Fragatas FREMM franco-italianas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#331 Mensagem por Penguin » Ter Jul 19, 2011 1:29 pm





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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#332 Mensagem por soultrain » Ter Jul 19, 2011 3:36 pm

Pepê Rezende escreveu:
soultrain escreveu:A diferença é que os Italianos toparam tirar o sistema de combate deles e colocar o SICONTA, mas fazer isso...

Faz-me lembrar alguns episódios do FX.
Os franceses também topam, mas a italiana tem 70 milhões de razões a menos para ser a favorita... Não sei se fui claro! A Type 26, por sua vez, tem 180 milhões de razões a mais para que a MB não a queira, além de quatro anos a mais de espera.
soultrain escreveu:Foi claro, eu meteria as barbas de molho depois do que os Italianos fizeram, mas topam mesmo? Não é como meter um motor de um Fusca num Lamborgini?
O Siconta é um excelente sistema, muito próximo do desempenho do DNA da BAe System. Aprendemos muito depois de integrar radares holandeses e britânicos a mísseis antiaéreos italianos e mísseis Exocet MM40 franceses e sonares britânicos a torpedos norte-americanos... O know why e o know how não se perderam.

Abraços

Pepê
Pêpe, eu acredito que o SICONTA seja bom, aliás sei que é bom, mas julgo estar umas gerações abaixo do Francês e neste tipo de navios é o coração, é o que divide uma excelente plataforma de uma mediana e nós temos experiência disso (não diga nada ao SUT que ele mata-me ;) ). Por isso a minha pergunta, o Brasil que subir esses altos degraus e investir massivamente no SICONTA (isto é muito caro mesmo), ou contenta-se em comprar de prateleira, ou como alternativa subir um degrauzinho? É uma decisão difícil, todos têm custo e benefícios.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#333 Mensagem por soultrain » Ter Jul 19, 2011 3:38 pm

rcolistete escreveu:
soultrain escreveu:A diferença é que os Italianos toparam tirar o sistema de combate deles e colocar o SICONTA, mas fazer isso...

Faz-me lembrar alguns episódios do FX.
Olá soultrain,

Algumas informações colhidas com a DCNS na LAAD 2011 :
* a FREEM pode sim usar o SICONTA da MB, porém o SICONTA não seria capaz de fazer tudo o que o sistema francês faz e... o SICONTA é remotamente originado de um sistema da DCNS de há alguns anos. Elogiaram o SICONTA;
* a FREEM oferecida oficialmente à MB tem um mistura de Aster 15 e 30 (aleluia !) que a MB pode escolher à vontade;
* a motorização da FREM oferecida à MB é mais potente que a versão francesa para poder atingir velocidades mais altas (para acompanhar NAe, por exemplo).

Abraços, Roberto
Pois é isso que eu estou a falar, colocar numa fragata moderna cm toda a sua complexidade de sistemas, que foi desenhada de raiz para um sistema de combate, outro...é possível, mas deve ser caro...





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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#334 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Jul 19, 2011 4:04 pm

rcolistete escreveu:Algumas informações colhidas com a DCNS na LAAD 2011 :
* a FREEM pode sim usar o SICONTA da MB, porém o SICONTA não seria capaz de fazer tudo o que o sistema francês faz e... o SICONTA é remotamente originado de um sistema da DCNS de há alguns anos. Elogiaram o SICONTA;
* a FREEM oferecida oficialmente à MB tem um mistura de Aster 15 e 30 (aleluia !) que a MB pode escolher à vontade;
* a motorização da FREM oferecida à MB é mais potente que a versão francesa para poder atingir velocidades mais altas (para acompanhar NAe, por exemplo).
soultrain escreveu:Pois é isso que eu estou a falar, colocar numa fragata moderna cm toda a sua complexidade de sistemas, que foi desenhada de raiz para um sistema de combate, outro...é possível, mas deve ser caro...
Sim, será caro e o SICONTA irá evoluir para abranger as novas exigências. Quanto à preferência pela italiana, é meramente financeira. O Herakles é MUITO mais radar. Tem varredura ativa. O EMPAR é PESA.

Pepê




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#335 Mensagem por Penguin » Ter Jul 19, 2011 4:46 pm

Pepê Rezende escreveu:
rcolistete escreveu:Algumas informações colhidas com a DCNS na LAAD 2011 :
* a FREEM pode sim usar o SICONTA da MB, porém o SICONTA não seria capaz de fazer tudo o que o sistema francês faz e... o SICONTA é remotamente originado de um sistema da DCNS de há alguns anos. Elogiaram o SICONTA;
* a FREEM oferecida oficialmente à MB tem um mistura de Aster 15 e 30 (aleluia !) que a MB pode escolher à vontade;
* a motorização da FREM oferecida à MB é mais potente que a versão francesa para poder atingir velocidades mais altas (para acompanhar NAe, por exemplo).
soultrain escreveu:Pois é isso que eu estou a falar, colocar numa fragata moderna cm toda a sua complexidade de sistemas, que foi desenhada de raiz para um sistema de combate, outro...é possível, mas deve ser caro...
Sim, será caro e o SICONTA irá evoluir para abranger as novas exigências. Quanto à preferência pela italiana, é meramente financeira. O Herakles é MUITO mais radar. Tem varredura ativa. O EMPAR é PESA.

Pepê
Pepe,

Eh justo o contrario. O Empar eh AESA e o Herakles eh PESA.

[]s




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#336 Mensagem por PRick » Ter Jul 19, 2011 5:00 pm

Penguin escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Sim, será caro e o SICONTA irá evoluir para abranger as novas exigências. Quanto à preferência pela italiana, é meramente financeira. O Herakles é MUITO mais radar. Tem varredura ativa. O EMPAR é PESA.

Pepê
Pepe,

Eh justo o contrario. O Empar eh AESA e o Herakles eh PESA.

[]s
O Pepe está certo o EMPAR é PESA semelhante a tecnologia usada pelo RBE atual do Rafale, e o Herakles é AESA. Os italianos estavam desenvolvendo uma versão AESA do EMPAR, não sei como isso está.

[]´s




PRick

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#337 Mensagem por PRick » Ter Jul 19, 2011 5:34 pm

Foto da antena AESA do Herakles.

Imagem




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#338 Mensagem por Penguin » Ter Jul 19, 2011 5:42 pm





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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#339 Mensagem por PRick » Ter Jul 19, 2011 6:02 pm

Folder do fabricante, eles devem saber o que fabricam. http://www.selex-si.com/IT/Common/files ... /EMPAR.pdf

European Multifunction Phased Array Radar(EMPAR)- O nome mesmo fala é um radar PESA de varredura eletrônica com válvula TWT.
Antenna
Planar array electronically stabilised rotating at 60 rpm
Transmitter

C-band driven TWT
Isso ser traduz na performance e no alcance, o Herakles(é com K) porque existe um radar anterior com C. Tem 50% de alcance superior e consegue rastrear até 500 alvos, o Empar deve ser uns 300 no máximo.

[]´s




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#340 Mensagem por Penguin » Ter Jul 19, 2011 6:13 pm

PRick escreveu:
Folder do fabricante, eles devem saber o que fabricam. http://www.selex-si.com/IT/Common/files ... /EMPAR.pdf

European Multifunction Phased Array Radar(EMPAR)- O nome mesmo fala é um radar PESA de varredura eletrônica com válvula TWT.
Antenna
Planar array electronically stabilised rotating at 60 rpm
Transmitter

C-band driven TWT
Isso ser traduz na performance e no alcance, o Herakles(é com K) porque existe um radar anterior com C. Tem 50% de alcance superior e consegue rastrear até 500 alvos, o Empar deve ser uns 300 no máximo. :shock: menos...
[]´s
EMPAR = European Phased Array Radar

Phased Array pode ser passiva ou ativa. No caso do EMPAR é ativa.

Os folders da Selex e da Thales não especificam se suas antenas são AESA ou PESA. Mas há farta referencia na net. Basta dar uma googlada ou ler os links postados.

O Thales Herakles (como citado nos links que já postei) foi usado pela 1a vez na fragata de exportação Formidable (3.200t) de Cingapura e é ao contrário do EMPAR um radar com Passive Phased Array ou PESA.

No mais vc chuta como os batedores de penalti na seleção.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jul 19, 2011 6:18 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#341 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 19, 2011 6:15 pm

Os folders da Selex e da Thales não especificam se suas antenas são AESA ou PESA. Mas há farta referencia na net. Basta dar uma googlada ou ler os links postados.
Você não pode fazer isso, USAntiago, você só lê folder de fabricante e é a lei, lembra? 8-] :lol:




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#342 Mensagem por Penguin » Ter Jul 19, 2011 6:24 pm

Carlos Mathias escreveu:
Os folders da Selex e da Thales não especificam se suas antenas são AESA ou PESA. Mas há farta referencia na net. Basta dar uma googlada ou ler os links postados.
Você não pode fazer isso, USAntiago, você só lê folder de fabricante e é a lei, lembra? 8-] :lol:
Nãooooo! Ao contrário de vc meu caro amigo russófilo com crise aguda de identidade (vodka ou champagne?), eu não contradigo o folder do fabricante.

Se o fabricante diz que o alcance máximo é 80km, não pode ser 180km! Isso é óbvio. Entre o site do fabricante e o site do Venik, fico com o do fabricante.
Se o fabricante diz, maior que 80km (coisa que não fez), então pode ser qualquer coisa superior a 80km.

[]s




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#343 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 19, 2011 6:26 pm

Tô esperando aquela info sua, "nas mesmas condições"... :roll: 8-]




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#344 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 19, 2011 6:45 pm


Penguin,

No artigo da Jane`s que vc postou o link sobre o EMPAR:

Again, EMPAR makes use of a rotating phased array antenna that employs a single pencil beam for transmission and multiple beams for reception.

Isso é funcionamento de radar PESA.




PRick

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#345 Mensagem por PRick » Ter Jul 19, 2011 7:09 pm

knigh7 escreveu:

Penguin,

No artigo da Jane`s que vc postou o link sobre o EMPAR:

Again, EMPAR makes use of a rotating phased array antenna that employs a single pencil beam for transmission and multiple beams for reception.

Isso é funcionamento de radar PESA.
Pois é, o folder do fabricante fala em TWT ou magnetron, nome das modernas fontes dos radares PESA. Quer dizer existe apenas uma única fonte de transmissão.

Por isso existe uma diferença significativa entre o Radar RBE PESA e o AESA, é a mesma que existe entre o Herakles e o EMPAR. Como o EMPAR é de certa forma híbrido, a principal degradação é quanto ao alcance.

Repito, a Selex estava trabalhando numa antena ativa para o EMPAR, não sei em que pé está isso.

[]´s




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