Página 225 de 378

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 5:53 am
por Sintra
Francoorp escreveu:
Jolly Roger escreveu:seriamesses os esquemas dos tais modulos de radar na Banda-L

http://www.militaryphotos.net/forums/attachment.php?attachmentid=81745&d=1253625979

http://www.militaryphotos.net/forums/attachment.php?attachmentid=81746&d=1253625996

http://www.militaryphotos.net/forums/attachment.php?attachmentid=81747&d=1253626010

Mas estas unidades em Banda-L não tem um alcance limitado demais(30KM), para ter um alerta em tempo ùtil para uma interceptação de aeronaves inimigas com baterias SAM,em caso de transferencia de dados dos SU-35 a terra?

E certo em caso de aviaçao os Sukhois seriam jà abatidos uma vez que tenhào encontrado o F-22?

O alcance de radares tão pequenos é forçasamente muito limitado.
Outra coisa, estão a ver o gráfico aonde mostra uma banda de módulos na "Tail Antenna"?
Em nenhuma documentação Russa distribuida na MAKS2009 aparecem esses módulos... Então de onde é que veio este gráfico?!
Do sitio "Hellmans Full Mayonese Jacket " do costume. Também conhecido como Airpower Australia.
É por causa destas e doutras que sempre que vejo um documento do Carlo Koop ou do Peter "Horde" Goon fico a torcer o nariz...

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 6:03 am
por Sintra
czarccc escreveu:Amigo Sintra, tenho que confessar que, absolutamente, indubitavelmente, boiei! :shock: :shock: :shock:


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Fico com urticária quando vejo o site "Airpower Australia"... :mrgreen:

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 7:34 am
por soultrain
Sintra escreveu:
Francoorp escreveu:
Mas estas unidades em Banda-L não tem um alcance limitado demais(30KM), para ter um alerta em tempo ùtil para uma interceptação de aeronaves inimigas com baterias SAM,em caso de transferencia de dados dos SU-35 a terra?

E certo em caso de aviaçao os Sukhois seriam jà abatidos uma vez que tenhào encontrado o F-22?

O alcance de radares tão pequenos é forçasamente muito limitado.
Outra coisa, estão a ver o gráfico aonde mostra uma banda de módulos na "Tail Antenna"?
Em nenhuma documentação Russa distribuida na MAKS2009 aparecem esses módulos... Então de onde é que veio este gráfico?!
Do sitio "Hellmans Full Mayonese Jacket " do costume. Também conhecido como Airpower Australia.
É por causa destas e doutras que sempre que vejo um documento do Carlo Koop ou do Peter "Horde" Goon fico a torcer o nariz...
Sintra,

tambem estou céptico, mas para a banda L não é necessário uma antena muito grande, se for nas asas como na figura, ainda mais pequena pode ser, já que a antena "equivale" à distância dos dois módulos.

Se for verdade é um feito fantástico e não há nada que se possa fazer para contra-combater, a não ser diminuir o tamanho físico da aeronave, para um décimo, ou algo assim.

[[]]'s

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 8:13 am
por Penguin
Se os projetos stealth, inclusive o PAK continuarem do jeito que estão planejados, é um indicio que essa tentativa não passa disso. Tentativa.

[]s

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 11:26 am
por czarccc
Sintra escreveu:
czarccc escreveu:Amigo Sintra, tenho que confessar que, absolutamente, indubitavelmente, boiei! :shock: :shock: :shock:


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Fico com urticária quando vejo o site "Airpower Australia"... :mrgreen:

Agora entendi!!! [003] [003] [003]

Mas não achas interessante aqueles gráficos de alcance de radares? Não sou especialista no assunto. Não são fiáveis aqueles dados?

Saudações

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 12:33 pm
por Sintra
czarccc escreveu:
Sintra escreveu: Fico com urticária quando vejo o site "Airpower Australia"... :mrgreen:

Agora entendi!!! [003] [003] [003]

Mas não achas interessante aqueles gráficos de alcance de radares? Não sou especialista no assunto. Não são fiáveis aqueles dados?

Saudações
O principal autor dos artigos do Air Power Australia, o Engenheiro de Telecomunicações Carlo Koop é DOUTORADO em radares...
Os principais contribuintes para este site têm curriculos impressionantes, Peter Goon é pós graduado em Engenharia Aeronautica pela USN.
Por isso é que eu fico com urticária quando vejo os textos deles, por debaixo de gráficos impressionantes, de textos muitissimo bem escritos, de pazadas de informações técnicas existe quase SEMPRE algo "very fishy".

