Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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rodrigo
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Re: Super Tucano News

#3301 Mensagem por rodrigo » Seg Jul 01, 2013 12:15 pm

arcanjo escreveu:Entrega de Super Tucano exige plano diferenciado

01 de Julho, 2013 - 10:35 ( Brasília ) Valor Online

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Virgínia Silveira

Neste semestre a Embraer pretende repetir uma proeza que faz jus a sua posição de terceira maior fabricante de aeronaves do mundo. Vai atravessar, pela segunda vez, os oceanos Atlântico e Índico e o mar Mediterrâneo para entregar aviões monomotores de combate A-29 Super Tucano à Força Aérea da Indonésia, a primeira operadora da aeronave na região Ásia-Pacífico. Nesse novo lote serão 12 aeronaves.

Exportar um produto de alto valor agregado é uma atividade que a companhia faz há mais de 40 anos, mas quando esse desafio envolve a travessia de oceanos e continentes com uma aeronave militar projetada para fazer voos de curto alcance, a operação deixa de ser "corriqueira" e exige planejamento diferenciado, equipes bem preparadas e controle de todas as fases do voo.

Um planejamento cuidadoso permitiu que a primeira experiência desse tipo com o modelo Super Tucano fosse bem sucedida. A aventura, envolvendo a entrega dos quatro primeiros Super Tucanos para a Indonésia, começou no dia 20 de agosto de 2012 e durou 14 dias. Somando todas as horas efetivamente no ar, foram 60 horas de voo.

O translado das aeronaves, conduzido por uma equipe de oito pilotos, dois em cada aeronave, teve início em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, e terminou em Malang, na Indonésia.

A longa experiência da Embraer com o translado de mais de 130 aeronaves EMB-312 Tucano, para a França, Angola e Iraque, na década de 80 e começo dos anos 90, é seguida hoje por todas as áreas de negócios da empresa e serviu de base para o planejamento das atuais entregas, explica Airton Manoel Rodrigues, piloto de prova da Embraer e um dos chefes da missão para a Indonésia.

Na primeira viagem para a Indonésia, os aviões percorreram 23.507 quilômetros, fizeram 16 escalas e passaram por 11 países, além do Brasil. O roteiro incluiu áreas de conflito, como o Oriente Médio, uma preocupação a mais para os pilotos, tendo em vista que se trata de uma aeronave militar, com matrícula experimental civil e algumas autorizações de sobrevoo inicialmente negadas.

Por conta disso, os armamentos que faziam parte do pacote de entrega para a Força Aérea da Indonésia foram enviados separadamente. "Além dos pedidos de autorização feitos às autoridades Aéreas civis, tivemos de solicitar permissão de voo para as autoridades militares, por meio de canais diplomáticos e com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB)", explica Rodrigues.

Durante a travessia do Atlântico, fase considerada mais crítica do voo, os aviões foram seguidos de perto por uma aeronave de apoio, o C-130 Hércules.


Piloto com mais de 4.800 horas de voo, Rodrigues conta que, a uma certa altura da viagem sobre o Atlântico, os Super Tucanos chegaram a perder a comunicação em HF (ondas curtas) com o Centro Dakar e o contato via rádio só foi possível com a ajuda do C-130, que atuou como retransmissor dos dados, permitindo um pouso seguro na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

"O C-130 tinha a posição exata de todos os navios e barcos que estavam navegando no Atlântico durante o período de travessia dos nossos aviões. Se, eventualmente, houvesse a necessidade de ejeção do piloto, o C-130 estaria ali para lançar botes salva vidas e para pedir socorro aos navios mais próximos", conta o piloto.

O planejamento bem feito também foi decisivo em outro acontecimento inesperado. "Encontramos muita nebulosidade na rota entre a Ilha do Sal e Las Palmas, nas Ilhas Canárias, e duas aeronaves tiveram acúmulo de gelo nas asas e superfícies. O jeito foi trocar o nível de voo", conta.

Equipado com sistemas eletrônicos compatíveis com aviões de quarta e quinta geração, o Super Tucano voou a uma altitude entre 19 mil pés e 23 mil pés, nível considerado adequado para a condição de peso e resistência do ar que encontrou durante a travessia do Atlântico.

Com cinco tanques de combustível, dois sob as asas, um sob a fuselagem e um tanque interno em cada asa, o Super Tucano foi projetado para ter nível de confiabilidade suficiente para atingir o ponto de não retorno na travessia do Atlântico com segurança. "A partir da decolagem da ilha de Fernando Noronha chegamos a certo trecho em que não é possível mais retornar, somente prosseguir."

Cada tanque do Super Tucano tem autonomia para 1h40 de voo. A partir daí é feito o abastecimento em voo, com a transferência de combustível de um tanque para o outro, uma operação considerada crítica, mas que o piloto da Embraer afirma já estar totalmente dominada e pouco sujeita a falhas. A capacidade máxima dos tanques é de 1.742 litros e inclui dois tanques extras, de 400 litros cada, sob as asas.

