principal avião da Marinha Americana, substituindo o F-14 e A-6. O avião cresceu e incorporou sistemas que o legacy Hornet jamais foi pensado a ter, como por exemplo o IRST, criando essa solução de compromisso com o 'olho' instalado no tanque de combustível.
Coisas da vida.
Porém, o Super Hornet não deixa de ser um bom avião, mesmo incorporando vícios de sua origem (legacy Hornet).
Foi a melhor opção.
O canhão sempre é recomendável ficar no centro da aeronave, para não gerar cargas assimétricas, como acontece com, por exemplo, o F-15 ou F-16, onde o canhão fica no raiz da asa, que sempre que dispara, o leme automaticamente compensa a força resultante do canhão. Foi uma solução muito boa e serviu muito bem para os legacy Hornet que foram, na minha opinião, um dos melhores caças dos anos 80, talvez o melhor.
Agora uma coisa, durante os anos 70 e 80, quando o Hornet foi projetado, ninguém aqui imaginava, nem Northrop e nem McDonnell Douglas, que anos mais tarde, a Boeing compraria a MDD, o A-12 seria cancelado e uma evolução do Hornet se tornaria o principal avião da Marinha Americana, substituindo o F-14 e A-6. O avião cresceu e incorporou sistemas que o legacy Hornet jamais foi pensado a ter, como por exemplo o IRST, criando essa solução de compromisso com o 'olho' instalado no tanque de combustível.
Coisas da vida.
Porém, o Super Hornet não deixa de ser um bom avião, mesmo incorporando vícios de sua origem (legacy Hornet).
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Super Hornet News
Obrigado pelo produtivo comentário. Manda mais. ![[100]](./images/smilies/100.gif)
![[100]](./images/smilies/100.gif)
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Super Hornet News
Outra solucao: IRST do F-15K coreano, localizado na base do pilone abaixo da tomada de ar.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: Super Hornet News
Carlos Mathias escreveu:Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!!
Não seja maldoso, fosse um avião russo tu estaria dizendo coisas intercambiaveis, modulares, compativeis, etc etc etc.
Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
- GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
Re: Super Hornet News
usskelvin escreveu:Carlos Mathias escreveu:Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!!
Não seja maldoso, fosse um avião russo tu estaria dizendo coisas intercambiaveis, modulares, compativeis, etc etc etc.
![[082]](./images/smilies/082.gif)
![[082]](./images/smilies/082.gif)
![[082]](./images/smilies/082.gif)
- GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
Re: Super Hornet News
Concordo 100% acho que se houver $$$ eles resolvem esse problema do IRST a soluçãoBolovo escreveu:O canhão do F/A-18 estar nessa posição é uma herança da Northrop. Como sabemos, o F/A-18 nasceu do F-17, que por sua vez nasceu do projeto P-530, que por sua vez é uma 'evolução' da família F-5. No F-5 os canhões Pontiac M39 ficam na mesma posição, logo afrente do piloto. Pensaram em usar o mesmo canhão para o F-17 e F/A-18, mas decidiram colocar o M61, que tinha uma cadência de fogo igual a quatro M39 e já era padrão nas forças americanas.
Foi a melhor opção.
O canhão sempre é recomendável ficar no centro da aeronave, para não gerar cargas assimétricas, como acontece com, por exemplo, o F-15 ou F-16, onde o canhão fica no raiz da asa, que sempre que dispara, o leme automaticamente compensa a força resultante do canhão. Foi uma solução muito boa e serviu muito bem para os legacy Hornet que foram, na minha opinião, um dos melhores caças dos anos 80, talvez o melhor.
Agora uma coisa, durante os anos 70 e 80, quando o Hornet foi projetado, ninguém aqui imaginava, nem Northrop e nem McDonnell Douglas, que anos mais tarde, a Boeing compraria a MDD, o A-12 seria cancelado e uma evolução do Hornet se tornaria o principal avião da Marinha Americana, substituindo o F-14 e A-6. O avião cresceu e incorporou sistemas que o legacy Hornet jamais foi pensado a ter, como por exemplo o IRST, criando essa solução de compromisso com o 'olho' instalado no tanque de combustível.
Coisas da vida.
Porém, o Super Hornet não deixa de ser um bom avião, mesmo incorporando vícios de sua origem (legacy Hornet).
coreana foi interessante
Re: Super Hornet News
Carlos Mathias escreveu:Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!!
Engraçado jurava que o Bolovo colou um texto meu.