Aqueles modulos inexistentes na "Tail Antenna" do Flanker são apenas um exemplo.
Em quase todos os documentos apresentados pela Air Power Australia temos de gramar com AAM´s Russos "hipermegadetonatorfuderator" (by Morcego) em que os tipos se esquecem de mencionar que o desenvolvimento destas armas está efectivamente parado à duas décadas, ou o F-22 com um "Hyperwarp Klingon mothership thrust weight ratio" em que por efeito de alguma dieta o Raptor versão APA pesa menos quatro toneladas do que aquele que se encontra ao serviço na USAF. Ou ainda aquele documento em que propunha transformar-se a RAF numa força "F-16 only" para passados três meses surgir um novo documento a aconselhar a aquisição do F-22 pelos Britânicos, porque os futuros Typhoons e F-35 que a Grã Bretanha está a adquirir vão ser dizimados(!) pelos SU-34 e 35 lá para os lados da Georgia.
Ou como esquecer aquela proposta do Peter "Horde" Goon em que a US Navy devia adquirir 500 Raptor´s (!) navalizados (o custo de navalização deste avião seria de apenas cerca de 200 milhões de dolares segundo ele!!!!), isto já para não falar daquele documento em que os Marines deviam adquirir o F-22 porque arriscavam-se a que os Flankers Chineses impedissem as suas MEU´s de operar efectivamente no Pacifico!

Apesar de muitos dos contribuintes da APA terem um excelente curriculo, de existir imensa informação util naquele site, dos graficos serem muito "eye catchy" e de existir muito trabalho envolvido na criação da documentação, a APA (para mim) tem um problema grave, os Ingleses têm uma boa palavra que descreve perfeitamente o que eu penso acerca deles, a palavra é "biased".

O site devia chamar-se "F-111 forever and a Raptor in everyones backyard"...

Abraço :wink:

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 3:18 pm
por Carlos Mathias
Mas há alguma informação que preste lá afinal?

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 3:32 pm
por Glauber Prestes
Eu acho que há, mas tem que filtrar algumas boas coisas...

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 3:33 pm
por Carlos Mathias
Hmmmmmmmmmmmm... :wink:
Mas onde não é assim???? No F-16net ?????

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 3:42 pm
por Strike
Os Russos estão vaijando na Maionese !!?? [091] [091] Ou teria Fundamentos ??!! :D :D

Segue Link e a matéria:
http://www.defesanet.com.br/ru1/su-35.htm



Projeto F-X2
Entrevista com Anatoly Isaikin
Diretor General da EEFU "Rosoboronexport"
sobre o Projeto F-X2

É conhecido que no fim de Outubro o Brasil vai anunciar o resultado do Projeto F-X2. Quais os seus comentários?

Sabemos que no fim de Outubro deste ano é esperada a decisão sobre os resultados da licitação da Força Aérea Brasileira (FAB) dentro do Projeto F-X2 para substituição dos seus envelhecidos caças de vários tipos por um novo modelo de aeronave. É prevista dentro da licitação que até o ano 2015 (primeira etapa) sejam adquiridos 36 aeronaves multifuncão e na segunda etapa que vai até 2024 a produção conjunta no Brasil de mais 84 caças. De tal maneira a quantidade total dos aviões será 120 unidades.

Certamente que nós gostaríamos de vencer essa licitação. Por isso o caça Su-35, nossa super-aeronave russa foi proposta ao Brasil.

Mas na imprensa apareceu a informação de que Rússia não está participando nessa licitação. É isso assim?

Consideramos que somos os participantes legítimos dessa licitação. Dassault/França com Rafale F3, Boeing/EUA com F/A-18E/F Block II e a SAAB/Suécia com Gripen NG são os nossos concorrentes.

Como a proposta russa atende às exigências da licitação?

Recentemente Brasil adotou uma nova Estratégia Nacional da Defesa. O documento prevê que no caso de aquisição dos sistemas bélicos modernos o pais vendedor do armamento deve transferir tecnologia em várias áreas para permitir a consolidação da “Base Industrial de Defesa do Brasil”, assegurar a sua participação direta na execução do programa, envolvendo a capacitação de manutenção em qualquer nível da complexidade da aeronave e seus sistemas, a produção de todo o armamento envolvido, permitindo desta maneira independência de fontes estrangeiros.

