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Re: F-35 News

Enviado: Sex Jun 23, 2017 5:27 pm
por Penguin
Brasileiro escreveu:
Penguin escreveu:An F-35 pilot explains why Russia and China's counterstealth can't stop him
Alex Lockie
May 15, 2017, 1:18 PM

http://www.businessinsider.com/f-35-rus ... lth-2017-5
Ok, basicamente o F-35 pode sim ser detectado, mas nada muito claro foi dito sobre o porquê de não poder ser abatido.

-Porque o F-35 enxerga o inimigo primeiro? Se ativamente, irão detectá-lo primeiro, e ninguém que esteja levando um combate a sério vai ficar de radarzão ligado dando bandeira.
-Porque o F-35 consegue fazer um monte de coisa ao mesmo tempo? Mas isto é por definição de caça 5ª geração. Quem foi que disse que PAK-FA ou J-20 não poderão?
-Porque o F-35 terá uma suíte de guerra eletrônica mais avançada? Eu apostaria mais nisso do que nos outros dois aspectos que destaquei.


abraços
Porque certos radares não tem a capacidade de prover solução de fogo. Por outro lado o EW do F-35 detecta esses as emissões desses radares e tomará as mediadas para evitá-lo.
O IRST também não têm. Geralmente ele atua em conjunto com outros sensores (radar, EW). Tb sofre interferência ambiental.
Resumo: a coisa não é simples, mas o caminho da discrição/furtividade é tb adotado por Rússia, China.

Re: F-35 News

Enviado: Sex Jun 23, 2017 6:27 pm
por Carlos Lima
A questao 'e que de agora em diante furtividade vai fazer parte de projetos futuros, assim como asas e motores.

'E o tipo de capacidade que nao vale a pena simplesmente nao ter porque alguns radares aqui e ali tem uma melhor chance de detector a aeronave.

A vantagem tatica que oferece comparada com outras aeronaves mais do que compensa!

[]s
CB

Re: F-35 News

Enviado: Sex Jun 23, 2017 6:30 pm
por mmatuso
Se tem poucos 5g e um monte 4g e os primeiros foram feitos para combater os segundos, então valera a pena por muito tempo até inventarem o 6g que anulará totalmente.

Kill rate em combate simulado(não vale nada mas é um parametro) do F22 é violento contra 4g.

Re: F-35 News

Enviado: Sex Jun 23, 2017 9:16 pm
por Penguin
Penguin escreveu::shock:

F-35 Demo Pilot: Paris Performance Will ‘Crush Years Of Misinformation'
Jun 18, 2017 Lara Seligman | ShowNews
http://aviationweek.com/paris-air-show- ... nformation

Lockheed Martin’s F-35A

Not as agile as the Super Hornet nor as fast as the Typhoon? Don’t you believe it, says Lockheed Martin test pilot Billie Flynn. He will put the F-35A through its paces at Le Bourget this week, proving that the aircraft is more maneuverable than any he has flown, he says, including Boeing’s F/A-18, the Eurofighter, and his own company’s F-16 Viper.

“After 10 years since first flight, with our first opportunity to demonstrate the capabilities and the maneuverability of the F-35, we are going to crush years of misinformation about what this aircraft is capable of doing,” Flynn said in an interview with Aviation Week.

The F-35’s maneuverability is all the more impressive because, unlike the F-16s that perform at air shows, the Joint Strike Fighter flying the demonstration this week is fully combat-ready. Flynn’s F-35A will move easily through complex aerial maneuvers loaded with everything it needs to go to war.

“All of those airplanes that do air shows—the Hornet, Viper—they are all slicked off without all the external stores,” Flynn said. “They are a party trick at an air show, versus a combat-configured F-22 or F-35.”

The flight demonstration is carefully scripted to highlight the kinematic capabilities of the F-35A, particularly its slow-speed handling qualities, said Flynn. He will start with an afterburner takeoff, almost immediately pointing his nose to the sky and letting the aircraft climb away essentially vertically. This impressive move is unique to the F-22 and the F-35, he said.

Imagem
Billie Flynn aims to silence the skeptics with complex F-35A demo flights at the Paris Air Show.

Next, Flynn will reverse back in front of the crowd, and perform a “square loop” to show the aircraft’s instantaneous pitch capability and high angle-of-attack (AOA) maneuverability. Then he will turn around, reverse back in front of the crowd, and perform a slow-speed, high-AOA pass. Afterward, he will light the afterburner and fly straight up into the sky once again.

