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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 12:55 am
por PRick
Thor escreveu:kirk escreveu:Segundo a Folha, Dassault diminui preço e Lula escolhe caça francês
[...]
Norte-americanos e suecos dizem que houve também uma mudança de condições na negociação. Na seleção da FAB, cujo relatório foi finalizado em dezembro, os preços eram fechados e inegociáveis. Pelo documento, o Rafale ficou em último (o Gripen liderou a lista). Com a redução apresentada a posteriori pela França, o preço ficaria sujeito a alterações futuras, informação que não é confirmada pelo governo.
A redução de US$ 2 bilhões na oferta francesa foi concluída no sábado, quando Jobim passou por Paris na volta de uma viagem a Israel. Deu o aval após reunião com o embaixador brasileiro, José Maurício Bustani.
O secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica, brigadeiro Aprígio Azevedo, foi a Paris para participar da negociação.
É a FAB quem arca com os custos de manutenção. A intenção de Jobim, conforme disse à Folha em janeiro, era reavaliar pessoalmente os critérios no relatório técnico da FAB e, após redistribuir o sistema de pesos para cada um, o que poderia mudar o resultado final, levar o relatório próprio ao presidente. A ideia não evoluiu porque o formato do relatório da FAB era muito rígido, e o
Rafale não foi o melhor em nenhum dos critérios. Assim, Jobim estudou o relatório, elaborado em mais de dez meses pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate), e
fez, anteontem, uma exposição a Lula para justificar a escolha do Rafale, decidida há meses.
Jobim comunicou a decisão ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que, conforme relatos, ficou “desolado”, mas determinado a acatar o posicionamento político do Planalto e da Defesa.
Depois de desistir de alterar os pesos dos critérios da FAB, Jobim vai defender a escolha do Rafale contrariando os argumentos técnicos e os meses de estudos, viagens e avaliações dos aviadores da Copac. A decisão de Lula sobre a escolha é soberana, segundo a Constituição.
Governo e Congresso têm de aprovar financiamentos, e o TCU checa as contas. É uma decisão de difícil reversão após assinada. A base da justificativa vai ser que o F-18 é americano e o Gripen NG tem componentes dos EUA, como o motor, e ambos deixariam o Brasil vulnerável -os EUA já impediram a Embraer de vender os aviões Super Tucano à Venezuela por terem peças americanas.
No caso do Gripen NG, Jobim vai dizer que o avião “é só um projeto” e reúne peças de diferentes países, o que poderia exigir múltiplas negociações para revenda internacional. A Aeronáutica argumenta que o motor é “apenas mecânico”. A aviônica (parte eletrônica) e o sistema de armas (”comunicação” entre o avião e seu armamento), esses sim, poderiam sofrer vetos e restrições.
Nenhum aspecto técnico poderia demover o governo de fechar com a França, decisão tomada no contexto do que Planalto, Defesa e Itamaraty classificam de parceria estratégica.
Vitorioso foi o último colocado em avaliação
Além de ter ficado em último lugar na avaliação técnica da Força Aérea Brasileira, que irá operar os novos caças no mínimo pelos próximos 30 anos,
o francês Rafale, da Dassault, não foi considerado o melhor em nenhum dos sete critérios finais.
O jato francês foi apontado como a pior opção em cinco desses critérios: técnico, logística, compensações tecnológicas/comerciais, geração de emprego e preço.
O vencedor,
o Gripen NG, foi considerado melhor em quatro quesitos: técnico, transferência de tecnologia, geração de empregos e preço.Seu maior ponto fraco, a ser explorado pelo relatório político elaborado pelo ministro Nelson Jobim, foi o fator “risco”, pois se trata de uma evolução do Gripen original, ainda em fase de teste.
Na questão de oferta de empregos, a comissão da FAB ouviu as empresas brasileiras de defesa e avaliou que a
proposta da Saab pode gerar 22 mil postos;
a da Boeing, 5.000, e a da Dassault, 2.500. Responsável por uma das avaliações externas,
a pedido da FAB, a Embraer apontou a proposta sueca como mais estimulante à indústria nacional
[...]
Lula e Jobim vão ficar roucos de tanto negar, mas a verdade tarda, mas não falha. Então é só aguardar.
Até lá, Jobim, estará colocando seu talento de advogado, parlamentar e constituinte, ministro pela segunda vez e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) a serviço de uma peça política.
Uma peça para explicar por que, afinal, brigadeiros e coronéis da FAB e entendidos da Embraer preferiram o pacote sueco, que além de tudo é o mais barato, mas os políticos optaram pelo francês, além de tudo o mais caro dos três.
