Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
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Carlos Lima
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#331 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 01, 2013 10:09 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:x3
Concordo plenamente com o seu post.
Realisticamente demora muitos anos para um País mudar, e o nosso legado de falta de investimentos é gigante.
Já fomos piores, mas sem dúvidas poderiamos estar em uma melhor posição em termos de FAs. E quando eu olho eu vejo que existem erros de todos os lados.
Mas apesar de concordar com o seu post eu tenho que dizer que essa concorrência do KC-X é de certo modo algo meio doido.
Colocar 2 aeronaves novas disputando contra uma aeronave usada e escolher baseado no "preço"? :shock:
Aonde está a "concorrência"?

[]s
CB_Lima
Pois é Carlos. Por essas e outras que entendo que antes de pensar em mudar as máquinas, como muitos querem hoje em dia, as vezes até sem nem pestanejar, temos que primeiro mudar as mentes. E isso meu amigo, não rara vezes, demora muito, mas muito mais mesmo do que qualquer FX da vida... :roll:

abs.
Pois é amigo,

O Hardware como sempre é o menor dos problemas. :(

As vezes é realmente dífcil de entender o que se passa na cabeça desse povo.

[]s
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irlan
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#332 Mensagem por irlan » Seg Dez 02, 2013 1:00 am

A Colombia usa esse mesmo tipo de avião sem problemas não?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#333 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 02, 2013 1:18 am

irlan escreveu:A Colombia usa esse mesmo tipo de avião sem problemas não?
Sim.

Recebeu 1 deles a menos de 1 ano e trouxe ele para a Cruzex.

Uma matéria sobre o assunto. ;)

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=32598

[]s
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#334 Mensagem por WalterGaudério » Seg Dez 02, 2013 8:28 am

Com esse valor tá mais para KC 135 da USAF.

Tomara que seja apenas uma "primeira Parcela"




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#335 Mensagem por Tchelo » Seg Dez 02, 2013 11:52 am

Também pensei a mesma coisa (KC-135).
Há um "boato" sobre esses KC-135´s que seriam repassados para a FAB no próximo ano.

Detalhe: Poderiam abastecer os F-16.

Pois é...na atual situação, só consigo pensar nas piores hipóteses. :cry:




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#336 Mensagem por gogogas » Seg Dez 02, 2013 1:55 pm

então seria
trocar o velho pelo surrado ! :roll:




Gogogas !
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#337 Mensagem por bcorreia » Seg Dez 02, 2013 4:02 pm

Tchelo escreveu:Também pensei a mesma coisa (KC-135).
Há um "boato" sobre esses KC-135´s que seriam repassados para a FAB no próximo ano.

Detalhe: Poderiam abastecer os F-16.

Pois é...na atual situação, só consigo pensar nas piores hipóteses. :cry:
Não veria problema algum se junto desses KC-135 viessem os 3 KC-X2 ou se eles estivessem num pacote de alguns KC46 e junto do FX-tampax, viessem os FX-2, mas se vierem esses tampax, provavelmente a FAB fica sem KCF2 e FX2 :(




sapao
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#338 Mensagem por sapao » Seg Dez 02, 2013 6:45 pm

Carlos Lima escreveu: Mas apesar de concordar com o seu post eu tenho que dizer que essa concorrência do KC-X é de certo modo algo meio doido.
Colocar 2 aeronaves novas disputando contra uma aeronave usada e escolher baseado no "preço"? :shock:
Aonde está a "concorrência"?
[]s
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CB,
onde esta escrito que a Boeing e a Airbus deveriam, ou pelos menos iriam participar da concorrência com aeronaves novas?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#339 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 02, 2013 8:21 pm

sapao escreveu:
Carlos Lima escreveu: Mas apesar de concordar com o seu post eu tenho que dizer que essa concorrência do KC-X é de certo modo algo meio doido.
Colocar 2 aeronaves novas disputando contra uma aeronave usada e escolher baseado no "preço"? :shock:
Aonde está a "concorrência"?
[]s
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CB,
onde esta escrito que a Boeing e a Airbus deveriam, ou pelos menos iriam participar da concorrência com aeronaves novas?
Olá amigo,

Eu não sei... mas não é no mínimo estranho isso? 3 aeronaves concorrendo, sendo que 2 novas e no fim o critério de seleção ser o 'preço'?

