joao fernando escreveu:Bom, vendo então o cacife dos caras, o treco valeu a pena
João
Se valeu ou não a pena, existem muitos quesitos a considerar. Para recordar um pouco coloco abaixo o histórico deles:
- a compra dos Leo 1Be, apesar de conscientes do mau estado, decidiram pela compra pois era o que tinha disponivel no mercado, e necessitavam de um CC mais moderno com urgencia. A decisão foi do prório Gen Zenildo, então Ministro do Exercito.
- a vinda destes CC possibilitou a implantação de uma nova doutrina de emprego, muito mais completa e atualizada do que os M41C.
- Percebeu-se entretanto que o Leo possui uma manutenção muito complexa, nem sempre possivel sem a assistencia de um PqRMnt ou BELOG. Comparado com o M60, o Leo é muito mais complicado para manter e mais caro.
-Com a inevitavel deterioração dos Leo 1Be (que já vieram em mau estado), tornou-se necessário substitui-los.
-Em estudos realizados pelo EB, analisaram várias ofertas, desde M1 Abrahms, Leo 2 mas a melhor oferta foi dos Leo 1A5 da Alemanha. Estes carros estavam estocados num depósito ao norte da Alemanha, desde os anos 90, e o governo alemão já tinha vendido a maioria disponivel dos Leo 1A5. Ofereceram para nós o ultimo lote a preços bem acessiveis. Entretanto o pulo do gato alemão é que além da compra os CC deveriam ser revisados numa industria alemã, a KMW.
- O Brasil concordou em adquiri-los mas sob a condição de que a Alemanha vendesse também veiculos de Engenharia, Lança-Pontes e de instrução de condução. Estes veiculos estavam ainda ativos no Exercito alemão, e a Alemanha concordou em vendê-los mas a preço de mercado (não sei quanto custou, mas certamente muitissimo mais do que foi pago pelos 1A5).
- Para resolver o grande problema de manutenção dos CC, cuja mecanica é cara e dificil( em comparação aos seus pares dos EUA), será instalada em Santa Maria-RS uma filial da KMW que terceirizará grande parte da manutenção.
- Se o M60 era mais fácil de manter, por que o EB não adquiriu mais M60? O M60 é muito pesado para o padrão nacional, dificultando muito o seu deslocamento. O nosso M60 é da ultima modernização enquanto o Leo 1Be era o primeiro de uma familia. O EB preferiu comprar um CC da mesma família, entretanto mais moderno, e no caso dos M60 não havia mais versões mais modernas.
- O projeto inicial era de que com a vinda dos Leo 1A5, todos os 1Be seriam descarregados. Entretanto com a possibilidade de dar uma sobrevida para parte deles, passaram a considerar equipar não somente os Regimento de Carros de Combate-RCC, mas também os Regimentos de Cavalaria Blindada-RCB, desde que o numero de CC de cada RCC fosse reduzido e que o RCB recebesses apenas um esquadrão de Leo 1A5 (Exceto o 20ºRCB)
- Por que então não adquirir mais 1A5 da Alemanha? Infelizmente este país não dispõe de mais carros a venda, e adquirir de outro país não iria garantir o estado.
- É suficiente o numero de Leo 1A5 adquiridos? É claro que não é o ideal ,entretanto acho normal o EB ter RCB e RCC sem estar completo. Tenho visto com freqüência RCMec,EsqCMec e RCB com esta situação.
- Na minha humilde opinião, o próximo projeto de blindado nacional poderia ser uma família de CC +VBTP sobre lagartas. Se o EB for feliz em conseguir verbas para tal, com certeza dentro de 20 anos teremos CC nacionais.
Se valeu ou não a pena, a conclusão agora é sua.
Abraços
Hélio