TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33706 Mensagem por Bender » Sex Fev 05, 2010 5:17 pm

jp escreveu:O próximo BAFO será...

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Agora só o de (dar) bode!

"Esconjura, arreda capeta!"
E de cerveja? 8-]
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Oh my god! I just felt it ferment!

Sds. 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33707 Mensagem por Booz » Sex Fev 05, 2010 5:32 pm

Bender escreveu:
jp escreveu:O próximo BAFO será...

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Agora só o de (dar) bode!

"Esconjura, arreda capeta!"
E de cerveja? 8-]
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Oh my god! I just felt it ferment!

Sds. 8-]


R2D2, (protótipo da UNIBAN direto aos BRIC) inclina o mapa do Brasil e manda um pouco dessa garoa que todas as tardes benfazeja o estado corintiano.
Aqui tá demais :mrgreen:

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Rock n Roll
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33708 Mensagem por Rock n Roll » Sex Fev 05, 2010 6:19 pm

Não é mais o caso de saber se existe serviço de informação ou contra-informação.
Trata-se de inteligência ou "inteligença". :oops:




Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33709 Mensagem por Juliano Lisboa » Sex Fev 05, 2010 6:59 pm

Gente, um off-topic aqui.

Ando frequentando outros foruns e blogs que discutem o FX-2 e sei que aqui temos rusgas e debates acalourados, mas mesmo assim nosso nível está anos-luz a frente de outros por ai.

Gostaria de parabenizar todos do Defesa Brasil. Pelo nível da discussão, argumentação e dedicação com assuntos de tão importância.

Da até raiva ler o que escrevem no vasto mundo da internet.

Parabéns a todos do DB.

Abraços




kirk
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33710 Mensagem por kirk » Sex Fev 05, 2010 7:46 pm

kirk escreveu:
Thor escreveu: Para reflexão: Amadores falam em tática, profissionais falam em logística.
E daí vem a verdadeira "OGIRIZA" que a FAB tem de tudo que vem da Gália!

Sds
kirk
PRick escreveu:Olha, eu tenho "OGIRIZA" é a forma como você se comporta no DB, que você acredite em suas fantasias e em lobies de jornais travestidos de notícia, tudo bem. Agora, achar que esse tipo de "noticia", é considerada por aqui, só pode ser mesmo alucinação sua. :lol: :lol:

[]´s
Prick,

Eu não sei QUEM VC PENSA QUE É pra falar em nome do DB, porém vou te dar um "toc", DETENHA-SE na análise de fatos ou notícias e até mesmo à discordância de opinião, porém ABSTENHA-SE de analisar "pessoas" como vc tem o custume de fazer quando não tem argumentos, como é o caso acima.

Se discorda diz porque, apresente argumentos. Quem precisa de "análise aqui não sou eu!

Sds
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[] kirk

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33711 Mensagem por kirk » Sex Fev 05, 2010 7:53 pm

Thor escreveu:
kirk escreveu:
E daí vem a verdadeira "OGIRIZA" que a FAB tem de tudo que vem da Gália!

Sds
kirk
Pegou pesado Kirk... :roll:
Já falamos aqui que tem muita coisa boa na FAB de origem francesa. Sempre tivemos excelentes materiais, sistema de radares, Mirage III, F-2000, cooperação doutrinária.
Acho que o problema é o elevado custo.
Para isso existe a avaliação logística que ao meu ver é uma das principais a ser observada. De nada adianta ter uma plataforma foda se não se consegue por pra voar.
Não conheço essa "OGIRIZA" na FAB, mas tenho idéia dos custos de operação e assistência do F-2000 e F-103 e um pouco de noção sobre o quê está prometido para o Rafale pela Dassault.
Abraços
O assunto requer, Thor!

Procure saber sobre o pesadelo de se operar os Mirages, quando necessitam de manutenção, os preços praticados chegam as rais do absurdo, porém não é somente esse o problema, já ocorreram de aeronaves permancerem não chão por mais de 60 dias aguardando as peças francesas que já haviam sido pagas, pergunte a "turma da graxa"!

Sds
kirk




[] kirk

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33712 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Fev 05, 2010 8:03 pm

orestespf escreveu:
pauloguita escreveu:O que importa agora para os americanos e suécos, é melar o negócio.
Eles não tem chance na disputa, porém usam a imprensa para melar o FX2.
Mesmo quem não se interessa pelo assunto, ja esta comentando isto.
Outro dia no refeitorio o assunto era esse. O LULA VAI COMPRAR RAFALES, ENQUANTO O PREÇO DO RAFALE DA PRA COMPRAR 2 GRIPEN, que serão fabricados aqui.
Quem vai explicar isso pro povão, que so enxerga numeros.

