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Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Dez 24, 2012 6:49 pm
por sapao
FCarvalho escreveu:Estou para ver o dia em que as máquinas substituirão completamente o ser humano no controle e missão, de aeronaves e outros vetores. Mesmo sob a perspectiva militar. Isso está mais para play back retrofitado de exterminador do futuro do que para a realidade. Vants podem fazer muita coisa, mas duvido, pelo menos nesta metade do século, que eles possam assumir "sozinhos" todas as fases de uma missão.

Ademais, quem confiaria em uma aeronave na qual a última palavra seria a de um "sujeito" cuja visão de mundo não consegue ser mais do que binária? [001]

abs.
Com certeza FC, ainda vamos demorar (acho) para ver isso.
Só ressaltando que não estou falando de Inteligencia Artificial e sim de aeronaves remotamente tripuladas: o piloto continua no comando, so não está DENTRO da aeronave.

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Dez 24, 2012 7:21 pm
por alcmartin
sapao escreveu:
alcmartin escreveu::evil: Esse e' o grande debate atual. VANTS na militar, avioes comerciais com somente um ou sem pilotos? :shock: Recentemente, a EMBRAER estava realizando estudos para homologar suas aeronaves para somente um so' tripulante, a pedido de cias. aereas. Felizmente, ha' a legislacao para frear. Ou entao um piloto nunca podera' estar mal. E os atuais copilotos, futuros cmtes de amanha, terao de aprender sozinhos, porque nao havera' "estagio" para adquirir experiencia... :shock:

Acredite Alc, o VANT na militar NÃO é debate, é realidade.
O problema é sempre aquele velho pessoal do cachecol esvoaçante que acha uma injustiça fazer isso...

Mas cada vez mais os argumentos ficam mais fortes, e não tenho duvida que o F-35, SE SAIR, vai ser o ultimo tripulado que estaremos vendo.
E provavelmente vai comprometer as vendas do J-20 e do T-50.

Quer ver uma discussão interessante?
O maior fator limitador do F-22, HOJE, é justamente o piloto que diminui EM MUITO a performance da aeronave. E vamos lembrar que a tecnologia que estamos vendo está PELO MENOS 1 a 2 gerações atrás daquela que NÃO estamos vendo.
Outra coisa interessante? Eu posso "fornecer" para o meu aliado aquilo que eu tenho de mais moderno sem ter que treina-lo, sem ter que gastar com pilotagem e ele não precisa de base aérea nem de pessoal de terra. É praticamente uma "lan house" militar...
Basta acompanhar a discussão atual sobre a uilização de ARP nos EUA para se ter uma ideia de como a coisa está evoluindo bem mais rapido do que se imagina.

Até queimei minha lingua, achando que as rotativas iam demorar a serem "deshumanizadas", mas basta dar uma olhada la no vôo tatico para ver que a coisa está andando rapido nessa aerea tambem.
Para variar, me expressei mal... :oops: queria dizer que o pessoal da comercial, invejosos :mrgreen: , estao querendo "puxar" o conceito do VANT para si tambem. E sabemos que e' perfeitamente possivel, tendo em vista que ja' ha' metro sem condutor. As pessoas ai nao tiveram resistencia. No nosso caso, ainda ha'. Felizmente para mim... :mrgreen: Esperem eu me aposentar, please... :!: :mrgreen:

Sobre o restante, de acordo. Mas o que levantou(grifado) nunca tinha ouvido ou pensado e e' uma verdade e uma realidade a ser considerada pelos estrategistas! :shock: Mais uma forma de ajudar, controlando. O melhor do mundo para as potencias... :?

Abracao! Bons voos e feliz natal!! [009] [009]

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Dez 24, 2012 10:13 pm
por sapao
Sinceramente Alc, eu não acho que vá ver em vida uma aeronave de passageiros sem piloto. Simplesmente acho que não teria procura!

Basta vermos o exemplo dos navios de cruzeiro e trems de passageiros.
Acho até que alguem vai tentar, mas vão ser tantas exigencias legais e pouca procura que não acho que vá sair do papel.

E não, eu não entro para voar num desses por nada!!!! :D


Sobre a "lan house" de ARP, como eu disse só nos mostram o que querem que a gente saiba...

Com um capacidade de transmissão em tempo "quase" real, stealth, precisão de metros, pronto para operação em questão de horas e não de meses ou anos, sem custo politico de perder vidas.
É realmente tentador para algumas nações!!!