Quando houver clima para o anúncio oficial, a expectativa é a de que boa parte da opinião pública receba com ironia:
“Não precisa explicar, eu só queria entender”.
FONTE: Folha de São Paulo, via Notimp
http://www.aereo.jor.br/2010/02/04/segu ... /#comments
Grifei o que acho digno de NOTA!
Sds
kirk
Demorou mas saiu alguma coisa mais consistente...
O que vale é que o Rafale foi o escolhido e é, também, uma excelente aeronave e já cumpriu os requisitos técnicos que a FAB lançou no início do processo de avaliação.
Quando o TCU for auditar os contratantes (Brig Saito e Noro), o Lula e o Jobim vão pedir que cancelem a auditoria (isso já foi feito no passado recente).
Que venha o Rafale e o aumento no orçamento da FAB para depois de 2015.
Finalmente estamos chegando a um desfecho dessa novela mexicana.
Sinto muito, isso aí de cima nada tem de consistente, junta mentiras, com algumas coisas, se forem verdades, depõe contra a FAB, tão somente isso. Esse tipo de jornalismo é uma das piores coisas que assolam o Brasil.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 12:55 am
por marcelo l.
Como eu escrevi não entendia algumas coisas da FSP, desde valores...até o dia escolhido para noticiar por causa do embaixador...mas, uma coisa é intrigante quando mais analisa...agora, sobre ofertas de emprego...se a ToT dos franceses é maior que a da Boeing como pode gerar metade dos empregos já que estamos falando de potencial?
Outra questão, se não me enviaram números errados temos hoje aproximadamente 18.500 postos...e um caça com uma compra de 36 caças vai gerar 22.000 empregos?
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 12:57 am
por PRick
Thor escreveu:knigh7 escreveu: Mas, deixo claro, obviamente, que seria dificil arrancar a vitoria do Rafale. Mas isso não é ruim. Desde que o Governo, DE FATO, tenha conseguido que a Dassault baixasse o preço.
Abraços
Na minha opinião pouco importa o preço de aquisição, o qual será diluído em inúmeras parcelas ao longo de vários anos por alguma financiadora francesa. Isso sem falar que o off-set conseguido nessas negociações, por si sóm já pagam a conta.
Eu que eu quero ver é o aumento substancial no orçamento de operação no futuro. Só a França usa o Rafale hoje, e em processo lento de substituição de suas aeronaves F-2000.
Com o Brasil comprando, ficará igual ao F-18E, ou seja, 02 usuários, e quanto ao Gripen NG ZERO usuários, desenvolvimento e produção, não vai passar de um demonstrador de tecnologia, e quem sabe um protótipo.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 12:59 am
por knigh7
Thor escreveu:knigh7 escreveu: Mas, deixo claro, obviamente, que seria dificil arrancar a vitoria do Rafale. Mas isso não é ruim. Desde que o Governo, DE FATO, tenha conseguido que a Dassault baixasse o preço.
Abraços
Na minha opinião pouco importa o preço de aquisição, o qual será diluído em inúmeras parcelas ao longo de vários anos por alguma financiadora francesa. Isso sem falar que o off-set conseguido nessas negociações, por si sóm já pagam a conta.
Eu que eu quero ver é o aumento substancial no orçamento de operação no futuro. Só a França usa o Rafale hoje, e em processo lento de substituição de suas aeronaves F-2000.
Olá, Thor.
A queda do custo de aquisição possibilitaria um maior numero de encomendas (e encomendas num prazo mais curto) no futuro, mesmo com o fato da verba para a aquisição venha do tesouro.
Mas concordo com vc que o aumento substancial para operar o Rafale é mais importante que o custo de aquisição em si.
Abraços
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 1:00 am
por Thor
kirk escreveu:
E daí vem a verdadeira "OGIRIZA" que a FAB tem de tudo que vem da Gália!
Sds
kirk
Pegou pesado Kirk...
Já falamos aqui que tem muita coisa boa na FAB de origem francesa. Sempre tivemos excelentes materiais, sistema de radares, Mirage III, F-2000, cooperação doutrinária.
Acho que o problema é o elevado custo.
Para isso existe a avaliação logística que ao meu ver é uma das principais a ser observada. De nada adianta ter uma plataforma foda se não se consegue por pra voar.
Não conheço essa "OGIRIZA" na FAB, mas tenho idéia dos custos de operação e assistência do F-2000 e F-103 e um pouco de noção sobre o quê está prometido para o Rafale pela Dassault.
