Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Enviado: Ter Jul 19, 2011 1:29 pm
Pêpe, eu acredito que o SICONTA seja bom, aliás sei que é bom, mas julgo estar umas gerações abaixo do Francês e neste tipo de navios é o coração, é o que divide uma excelente plataforma de uma mediana e nós temos experiência disso (não diga nada ao SUT que ele mata-me ). Por isso a minha pergunta, o Brasil que subir esses altos degraus e investir massivamente no SICONTA (isto é muito caro mesmo), ou contenta-se em comprar de prateleira, ou como alternativa subir um degrauzinho? É uma decisão difícil, todos têm custo e benefícios.Pepê Rezende escreveu:Os franceses também topam, mas a italiana tem 70 milhões de razões a menos para ser a favorita... Não sei se fui claro! A Type 26, por sua vez, tem 180 milhões de razões a mais para que a MB não a queira, além de quatro anos a mais de espera.soultrain escreveu:A diferença é que os Italianos toparam tirar o sistema de combate deles e colocar o SICONTA, mas fazer isso...
Faz-me lembrar alguns episódios do FX.
O Siconta é um excelente sistema, muito próximo do desempenho do DNA da BAe System. Aprendemos muito depois de integrar radares holandeses e britânicos a mísseis antiaéreos italianos e mísseis Exocet MM40 franceses e sonares britânicos a torpedos norte-americanos... O know why e o know how não se perderam.soultrain escreveu:Foi claro, eu meteria as barbas de molho depois do que os Italianos fizeram, mas topam mesmo? Não é como meter um motor de um Fusca num Lamborgini?
Abraços
Pepê
Pois é isso que eu estou a falar, colocar numa fragata moderna cm toda a sua complexidade de sistemas, que foi desenhada de raiz para um sistema de combate, outro...é possível, mas deve ser caro...rcolistete escreveu:Olá soultrain,soultrain escreveu:A diferença é que os Italianos toparam tirar o sistema de combate deles e colocar o SICONTA, mas fazer isso...
Faz-me lembrar alguns episódios do FX.
Algumas informações colhidas com a DCNS na LAAD 2011 :
* a FREEM pode sim usar o SICONTA da MB, porém o SICONTA não seria capaz de fazer tudo o que o sistema francês faz e... o SICONTA é remotamente originado de um sistema da DCNS de há alguns anos. Elogiaram o SICONTA;
* a FREEM oferecida oficialmente à MB tem um mistura de Aster 15 e 30 (aleluia !) que a MB pode escolher à vontade;
* a motorização da FREM oferecida à MB é mais potente que a versão francesa para poder atingir velocidades mais altas (para acompanhar NAe, por exemplo).
Abraços, Roberto
rcolistete escreveu:Algumas informações colhidas com a DCNS na LAAD 2011 :
* a FREEM pode sim usar o SICONTA da MB, porém o SICONTA não seria capaz de fazer tudo o que o sistema francês faz e... o SICONTA é remotamente originado de um sistema da DCNS de há alguns anos. Elogiaram o SICONTA;
* a FREEM oferecida oficialmente à MB tem um mistura de Aster 15 e 30 (aleluia !) que a MB pode escolher à vontade;
* a motorização da FREM oferecida à MB é mais potente que a versão francesa para poder atingir velocidades mais altas (para acompanhar NAe, por exemplo).
Sim, será caro e o SICONTA irá evoluir para abranger as novas exigências. Quanto à preferência pela italiana, é meramente financeira. O Herakles é MUITO mais radar. Tem varredura ativa. O EMPAR é PESA.soultrain escreveu:Pois é isso que eu estou a falar, colocar numa fragata moderna cm toda a sua complexidade de sistemas, que foi desenhada de raiz para um sistema de combate, outro...é possível, mas deve ser caro...
Pepe,Pepê Rezende escreveu:rcolistete escreveu:Algumas informações colhidas com a DCNS na LAAD 2011 :
* a FREEM pode sim usar o SICONTA da MB, porém o SICONTA não seria capaz de fazer tudo o que o sistema francês faz e... o SICONTA é remotamente originado de um sistema da DCNS de há alguns anos. Elogiaram o SICONTA;
* a FREEM oferecida oficialmente à MB tem um mistura de Aster 15 e 30 (aleluia !) que a MB pode escolher à vontade;
* a motorização da FREM oferecida à MB é mais potente que a versão francesa para poder atingir velocidades mais altas (para acompanhar NAe, por exemplo).Sim, será caro e o SICONTA irá evoluir para abranger as novas exigências. Quanto à preferência pela italiana, é meramente financeira. O Herakles é MUITO mais radar. Tem varredura ativa. O EMPAR é PESA.soultrain escreveu:Pois é isso que eu estou a falar, colocar numa fragata moderna cm toda a sua complexidade de sistemas, que foi desenhada de raiz para um sistema de combate, outro...é possível, mas deve ser caro...