No mais igualmente: bons vôos e feliz natal; espero que não esteja de escala no feriado! :wink:
abraços

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Dez 25, 2012 11:42 am
por alcmartin
:( Meio que dancei...sai hoje 03:00h da manha. Mas no ano novo esta' melhor: dia 01/01 as 06h... 3 horas a mais! :? Tenho que mandar umas pizzas para o pessoal da escala! :evil: :mrgreen:

Abs!

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Dez 25, 2012 6:02 pm
por sapao
KKKKKKKKKKKKK

Provavelmente alguem que era umas duas turmas abaixo da sua na AFA... :twisted:

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Dez 26, 2012 11:31 am
por kekosam
Hahaha... o problema é que quem bate, não lembra, mas quem apanha, não esquece... :mrgreen:

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Dez 26, 2012 12:45 pm
por talharim
DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO
AÉREO

COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

EXTRATOS DE CONTRATOS

EXTRATO DO CONTRATO DE DESPESA No 054/CISCEA/2012 -
HOBECO.
ESPÉCIE: (X) Termo de Contrato ( ) Carta-Contrato.
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: Hobeco Sudamericana S.A.
No DO CONTRATO: no 054/CISCEA/2012.
ORIGEM: DISPENSA No 062/CISCEA/2012.
OBJETO: Fornecimento de 5 (cinco) Estações Meteorológicas de
Superfície Classe 1 - EMS-1, para substituições das existentes nas
respectivas localidades, os serviços especializados para as suas instalações,
incluindo a logística associada, serviços complementares de
infraestrutura e serviços de desmontagem e embalagem das estações
antigas, nos aeródromo de: Salvador - BA, Maceió - AL, Anápolis -
GO, Canoas - RS e Curitiba - PR.
VALOR: C=3.136.400,50 (três milhões, cento e trinta e seis mil, quatrocentos
euros e cinquenta centavos de euros).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.2058.3133.0001
e/ou 05.151.2058.2923.0001 / 4.4.90.39, 4.4.90.30 e 4.4.90.52.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2012NE006686, de 20/12/2012.
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2013: C=2.748.467,16 e
2014: C=387.933,34.
DATA DA ASSINATURA: 24/12/2012.
VIGÊNCIA: 24/12/2012 a 03/04/2015.


EXTRATO DA DISPENSA DE LICITAÇÃO
Nº 63/CISCEA/2012
OBJETO: Fornecimento de 2 (dois) Sistemas Integrados de Torre de
Controle, para os aeródromos de Porto Alegre e Brasília.
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino
- Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo(CISCEA).
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Marco Aurélio Gonçalves
Mendes - Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo (DECEA).
CONTRATADA: ACAMS AS.
VALOR: 2.658.417,00 euros.
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei no 8.666/93.


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO
Nº 64/CISCEA/2012
OBJETO: Fornecimento de 39(trinta e nove) monitores, para o Centro
de Controle de Aproximação de Belo Horizonte (APP BH) e para o
Centro de Formação para Operações Aéreas Militares (CFOpM) do
ICEA.
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino
- Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo (CISCEA).
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Marco Aurélio Gonçalves
Mendes - Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo (DECEA).
CONTRATADA: BARCO NV.
VALOR: US$ 954.479,00.

AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei nº 8.666/93.


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO
Nº 65/CISCEA/2012
OBJETO: Fornecimento de 03 (três) estações integradas de comunicação
terra-ar em VHF, para os sítios de Pico do Couto (RJ), Santa
Cruz (RJ) e Sumaré (RJ), 01 (um) sistema de telecomando e telessupervisão,
para o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do
Galeão (DTCEA - GL), no Rio de Janeiro-RJ e os serviços especializados
de engenharia, abrangendo instalação, testes e integração
das estações acima ao Centro de Controle de Aproximação do Galeão
- APP GL, no Rio de Janeiro-RJ.
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino
- Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo (CISCEA).
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Marco Aurélio Gonçalves
Mendes - Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo (DECEA).
CONTRATADA: PARK AIR SYSTEMS LTD.
VALOR: US$ 3,839,417.00.
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei nº 8.666/93.


EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 10/CISCEA/2012
OBJETO: Ampliação de 2 (duas) centrais de áudio (principal e de
contigência) em operação no Terceiro Centro Integrado de Defesa
Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA III (PE).

AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino
- Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo (CISCEA).
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Marco Aurélio Gonçalves
Mendes - Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo (DECEA).
CONTRATADA: S.I.T.T.I S.p.A. SPECIALI IMPIANTI TELESCRIVENTI
TELEFONICI INTERNI.
VALOR: 1.895.899,00 euros.
AMPARO LEGAL: Caput do artigo 25 da Lei nº 8.666/93.


EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 13/CISCEA/2012
OBJETO: Ampliação do equipamento Multi Funcional Integrado
(MFI), modelo VCX, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea
e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA III (PE).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino
- Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo (CISCEA).
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Marco Aurélio Gonçalves
Mendes - Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo (DECEA).
CONTRATADA: FREQUENTIS AG.
VALOR: 7.780.417,00 euros.
AMPARO LEGAL: Caput do artigo 25 da Lei nº 8.666/93.


EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 12/2012 - UASG 120127
Nº Processo: 67606009709201274 . Objeto: Execução de serviços
especializados de engenharia visando à modernização dos simuladores
dos Sistemas de Tratamento e Visualização de Dados (STVD)
do Instituto de Controle do Espaço Aéreo ICEA (SP) e da Escola de
Especialistas da Aeronáutica EEAR (SP).
Total de Itens Licitados:
00001 . Fundamento Legal: Art. 25º, Caput da Lei nº 8.666 de
21/06/1993. . Justificativa: Conforme Ficha de Ratificação de Despesas
por Inexigibilidade de Licitação n¨ 12/CISCEA/2012. Declaração
de Inexigibilidade em 21/12/2012 . CARLOS VUYK DE
AQUINO . Ordenador de Despesas . Ratificação em 21/12/2012 .
MARCO AURELIO GONCALVES MENDES . Diretor-geral do Decea
. Valor Global: R$ 8.894.700,00 . CNPJ CONTRATADA :
11.262.624/0001-01 ATECH - N EGOCIOS EM TECNOLOGIAS
S.A..

(SIDEC - 21/12/2012) 120127-00001-2012NE000015

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jan 02, 2013 8:21 am
por talharim
COMANDO-GERAL DE APOIO

CENTRO LOGÍSTICO

EXTRATOS DE CONTRATOS
CONTRATO No- 78/CELOG/2012 ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: CENTRO LOGÍSTCO DA AERONÁUTICA.
CONTRATADA: IVECO LATIN AMERICA LTDA. Nº DO CONTRATO:
078/CELOG/2012. ORIGEM: Pregão Eletrônico Nº.
036/CELOG/2012. OBJETO: Aquisição Veículos Automotores visando
atender as necessidades do COMANDO DA AERONÁUTICA.
VALOR: R$ 29.340.192,00 (Vinte e nove milhões, trezentos e quarenta
mil cento e noventa e dois reais).
PROGRAMA/NATUREZA
DE DESPESA: 05.151.2058.14N3.0101/449052. EMPENHO:
2012NE000936, 2012NE000937, 2012NE000938, 2012NE000941,
2012NE000942, 2012NE000943, 2012NE000949, 2012NE000951,
2012NE000952, 2012NE000953, 2012NE000954, de 06/11/2012,
2012NE001131, de 29/11/2012. ASSINATURA: 10/12/2012. VIGÊNCIA:
270 ( duzentos e setenta) dias,a partir da data da assinatura do
instrumento, nos termos do artigo 57 da Lei nº 8.666, de 1993.

CONTRATO No- 80/CELOG/2012 ESPÉCIE: ESPÉCIE: Termo de
Contrato. CONTRATANTE: CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA.
CONTRATADA: LIBRELATO IMPLEMENTOS AGRICOLAS
E RODOVIARIOS LTDA
. Nº DO CONTRATO: 080/CELOG/
2012. ORIGEM: Pregão Eletrônico Nº. 036/CELOG/2012. OBJETO:
Aquisição Veículos Automotores visando atender as necessidades
do COMANDO DA AERONÁUTICA. VALOR: R$
1.856.700,00 (Um milhão, oitocentos e cinquenta e seis mil, setecentos
reais).
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
05.151.2058.14N3.0101/449052. EMPENHO: 2012NE000939,
2012NE000957, de 07/11/2012. EMPENHO: 2012NE003133, de
07/12/2012. PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
04.121.2125.14N6.0101/449052. EMPENHO: 2012NE001155 de
30/11/2012, 2012NE003134 de 07/12/2012. PROGRAMA/NATUREZA
DE DESPESA: 05.122.2108.2000.0001/449052. EMPENHO:
2012NE003132 de 07/12/2012. ASSINATURA: 10/12/2012. VIGÊNCIA:
240 ( duzentos e quarenta) dias,a partir da data da assinatura do
instrumento, nos termos do artigo 57 da Lei nº 8.666, de 1993