Abraços
Tenho a forte sensação que desde que o Rafale nasceu a intenção é impedir a venda deste caça, não apenas ao Brasil, não apenas em relação ao FX-2, visto que a prática parece ser a mesma em várias bandas do mundo. Se isto é verdade (ou não), então o objetivo não é ganhar concorrências, mas impedir a vitória dos franceses. Cada um com seu juízo (de valor ou não).


Abraços!

Boa noite a todos.

Condordo Professor, na minha opinião a ordem/estratégia é que nas ofertas pelo mundo obviamente que ganhe um caça norte-americano. Se isso não for possível que ganhe qualquer outro, desde que não seja o Rafale.

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33713 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Fev 05, 2010 8:08 pm

Kirk, a FAB operou Mirages por 33 anos, com 67 mil horas voadas, está de novo com Mirages e agora é a vez do Rafale.
A maioria dos radares de controle de tráfego e militares são franceses.
Usou por muito tempo e exclusivamente equipamentos de GE franceses (MAGE e Interferidores).
Treina sempre com os franceses na Cruzex e em outros exercícios.

Não acha que ela está muito "afrancesada" para ser verdadeiro o que você disse?

E os Mirages estão voando, assim como os Mirages III também voavam e o mesmo se dará com o Rafale também.


[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33714 Mensagem por Enlil » Sex Fev 05, 2010 8:09 pm

E ainda fala do Prick :roll:...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33715 Mensagem por Zepa » Sex Fev 05, 2010 8:16 pm

AlbertoRJ escreveu:Kirk, a FAB operou Mirages por 33 anos, com 67 mil horas voadas, está de novo com Mirages e agora é a vez do Rafale.
A maioria dos radares de controle de tráfego e militares são franceses.
Usou por muito tempo e exclusivamente equipamentos de GE franceses (MAGE e Interferidores).
Treina sempre com os franceses na Cruzex e em outros exercícios.

Não acha que ela está muito "afrancesada" para ser verdadeiro o que você disse?

E os Mirages estão voando, assim como os Mirages III também voavam e o mesmo se dará com o Rafale também.

[]'s

[033] [033] [033]




Editado pela última vez por Zepa em Sex Fev 05, 2010 8:18 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33716 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Fev 05, 2010 8:17 pm

P44 escreveu:chamar áquilo jornalista é dose, "jornaleira" ainda vai
Essa ilustre senhora ainda prestará um grande serviço ao Brasil com seus micro-escândalos fabricados, mesmo que às avessas. O GF e o Rafale já levaram tanta pancada da FSP que quando o ganhador for finalmente anunciado oficialmente o assunto já não apresentará nenhuma "novidade" a ser dita, já terá virado "arroz-de-festa" na mídia. [104] :D

Um fraternal abraço,




.'.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33717 Mensagem por orestespf » Sex Fev 05, 2010 8:17 pm

kirk escreveu: Prick,

Eu não sei QUEM VC PENSA QUE É pra falar em nome do DB, porém vou te dar um "toc", DETENHA-SE na análise de fatos ou notícias e até mesmo à discordância de opinião, porém ABSTENHA-SE de analisar "pessoas" como vc tem o custume de fazer quando não tem argumentos, como é o caso acima.

Se discorda diz porque, apresente argumentos. Quem precisa de "análise aqui não sou eu!

Sds
kirk
Caro Kirk,

sem querer advogar para o PRick, visto que o mesmo é um excelente advogado, mas ouso comentar seu post. Se ele (PRick) erra pelo que muitos aqui dizer ser seu (dele) erro padrão (forma de falar/escrever), o amigo (você) erra ao escrever um post na forma de "carteirada", não foi de bom tom, mesmo compreendendo que não foi a intenção inicial (sua). Além do mais, no post que você citou do PRick (e que não transcrevi aqui), nada me convence que ele falou em nome do DB, apenas e tão somente dele, portanto não entendi suas falas, agressivas até.


Cordialmente,

Orestes




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33718 Mensagem por Justin Case » Sex Fev 05, 2010 8:19 pm

Kirk, boa noite.

Veja se você não está analisando o passado com parâmetros atuais.
A logística, há algumas décadas, anos 80, por exemplo, não tinha as mesmas facilidades de hoje.
Naquela época, se você tivesse que solicitar uma determinado item em urgência, isso poderia apressar a resposta em 50%. Se, por exemplo, a peça tivesse que ser fabricada, poderia reduzir de um ano para seis meses.
E tinha o problema do transporte. Uma peça disponibilizada na Europa (e paga pela CABE), poderia ficar aguardando mês(es) até que um C-130 fosse programado para ir buscar os itens de logística europeus. Depois, chegando no Brasil, aguardaríamos que fosse disponibilizado um Buffalo para levar o item para Anápolis. Talvez, se alguém se interessasse, fosse a peça transportada em um avião da FAB para Brasília, onde alguém de Anápolis iria buscar.
Imagine essa logística com toda a capacidade de planejamento e organização típicas do nosso País, naquela época.
Hoje as coisas mudaram. Existe um tal de CLS (logística contratada) com parâmetros rígidos de eficiência (tipo SLA - Service level agreements). Tudo bem mais caro, é claro.
Ou seja: o fato que você citou de haver um necessidade de equipamento e as aeronaves ficarem no solo (AOG) na espera foi (é) muito mais frequente que você possa imaginar. Aconteceu primordialmente por deficiência do nosso sistema logístico, e independe da origem do equipamento/peça.
Abraço,

Justin




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33719 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 05, 2010 8:28 pm

Justin Case escreveu:Kirk, boa noite.

