Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Hornet News

#3406 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 02, 2009 8:39 pm

O canhão do F/A-18 estar nessa posição é uma herança da Northrop. Como sabemos, o F/A-18 nasceu do F-17, que por sua vez nasceu do projeto P-530, que por sua vez é uma 'evolução' da família F-5. No F-5 os canhões Pontiac M39 ficam na mesma posição, logo afrente do piloto. Pensaram em usar o mesmo canhão para o F-17 e F/A-18, mas decidiram colocar o M61, que tinha uma cadência de fogo igual a quatro M39 e já era padrão nas forças americanas.

Foi a melhor opção.

O canhão sempre é recomendável ficar no centro da aeronave, para não gerar cargas assimétricas, como acontece com, por exemplo, o F-15 ou F-16, onde o canhão fica no raiz da asa, que sempre que dispara, o leme automaticamente compensa a força resultante do canhão. Foi uma solução muito boa e serviu muito bem para os legacy Hornet que foram, na minha opinião, um dos melhores caças dos anos 80, talvez o melhor.

Agora uma coisa, durante os anos 70 e 80, quando o Hornet foi projetado, ninguém aqui imaginava, nem Northrop e nem McDonnell Douglas, que anos mais tarde, a Boeing compraria a MDD, o A-12 seria cancelado e uma evolução do Hornet se tornaria o principal avião da Marinha Americana, substituindo o F-14 e A-6. O avião cresceu e incorporou sistemas que o legacy Hornet jamais foi pensado a ter, como por exemplo o IRST, criando essa solução de compromisso com o 'olho' instalado no tanque de combustível.

Coisas da vida.

Porém, o Super Hornet não deixa de ser um bom avião, mesmo incorporando vícios de sua origem (legacy Hornet).




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: Super Hornet News

#3407 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 02, 2009 8:53 pm

Gambiaaaaaaaaaarra!!!!!!!!! :lol:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Hornet News

#3408 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 02, 2009 8:57 pm

Obrigado pelo produtivo comentário. Manda mais. [100]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Super Hornet News

#3409 Mensagem por Penguin » Ter Jun 02, 2009 8:59 pm

Outra solucao: IRST do F-15K coreano, localizado na base do pilone abaixo da tomada de ar.
Imagem

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: Super Hornet News

#3410 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 02, 2009 9:00 pm

Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!! :lol:




Avatar do usuário
usskelvin
Sênior
Sênior
Mensagens: 737
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:25 pm

Re: Super Hornet News

#3411 Mensagem por usskelvin » Ter Jun 02, 2009 9:27 pm

Carlos Mathias escreveu:Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!! :lol:

Não seja maldoso, fosse um avião russo tu estaria dizendo coisas intercambiaveis, modulares, compativeis, etc etc etc.




Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Super Hornet News

#3412 Mensagem por GDA_Fear » Ter Jun 02, 2009 9:30 pm

usskelvin escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!! :lol:

Não seja maldoso, fosse um avião russo tu estaria dizendo coisas intercambiaveis, modulares, compativeis, etc etc etc.
[082] [082] [082]




Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Super Hornet News

#3413 Mensagem por GDA_Fear » Ter Jun 02, 2009 9:32 pm

Bolovo escreveu:O canhão do F/A-18 estar nessa posição é uma herança da Northrop. Como sabemos, o F/A-18 nasceu do F-17, que por sua vez nasceu do projeto P-530, que por sua vez é uma 'evolução' da família F-5. No F-5 os canhões Pontiac M39 ficam na mesma posição, logo afrente do piloto. Pensaram em usar o mesmo canhão para o F-17 e F/A-18, mas decidiram colocar o M61, que tinha uma cadência de fogo igual a quatro M39 e já era padrão nas forças americanas.

Foi a melhor opção.

O canhão sempre é recomendável ficar no centro da aeronave, para não gerar cargas assimétricas, como acontece com, por exemplo, o F-15 ou F-16, onde o canhão fica no raiz da asa, que sempre que dispara, o leme automaticamente compensa a força resultante do canhão. Foi uma solução muito boa e serviu muito bem para os legacy Hornet que foram, na minha opinião, um dos melhores caças dos anos 80, talvez o melhor.

Agora uma coisa, durante os anos 70 e 80, quando o Hornet foi projetado, ninguém aqui imaginava, nem Northrop e nem McDonnell Douglas, que anos mais tarde, a Boeing compraria a MDD, o A-12 seria cancelado e uma evolução do Hornet se tornaria o principal avião da Marinha Americana, substituindo o F-14 e A-6. O avião cresceu e incorporou sistemas que o legacy Hornet jamais foi pensado a ter, como por exemplo o IRST, criando essa solução de compromisso com o 'olho' instalado no tanque de combustível.

Coisas da vida.