CONTRATO No- 84/CELOG/2012 ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA.
CONTRATADA: GOODYEAR DO BRASIL PRODUTO DE BORRACHA
LTDA .
No DO CONTRATO: 084/CELOG/2012. ORIGEM:
Inexigibilidade Nº 002/CELOG/2012. OBJETO: aquisição de Pneus
de Aviação, visando atender às necessidade do Sistema de Material
Aeronáutico. VALOR: R$ 3.953.996,36 (três milhões, novecentos e
cinquenta e três mil novecentos e noventa e seis reais e trinta e seis
centavos).
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
05.151.2058.048.0001/339030. EMPENHO: 2012NE000543,
2012NE000544 de 27/06/12, 2012NE000557, 2012NE000558
2012NE000559, 2012NE000561, 2012NE000563, 2012NE000564 de
10/07/2012, 2012NE000629 de 17/07/2012. PROGRAMA/NATUREZA
DE DESPESA: 05.151.2058.2923.0001/339030. EMPENHO:
2012NE000560, 2012NE000562, de 17/07/2012. ASSINATURA:
18/07/2012. VIGÊNCIA:12 (doze) meses, contados a partir da data de
assinatura das Partes

CONTRATO No- 91/CELOG/2012 ESPÉCIE: ESPÉCIE: Termo de
Contrato. CONTRATANTE: CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA.
CONTRATADA: ECS COMÉRCIO DE VEÍCULOS E
EQUIPAMENTOS LTDA-ME
. Nº DO CONTRATO: 091/CELOG/
2012. ORIGEM: Pregão Eletrônico Nº. 045/CELOG/2011. OBJETO:
Aquisição Veículos Automotores visando atender as necessidades
do COMANDO DA AERONÁUTICA. VALOR: R$
1.096.300,00 (Um milhão, noventa e seis mil, trezentos reais).
PROGRAMA/
NATUREZA DE DESPESA:
05.122.2108.2000.0001/449052. EMPENHO: 2012NE000973,
2012NE000974 de 08/11/2012. ASSINATURA: 19/12/2012. VIGÊNCIA:
09 (nove) meses, a partir da data da assinatura do contrato.

CONTRATO No- 92/CELOG/2012 ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA.
CONTRATADA: FIAT AUTOMÓVEIS S/A. Nº DO CONTRATO:
092/CELOG/2012. ORIGEM: Pregão Eletrônico Nº. 045/CELOG/
2011. OBJETO: Aquisição Veículos Automotores visando atender
as necessidades do COMANDO DA AERONÁUTICA. VALOR:
R$ 4.415.270,00 (Quatro milhões, quatrocentos e quinze mil, duzentos
e setenta reais).
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
05.122.2108.2000.0001/449052. EMPENHO: 2012NE000976, de
08/11/2012, 2012NE001055 de 26/11/2012, 2012NE 001064 de
27/11/2012, 2012NE001085 de 28/11/2012, 2012NE001125,
2012NE001126 de 29/11/2012, 2012NE001164 de 03/12/2012. PROGRAMA/
NATUREZA DE DESPESA:
05.151.2058.2923.0001/449052. EMPENHO: 2012NE001036 de
22/11/2012, 2012NE001066, 2012NE001073 de 27/11/2012,
2012NE001095 de 29/11/2012. PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
26.122.2101.2000.0001/449052 . EMPENHO:
2012NE001044, 2012NE001056 de 22/11/2012. PROGRAMA/NATUREZA
DE DESPESA: 05.151.2058.2913.0001/449052. EMPENHO:
2012NE001062, 27/11/2012. PROGRAMA/NATUREZA DE
DESPESA: 19.572.2056.2460.0001/449052. EMPENHO:
2012NE001083, 2012NE001084 de 28/11/2012 . PROGRAMA/NATUREZA
DE DESPESA: 26.781.2058.2756.0001/449052. EMPENHO:
2012NE001150, de 30/11/2012. ASSINATURA: 18/12/2012.
VIGÊNCIA: 07 (sete) meses, a partir da data da assinatura do contrato.