Veja se você não está analisando o passado com parâmetros atuais.
A logística, há algumas décadas, anos 80, por exemplo, não tinha as mesmas facilidades de hoje.
Naquela época, se você tivesse que solicitar uma determinado item em urgência, isso poderia apressar a resposta em 50%. Se, por exemplo, a peça tivesse que ser fabricada, poderia reduzir de um ano para seis meses.
E tinha o problema do transporte. Uma peça disponibilizada na Europa (e paga pela CABE), poderia ficar aguardando mês(es) até que um C-130 fosse programado para ir buscar os itens de logística europeus. Depois, chegando no Brasil, aguardaríamos que fosse disponibilizado um Buffalo para levar o item para Anápolis. Talvez, se alguém se interessasse, fosse a peça transportada em um avião da FAB para Brasília, onde alguém de Anápolis iria buscar.
Imagine essa logística com toda a capacidade de planejamento e organização típicas do nosso País, naquela época.
Hoje as coisas mudaram. Existe um tal de CLS (logística contratada) com parâmetros rígidos de eficiência (tipo SLA - Service level agreements). Tudo bem mais caro, é claro.
Ou seja: o fato que você citou de haver um necessidade de equipamento e as aeronaves ficarem no solo (AOG) na espera foi (é) muito mais frequente que você possa imaginar. Aconteceu primordialmente por deficiência do nosso sistema logístico, e independe da origem do equipamento/peça.
Abraço,

Justin

[100] [009] Tudo bem que por vezes os franceses nao cooperaram... assim como os americanos tambem nao... 'e claro que de um modo geral o sistema logistico americano quando nao impedido pela parte politica funcionou sempre bem... o FMS e todos os orgaos encarregados nessa parte sempre foram excelentes...

Mas a'i existe um fato... 'e como os americanos operam, independente da aeronave... de um modo geral o seu sistema logistico desde que nao sobre carregado sempre foi um exemplo... e 'e por isso que 'e delicado simplesmente comparar isso ao sistema frances porque no caso americano independente da zona "interna" os caras la se arrumavam e faziam as coisas funcionarem.

Outro fator foi que no caso do F-5 pela quantidade de aeronaves adquiridas incialmente recebemos de off-set muito ferramental e condicoes apropriadas para realmente usinar e manter os F-5 "em casa" ... no caso do MIII esse era o braco armado do DACTA e por conta disso a sua compra foi em menor quantidade e por consequencia nao recebemos a mesma quantidade de "beneficios".

Veja o exemplo da Argentina e comparemos o quanto operacional estavam os seus MIII nao s'o em termos de utilizacao mas tambem em armas qualificadas... os nossos MIII apesar da semelhanca "interna" em termos de qualificacao de armamento por exemplo deviam em muito aos Argentinos at'e a decada de 90!!!!!

Na boa... existe um enorme mea culpa a ser feito do nosso lado tambem, mas eu sei que isso 'e dificil de ver e aceitar.

[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33720 Mensagem por soultrain » Sex Fev 05, 2010 8:30 pm

kirk escreveu:
kirk escreveu: E daí vem a verdadeira "OGIRIZA" que a FAB tem de tudo que vem da Gália!

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PRick escreveu:Olha, eu tenho "OGIRIZA" é a forma como você se comporta no DB, que você acredite em suas fantasias e em lobies de jornais travestidos de notícia, tudo bem. Agora, achar que esse tipo de "noticia", é considerada por aqui, só pode ser mesmo alucinação sua. :lol: :lol:

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Eu não sei QUEM VC PENSA QUE É pra falar em nome do DB, porém vou te dar um "toc", DETENHA-SE na análise de fatos ou notícias e até mesmo à discordância de opinião, porém ABSTENHA-SE de analisar "pessoas" como vc tem o custume de fazer quando não tem argumentos, como é o caso acima.

Se discorda diz porque, apresente argumentos. Quem precisa de "análise aqui não sou eu!

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É muito menos do que você e o seu escudeiro fazem, está cá no forum há meia dúzia de dias e já canta de galo? Tenha lá calma e respeito, porque desde que entraram é o que tem acontecido com diversos membros. Por uma questão estatística não acredito que todos estejamos errados, normalmente o erro é no radical livre isolado.

Já agora, fico sem perceber quem é o Quixote e quem é o Sancho Pança, vocês estão sempre a trocar de papeis.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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