From there, Flynn will pull up vertically in front of the crowd and execute a maximum AOA “power loop,” where the aircraft flips on its back—another signature Raptor move. Then he will initiate a spiral at 50 degrees AOA, called a “pedal turn,” which he says will be the most impressive part of the entire routine.

After reversing again in front of the crowd, the last move is a maximum-G, 360-deg. turn, which highlights the maximum-rate, minimum-radius-turn capability of the aircraft, Flynn said. The F-35 in its current 3i configuration is limited to 7g; when the fighter gets its full war-fighting capability with the final 3F software, it will be able to pull 9gs.

“This aircraft down low in this environment is an absolute monster,” said Flynn. ”It is more powerful, it is more aggressive than any of us, including those of us that fly the F-35, would have imagined before we began this flight-demo process.”

The high show does not include the F-35 opening its weapon-bay doors, as the F-22 does during its airshow routine. The low show, which the F-35 will perform if there is inclement weather or cloud ceiling, includes opening the weapon-bay doors, according to Lockheed spokesman Mark Johnson.

Lockheed’s F-35 airshow profile has been in the works for well over a year, according to Flynn. The team has conducted over 800 simulator runs to evaluate the profile, and Flynn began practicing in the aircraft at the company’s facility in Fort Worth, Texas, about a month ago.

The company has developed air show routines for all three F-35 variants—the U.S. Navy F-35C carrier variant and the U.S. Marine Corps F-35B vertical-takeoff-and-landing variant as well—but this year Flynn is focused on the U.S. Air Force F-35A version.

Flynn had to modify the routine to accommodate airspace restrictions unique to the Paris show, he said. Flying is limited laterally and vertically because of Le Bourget’s proximity to both to the city of Paris and Charles De Gaulle Airport. Flynn is also limited by time—he only has 6 min. for the routine at Le Bourget, where at most air shows he would have 10 min.

“We focused on the ‘wow’ factor and left out the elements of a routine that would be part of a non-Paris-type profile,” Flynn said. “You have to live inside very tight restrictive boundaries, but it still permits us to put on a show that I believe will squelch the critics once and for all.”

So how will the F-35 demonstration compare to the Raptor’s always-impressive routine? It’s very similar, Flynn said.

We all love what the Raptor can do. I would say the F-35 and the F-22 both put on demonstrations that are unique to our fifth-gen maneuverability,” said Flynn. “But don’t forget, that’s not how we dominate—we dominate because of stealth and sensor fusion.

The two F-35As from Hill AFB, Utah, arrived at Le Bourget Airport June 13 and will be maintained on-site by Air Force maintainers and security personnel. One aircraft will be flying, and one will be on static display.


Discussão interessante:
http://forum.keypublishing.com/showthre ... ost2397654

Re: F-35 News

Enviado: Sáb Jun 24, 2017 3:46 pm
por Marechal-do-ar
Penguin escreveu:
Felizmente o Rafale também se apresentou assim podemos ver os dois videos, lado a lado (ou em cima e em baixo) para ter uma real noção de toda a agilidade e manobrilidade do F-35 :twisted:

Re: F-35 News

Enviado: Dom Jun 25, 2017 10:30 am
por Luís Henrique
Penguin escreveu:
Brasileiro escreveu: Ok, basicamente o F-35 pode sim ser detectado, mas nada muito claro foi dito sobre o porquê de não poder ser abatido.

-Porque o F-35 enxerga o inimigo primeiro? Se ativamente, irão detectá-lo primeiro, e ninguém que esteja levando um combate a sério vai ficar de radarzão ligado dando bandeira.
-Porque o F-35 consegue fazer um monte de coisa ao mesmo tempo? Mas isto é por definição de caça 5ª geração. Quem foi que disse que PAK-FA ou J-20 não poderão?
-Porque o F-35 terá uma suíte de guerra eletrônica mais avançada? Eu apostaria mais nisso do que nos outros dois aspectos que destaquei.


abraços
Porque certos radares não tem a capacidade de prover solução de fogo. Por outro lado o EW do F-35 detecta esses as emissões desses radares e tomará as mediadas para evitá-lo.
O IRST também não têm. Geralmente ele atua em conjunto com outros sensores (radar, EW). Tb sofre interferência ambiental.
Resumo: a coisa não é simples, mas o caminho da discrição/furtividade é tb adotado por Rússia, China.
Eu já li matérias que dizem que Rússia e China podem estar à frente dos EUA na área de EW.

