Como andei colocando lá no tópico de astronomia, minha família tem uma pequena chácara perto de S Paulo, além de passar frio nas noites de inverno tentando ver os astros, plantamos algumas coisas: cítricos, bananas, uma ou outra hortaliça.
A alguns anos ganhei algumas sementes durante um trabalho que fiz em outro estado resolvi fazer as mudas, dei algumas e plantei uma linha com 12 plantas, agora 4 anos depois estou colhendo a minha primeira "safra''.
Linha de plantas
Café novo mundo
Catuaí amarelo
Para o plantio fiz análise de solo, por minha formação sei ler e calcular as necessidades culturais, assim usei calcáreo dolomita para correção de acidez e composto orgânico, que produzimos a partir de restos, como fertilizante mas cometi o erro de usar também um pouco húmus de minhoca nos berços.
Resultado: quase perdi todo o trabalho porque os quatís cavocaram e arrancaram a maioria das mudas atrás de minhocas, 3 foram completamente destruídas pelos bichos e mais uma se foi porque um galho caiu em cima, assim sobraram só oito plantas e duas delas ainda estão mirradas, acho que não vão se desenvolver.
Na prática fiquei com apenas 6 plantas produzindo, já colhi uns 4kg de cerejas e pelo que ainda falta madurar acredito que chegará a uns 8 a 10 kg.
Vou fazer novas mudas a partir de algumas delas, a idéia é repor as perdidas, substituir as duas que não vingaram e fazer outra linha com 12 plantas e ter pelo menos 24.
sds.