Abraços
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 1:01 am
por knigh7
marcelo l. escreveu:Como eu escrevi não entendia algumas coisas da FSP, desde valores...até o dia escolhido para noticiar por causa do embaixador...mas, uma coisa é intrigante quando mais analisa...agora, sobre ofertas de emprego...se a ToT dos franceses é maior que a da Boeing como pode gerar metade dos empregos já que estamos falando de potencial?
Outra questão, se não me enviaram números errados temos hoje aproximadamente 18.500 postos...e um caça com uma compra de 36 caças vai gerar 22.000 empregos?
A geração de empregos não vem apenas do ToT, mas também dos off sets.
Abraços
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 1:02 am
por PRick
marcelo l. escreveu:Como eu escrevi não entendia algumas coisas da FSP, desde valores...até o dia escolhido para noticiar por causa do embaixador...mas, uma coisa é intrigante quando mais analisa...agora, sobre ofertas de emprego...se a ToT dos franceses é maior que a da Boeing como pode gerar metade dos empregos já que estamos falando de potencial?
Outra questão, se não me enviaram números errados temos hoje aproximadamente 18.500 postos...e um caça com uma compra de 36 caças vai gerar 22.000 empregos?
Não existe nenhuma realidade por trás desses números, isso é chute, nenhuma fonte, nem a forma de como foi feito esse cálculo incrível.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 1:16 am
por marcelo l.
knigh7 escreveu:marcelo l. escreveu:Como eu escrevi não entendia algumas coisas da FSP, desde valores...até o dia escolhido para noticiar por causa do embaixador...mas, uma coisa é intrigante quando mais analisa...agora, sobre ofertas de emprego...se a ToT dos franceses é maior que a da Boeing como pode gerar metade dos empregos já que estamos falando de potencial?
Outra questão, se não me enviaram números errados temos hoje aproximadamente 18.500 postos...e um caça com uma compra de 36 caças vai gerar 22.000 empregos?
A geração de empregos não vem apenas do ToT, mas também dos off sets.
Abraços
knigh7, eu não estou desconfiando a FAB, longe disso, mas dúvido que esses números aí saíram do relatório dela...até queria entender outras particularidades como quanto tempo vai ser mantido esses postos de trabalho...por que aí faria salário médio dos setores envolvidos + encargos trabalhistas.
Mas, como o Prick colocou parece-me que é chute do jornal (nada haver com FAB).
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 1:23 am
por knigh7
marcelo l. escreveu:knigh7 escreveu:
A geração de empregos não vem apenas do ToT, mas também dos off sets.
Abraços
knigh7, eu não estou desconfiando a FAB, longe disso, mas dúvido que esses números aí saíram do relatório dela...até queria entender outras particularidades como quanto tempo vai ser mantido esses postos de trabalho...por que aí faria salário médio dos setores envolvidos + encargos trabalhistas.
Mas, como o Prick colocou parece-me que é chute.
Ah, sim. Há a possibilidade de que esses numeros não sejam reais.
O que eu disse foi que não apenas o ToT pode gerar empregos. Estava apenas procurando responder ao que vc externou: o fato de que os franceses serem melhor classificados em Tot que os Norte Americanos e entretanto estes prevêem a criação de mais emprego que àqueles.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 4:58 am
por Carlos Lima
Thor escreveu:kirk escreveu:
E daí vem a verdadeira "OGIRIZA" que a FAB tem de tudo que vem da Gália!
Sds
kirk
Pegou pesado Kirk...
Já falamos aqui que tem muita coisa boa na FAB de origem francesa. Sempre tivemos excelentes materiais, sistema de radares, Mirage III, F-2000, cooperação doutrinária.
Acho que o problema é o elevado custo.
Para isso existe a avaliação logística que ao meu ver é uma das principais a ser observada. De nada adianta ter uma plataforma foda se não se consegue por pra voar.
Não conheço essa "OGIRIZA" na FAB, mas tenho idéia dos custos de operação e assistência do F-2000 e F-103 e um pouco de noção sobre o quê está prometido para o Rafale pela Dassault.
Abraços
x2!
A tao dita "independencia" tem o seu pre'co... a pergunta 'e bem simples... estamos dispostos a pagar ou nao?
[]s
CB_Lima
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 5:00 am
por Booz
Na hipótese que o escolhido fosse o caça sueco vozes (as mesmas) verberariam: "C'os diabos! Esse avião não existe! "É um origami vurtual de "lumínio"! Não será fabricado, se for não será vendido, se vendido não voará!"