CONTRATO No- 93/CELOG/2012 ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA.
CONTRATADA: MASCARELLO CARROCERIAS E ONIBUS LTDA.
Nº DO CONTRATO: 093/CELOG/2012. ORIGEM: Pregão Eletrônico
Nº. 045/CELOG/2011. OBJETO: Aquisição Veículos Automotores
visando atender as necessidades do COMANDO DA AERONÁUTICA.
VALOR: R$ 4.033.958,00 (Quatro milhões, e trinta e
três mil novecentos e cinquenta e oito reais).
PROGRAMA/NATUREZA
DE DESPESA: 05.122.2108.2000.0001/449052. EMPENHO:
2012NE000977, de 08/11/2012, 2012NE001074 de
27/11/2012, 2012NE001166, de 03/12/2012, 2012NE001170,
2012NE001171, 2012NE001172, de 04/12/2012, 2012NE001182 de
05/12/2012, 2012NE003124 de 07/12/2012. ASSINATURA:
10/12/2012. VIGÊNCIA: 09 ( nove) meses,a partir da data da assinatura
do contrato.

CONTRATO No- 102/CELOG/2012 ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: CENTRO LOGÍSTICO AERONÁUTICA. CONTRATADA:
AGRALE.
Nº DO CONTRATO: 102/CELOG/2012.
ORIGEM: Pregão Eletrônico Nº. 045/CELOG/2011. OBJETO: Aquisição
de Veículos Automotores, visando atender às necessidades do
COMAER. VALOR: R$ 1.347.635,00 (Hum milhão, trezentos e quarenta
e sete mil, seiscentos e trinta e cinco reais ).
PROGRAMA/NATUREZA
DE DESPESA: 05.122.2108.2000.0001/449052. EMPENHO:
2012NE001068 de 27/11/2012. PROGRAMA/NATUREZA
DE DESPESA: 05.151.2058.2868.0001/449052. EMPENHO:
2012NE001078, 2012NE001079, 2012NE001080, 2012NE001081 de
28/11/2012. PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
05.182.1029.20G3.0103/449052. EMPENHO: 2012NE003078 de
01/12/2012. ASSINATURA: 18/12/2012. VIGÊNCIA: 07(sete) meses,
a partir da data da assinatura do contrato.

CONTRATO No- 105/CELOG/2012 ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA.
CONTRATADA: VOLKSWAGEN DO BRASIL INDÚSTRIA DE
VEICULOS AUTOMOTORES.
Nº DO CONTRATO: 105/CELOG/
2012. ORIGEM: Pregão Eletrônico Nº. 029/CELOG/2012. OBJETO:
Aquisição Veículos Automotores visando atender as necessidades
do COMANDO DA AERONÁUTICA. VALOR: R$
341.600,00 (Trezentos e quarenta e um mil seiscentos reais).
PROGRAMA/
NATUREZA DE DESPESA:
05.122.2108.2000.0001/449052. EMPENHO: 2012NE001137,
2012NE001151, 2012NE001152, de 30/11/2012, 2012NE001202,
2012NE003127, 2012NE003128, 2012NE003129, 2012NE003130 de
07/12/2012. ASSINATURA: 12/12/2012. VIGÊNCIA: 07 ( sete) meses,
a partir da data da assinatura do contrato.

CONTRATO No- 109/CELOG/2012 ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA.
CONTRATADA: LIBRELATO IMPLEMENTOS AGRICOLAS E
RODOVIARIOS.
Nº DO CONTRATO: 109/CELOG/2012. ORIGEM:
Pregão Eletrônico Nº. 062/CELOG/2012. OBJETO: Aquisição
Veículos Automotores visando atender as necessidades do COMANDO
DA AERONÁUTICA. VALOR: R$ 327.600,00 (trezentos e vinte
e sete mil e seiscentos reais).
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
04.121.2125.14N6.0101/449052. EMPENHO:
2012NE003058, de 30/11/2012. ASSINATURA: 11/12/2012. VIGÊNCIA:
240 (duzentos e quarenta) dias, a partir da data da assinatura do
instrumentos, nos termos de artigo 57 da Lei nº 8.666, de 1993.