Porém, o Super Hornet não deixa de ser um bom avião, mesmo incorporando vícios de sua origem (legacy Hornet).
Concordo 100% acho que se houver $$$ eles resolvem esse problema do IRST a solução

coreana foi interessante




PRick

Re: Super Hornet News

#3414 Mensagem por PRick » Ter Jun 02, 2009 11:58 pm

Carlos Mathias escreveu:Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!! :lol:

Engraçado jurava que o Bolovo colou um texto meu. :roll: :roll: :roll: Está explicado a intimidade das torcidas do F-18E e do Gripen NG, os caras gostam de gambiarras!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

[]´s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Hornet News

#3415 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 03, 2009 12:08 am

PRick escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Gambiarra moderna!!!!!!!!!!!!!! :lol:

Engraçado jurava que o Bolovo colou um texto meu. :roll: :roll: :roll: Está explicado a intimidade das torcidas do F-18E e do Gripen NG, os caras gostam de gambiarras!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

[]´s
Oi? Num entendi, sério. Está falando do que?

O que eu disse está no livro F/A18 Hornet de Mike Spick de 1984. Talvez seja o melhor que exista sobre legacy Hornet.

Se quiser eu tiro uma foto do trecho.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

Re: Super Hornet News

#3416 Mensagem por PRick » Qua Jun 03, 2009 2:43 am

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
Engraçado jurava que o Bolovo colou um texto meu. :roll: :roll: :roll: Está explicado a intimidade das torcidas do F-18E e do Gripen NG, os caras gostam de gambiarras!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

[]´s
Oi? Num entendi, sério. Está falando do que?

O que eu disse está no livro F/A18 Hornet de Mike Spick de 1984. Talvez seja o melhor que exista sobre legacy Hornet.

Se quiser eu tiro uma foto do trecho.
Sim, eu havia feito um texto anterior, baseado nesse texto que você fala, que conta como o YF-17 derivou do F-5E, que acabou como F-18A e finalmente, foi frankesteinisado :twisted: :twisted: no F-18E. Por aqui falam de herança maldita ou simplesmente as desvantagens dos reprojetos.

[]´s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Hornet News

#3417 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 03, 2009 2:59 am

PRick escreveu:Sim, eu havia feito um texto anterior, baseado nesse texto que você fala, que conta como o YF-17 derivou do F-5E, que acabou como F-18A e finalmente, foi frankesteinisado :twisted: :twisted: no F-18E. Por aqui falam de herança maldita ou simplesmente as desvantagens dos reprojetos.

[]´s
Ah, sim. Não vi esse texto seu porque leio pouco esse tópico. Mas então o que contei ficou parecido com o que você escreveu por isso mesmo, nos baseamos no mesmo livro e escrevemos a mesma coisa, intão tudi di bão. :mrgreen: É por aí mesmo, o F/A-18 (antigo) foi um caça muito bem projetado, com muito tempo de desenvolvimento, derivado do P-530 da Northrop. Nesse livro você percebe a tacada de mestre que foi 'navalizar' o F-17 Cobra. Preencheu a lacuna perfeitamente, substituindo o A-4, o A-7 e o F-4 na função de ataque e complementando o F-14 na defesa da frota. Minha opinião: o melhor caça que entrou em operação nos anos 80, sendo o primeiro caça naval multirole. Sou admirador. Quanto ao Super Hornet: o A-6 e o F-14 eram para terem sido substituídos por caças novos, iniciados do zero. Projetos novos. Essa era a intenção. O que ocorreu foi que cancelaram tudo isso, pegaram o Hornet, aumentaram ele, colocaram no lugar de tudo e ficou por isso mesmo. É um avião bom sim, ninguém nega isso, mas longe ficou longe de tudo que a USN planejava. Hum, hum???




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Super Hornet News

#3418 Mensagem por Alcantara » Qua Jun 03, 2009 10:00 am

cb_lima escreveu:
Túlio escreveu: Tá, e o que há e errado em usar este sistema?

Imagem

O canhao 'e exatamente nessa posicao e 'e retirado por baixo da aeronave... aquela area toda 'e comprometida.

[]s
CB_Lima
Ok. Então, em vez de usar um IRST centralizado como esse aqui:

http://aviationfans.com/images/pd_su-27_05.jpg


Que tal um ligeiramente deslocado para um dos lados, como este aqui?

http://www.naval-technology.com/features/feature_images/feature2066/2-su33-fighter-aircraft.jpg

http://acecombatskies.com/uploads/gallery/1213751598/gallery_5720_4_84981.jpg


Abraços!!! 8-]




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

Re: Super Hornet News

#3419 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 03, 2009 11:27 am

Mas esse é russo e russo num poooooode!
Nem posição igual! :lol:




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Super Hornet News

#3420 Mensagem por soultrain » Qua Jun 03, 2009 12:53 pm

Desculpem mas a navalização do YF-17 foi tudo menos pacifica e o resultado foi tudo menos consensual.

1- O Hornet não foi o primeiro caça naval multi função, foi o primeiro caça verdadeiramente multi função.

2- O Super Hornet não foi desenvolvido pela Boeing, mas totalmente pela McDonnell Douglas, começaram a produção uma semana após a fusão.

3- O Hornet e Super Hornet são aeronaves com diversos compromissos, têm os seus defeitos e as suas qualidades.

4- Um dos principais defeitos, embora gozem com o prick, é precisamente os pilones não paralelos, o que provoca um arrasto enorme a altas velocidades, acrescido ao arrasto já imenso inerente a todos os compromissos desde o YF-17.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder