Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Olinda
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#331 Mensagem por Olinda » Sex Dez 27, 2013 1:54 pm

Alguem teria imagens da nova fuselagem do Gripen-NG? Não é do Gripen-demo.




tainan
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#332 Mensagem por tainan » Sex Dez 27, 2013 2:04 pm

Saab vai integrar o míssil Meteor no Gripen E
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Guilherme Wiltgen
27/12/2013


Gripen Meteor BVR missile

A Saab recebeu um contrato da Swedish Defense Materiel Administration (FMV), para realizar a integração do míssil Meteor, fabricado pela MBDA, no caça Gripen E.

O contrato com a FMV para a integração do sistema de míssil BVR, está avaliado em torno de US$ 29,3 milhões.

A Saab informou que o presente contrato é um adicional ao firmado com a FMV em Fevereiro, para o desenvolvimento e modificação do Gripen E, o caça multi-função produzido pela Saab e que foi recentemente selecionado para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB).

“A ordem adicional assegura a implementação da integração do sistema de armas Meteor no Gripen E”, disse Ulf Nilsson, chefe da unidade de produtos do Gripen. ”Isso também confirma a posição do Gripen como um sistema de combate líder, com um design flexível, que oferece grandes possibilidades para integrar novas capacidades”.

O Meteor, que é fabricado pela MBDA com sede na França, foi desenvolvido no âmbito de um projeto colaborativo que envolve a Suécia, França, Itália, Espanha, Alemanha e Grã-Bretanha. No final de junho 2013 a Saab, em cooperação com FMV, realizou o primeiro teste de lançamento da configuração de produção em série do Meteor.
Fonte:http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=35108




Petry
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#333 Mensagem por Petry » Sex Dez 27, 2013 5:29 pm

Olinda escreveu:Alguem teria imagens da nova fuselagem do Gripen-NG? Não é do Gripen-demo.
Eu acho que ainda não existe.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#334 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 27, 2013 5:47 pm

Thor escreveu:
gabriel219 escreveu:São meios de identificação de aeronaves e não meios de camuflagem.

O padrão da maquete seria o mesmo do F-2000, que a FAB não desejo pintar.

Uma aeronave só pode ser camuflada a mais de 20 km, por causa de nossa visão monocromática a partir desta distância. Já em dogfight é identificação de aeronave há curta distância e muitas vezes pode confundir sua aeronave com a outra por suas formas ou até camuflagem.

Coisa parecida aconteceu entre F-15C e MiG-25 no Iraque.

Mas também há fotos do A-29 voando baixo e até camufla bem.
Gabriel, concordo que seja uma maneira de padronizar ou identificar as aeronaves da FAB, e essas ficam até mais bonitas assim, entretanto, a camuflagem existe para dificultar a visualização e identificação pelo inimigo.
Para as aeronaves que realizam incursões a baixa altura, o padrão de camuflagem com tons de verde é excelente. A mescla com azul/cinza possibilita o uso também em regiões molhadas (mar, rios, lagos ou pantanal).
Quanto ao que disse sobre 20 km e o tal de visão monocromática, desconheço a teoria dessa premissa. Na prática, um piloto com boa vista (ou com hipermetropia leve) consegue ver uma outra aeronave de pequeno porte a no máximo 8 Nm (uns 15 km) se estiver bem treinado e essa se apresentará como um pingo desse "i" que está vendo em sua tela agora. Quando a distancia para busca visual e identificação (abaixo de 2 Nm), a camuflagem faz uma enorme diferença. Muitas vezes uma aeronave camuflada passa abaixo de sua aeronave, a menos de uma milha, e não é percebida, se possuir uma boa camuflagem.
E alguns podem pensar: mas pra que isso, se hoje em dia nem precisa ver, basta lançar um BVR...?
Numa guerra real, não é qualquer país e em qualquer conflito que um comandante do TO ou o líder da nação definirá ROE (regras de engajamento) sem identificação positiva do inimigo ou o mesmo esteja cometendo um ato hostil comprovado, principalmente na fase inicial, antes da beligerância pesada.
Abraços
Sobre a visão, peguei disso do estudo que está sendo feito na nova pintura do PAK-FA.

Por mais que a camuflagem seja excelente, não passará despercebida há menos de 15 km de distância, a não ser por falta de atenção do piloto.

Se já tiver detectado em nosso radar ou IRST, não teria camuflagem que impedirá a visão do piloto. Ainda mais tendo aeronaves AEW&C ou mesmo um esquadrão no ar.

Ainda creio que a melhor camuflagem para aeronaves é a furtividade e os jammers.

Outro abraço.




kirk
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#335 Mensagem por kirk » Sex Dez 27, 2013 6:19 pm

NovaTO escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Particularmente, acho muito difícil que isto aconteça.


