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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Fev 01, 2010 10:26 pm
por Wolfgang
jp escreveu:Houve movimentações nervosas lá em cima.
Apurem seus ouvidos por favor.
Do tipo benéfico?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Fev 01, 2010 10:34 pm
por Carlos Mathias
Pô, tá quem nem AESA catando alvo!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Fev 01, 2010 11:17 pm
por tanjjr
PRick escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Só muda a deriva, e nem em ângulo é.
A sonda continua, o nariz redondo idem, os canards que não terríveis em termos de RCS estão lá firmes e fortes...

Enfim, um 4,5ºG.
Negativo, a deriva que vi era em ângulo, não fiz porque dava muito trabalho :mrgreen: :mrgreen: , a sonda no nariz é o de menos, o Rafale foi desenhado para ter uma sonda retrátil, por exigência da AdLA ficou com essa aí.

Quando ao nariz e os canards, não existe qualquer problema, vide a arte do 5ª geração chinês, e o nariz é só mudar o radome, um canards pequeno, com material absorvente não é algo significativo. Creio que não se queira uma furtividade igual ao F-22, mas próxima ao F-35.

O que demanda uma grande modificação é a baia de armamentos e o aumento da capacidade interna de combustível, a solução foi aumentar a separação entre os motores. Por sinal, a mesma solução do T-50. Bem próximo ao YF-23, ao contrário do F-22 por exemplo.

[]´s
De fato o Rafale é um legitimo 4,5G; até agora me parece a melhor opção. Mas quanto tempo levaria para absorvermos tecnologia e começarmos um 5G?
Lembro que nas visitas do Almirante e do Ministro da França as declarações sobre o Brasil fazer um SuperRafale davam a entender que já temos algum tipo de plano para um 5G, se for assim acho ótimo, mas se for pra começar um 5G em 2020 acho um risco, pois o mundo já estaria se preparando para o 6G.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Fev 01, 2010 11:27 pm
por Penguin
DELTA22 escreveu:
Santiago escreveu:Vc não abriu o link que lhe enviei no post anterior. >>> Abri o link, mas como não acho este o melhor site para esse assunto.

http://www.defesabr.com/Tecno/T3.png
O T3 tem 25 m de comprimento por 15 cm de diâmetro e fica em um dos laboratórios do DCTA, do Comando da Aeronáutica.

São túneis pulsados (3 a 10 milisegundos) e não de funcionamento contínuo. >>> Tá. E existe algum túnel de vento hipersônico que funcione contínuo??? Temos que ter um como parâmetro.

No link que postei tem tudo sobre esse túnel: http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_simuladores.htm#CTA >>>Já comentei sobre esta "fonte".

Vou colocar novamente o texto:
>>> Ah, tá... a preocupação de ter um tunel hipersônico fornecido pela Boeing é a Embraer, que só por acaso já projeta se tornar uma concorrente frontal dos produtos da empresa americana! Que legal!! :twisted:

O T3 custou R$2,5mi. O tunel mencionado acima custa R$80mi. >>> Então, ao que tudo indica, a bondosa Boeing vai nos presentiar com este mimo, não?

O novo túnel de vento do IEAv (T3) será usado principalmente para estudos experimentais da combustão supersônica, utilizada nos motores que viabilizam os vôos das aeronaves hipersônicas. >>> Vou ligar para a FAB. Não pode testar o 14-X lá não nem os foguetes de sondagem! Ouviram ai povo da FAB!!! :lol:

http://www.henrynagamatsu.org/wp-conten ... o_azul.jpg

http://www.henrynagamatsu.org/?p=128

Goggins menciona tunel tri-sônico para o desenvolvimento de aeronaves militares e civis. A Embraer não teria que contratar a utilização de túneis transônicos no estrangeiro e evitaria uma serie de riscos. >>> Ô, mas a Boeing é de uma bondade comovente!! Tá vendo só Embraer!! :twisted:

Artigo interessante: http://www.henrynagamatsu.org/?p=21 >>> Muito bom mesmo! E é brasileiro, 100%!!

[]s

http://www.ieav.cta.br/eah/imagens/Lab_ ... F4nica.jpg
>>> []'s
Aqui o parâmetro. Não exatamente deste tamanho...
Imagem
Giant vanes help air flow around a corner in this transonic wind tunnel at NASA's Langley Research Center.

Mas talvez deste:
Imagem
Boeing Polysonic Wind Tunnel (PSWT): http://www.boeing.com/commercial/techsv ... aeroh.html
Duração de cada teste: 10s a 3 minutos ou invés de pulsos de 3 a 10 milisegundos (dos tuneis pulsantes).