CONTRATO No- 112/CELOG/2012 ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: CENTRO LOGÍSTICO AERONÁUTICA. CONTRATADA:
AGRALE.
Nº DO CONTRATO: 112/CELOG/2012.
ORIGEM: Pregão Eletrônico Nº. 059/CELOG/2012. OBJETO: Aquisição
de Veículos Automotores, visando atender às necessidades do
COMAER. VALOR: R$ 180.061,99 (Cento e oitenta mil e sessenta e
um reais e noventa e nove centavos).
PROGRAMA/NATUREZA DE
DESPESA: 05.2012.2057.2C06.0001/449052. EMPENHO:
2012NE001153 de 30/11/2012. ASSINATURA: 18/12/2012. VIGÊNCIA:
210 (duzentos e dez) dias, a partir da data da assinatura do
instrumento, nos termos do artigo 57 da Lei nº 8.666, de 1993

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jan 02, 2013 10:35 am
por FCarvalho
Pelo jeito, em matéria de meios terrestres a FAB está ficando bem até demais. Já na sua função primária, voar que é bom mesmo...

abs.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jan 02, 2013 1:42 pm
por saullo
No quesito de equipamentos que voam, atiram e disparam mísseis é que o bicho pega. Tem quase nada e nunca que o governo resolve comprar.

Abraços

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Jan 08, 2013 11:49 pm
por Pablo Maica
AEQ e FAB darão início aos testes com bomba guiada SMKB 83

Empresa do grupo Grupo SDS Segurança & Defesa espera repetir o mesmo sucesso obtido com SMKB 82

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Os excelentes resultados obtidos pela empresa AEQ durante a campanha de ensaios na Serra do Cachimbo no último trimestre de 2012 reforçaram a confiança da equipe que desenvolve a primeira família de bombas nacionais guiadas de última geração. O próximo passo será a campanha de ensaios de um artefato maior ainda.

O desenvolvimento da bomba SMKB 82 (de 227 kg), equipada com sistema de guiagem por GPS/Inercial, já foi concluído e a gora a empresa se prepara para os testes com a SMKB 83 (de 454 kg). A SMKB 82 baseia-se na bomba de emprego geral Mk82 fabricada pela AEQ, mas equipada com um kit de guiagem desenvolvido em conjunto com a também brasileira Mectron.

Este kit, o primeiro do gênero no Brasil, permite que bombas de queda livre sejam orientadas tanto para o sistema de posicionamento GPS americano quanto para o Glonass russo, garantindo a precisão de alvo durante o dia ou à noite, nas mais adversas condições atmosféricas. Com o kit, uma bomba “burra” pode ser lançada a altitudes superiores a 10 km, com um alcance entre 16 e 40 km e CEP de 6 metros máximo.


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A cabeça de guiagem possui uma peculiaridade que garante a total independência do artefato em relação aos demais sistemas da aeronave. Trata-se de um sistema de comunicação sem fio, que elimina a necessidade do emprego de cabeamento entre o artefato e o painel de sistemas do piloto. Através de um microcomputador dedicado e desenvolvido pela Britanite-BSD/Mectron o piloto pode controlar a bomba. Outra vantagem deste sistema é que ele pode ser instalado em uma variedade de aeronaves e evita modificações eletrônicas que possam provocar interferências.

A AEQ, empresa do Grupo SDS Segurança & Defesa, possui um histórico de mais de quatro décadas no mercado de materiais explosivos. Ela herdou o histórico e o conhecimento da antiga divisão aeroespacial da Britanite-BSD. Além da SMKB e das bombas de emprego geral, AEQ também produz detonadores, bombas de fragmentação, bombas de detonação, foguetes não guiados e componentes para propelentes sólidos de foguetes. O Grupo SDS Segurança & Defesa foi criado em agosto do ano passado e foi concebida para participar do fortalecimento da Base Industrial de Defesa do país, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa.

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NOTA DO EDITOR: as informações, bem como as fotos foram obtidas com exclusividade pelo Poder Aéreo junto ao fabricante.



Fonte: http://www.aereo.jor.br/



Um abraço e t+ :D

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jan 09, 2013 9:06 am
por alex
Estou vendo que os gastos para o controle aereo e segurança em voo para a Copa está andando :D

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jan 09, 2013 11:23 am
por talharim
Essas bombas sao muito grandes e pesadas daqui a 5 anos como é que o pessoal da FAB vai conseguir atirar elas com a força das maos ?

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jan 09, 2013 11:25 am
por talharim
Essas bombas sao muito grandes e pesadas daqui a 5 anos como é que o pessoal da FAB vai conseguir atirar elas com a força das maos ?

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jan 09, 2013 4:52 pm
por wagnerm25
talharim escreveu:Essas bombas sao muito grandes e pesadas daqui a 5 anos como é que o pessoal da FAB vai conseguir atirar elas com a força das maos ?
Podem usar o AeroDilma. Já carrega um canhão mesmo...