Abraços,

Wesley
Trabalho de um entusiasta : 8-]
Imagem


Seria muito bom se o NG implicasse nesse design, desde que claro, significasse mais furtividade. :wink:

[]'s
SIMPLESMENTE SHOW DE BOLA !!!

Vamos mandar pra AKAER

Já tô espalhando ! :P

Sds
kirk




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#336 Mensagem por Bolovo » Sex Dez 27, 2013 6:32 pm

Manda uma imagem da X-Wing.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#337 Mensagem por Justin Case » Sex Dez 27, 2013 6:37 pm

Amigos, boa tarde.

Um radome deve ser transparente para as emissões de radiofrequência, pois as ondas que são emitidas pelo radar da própria aeronave devem atravessá-lo.
Nessa área, deve-se trabalhar mais no que está por dentro do radome (antena, bulkhead e equipamentos). Na minha opinião, a parte de fora do nariz pode ter o melhor formato possível em termos aerodinâmicos, sem se preocupar tanto com a furtividade.
Abraços,

Justin




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#338 Mensagem por Brasileiro » Sex Dez 27, 2013 7:29 pm

E eu já começo ficando meio puto por terem escolhido a AEL (de controle israelense) para desenvolver a aviônica do Gripen-BR.

Por mim, chamariam a Mectron, que já desenvolve computadores de bordo e transponderes, e Flight Technologies, que também tem produtos para aviônica. Claro, talvez não dessem conta de todo o trabalho, mas não poderiam ficar de fora em detrimento de uma empresa controlada por estrangeiros.


abraços]




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#339 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 27, 2013 7:52 pm

Mas a Mectron também participará do projeto.




bcorreia
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#340 Mensagem por bcorreia » Sex Dez 27, 2013 8:00 pm

Brasileiro escreveu:E eu já começo ficando meio puto por terem escolhido a AEL (de controle israelense) para desenvolver a aviônica do Gripen-BR.

Por mim, chamariam a Mectron, que já desenvolve computadores de bordo e transponderes, e Flight Technologies, que também tem produtos para aviônica. Claro, talvez não dessem conta de todo o trabalho, mas não poderiam ficar de fora em detrimento de uma empresa controlada por estrangeiros.


abraços]
Espero que o que for referente a radar vá para a Mectron e Bradar.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#341 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 27, 2013 8:05 pm

Integração de armamentos e data-link deverá ser a Mectron e AEL ficará com a aviônica.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#342 Mensagem por NovaTO » Sex Dez 27, 2013 8:47 pm

Brasileiro escreveu:E eu já começo ficando meio puto por terem escolhido a AEL (de controle israelense) para desenvolver a aviônica do Gripen-BR.

Por mim, chamariam a Mectron, que já desenvolve computadores de bordo e transponderes, e Flight Technologies, que também tem produtos para aviônica. Claro, talvez não dessem conta de todo o trabalho, mas não poderiam ficar de fora em detrimento de uma empresa controlada por estrangeiros.


abraços]
O certo era a Elbit ficar com uma participação minoritária na AEL. Para a Mectron o ideal seria a montagem/manutenção/atualização dos ES-05 Raven, que vai ficar com a Atmos.

[]'s




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#343 Mensagem por Thor » Sex Dez 27, 2013 11:05 pm

gabriel219 escreveu:
Thor escreveu: Gabriel, concordo que seja uma maneira de padronizar ou identificar as aeronaves da FAB, e essas ficam até mais bonitas assim, entretanto, a camuflagem existe para dificultar a visualização e identificação pelo inimigo.
Para as aeronaves que realizam incursões a baixa altura, o padrão de camuflagem com tons de verde é excelente. A mescla com azul/cinza possibilita o uso também em regiões molhadas (mar, rios, lagos ou pantanal).
Quanto ao que disse sobre 20 km e o tal de visão monocromática, desconheço a teoria dessa premissa. Na prática, um piloto com boa vista (ou com hipermetropia leve) consegue ver uma outra aeronave de pequeno porte a no máximo 8 Nm (uns 15 km) se estiver bem treinado e essa se apresentará como um pingo desse "i" que está vendo em sua tela agora. Quando a distancia para busca visual e identificação (abaixo de 2 Nm), a camuflagem faz uma enorme diferença. Muitas vezes uma aeronave camuflada passa abaixo de sua aeronave, a menos de uma milha, e não é percebida, se possuir uma boa camuflagem.
E alguns podem pensar: mas pra que isso, se hoje em dia nem precisa ver, basta lançar um BVR...?
Numa guerra real, não é qualquer país e em qualquer conflito que um comandante do TO ou o líder da nação definirá ROE (regras de engajamento) sem identificação positiva do inimigo ou o mesmo esteja cometendo um ato hostil comprovado, principalmente na fase inicial, antes da beligerância pesada.
Abraços
Sobre a visão, peguei disso do estudo que está sendo feito na nova pintura do PAK-FA.