[]s
CB_Lima




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#340 Mensagem por Justin Case » Seg Dez 02, 2013 8:33 pm

Amigos,

Eu não creio que o critério de seleção tenha considerado apenas o preço de aquisição.
Como em outros projetos, deve haver consideração sobre o custo do ciclo de vida, por exemplo.
Como o avião velho vai ter vida muito mais curta, o custo do ciclo de vida também será muito menor. :D
Mas, deixando as brincadeiras de lado, além do custo de aquisição, deve sim haver avaliação do resultado operacional, da logística, do treinamento, do offset, dos fatores tecnológicos e industriais, dos fatores políticos e estratégicos.
Se o processo de avaliação for bem estruturado, não há tanto problema em misturar aviões novos com velhos, aviões ou equipamentos de diferentes capacidades.
Tem que ser trabalho profissional de alta qualidade. Avaliações simplistas do tipo "se todos atendem aos requisitos mínimos então compra-se o mais barato" são totalmente incompatíveis com um processo dessa natureza.
Abraços,

Justin




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#341 Mensagem por irlan » Seg Dez 02, 2013 8:35 pm

Qual será o modelo que virá?,ainda vão escolher as células que serão modernizadas pelos Israelenses?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#342 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 02, 2013 8:53 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Eu não creio que o critério de seleção tenha considerado apenas o preço de aquisição.
Como em outros projetos, deve haver consideração sobre o custo do ciclo de vida, por exemplo.
Como o avião velho vai ter vida muito mais curta, o custo do ciclo de vida também será muito menor. :D
Mas, deixando as brincadeiras de lado, além do custo de aquisição, deve sim haver avaliação do resultado operacional, da logística, do treinamento, do offset, dos fatores tecnológicos e industriais, dos fatores políticos e estratégicos.
Se o processo de avaliação for bem estruturado, não há tanto problema em misturar aviões novos com velhos, aviões ou equipamentos de diferentes capacidades.
Tem que ser trabalho profissional de alta qualidade. Avaliações simplistas do tipo "se todos atendem aos requisitos mínimos então compra-se o mais barato" são totalmente incompatíveis com um processo dessa natureza.
Abraços,

Justin
Olá Justin,

Concordo com o que você disse. Eu só me lembro de que quando saiu o resultado dessa concorrência existia uma referência ao preço.

Daí a minha críticia.

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#343 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 02, 2013 11:31 pm

Bem, se for o caso dos KC-767-3ER, as condições das aeronaves estão postas.

Serão na verdade aeronaves praticamente novas, considerando-se o limite de 5 mil ciclos, e menos de 10 anos de fabricação, o que em aviação comercial, significa praticamente um avião novo. É só observar a média da idade da frota das cia's aéreas brasileiras( 6 anos) e a quantidade de ciclos que dispõe.

Neste sentido, comprar um(ou três) B767-3ER com estas características não constituirá nenhuma dificuldade para a IAI, que já realiza este tipo de trabalho frequentemente, e já tinha com certeza um gap de aeronaves a disposição "em seu acervo", com vistas a tal modificação no programa da FAB, antes mesmo de ofertar qualquer coisa. Do contrário eles nem sequer teriam entrado neste certame.

Lembrar também que tal limite imposto pela FAB visa garantir que estas aeronaves ainda tenham uma vida estrutural, em termos de ciclos a gastar, bem longa no 2o/2o GT.

No mais, como destaquei anteriormente, a IAI irá realizar uma série de modificações relacionadas pela FAB que permitirão a maior comunalidade possível destas aeronaves com o restante da frota. E isto quer dizer que elas poderão vir a receber muitos dos sistemas hoje existentes tanto nos KC-130 Hércules modernizados, como do próprio KC-390 e/ou outros sistemas que a FAB julgar necessários/importantes para a sua missão.