Mas...a proposta da Boeing é pura garganta igual a da Saab. Só a Dassault oferece o céu, ilimitado e irrestrito. :shock:

[]s


OBS.: Mudando de tempo, um dos itens do off set dos russos no F-X1:
O CTA e a Embraer poderão usar os túneis de vento hipersônicos (velocidades superiores a seis vezes a velocidade do som), supersônicos e transônicos do Instituto de Aerodinâmica de Moscou de graça. Os Su-35 seriam fornecidos numa configuração compatível com a utilização de armas de origem russa e também ocidental e totalmente compatível para operar dentro do sistema de defesa aeroespacial brasileiro como o SIVAM.

Fonte: Sistemas de Armas

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Fev 01, 2010 11:34 pm
por DELTA22
Ok, Santiago. Você acredita daí, que não acredito daqui e/ou vice-versa. :wink:

Repito apenas o que editei no post que você 'quotou' acima:
O resumo da ópera é a seguinte: Temos a tecnologia pra túneis de vento transônico. Fato! A Boeing, com essa proposta, não estará nos fornecendo nada que já não sabemos como fabricar e como funciona. Só isso.

Completo: Viabilizar a construção de um túnel transônico 100% nacional baseado no TTP (que é uma escala 1/8 do projeto original [ http://www.iae.cta.br/ALA/TTP_1.php ]) é também fortalecer a indústria nacional, prioridade da END.


[]'s.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Fev 01, 2010 11:41 pm
por Carlos Mathias
Cara, você não entende que na cabeça dos americanos, nos vender algo assim, mesmo que já tenhamos, é um milagre de concessão que eles estão permitindo aos bugres?

O importante prá eles não é o que temos, mas o que eles, com a sua extrema benevolência, estão nos vendendo sob uma gigantesca concessão.
Na cabeça deles, nesse momento a Av Presidente Vargas no Rio deveria estar tomada por uma multidão na casa dos milhões, embevecida com o saco de bondades e aval de boa fé. :roll:

Fica aí falando que já tem e etc. Calado, vou te dar outro espelho, esse com miçangas nas bordas!
E agora, lambendo os pés aqui ó, JUNTO!!!!!

É mais ou menos assim, pode perguntar pro USAntiago. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Fev 01, 2010 11:45 pm
por Penguin
DELTA22 escreveu:Ok, Santiago. Você acredita daí, que não acredito daqui e/ou vice-versa. :wink:

Repito apenas o que editei no post que você 'quotou' acima:
O resumo da ópera é a seguinte: Temos a tecnologia pra túneis de vento transônico. Fato! A Boeing, com essa proposta, não estará nos fornecendo nada que já não sabemos como fabricar e como funciona. Só isso.

Completo: Viabilizar a construção de um túnel transônico 100% nacional baseado no TTP (que é uma escala 1/8 do projeto original [http://www.iae.cta.br/ALA/TTP_1.php]) é também fortalecer a indústria nacional, prioridade da END.


[]'s.
Ok. Em última instância tudo é uma questão de investimento e tempo.

As tecnologias que estão sendo oferecidas no F-X2 e a relevância de cada uma para o desenvolvimento industrial militar brasileiro faz parte das avaliação realizada pela FAB. Quem oferece o melhor pacote não sabemos. Mas desconfiamos 8-]

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Fev 01, 2010 11:48 pm
por DELTA22
Santiago escreveu:Ok. Em última instância tudo é uma questão de investimento e tempo.

As tecnologias que estão sendo oferecidas no F-X2 e a relevância de cada uma para o desenvolvimento industrial militar brasileiro faze parte das avaliação realizada pela FAB.

[]s
Certamente.

Dentro desta avaliação está contida também o risco em sua recepção e o grau de liberdade de seu uso.

[]'s.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Fev 01, 2010 11:58 pm
por Wardog
Já desconfiamos! 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Fev 02, 2010 12:04 am
por DELTA22
Desconfiar não paga imposto. Que sorte, não?? :lol:

[]'s a todos.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Fev 02, 2010 12:05 am
por Carlos Mathias
:lol: :lol: :lol: :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Fev 02, 2010 12:53 am
por Izaias Maia
jp escreveu:Houve movimentações nervosas lá em cima.
Apurem seus ouvidos por favor.

Parece que ninguém apurou os ouvidos!!!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Fev 02, 2010 12:55 am
por Carlos Mathias
Se alguém escutou, repete aqui, por favor.... :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Fev 02, 2010 1:01 am
por DELTA22
HEIM????????
http://3.bp.blogspot.com/_ITRCm06di74/SxKrHqYUHHI/AAAAAAAAEfA/rRM5nMmK9pw/s1600/surdo.jpg

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Fev 02, 2010 1:05 am
por Wardog