Por mais que a camuflagem seja excelente, não passará despercebida há menos de 15 km de distância, a não ser por falta de atenção do piloto.

Se já tiver detectado em nosso radar ou IRST, não teria camuflagem que impedirá a visão do piloto. Ainda mais tendo aeronaves AEW&C ou mesmo um esquadrão no ar.

Ainda creio que a melhor camuflagem para aeronaves é a furtividade e os jammers.

Outro abraço.
Para aqueles que não tiveram a experiência de realizar missões de interceptação de aeronaves (depois de umas 100 o piloto começa a ficar experiente no reconhecimento a distancia), vamos dar um exemplo prático que tenham vivenciado.
Acredito que alguns já tenham visto alguma aeronave lá no alto marcando o céu com sua trilha de condensação. Aliás, isso é um importante fator de planejamento para uma missão de interceptação.
Bem, normalmente isso ocorre entre os FL300 e FL350 (30000 a 35000 pés), na maioria das vezes aqui no Brasil. Pegamos a melhor situação, de uma aeronave gigante como o B767 por exemplo, voando no nível mais baixo onde isso ocorreria (FL300). Se ela passa sobre nós, estará a meros 9 km.
Alguém aqui consegue distinguir essa "pequena" aeronave, dizer qual o modelo, a pintura que está usando, a qual empresa pertence?
Uma camuflagem serve para dificultar ainda mais isso, e tenho certeza que independentemente do nível de distração, a olhos nus não é possível reconhecer o tipo nessa distancia do exemplo dado, imagina mais se fosse uma aeronave bem menor e com menor contraste com o terreno.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#344 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Dez 27, 2013 11:20 pm

gabriel219 escreveu: Uma aeronave só pode ser camuflada a mais de 20 km, por causa de nossa visão monocromática a partir desta distância. Já em dogfight é identificação de aeronave há curta distância e muitas vezes pode confundir sua aeronave com a outra por suas formas ou até camuflagem.
Temo não haver base científica para essa informação, alias, há contraexemplos, os antigos sabiam que Marte era vermelho...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#345 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 27, 2013 11:31 pm

Thor escreveu:
gabriel219 escreveu: Sobre a visão, peguei disso do estudo que está sendo feito na nova pintura do PAK-FA.

Por mais que a camuflagem seja excelente, não passará despercebida há menos de 15 km de distância, a não ser por falta de atenção do piloto.

Se já tiver detectado em nosso radar ou IRST, não teria camuflagem que impedirá a visão do piloto. Ainda mais tendo aeronaves AEW&C ou mesmo um esquadrão no ar.

Ainda creio que a melhor camuflagem para aeronaves é a furtividade e os jammers.

Outro abraço.
Para aqueles que não tiveram a experiência de realizar missões de interceptação de aeronaves (depois de umas 100 o piloto começa a ficar experiente no reconhecimento a distancia), vamos dar um exemplo prático que tenham vivenciado.
Acredito que alguns já tenham visto alguma aeronave lá no alto marcando o céu com sua trilha de condensação. Aliás, isso é um importante fator de planejamento para uma missão de interceptação.
Bem, normalmente isso ocorre entre os FL300 e FL350 (30000 a 35000 pés), na maioria das vezes aqui no Brasil. Pegamos a melhor situação, de uma aeronave gigante como o B767 por exemplo, voando no nível mais baixo onde isso ocorreria (FL300). Se ela passa sobre nós, estará a meros 9 km.
Alguém aqui consegue distinguir essa "pequena" aeronave, dizer qual o modelo, a pintura que está usando, a qual empresa pertence?
Uma camuflagem serve para dificultar ainda mais isso, e tenho certeza que independentemente do nível de distração, a olhos nus não é possível reconhecer o tipo nessa distancia do exemplo dado, imagina mais se fosse uma aeronave bem menor e com menor contraste com o terreno.
Abraços
Mas se detecta em seus sensores, ficará mais fácil focalizar em um determinado ponto. Mas isso já é outra coisa.

Se usarmos nossos Gripens em um ataque, teremos que usar perfil de voo Hi-Lo-Lo e o verde poderá ser bastante útil.

Só uma dúvida que tenho, em missões de interceptação, usamos 1 ou 2 aeronaves?

Caso for 2, um ala poderia ficar operando os sensores e atualizando o líder para fazer sua identificação. Caso seja apenas uma, ficaria difícil.

Abs.




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