Pepê
O Pepe está certo o EMPAR é PESA semelhante a tecnologia usada pelo RBE atual do Rafale, e o Herakles é AESA. Os italianos estavam desenvolvendo uma versão AESA do EMPAR, não sei como isso está.Penguin escreveu:Pepe,Pepê Rezende escreveu: Sim, será caro e o SICONTA irá evoluir para abranger as novas exigências. Quanto à preferência pela italiana, é meramente financeira. O Herakles é MUITO mais radar. Tem varredura ativa. O EMPAR é PESA.
Pepê
Eh justo o contrario. O Empar eh AESA e o Herakles eh PESA.
[]s
Folder do fabricante, eles devem saber o que fabricam. http://www.selex-si.com/IT/Common/files ... /EMPAR.pdfPenguin escreveu:Empar: AESA
Herakles: PESA
http://www.deagel.com/Ship-Sensors/Empa ... 84001.aspx
http://www.deagel.com/Ship-Sensors/Hera ... 85001.aspx
http://www.naval-technology.com/projects/formidable/
Isso ser traduz na performance e no alcance, o Herakles(é com K) porque existe um radar anterior com C. Tem 50% de alcance superior e consegue rastrear até 500 alvos, o Empar deve ser uns 300 no máximo.Antenna
Planar array electronically stabilised rotating at 60 rpm
Transmitter
C-band driven TWT
EMPAR = European Phased Array RadarPRick escreveu:Folder do fabricante, eles devem saber o que fabricam. http://www.selex-si.com/IT/Common/files ... /EMPAR.pdfPenguin escreveu:Empar: AESA
Herakles: PESA
http://www.deagel.com/Ship-Sensors/Empa ... 84001.aspx
http://www.deagel.com/Ship-Sensors/Hera ... 85001.aspx
http://www.naval-technology.com/projects/formidable/
European Multifunction Phased Array Radar(EMPAR)- O nome mesmo fala é um radar PESA de varredura eletrônica com válvula TWT.
Isso ser traduz na performance e no alcance, o Herakles(é com K) porque existe um radar anterior com C. Tem 50% de alcance superior e consegue rastrear até 500 alvos, o Empar deve ser uns 300 no máximo. menos...Antenna
Planar array electronically stabilised rotating at 60 rpm
Transmitter
C-band driven TWT
[]´s
Você não pode fazer isso, USAntiago, você só lê folder de fabricante e é a lei, lembra?Os folders da Selex e da Thales não especificam se suas antenas são AESA ou PESA. Mas há farta referencia na net. Basta dar uma googlada ou ler os links postados.
Nãooooo! Ao contrário de vc meu caro amigo russófilo com crise aguda de identidade (vodka ou champagne?), eu não contradigo o folder do fabricante.Carlos Mathias escreveu:Você não pode fazer isso, USAntiago, você só lê folder de fabricante e é a lei, lembra?Os folders da Selex e da Thales não especificam se suas antenas são AESA ou PESA. Mas há farta referencia na net. Basta dar uma googlada ou ler os links postados.
Penguin escreveu:EMPAR:
http://articles.janes.com/articles/Jane ... ional.html
Herakles:
http://articles.janes.com/articles/Jane ... ional.html
Pois é, o folder do fabricante fala em TWT ou magnetron, nome das modernas fontes dos radares PESA. Quer dizer existe apenas uma única fonte de transmissão.knigh7 escreveu:Penguin escreveu:EMPAR:
http://articles.janes.com/articles/Jane ... ional.html
Herakles:
http://articles.janes.com/articles/Jane ... ional.html
Penguin,
No artigo da Jane`s que vc postou o link sobre o EMPAR:
Again, EMPAR makes use of a rotating phased array antenna that employs a single pencil beam for transmission and multiple beams for reception.
Isso é funcionamento de radar PESA.