Exatamente isso pode ser visto no processo seletivo adotado nos requisitos do Projeto F-X2. O volume e a profundidade da transferência tecnológica foram declarados pelo Brasil como fatores decisivos. Tomando isso em conta, nos preparamos e entregamos ao Ministério da Defesa do Brasil nossa proposta melhorada da cooperação tecnológica, que atendeu completamente aos requisitos brasileiros.

Nossa proposta contém um grande programa da transferência tecnológica que envolve o ciclo completo da manutenção e reparação da aeronave e seus sistemas no Brasil, incluindo a produção do Su-35 no Brasil. Simultaneamente nós declaramos que a transferência das várias tecnologias envolvidas somente pode ser limitada pela capacidade técnica e financeira das empresas receptoras brasileiras.

Nos temos ainda uma grande vantagem em relação aos nossos concorrentes, ou seja, a nossa experiência real da transferência tecnológica para produção das aeronaves Su-27 para China e Su-30 para Índia.

Além disso, depois das conversações realizadas no Brasil, ficou claro que hoje nós podemos cooperar com empresas brasileiras nestes tipos de projetos, como:

- integração da eletrônica de bordo brasileira unificada das aeronaves existentes e futuras da FAB (inclusive telas, sistemas de comunicação, sensores de bordo, computadores etc.) no Su-35;
- integração dos mísseis e foguetes de produção brasileira no Su-35.

Um pacote de programas de contrapartidas comerciais e indústriais (offset) também é parte da nossa proposta. O foco deles está na transferência tecnológica. Vale a pena mencionar que trabalhamos junto com empresas brasileiras para realização de programas similares como aqueles contidos no contrato para fornecimento das aeronaves com asa rotativa Mi-35M para a FAB. Essa é uma boa experiência para nós e para o Brasil.

Gostaria de acentuar mais um assunto. O Brasil e a Rússia são parceiros estratégicos. Este fato foi declarado pelos Presidentes dos nossos países. O projeto para fornecimento dos Su-35 poderia tornar-se como salto qualitativo no desenvolvimento das relações russo-brasileiras. Por isso a proposta da EFEU ROSOBORONEXPORT vem recebendo suporte do senhor Dmitry Medvedev, Presidente da Rússia.

Quais são as vantagens técnicas do Su-35?

Por suas características técnicas e operacionais o Su-35 supera significativamente todas as aeronaves apresentadas pelos nossos concorrentes.

Nosso caça é mais veloz (2400 km/h em altura de 11000m), tem maior relação empuxo/peso, tem quase duas vezes maior vantagem no alcance (3600 km sem tanques externos de combustível) em comparação com aeronaves francesas e suecas. O Gripen NG é equipado somente com uma turbina, um fator que diminui significativamente a segurança e a sobrevivência de aeronave no combate. Já F/A-18 possui menor teto de vôo.


Assim, o caça russo é mais adequado para o Brasil com seu vasto território e fronteiras terrestres e marítimas estendidas.

O Su-35 também apresenta superior eficácia de combate. O caça pode levar 8 toneladas de armamento, que é 1,5 vezes superior às do Rafale e do Gripen.

Fator importante é a conhecida característica supermanobrabilidade do Su-35 que drasticamente aumenta as possibilidades de sucesso em combate. Os aviões dos concorrentes não possuem essa característica superior.

A cabine do piloto do Su-35 está equipada com modernos meios de visualização da informação, fator que facilita muito o trabalho de pilotagem e permite ao piloto se concentrar exclusivamente no comprimento das tarefas de combate.

A aeronave russa é equipada com novo radar, que supera em 1.5–2 vezes os radares dos caças concorrentes, mesmo no que concerne ao alcance e outras características importantes.

É difícil acreditar, que com todas estas características positivas, permitem simultaneamente diminuir os gastos com a operação deste avião, influindo significativamente no baixo custo total do seu ciclo de vida. Ademais, com maior alcance da aeronave se precisa menos bases aéreas, bem como, com maior eficácia da aeronave em combate a FAB precisará menos aeronaves para o comprimento das missões.