Justamente porque os EUA apostou muito na furtividade e os outros 2 países investiram mais nestas tecnologias...

Será?

Re: F-35 News

Enviado: Dom Jun 25, 2017 10:39 am
por Penguin
O F-35 faz manobras em alto AoA e pós stall (que por definição ocorre em baixas velocidades) que o Rafele simplesmente não faz.
O Rafale é rápido em rolls, assim como o A-4 Skyhawk, uma das aeronaves com a maior roll rate existente ("The A-4 roll rate at best roll IAS 250 knots was 720 degrees per second"). O A-4 é o King Kong dos rolls :twisted:


Ver a partir de 1:50

O A-4 gira mais rápido que um pião doido...ver a partir de 4:00:

Re: F-35 News

Enviado: Dom Jun 25, 2017 11:43 am
por Penguin
Imagem

Re: F-35 News

Enviado: Dom Jun 25, 2017 4:19 pm
por Carlos Lima
https://pbs.twimg.com/media/CyJMdQeUUAA1T4W.jpg

Re: F-35 News

Enviado: Ter Jun 27, 2017 6:37 am
por cabeça de martelo
The US Marine Corps announced Thursday that it would "temporarily suspend" flight operations for 14 F-35B fighters due to software issues.

The jets are from Marine Fighter Attack Squadron 211 based at Air Station Yuma in Arizona.
Maj. Gen. Mark Wise, the commanding general of 3rd Marine Aircraft Wing, made the decision to suspend flight operations after "anomalies" were discovered in a recent Autonomic Logistics Information System (ALIS) software upgrade, the US Marine Corps said in a statement.
"There is nothing wrong with the performance or safety of the aircraft itself, but it is imperative that we ensure the ground-based ALIS system is working properly before flight operations continue," Maj. Kurt Stahl, a spokesman for the 3rd Marine Aircraft Wing, told CNN in an email.
"The F-35B is a highly capable aircraft with an excellent test and developmental safety record," Stahl added.
http://edition.cnn.com/2017/06/22/polit ... index.html

Re: F-35 News

Enviado: Sáb Jul 08, 2017 2:31 pm
por Carlos Lima
https://s24.postimg.org/76y3x4od1/3540419.jpg

Com ínicio programado para a próxima semana pela primeira vez uma Red Flag terá F-35 dos Marines e da USAF operando ao mesmo tempo...

Será interssante. ;)

[]s
CB

Re: F-35 News

Enviado: Sáb Jul 08, 2017 2:56 pm
por Túlio
Luís Henrique escreveu: Eu já li matérias que dizem que Rússia e China podem estar à frente dos EUA na área de EW.

Justamente porque os EUA apostou muito na furtividade e os outros 2 países investiram mais nestas tecnologias...

Será?
Eu não duvido nada. O problema é outro: com enormes frotas de equipamentos obsoletos, quanto dessas possíveis novas tecnologias poderiam ser de fato levadas a um TO onde haveriam centenas de F-35 e até F-22, para não falar em B-2?

Porque na mídia tudo é tri, não passa semana que a China não mostre um supernavio, supersubmarino, superblindado, supermíssil ou supercaça; mas é dar uma olhada mais de perto e o que a gente mais acha é T-59, F-7M, versões mais antigas do FLANKER e banheiras véias. Assim, não duvido absolutamente de sua capacidade de desenvolver coisas maravilhosas, mas sim da sua capacidade de operá-las em quantidades apreciáveis.

Re: F-35 News

Enviado: Sáb Jul 08, 2017 3:53 pm
por Penguin
Luís Henrique escreveu: Eu já li matérias que dizem que Rússia e China podem estar à frente dos EUA na área de EW.

Justamente porque os EUA apostou muito na furtividade e os outros 2 países investiram mais nestas tecnologias...

Será?
Esse é um tema que não se encontra muita informação aberta.
Nunca li nada a respeito de alguma liderança da Rússia ou China nessa área.
Ambos devem investir muito nessa áreas assim como devem fazer EUA e outras potências como Israel, RU, França.
Tanto o F-22 quanto o F-35 possuem sofisticados sistemas EW.
Os EUA estão gastando uma verdadeira fortuna no desenvolvimento no NGJ - New Generation Jammer:
Imagem

Re: F-35 News

Enviado: Dom Jul 09, 2017 4:14 pm
por Luís Henrique
Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Eu já li matérias que dizem que Rússia e China podem estar à frente dos EUA na área de EW.

