F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: F-35 News

#3286 Mensagem por mmatuso » Ter Jun 06, 2017 11:53 pm

Pois é, pessoal pensa que é só pegar um 4g, colocar os mesmos sensores que estará tudo igual ao F35.




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Re: F-35 News

#3287 Mensagem por Penguin » Qua Jun 07, 2017 7:22 am

mmatuso escreveu:Pois é, pessoal pensa que é só pegar um 4g, colocar os mesmos sensores que estará tudo igual ao F35.
A Dassault vai fazer exatamente isso...com o Rafale F4. Ficará pronto apenas na década de 2020.
Vai seguir o caminho da Sukhoi (Su-35), da Saab (Gripen E) e possivelmente da Boeing (SH Block 3) e da Eurofighter?




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Re: F-35 News

#3288 Mensagem por mmatuso » Qua Jun 07, 2017 10:10 am

Penguin escreveu:
mmatuso escreveu:Pois é, pessoal pensa que é só pegar um 4g, colocar os mesmos sensores que estará tudo igual ao F35.
A Dassault vai fazer exatamente isso...com o Rafale F4. Ficará pronto apenas na década de 2020.
Vai seguir o caminho da Sukhoi (Su-35), da Saab (Gripen E) e possivelmente da Boeing (SH Block 3) e da Eurofighter?
O conceito do F35 é completamente diferente dos 4g, a "arquitetura" do caça não tem nada a ver.

O diferencial não e mais sensores ou furtividade e sim capacidade de processamento aliada a consciencia situacional que o caça dará que nenhum desses tem como dar hoje.

Isso vai muito além de adicionar sensores e furtividade.




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Re: F-35 News

#3289 Mensagem por Penguin » Qua Jun 07, 2017 3:32 pm

mmatuso escreveu:
Penguin escreveu: A Dassault vai fazer exatamente isso...com o Rafale F4. Ficará pronto apenas na década de 2020.
Vai seguir o caminho da Sukhoi (Su-35), da Saab (Gripen E) e possivelmente da Boeing (SH Block 3) e da Eurofighter?
O conceito do F35 é completamente diferente dos 4g, a "arquitetura" do caça não tem nada a ver.

O diferencial não e mais sensores ou furtividade e sim capacidade de processamento aliada a consciencia situacional que o caça dará que nenhum desses tem como dar hoje.

Isso vai muito além de adicionar sensores e furtividade.
Concordo em partes.

Sim, o caso do F-35 vai além, trazendo um novo patamar de consciência situacional. Isso se deve a um conjunto de fatore e não a apenas um fator: novos e múltiplos sensores, furtividade e capacidade de processamento.

Os 4G podem melhorar os sensores e a capacidade de processamento, mas vão ficar sempre atras, principalmente em termos de furtividade.




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Re: F-35 News

#3290 Mensagem por Túlio » Qua Jun 07, 2017 5:18 pm

Só que tem uma coisa: os 5G não irão aposentar os 4G, nem no Primeiro Mundo, ao menos nessa metade do século. E não é difícil imaginar a razão, porque se trata de uma constante: a cada geração, os caças da mais nova custam (tanto na aquisição quanto operação) muito mas MUITO mais do que os da anterior. Só olhar quanto se pagava por um Mirage III e quantos foram produzidos, depois para o Mirage 2000 e finalmente para o Rafale. Notar que este continua convivendo com o modelo de geração anterior e ainda vai levar um monte de tempo até que o último M2000 seja retirado de serviço da AdlA. Notar ainda que com o preço de 01 Rafale os Franceses (descontada a inflação) podiam comprar e operar vários Mirages. Claro, em tese um só Rafale pode cumprir a missão destes mesmos vários Mirages, o que é bom para o operador mas ruim para a indústria, já que o incremento qualitativo faz com que as necessidades quantitativas se reduzam de maneira significativa. Isso gera aumentos ainda maiores, tanto no preço de aquisição quanto no da hora de voo, o que torna ainda mais complicado de comprar em quantidades equivalentes aos da geração anterior.