Por estas qualidades o Su-35 entrou no serviço da Força Aérea Russa. Na última Feira Internacional MAKS-2009 ocorrida em agosto, em Moscou, a Empresa Sukhoi e Força Aérea Russa assinaram um contrato para o fornecimento de 48 Su-35.


Qual são outras vantagens da proposta Russa para o Brasil?

Um dos mais atrativos fatores é o preço das nossas aeronaves. Nossas análise e experiência em concorrência permanente com empresas da França, dos EUA e da Suécia indicam que em comparação com preços deles o preço russo é significativamente baixo. A Comissão Gerencial do Projeto F-X2 da FAB sabe bem desta diferença.

Então eu acredito que a nossa proposta atende às exigências brasileiras em todos os sentidos, por um custo total bastante atrativo. Foi isso que nós tivemos em conta durante de preparação da nossa proposta.

Pode contar brevemente a historia da cooperação técnico-militar entre o Brasil e a Rússia?

O Brasil conhece muito bem os armamentos russos. Ainda no ano de 1994 a Força Aérea Brasileira e Exército Brasileiro adquiriram sistemas portáteis antiaéreas de mísseis Igla de produção russa. A propósito, o Igla está em uso no Brasil até agora.

De 2003 até 2005 EFEU ROSOBORONEXPORT participou na licitação da FAB para aquisição de caças modernos e naquela altura teve grande chance de vencer. Pelas avaliações brasileiras o Su-35, por critérios técnicos era o mais favorável. Nossa proposta de offset também recebeu uma excelente avaliação. Mas, em 2005 esta licitação foi cancelada e agora renovada com requisitos diferentes para o Projeto F-X2.

O ano 2008 foi marcado com assinatura do maior contrato na historia da cooperação brasileiro-russa. Este não é simplesmente contrato para fornecimento dos modernos helicópteros de transporte e combate Mi-35M para FAB, mas também é o projeto da transferência tecnológica, treinamento dos pilotos e técnicos, inclusive os programas de offset. Agora a EFEU ROSOBORONEXPORT junto com JSC ROSTVERTOL e outras organizações russas estão trabalhando para realizá-lo.

Ministério da Defesa e as Forças Armadas do Brasil mostram cada vez mais interesse no material do emprego militar russo, tal como meios da defesa antiaérea, material aeronáutico, simuladores, material para o Exército, entre outros.

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 3:42 pm
por soultrain
Vou repostar um post que fiz no BM há algum tempo, agradeço comentários, especialmente porque estou muito curioso:


Desculpem-me mas faltou explicar os pormenores, a antiga banda L, agora banda D pelo IEEE, é uma banda entre os 1 e 2 GHz, podem ver mais pormenores aqui, quem tiver interesse:

http://www.radartutorial.eu/07.waves/wa04.en.html

Radares a operar nessa banda necessitam imitir menos energia, tem mais tolerância a tempo adverso, etc., Mas têm pouca "resolução", normalmente existe um radar auxiliar que dá a solução de tiro final. Quem perceber melhor faça o favor de complementar/corrigir.

Ora radares AESA nessa frequência conseguem detectar misseis Stealth a 85Km, que têm uma assinatura infinitamente menor que o F/A-35 e F-22, além do que o Stealth destas aeronaves foi desenvolvido e optimizado para a antiga banda X e Ku, agora I e J que é aproximadamente entre 8 GHz e 18 GHz.

Vamos ver se é verdade.

[[]]'s

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 3:47 pm
por Carlos Mathias
Seria um xeque mate barato e traria todos de volta ao bom e velho manobrabilidade+velocidade+altitude.

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 3:59 pm
por Glauber Prestes
Carlos Mathias escreveu:Hmmmmmmmmmmmm... :wink:
Mas onde não é assim???? No F-16net ?????
No DB! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 4:07 pm
por Strike
Concordo !!! :D :D :D Carlos

Re: Su-35 News

Enviado: Ter Out 06, 2009 4:12 pm
por ninjanki
Interessante notar que o F-22 foi desenhado para ser furtivo, para operar em supercruise, para ter velocidade máxima relativamente alta e para operar a altitudes acima do teto normal dos caças de 4a geração, sem mencionar o uso de TVC para aumentar a manobrabilidade... Os americanos pensaram na possibilidade de furtividade não ser o suficiente, em algum momento do futuro... Isso me diz tanto quanto o desejo dos russos de projetar um caça stealth...