[]´s
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Super Hornet News
Oi? Num entendi, sério. Está falando do que?PRick escreveu:Carlos Mathias escreveu:Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!!
Engraçado jurava que o Bolovo colou um texto meu.![]()
![]()
Está explicado a intimidade das torcidas do F-18E e do Gripen NG, os caras gostam de gambiarras!!!!!!
![]()
![]()
![]()
![]()
[]´s
O que eu disse está no livro F/A18 Hornet de Mike Spick de 1984. Talvez seja o melhor que exista sobre legacy Hornet.
Se quiser eu tiro uma foto do trecho.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: Super Hornet News
Sim, eu havia feito um texto anterior, baseado nesse texto que você fala, que conta como o YF-17 derivou do F-5E, que acabou como F-18A e finalmente, foi frankesteinisadoBolovo escreveu:Oi? Num entendi, sério. Está falando do que?PRick escreveu:
Engraçado jurava que o Bolovo colou um texto meu.![]()
![]()
Está explicado a intimidade das torcidas do F-18E e do Gripen NG, os caras gostam de gambiarras!!!!!!
![]()
![]()
![]()
![]()
[]´s
O que eu disse está no livro F/A18 Hornet de Mike Spick de 1984. Talvez seja o melhor que exista sobre legacy Hornet.
Se quiser eu tiro uma foto do trecho.


[]´s
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Super Hornet News
Ah, sim. Não vi esse texto seu porque leio pouco esse tópico. Mas então o que contei ficou parecido com o que você escreveu por isso mesmo, nos baseamos no mesmo livro e escrevemos a mesma coisa, intão tudi di bão.PRick escreveu:Sim, eu havia feito um texto anterior, baseado nesse texto que você fala, que conta como o YF-17 derivou do F-5E, que acabou como F-18A e finalmente, foi frankesteinisado![]()
no F-18E. Por aqui falam de herança maldita ou simplesmente as desvantagens dos reprojetos.
[]´s

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: Super Hornet News
Ok. Então, em vez de usar um IRST centralizado como esse aqui:cb_lima escreveu:Túlio escreveu: Tá, e o que há e errado em usar este sistema?
O canhao 'e exatamente nessa posicao e 'e retirado por baixo da aeronave... aquela area toda 'e comprometida.
[]s
CB_Lima

Que tal um ligeiramente deslocado para um dos lados, como este aqui?


Abraços!!!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Super Hornet News
Desculpem mas a navalização do YF-17 foi tudo menos pacifica e o resultado foi tudo menos consensual.
1- O Hornet não foi o primeiro caça naval multi função, foi o primeiro caça verdadeiramente multi função.
2- O Super Hornet não foi desenvolvido pela Boeing, mas totalmente pela McDonnell Douglas, começaram a produção uma semana após a fusão.
3- O Hornet e Super Hornet são aeronaves com diversos compromissos, têm os seus defeitos e as suas qualidades.
4- Um dos principais defeitos, embora gozem com o prick, é precisamente os pilones não paralelos, o que provoca um arrasto enorme a altas velocidades, acrescido ao arrasto já imenso inerente a todos os compromissos desde o YF-17.
[[]]'s
1- O Hornet não foi o primeiro caça naval multi função, foi o primeiro caça verdadeiramente multi função.
2- O Super Hornet não foi desenvolvido pela Boeing, mas totalmente pela McDonnell Douglas, começaram a produção uma semana após a fusão.
3- O Hornet e Super Hornet são aeronaves com diversos compromissos, têm os seus defeitos e as suas qualidades.
4- Um dos principais defeitos, embora gozem com o prick, é precisamente os pilones não paralelos, o que provoca um arrasto enorme a altas velocidades, acrescido ao arrasto já imenso inerente a todos os compromissos desde o YF-17.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