E isso não irá sequer começar a mudar, não antes de 2040, pelo menos, quando não tiver muito mais o que melhorar nos 4G atuais. É interessante que, mesmo com o novo conceito trazido pelo primeiro VERDADEIRO 5G, o F-35, começando a ser compreendido, não há qualquer movimentação perceptível na Europa Ocidental para fazer algo equivalente ao que era para ser o então EFA, só que agora com um 5G. O mais provável é que sigam tocando seus programas de caças 4G e comprem F-35 dos EUA (em quantidades pouco expressivas, apenas o mínimo necessário) que, de qualquer modo, só faz a real diferença no começo de um conflito, "limpando" o céu para os 4G tocarem o horror na superfície, já praticamente sem defesas, a um custo muito menor.

E a FAB com isso? Segue tocando o Gripen que, cedo ou tarde, acabará se tornando o componente LO para uns 10 ou 12 F-35 HI, o que para nós já é mais do que suficiente. Dificilmente (quase impossível, na verdade) irá haver algo comparável na vizinhança e, para quem tem protagonismo ZERO no resto do cenário mundial, dá e sobra.




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Re: F-35 News

#3291 Mensagem por Penguin » Qua Jun 07, 2017 5:28 pm

Túlio escreveu:Só que tem uma coisa: os 5G não irão aposentar os 4G, nem no Primeiro Mundo, ao menos nessa metade do século. E não é difícil imaginar a razão, porque se trata de uma constante: a cada geração, os caças da mais nova custam (tanto na aquisição quanto operação) muito mas MUITO mais do que os da anterior. Só olhar quanto se pagava por um Mirage III e quantos foram produzidos, depois para o Mirage 2000 e finalmente para o Rafale. Notar que este continua convivendo com o modelo de geração anterior e ainda vai levar um monte de tempo até que o último M2000 seja retirado de serviço da AdlA. Notar ainda que com o preço de 01 Rafale os Franceses (descontada a inflação) podiam comprar e operar vários Mirages. Claro, em tese um só Rafale pode cumprir a missão destes mesmos vários Mirages, o que é bom para o operador mas ruim para a indústria, já que o incremento qualitativo faz com que as necessidades quantitativas se reduzam de maneira significativa. Isso gera aumentos ainda maiores, tanto no preço de aquisição quanto no da hora de voo, o que torna ainda mais complicado de comprar em quantidades equivalentes aos da geração anterior.

E isso não irá sequer começar a mudar, não antes de 2040, pelo menos, quando não tiver muito mais o que melhorar nos 4G atuais. É interessante que, mesmo com o novo conceito trazido pelo primeiro VERDADEIRO 5G, o F-35, começando a ser compreendido, não há qualquer movimentação perceptível na Europa Ocidental para fazer algo equivalente ao que era para ser o então EFA, só que agora com um 5G. O mais provável é que sigam tocando seus programas de caças 4G e comprem F-35 dos EUA (em quantidades pouco expressivas, apenas o mínimo necessário) que, de qualquer modo, só faz a real diferença no começo de um conflito, "limpando" o céu para os 4G tocarem o horror na superfície, já praticamente sem defesas, a um custo muito menor.

E a FAB com isso? Segue tocando o Gripen que, cedo ou tarde, acabará se tornando o componente LO para uns 10 ou 12 F-35 HI, o que para nós já é mais do que suficiente. Dificilmente (quase impossível, na verdade) irá haver algo comparável na vizinhança e, para quem tem protagonismo ZERO no resto do cenário mundial, dá e sobra.
Compartilho dessa leitura do cenário.
Acrescentaria que o HI não necessariamente seria um F-35. Poderia ser o PAK ou outro. Não precisamos decidir agora.
Enquanto isso vamos aprendendo e absorvendo o máximo sobre sistemas avançados com o Gripen E/F.