"Não tivemos nenhuma falha na travessia e isso comprovou para o cliente, que estava nos esperando do outro lado do mundo, que o apresentado a ele sobre o avião era verdade. Ele está recebendo um produto nas condições que lhe foram prometidas", afirmou Rodrigues. O translado do Super Tucano, conta o piloto, exigiu o mínimo de apoio e apenas uma troca de filtro de óleo foi feita durante todo o processo.

Surpreender o cliente, fazendo mais do que o esperado, é parte da nossa estratégia, ressalta Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança. "São poucas empresas no mundo que fazem isso", lembrou o executivo. Até o momento, a Embraer entregou um total de 175 Super Tucano para 10 clientes: Angola, Brasil, Burkina Fasso, Chile, Colômbia, Equador, Indonésia, Mauritânia, República Dominicana e Estados Unidos (operador TacAir). As vendas acumuladas do modelo já somam 216 unidades.

As estimativas de negócios potenciais do avião, segundo Aguiar, foram revistas para cima, de US$ 3,5 bilhões para US$ 4,1 bilhões até 2025, algo em torno de 344 unidades.

http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... erenciado/


arcanjo
Embraer, sempre trazendo orgulho!




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
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Re: Super Tucano News

#3302 Mensagem por joao fernando » Seg Jul 01, 2013 1:10 pm

Minha namorada vai morar ao lado do clube dos aposentados da Embraer. Vou lá especular os causos deles




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Super Tucano News

#3303 Mensagem por arcanjo » Ter Jul 02, 2013 10:51 am

01/07/2013 - 10h17

OPERACIONAL - Esquadrão Grifo realiza Operação Continuada

Imagem
Foto: Ten Dianezi

O Esquadrão Grifo, 2º/3º GAV, sediado na Base Aérea de Porto Velho, realizou nos dias 26, 27 e 28 de junho uma Operação Continuada. O objetivo da atividade foi voar com as aeronaves de caça leve A-29 Super Tucano um grande número de missões operacionais, ininterruptamente. A primeira decolagem para um ataque simulado próximo à fronteira com a Bolívia ocorreu no nascer do sol do dia 26.

“É muito importante para a manutenção operacional do esquadrão uma atividade como essa. Tanto a equipe de manutenção quanto os pilotos foram exigidos ao máximo por 60 horas. Trabalhamos no limite da fadiga”, afirma o Tenente Rafael Borba, piloto do Esquadrão Grifo.

A Operação Continuada ocorreu durante a Manobra Mapinguari, tradicional exercício em sede planejado e executado pela própria unidade aérea. Das 6:30h do dia 26 até as 18:30h do dia 28, foram voadas um total de 153 horas em missões de ataque, reconhecimento armado, reconhecimento visual, apoio aéreo aproximado e controle aéreo avançado nas aeronaves de caça A-29.

“Esse tipo de operação é imprescindível para garantir um aumento da operacionalidade dos nossos tripulantes. Realizamos voos que normalmente não temos a oportunidade de fazer, como ataques simulados a pelotões de fronteira distantes mais de 200 milhas da nossa base”, completa o piloto.

Fonte: 2º/3º GAV

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... Continuada


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Re: Super Tucano News

#3304 Mensagem por romeo » Seg Jul 08, 2013 7:28 pm





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Re: Super Tucano News

#3305 Mensagem por arcanjo » Sáb Jul 13, 2013 7:01 pm

12-07-2013 18:19

FAA
Comandante da FAN elogia programas de reequipamento das forças armadas

Luanda - O comandante da Força Aérea Nacional (FAN), general Francisco Lopes Afonso "Hanga", enalteceu hoje, sexta-feira, na capital do país, a implementação dos programas de reequipamento das Forças Armadas Angolanas (FAA), levado a cabo pelo Executivo, liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Falando na recepção oficial de três aeronaves EMB-314 Super Tucano, fabricadas pela empresa brasileira Embraer, referiu que o processo de modernização das FAA, eleva cada vez mais as responsabilidades dos comandos dos distintos ramos.

“O acto da recepção oficial dos três Super Tucanos é carregado de solenidade e importância para a vida das Forças Armadas e do país. Esta solenidade toca profundamente os corações de angolanos e brasileiros, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a reconhecer Angola como um país livre e soberano”, sublinhou.

Assegurou, no entanto, que a FAN tudo fará para a manutenção e conservação de todos os equipamentos que vão sendo adquiridos e que o processo de modernização e reequipamento decorra em conformidade com as orientações superiores do Comandante em Chefe das FAA.