Justamente porque os EUA apostou muito na furtividade e os outros 2 países investiram mais nestas tecnologias...

Será?
Eu não duvido nada. O problema é outro: com enormes frotas de equipamentos obsoletos, quanto dessas possíveis novas tecnologias poderiam ser de fato levadas a um TO onde haveriam centenas de F-35 e até F-22, para não falar em B-2?

Porque na mídia tudo é tri, não passa semana que a China não mostre um supernavio, supersubmarino, superblindado, supermíssil ou supercaça; mas é dar uma olhada mais de perto e o que a gente mais acha é T-59, F-7M, versões mais antigas do FLANKER e banheiras véias. Assim, não duvido absolutamente de sua capacidade de desenvolver coisas maravilhosas, mas sim da sua capacidade de operá-las em quantidades apreciáveis.

Tulio, isso acontece com todos os países que possuem forças NUMEROSAS.

As 3 super-potências militares EUA, Rússia e China possuem um mix de equipamentos NOVOS e equipamentos ANTIGOS.

Veja, a USAF recebia cerca de 200 caças POR ANO antes de 1992.

No Período de 1992 até 2017 receberam EM MÉDIA, MENOS DE 25 caças NOVOS POR ANO.


A Rússia teve uma forte queda com o fim da União Soviética, mas na última década mudou radicalmente e recebeu mais caças novos do que os EUA.

Em breve o F-35 entrará em produção EM MASSA, e acredito que só em 2018 a USAF receberá mais de 50 caças por ano.
E apenas em 2021 os EUA receberão mais de 100 caças ao ano INCLUINDO as 3 forças, sendo que a USAF estará recebendo cerca de 75 caças por ano neste ano.

A MÉDIA DE IDADE das aeronaves da USAF é de 27 anos.

Os F-15C representam quase 50% da frota de caças de superioridade aérea da USAF, e possuem EM MÉDIA 32 ANOS DE IDADE.

Os F-16 representam o GROSSO da frota da USAF e possuem EM MÉDIA 25 ANOS DE IDADE.

Os KC-135 representam quase 90% de toda a frota de Reabastecedores da USAF e possuem EM MÉDIA 55 ANOS DE IDADE.

Isso se deve à redução da frota planejada de F-22, de 750 ficaram apenas com 187.
E aos atrasos no programa F-35, que ainda está sendo produzido in Low Rate.

China está investindo PESADO nas últimas décadas e Rússia está investindo PESADO na última década.
Acredito que os 2 países recebem um número semelhante ou até maior do que a USAF tem recebido nas últimas duas décadas.

A Rússia está com 55% das suas aeronaves NOVAS e até 2020 será 70% da frota.

Creio que a China deva ter um número semelhante após produção de + de 250 J-11 e + de 400 J-10, 240 JH-7, além de 75 Su-27, 73 Su-30MKK e 24 Su-35, ou seja, um total de + de 1.050 caças considerados MODERNOS e razoavelmente NOVOS, além de 15 J-20.
De aeronaves mais velhas eles possuem cerca de 700 J-7 (também utilizados como treinadores) e 300 J-8.

Re: F-35 News

Enviado: Dom Jul 09, 2017 4:17 pm
por Luís Henrique
Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu: Eu já li matérias que dizem que Rússia e China podem estar à frente dos EUA na área de EW.

Justamente porque os EUA apostou muito na furtividade e os outros 2 países investiram mais nestas tecnologias...

Será?
Esse é um tema que não se encontra muita informação aberta.
Nunca li nada a respeito de alguma liderança da Rússia ou China nessa área.
Ambos devem investir muito nessa áreas assim como devem fazer EUA e outras potências como Israel, RU, França.
Tanto o F-22 quanto o F-35 possuem sofisticados sistemas EW.
Os EUA estão gastando uma verdadeira fortuna no desenvolvimento no NGJ - New Generation Jammer:
Imagem

Então, o que eu li é que os EUA apostaram MUITO na tecnologia furtiva e diminuíram investimentos em EW.

Mas isso foi lá atrás. Depois creio que se arrependeram e RECOMEÇARAM a investir pesado, mas devido à anos apostando em Stealthy, eles perderam a liderança para China e Rússia.

Não sei até que ponto isto é verdade porque, obviamente, são informações classificadas. Mas já li matérias comentando sobre isso.