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Re: F-35 News

#3292 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 07, 2017 11:56 pm

Túlio escreveu:Só que tem uma coisa: os 5G não irão aposentar os 4G, nem no Primeiro Mundo, ao menos nessa metade do século. E não é difícil imaginar a razão, porque se trata de uma constante: a cada geração, os caças da mais nova custam (tanto na aquisição quanto operação) muito mas MUITO mais do que os da anterior. Só olhar quanto se pagava por um Mirage III e quantos foram produzidos, depois para o Mirage 2000 e finalmente para o Rafale. Notar que este continua convivendo com o modelo de geração anterior e ainda vai levar um monte de tempo até que o último M2000 seja retirado de serviço da AdlA. Notar ainda que com o preço de 01 Rafale os Franceses (descontada a inflação) podiam comprar e operar vários Mirages. Claro, em tese um só Rafale pode cumprir a missão destes mesmos vários Mirages, o que é bom para o operador mas ruim para a indústria, já que o incremento qualitativo faz com que as necessidades quantitativas se reduzam de maneira significativa. Isso gera aumentos ainda maiores, tanto no preço de aquisição quanto no da hora de voo, o que torna ainda mais complicado de comprar em quantidades equivalentes aos da geração anterior.

E isso não irá sequer começar a mudar, não antes de 2040, pelo menos, quando não tiver muito mais o que melhorar nos 4G atuais. É interessante que, mesmo com o novo conceito trazido pelo primeiro VERDADEIRO 5G, o F-35, começando a ser compreendido, não há qualquer movimentação perceptível na Europa Ocidental para fazer algo equivalente ao que era para ser o então EFA, só que agora com um 5G. O mais provável é que sigam tocando seus programas de caças 4G e comprem F-35 dos EUA (em quantidades pouco expressivas, apenas o mínimo necessário) que, de qualquer modo, só faz a real diferença no começo de um conflito, "limpando" o céu para os 4G tocarem o horror na superfície, já praticamente sem defesas, a um custo muito menor.

E a FAB com isso? Segue tocando o Gripen que, cedo ou tarde, acabará se tornando o componente LO para uns 10 ou 12 F-35 HI, o que para nós já é mais do que suficiente. Dificilmente (quase impossível, na verdade) irá haver algo comparável na vizinhança e, para quem tem protagonismo ZERO no resto do cenário mundial, dá e sobra.
Faz sentido.

Quem pode dispor de 1 aeronave somente, vai substitui-la por F-35 (ou equivalente). Quem pode ter uma maior diversidade tera uma mistura de 4 & 5.

E tem um outro aspecto que 'e aonde entra aeronaves como o ST, ja que tanto o uso de 4G ou 5G simplesmente nao compensa (conflitos de baixa intensidade) e bater em guerrilha.

O Gripen vai ser um bom passo, vai chegar muitos anos depois do que deveria e a propaganda nacional 'e lamentavel, mas para isso existe um topico especifico e nao sugiro transformar esse topico em mais um "Gripen Topic".

[]s
CB




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Re: F-35 News

#3293 Mensagem por Túlio » Qui Jun 08, 2017 1:32 am

Carlos Lima escreveu: Faz sentido.

Quem pode dispor de 1 aeronave somente, vai substitui-la por F-35 (ou equivalente). Quem pode ter uma maior diversidade tera uma mistura de 4 & 5.

E tem um outro aspecto que 'e aonde entra aeronaves como o ST, ja que tanto o uso de 4G ou 5G simplesmente nao compensa (conflitos de baixa intensidade) e bater em guerrilha.

O Gripen vai ser um bom passo, vai chegar muitos anos depois do que deveria e a propaganda nacional 'e lamentavel, mas para isso existe um topico especifico e nao sugiro transformar esse topico em mais um "Gripen Topic".

[]s
CB

Não houve qualquer intenção de puxar brasa para o assado do Gripen, Lima véio, tanto que o principal de minha exposição se baseou em caças FRANCESES! E o foco no caça deste tópico, o F-35, nunca foi perdido.

Na verdade a última "News" relevante dele foi postada como link por mim mesmo, já que dá uma visão nada usual, tendo ME feito um entusiasta do supercaça que, por ver com olhos em um 4G stealthy mas não supercruiser, parecia a mim um natimorto. Foi justamente ao começar a entender aquela matéria (que fortemente recomendo) que minha opinião mudou de modo tão radical.