As três aeronaves EMB-314 Super Tucano, de ataque leve e treinamento avançado, incorporam os últimos avanços em aviónicos e em armamentos, fabricadas pela empresa brasileira Embraer, no âmbito da reestruturação das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Estiveram presentes no acto, o chefe de Estado Maior General das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda, o ministro conselheiro da embaixada do Brasil em Angola, Luís Ivaldo, bem como generais, oficiais, sargentos e praças dos ramos.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... b68df.html

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Re: Super Tucano News

#3306 Mensagem por Wingate » Sáb Jul 13, 2013 7:29 pm

arcanjo escreveu:12-07-2013 18:19

FAA
Comandante da FAN elogia programas de reequipamento das forças armadas

Luanda - O comandante da Força Aérea Nacional (FAN), general Francisco Lopes Afonso "Hanga", enalteceu hoje, sexta-feira, na capital do país, a implementação dos programas de reequipamento das Forças Armadas Angolanas (FAA), levado a cabo pelo Executivo, liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Falando na recepção oficial de três aeronaves EMB-314 Super Tucano, fabricadas pela empresa brasileira Embraer, referiu que o processo de modernização das FAA, eleva cada vez mais as responsabilidades dos comandos dos distintos ramos.

“O acto da recepção oficial dos três Super Tucanos é carregado de solenidade e importância para a vida das Forças Armadas e do país. Esta solenidade toca profundamente os corações de angolanos e brasileiros, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a reconhecer Angola como um país livre e soberano”, sublinhou.

Assegurou, no entanto, que a FAN tudo fará para a manutenção e conservação de todos os equipamentos que vão sendo adquiridos e que o processo de modernização e reequipamento decorra em conformidade com as orientações superiores do Comandante em Chefe das FAA.

As três aeronaves EMB-314 Super Tucano, de ataque leve e treinamento avançado, incorporam os últimos avanços em aviónicos e em armamentos, fabricadas pela empresa brasileira Embraer, no âmbito da reestruturação das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Estiveram presentes no acto, o chefe de Estado Maior General das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda, o ministro conselheiro da embaixada do Brasil em Angola, Luís Ivaldo, bem como generais, oficiais, sargentos e praças dos ramos.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... b68df.html

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arcanjo
Ótima notícia!

Em minha modesta e leiga opinião, a EMBRAER poderia oferecer "pacotes de defesa" nos segmento de aviação militar e civil, suprindo aeronaves e armamento, bem como engenharia consultiva para construção e operação de bases aéreas e/ou aeroportos civis, incluindo os equipamentos (radares, comunicações, etc..) e treinamento do pessoal.

Esses pacotes seriam desenhados para países com recursos limitados e em estágio de formação/reformulação de suas Forças Armadas e transporte aéreo.

De qualquer forma, uma boa notícia e talvez o início de mais negócios proveitosos para o Brasil e Angola.

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Anton
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Re: Super Tucano News

#3307 Mensagem por Anton » Dom Jul 14, 2013 9:00 am

Os supertucanos chegando em Malang na Indonésia.





Lord Nauta
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Re: Super Tucano News

#3308 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jul 14, 2013 2:17 pm

Em minha opinião já esta passando a hora da FAB encomendar um lote adicional de A 29.

:evil: :evil: :evil:


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irlan
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Re: Super Tucano News

#3309 Mensagem por irlan » Dom Jul 14, 2013 5:43 pm

Nem que seja só para repor aqueles perdidos em acidentes...




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
sapao
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Re: Super Tucano News

#3310 Mensagem por sapao » Dom Jul 14, 2013 6:29 pm

Lord Nauta escreveu:Em minha opinião já esta passando a hora da FAB encomendar um lote adicional de A 29.

:evil: :evil: :evil:


Sds


Lord Nauta
Será?
A Defesa Aerea de primeira linha está prestes a perder uma unidade inteira e o Transporte/REVO Estrategico praticamente não existe mais; seria então a prioridade mais A-29?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Super Tucano News

#3311 Mensagem por Luiz Bastos » Seg Jul 15, 2013 2:05 am

Matou a pau sapão. Fui :mrgreen:




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Re: Super Tucano News

#3312 Mensagem por bcorreia » Seg Jul 15, 2013 3:31 am

Lord Nauta escreveu:Em minha opinião já esta passando a hora da FAB encomendar um lote adicional de A 29.

:evil: :evil: :evil:


Sds


Lord Nauta
Ao menos já usaram todos os que estavam estocados?




sapao
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Re: Super Tucano News

#3313 Mensagem por sapao » Seg Jul 15, 2013 9:22 am

Não tem nenhum estocado, os que estão no Parque estão em manutenção.




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Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Super Tucano News

#3314 Mensagem por luidpossan » Seg Jul 15, 2013 9:31 am

se lembro bem os que estavam estocados foram para a esquadrilha da fumaça




sapao
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Re: Super Tucano News

#3315 Mensagem por sapao » Seg Jul 15, 2013 11:08 am

Não estavam estocados, foram retirados dos esqusdrões operacionais. Não existem A-29 estocados, haviam alguns que não haviam sido recebidos por causa do direcionamento da linha de produção para outros clientes.




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