Eu torço para que tudo dê certo desta vez e as coisas andem. Ponto para o profissionalismo e engenho dos oficiais da FAB que conseguiram marcar este importante ponto para a instituição, apesar dos pesares(diga-se governo).

obs: há sim, e 767-300ER com menos de 10 anos/ 5 mil ciclos, é o que mais tem por aí no mercado. Novinhos. e pouco usados. Procurando, e negociando direito, consegue-se um preço justo e equilibrado. A escolha da FAB pela proposta da IAI corrobora esta afirmação.

abs.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#344 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 02, 2013 11:43 pm

Carlos Lima escreveu:
Justin Case escreveu:Amigos,

Eu não creio que o critério de seleção tenha considerado apenas o preço de aquisição.
Como em outros projetos, deve haver consideração sobre o custo do ciclo de vida, por exemplo.
Como o avião velho vai ter vida muito mais curta, o custo do ciclo de vida também será muito menor. :D
Mas, deixando as brincadeiras de lado, além do custo de aquisição, deve sim haver avaliação do resultado operacional, da logística, do treinamento, do offset, dos fatores tecnológicos e industriais, dos fatores políticos e estratégicos.
Se o processo de avaliação for bem estruturado, não há tanto problema em misturar aviões novos com velhos, aviões ou equipamentos de diferentes capacidades.
Tem que ser trabalho profissional de alta qualidade. Avaliações simplistas do tipo "se todos atendem aos requisitos mínimos então compra-se o mais barato" são totalmente incompatíveis com um processo dessa natureza.
Abraços,

Justin
Olá Justin,

Concordo com o que você disse. Eu só me lembro de que quando saiu o resultado dessa concorrência existia uma referência ao preço.

Daí a minha críticia.

[]s
CB_Lima
Olá, Lima.

Acho que vc está equivocado. O que o então presidente da COPAC havia dito, não foi assim, não:

Enviado em 15/03/2013 as 18:40
Caros amigos do Poder Aéreo, boa noite
Como vocês sabem, visito regularmente este site e, sempre que possível, registro algumas informações que possam sanar as dúvidas dos leitores.
Sobre o KC-X2, gostaria de esclarecer:
- o número do projeto (2) não significa que outro processo de licitação foi feito anteriormente e “não deu certo”, como está na Nota do Editor. O Programa KC-X existiu, tendo dado origem ao desenvolvimento do KC-390. É um outro projeto, com diferentes requisitos.
- O KC-X2 prevê a aquisição de 2 aeronaves, mas com opção de uma terceira. Esta opção será estudada a partir da semana que vem, quando começaremos a negociar o contrato.
- As aeronaves B-767-300ER a serem adquiridas usadas não poderão ter mais de dez anos de construídas, cinco mil ciclos, inexistência de acidentes, zero danos estruturais etc. Apesar de usadas, os requisitos nos trarão aeronaves pouquíssimo usadas. Há diversos requisitos técnicos e logísticos que nos garantem um bom produto.
- o custo X benefício desta solução é muito bom, vis-à-vis a missão que a FAB cumprirá.
- As aeronaves terão 3 pontos para reabastecimento hose and drogue (ou probe and drogue): um em cada asa, e uma FRU (Fuselage Refuelling Unit), para que eles possam reabastecer os KC-390, no futuro.
- As aeronaves receberão novo sistema aviônico, porta de carga, reforço de piso e atualização logística completa.
- Não é justa nem verdadeira a insinuação de que a decisão servirá para beneficiar a TAM.
- a IAI tem muita experiência neste tipo de conversão, como comprovamos ao voar a aeronave da Força Aérea da Colômbia.
Dentro do acordo de Offset, a segunda aeronave será convertida no Brasil, e mais 15 kits de conversão serão fornecidos pela indústria brasileira à IAI, para serem usadas para outros clientes.
- A aquisição de mais aviões, neste momento, não é necessária. Sugiro aos leitores acompanharem o desenvolvimento do KC-46.
Espero que tenha contribuído com estas informações.
Um abraço
Brig Baptista Junior – Presidente da COPAC
http://www.aereo.jor.br/2013/03/14/boei ... ue-da-fab/



Outra coisa: e não há nada de oficial da FAB ou em matérias em publicações especializadas que que abordaram esse assunto (como a revista Força Aérea), que mencionaram que o critério foi o "custo". :wink:




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#345 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 02, 2013 11:51 pm

Pois é,

Pelo visto estou equivocado mesmo... eu jurava que tinha lido em algum lugar algo sobre isso.

Quando tiver tempo eu vou pesquisar mais :D

Em todo o caso, value mesmo pelo esclarecimento e correção :D

[100]

[]s
CB_Lima




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