Caso escolhessem o Rafale: (as mesmas vozes "........." (o que se diz por aí)
E finalmente mas não menos importante, se fosse o SH:"É americano!" "A fábrica da Heinz adiciona muito EDTA e corante vermelho III!" "A Coca-Cola não dá a fórmula!"
Quer dizer: todos prestam e nenhum presta. Porém, nenhum presta aos mesmos. Só não prestam a quem quer, ou necessita, fazer um desfavor ao Brasil.
Se estão na short list é porque a FAB, estudando amplos aspectos, os escolheu como os viáveis entre os melhores.
Se os americanos nos oferecem o F-22, com todos os planos, técnicas de usinagem e moldagem dos materiais compostos, seu colossal recheio eletrônico e coisa e tal, ainda assim alguém diria: "ele faz muito barulho e espanta nossas andorinhas".
Eu pessoalmente gosto do Rafale . Não me inquiram a dizer se gosto com embasamentos técnicos. De armas só conheço às minhas e de avião só os "moderníssimos" que ficava admirando no hangar do alemão.
Mas ficaria muitíssimo feliz se viesse o Gripen e até (argh!) o Super Hornet.
Cada mês de atraso nos empurra a uma fossa abissal tecnológica e de doutrina, cada empurrada além faz-se um enorme hiato na operacionalidade, de qualquer modelo e na entrada do caça de 5ªG
Já se perguntaram a quem está servindo o postergar desta decisão?
Com absoluta certeza não interessa a nenhum brasileiro que se preze.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 5:21 am
por Carlos Lima
jp escreveu:Na hipótese que o escolhido fosse o caça sueco vozes (as mesmas) verberariam: "C'os diabos! Esse avião não existe! "É um origami vurtual de "lumínio"! Não será fabricado, se for não será vendido, se vendido não voará!"
Caso escolhessem o Rafale: (as mesmas vozes "........." (o que se diz por aí)
E finalmente mas não menos importante, se fosse o SH:"É americano!" "A fábrica da Heinz adiciona muito EDTA e corante vermelho III!" "A Coca-Cola não dá a fórmula!"
Quer dizer: todos prestam e nenhum presta. Porém, nenhum presta aos mesmos. Só não prestam a quem quer, ou necessita, fazer um desfavor ao Brasil.
Se estão na short list é porque a FAB, estudando amplos aspectos, os escolheu como os viáveis entre os melhores.
Se os americanos nos oferecem o F-22, com todos os planos, técnicas de usinagem e moldagem dos materiais compostos, seu colossal recheio eletrônico e coisa e tal, ainda assim alguém diria: "ele faz muito barulho e espanta nossas andorinhas".
Eu pessoalmente gosto do Rafale . Não me inquiram a dizer se gosto com embasamentos técnicos. De armas só conheço às minhas e de avião só os "moderníssimos" que ficava admirando no hangar do alemão.
Mas ficaria muitíssimo feliz se viesse o Gripen e até (argh!) o Super Hornet.
Cada mês de atraso nos empurra a uma fossa abissal tecnológica e de doutrina, cada empurrada além faz-se um enorme hiato na operacionalidade, de qualquer modelo e na entrada do caça de 5ªG
Já se perguntaram a quem está servindo o postergar desta decisão?
Com absoluta certeza não interessa a nenhum brasileiro que se preze.
Clap Clap Clap...
Arrebentou!
[]s
CB_Lima
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 5:50 am
por Izaias Maia
Agenda do ministro da Defesa, Nelson Jobim, sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
O ministro da Defesa encontra-se em Brasília nesta sexta-feira.
Segue a agenda:
15h00 - Presidente da ANAJUR, Nicola Barbosa de Azevedo da Motta
15h30 - Embaixador da Turquia, Ersin Erçin
16h00 - Embaixador dos Estados Unidos da América, Thomas Shannon
Ultima pressão?
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 6:19 am
por jumentodonordeste
Essa conversa com o embaixador turco me deixa bem mais animado.Mesmo sendo uma curta conversa.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Sex Fev 05, 2010 6:39 am
por knigh7
jumentodonordeste escreveu:Essa conversa com o embaixador turco me deixa bem mais animado.Mesmo sendo uma curta conversa.
A diferença com relação a um embaixador e outro é que o Jobim vai ouvir o que o primeiro vai falar. Com o segundo, vai entrar por um ouvido e sair pelo outro.