Assim, creio que cedo ou tarde a FAB terá alguns e, gostemos ou não, com Super Tucanos, claro e...Gripens. Simplesmente é difícil demais escapar disso, a FAB não vai querer caça 5G de outra procedência que não os EUA. Eu sei que a realidade é chata, Lima véio, mas está aí. Podemos gostar dela ou não, mas nada disso irá mudá-la. :wink: 8-]




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Re: F-35 News

#3294 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 08, 2017 2:51 am

Nao acho o fim do mundo se isso acontecer para ser honesto. :)

Com relacao a evitar o topico virar mais um Gripen News, nao custa nada dar uma avisada para a turma nao se empolgar... ja vimos isso antes! :D :D

;)

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Re: F-35 News

#3295 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 08, 2017 1:26 pm

As mensagens " a Garcia" já foram dadas, ou seja, eu não vi ou ouvi alguém q fale oficialmente e novos tranches de NG, mas podem comprar mais, se ele apresentar o q promete, mas eu acho q vão tentar levar de barriga com ele mais uma vinte de A 1 nos, e ficar observando a maturidade da 5 g.

G abraco




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Re: F-35 News

#3296 Mensagem por Penguin » Qui Jun 08, 2017 3:10 pm

juarez castro escreveu:As mensagens " a Garcia" já foram dadas, ou seja, eu não vi ou ouvi alguém q fale oficialmente e novos tranches de NG, mas podem comprar mais, se ele apresentar o q promete, mas eu acho q vão tentar levar de barriga com ele mais uma vinte de A 1 nos, e ficar observando a maturidade da 5 g.

G abraco
1- Realmente não é o momento adequado para falar de novos investimentos, pois eles dificilmente acontecerão, enquanto a situação econômica não melhorar.
2- O Gripen E terá que provar o que promete.
3- Tirando o F-22, os demais 5G tb terão que provar o que prometem.

[]s




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Re: F-35 News

#3297 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jun 08, 2017 3:52 pm

Até porque o F-35 não é um avião isolado, ele vai usufruir de toda estrutura da USAF para operar a contento, coisa que os operadores estrangeiros não tem, a não ser que voem junto com os EUA.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: F-35 News

#3298 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 12, 2017 11:32 pm

F-35A "Made" in Japan que foi apresentado outro dia... ja fez o seu primeiro voo! :shock:



[]s
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Re: F-35 News

#3299 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 13, 2017 10:10 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: F-35 News

#3300 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 13, 2017 1:10 pm

Penguin escreveu:
juarez castro escreveu:As mensagens " a Garcia" já foram dadas, ou seja, eu não vi ou ouvi alguém q fale oficialmente e novos tranches de NG, mas podem comprar mais, se ele apresentar o q promete, mas eu acho q vão tentar levar de barriga com ele mais uma vinte de A 1 nos, e ficar observando a maturidade da 5 g.

G abraco
1- Realmente não é o momento adequado para falar de novos investimentos, pois eles dificilmente acontecerão, enquanto a situação econômica não melhorar.
2- O Gripen E terá que provar o que promete.
3- Tirando o F-22, os demais 5G tb terão que provar o que prometem.

[]s
O futuro 'parece' que será caças furtivos com armamentos em baias internas.

Os americanos estão envolvidos nisso. Os russo idem. Os chineses também.
Parte da Europa também. Potências militares de outras partes do mundo, como Israel, Austrália, Japão também.
E agora, outra parte da Europa, incluindo Alemanha, Espanha e possivelmente a França também.

O Brasil receberá os Gripen NG na próxima década.

E terá que fazer a lição de casa, avaliar MUITO para saber se devemos adquirir mais 2 lotes do MESMO caça, ou se devemos partir para um caça de 5a geração.

Caso a segunda opção se mostre mais acertada, temos VÁRIAS opções:

1) F-35 americano
2) Pak-Fa russo
3) Novo caça da Airbus que será desenvolvido
4) J-20 ou J-31 chinês
5) um caça de 5a geração da Embraer, provavelmente com apoio de terceiros como a própria SAAB.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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