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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:11 am
por PRick
gomugomu escreveu:
PRick escreveu: Mais uma opinião contra os fatos, o texto do Brigadeiro lobista fica bem claro, sua intenção era colocar todos na mesma vala, porém, somente uns embargam, quebram contratos, não entregam o que prometem. Podemos ter problemas com os outros, mas nenhum age assim, somente o que se julga dono do quintal. E tem os masoquistas, me espanca que eu gosto. Eu tô fora! :lol: :lol: :lol:

[]´s
Qualquer um que defenda o Gripen é lobbista Prick/
Uma dúvida minha...
Não com aqueles argumentos. Como falei antes, o texto é fraco, confuso, não tem uma linha de pensamento digna do nome, o argumento a favor do Gripen NG é ser barato, preço, nada mais além desse. Veja que em momento algum falo mau do projeto Gripen, é um bom projeto, bem melhor que o F-18E por exemplo, porém, tem coisa bem melhor sendo oferecida, não sou daqueles que defendem o mais baratinho, nunca fui, para mim a Short List era Rafale, Typhoon e SU35 BM. Minhas escolhas, com tudo que já lei e aprendi, a FAB fez suas escolhas, e não sou obrigado a concordar com elas.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:11 am
por Wardog
Carlos Mathias escreveu:O F-5 meu Deus do céu, que POD veio com ele?

Novamente falando, todos os comentários a seguir eu os faço irresponsavelmente a partir da experiência acumulada ao longo da carreira, uma vez que não tive acesso a qualquer informação pertinente à disputa, além daquelas que se tornaram públicas pelos meios da imprensa.
Minha experiência com os franceses é a pior possível, vem de longa data, desde o início da minha carreira como piloto de caça, e a não ser que de alguma forma nossos amigos gauleses tenham mudado radicalmente e expressado isso nos documentos apresentados (o que também não garante nada!), minha opinião é de nem levá-los em consideração ab initio!
Ela se inicia com a comparação das publicações técnicas vindas com o Mirage III com aquelas que trouxemos junto com os nossos F-5. Basta pegar as TO-1 de ambas as aeronaves e se verá a pobreza das informações contidas na TO do Mirage em comparação com aquelas existentes na do F-5. Tradicionalmente as publicações técnicas francesas pouco informam de importante, em comparação com o nível de informações contidas nas publicações americanas, por exemplo. Gráficos de desempenho, gráficos de combate… basta comparar e ver a diferença entre elas!
Além disso, minha experiência com eles passa pela definição do canhão que equiparia a série das nossas aeronaves AMX. Poucos sabem, mas nossos protótipos de A-1 foram ensaiados com o canhão DEFA 554, uma versão melhorada daqueles canhões que equipavam nossos Mirage III. Pois bem, depois de toda uma campanha de ensaios feita com o DEFA 554, na hora em que fomos colocar nosso pedido de compra para a série, nossos amigos franceses colocaram tanta dificuldade e tanto sobre preço que, a despeito de todo o gasto que teríamos para ensaiar um novo canhão, saiu mais barato e conveniente trocarmos de armamento e começarmos tudo de novo, com um novo canhão de um outro país que poderia, inclusive, ser produzido no Brasil!
Essa experiência ruim continua com a gestão do contrato da troca dos helicópteros “Puminha” pelo Super-Puma onde, a despeito de contratualmente constar a implantação de um banco de provas do motor, para evitar o tremendo gasto das revisões gerais feitas na França, tivemos que suar várias camisas para convencer nossos amigos gauleses a simplesmente cumprirem as cláusulas previstas contratualmente que eles haviam concordado e assinado! E saí da logística sem saber se eles efetivamente cumpriram o contrato ou se estamos até hoje mandando nossas turbinas para fazerem revisão geral na França!
E falando em logística, só quem trabalhou nessa área para saber o elevadíssimo custo de manutenção dos produtos franceses, quase que inviabilizando, economicamente, a operação desses equipamentos.
Quanto à transferência de tecnologia, bem, basta alguém procurar saber hoje, passadas algumas dezenas de anos, qual é o índice de nacionalização dos nossos helicópteros Esquilos montados em Itajubá para se ter uma idéia da filosofia francesa em relação ao assunto. Um companheiro antigo da Força costuma dizer que a diferença entre o americano e o francês é que o americano pouco ou nada entrega, mas aquilo que ele se comprometeu a entregar ele o faz; já o francês, promete que vai entregar mundos e fundos e, ao final, apesar de compromissado e assinado, pouco ou nada entrega!
Eliminados os franceses restam, portanto, dois competidores.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:12 am
por Penguin
Carlos Mathias escreveu:Veja Orestes, que a coisa foi mesmo pro brejo. Mas a intenção é tragar a todos para a lama e, estando nela, aforgarem-se todos os que nela não sobrevivem.
Hoje já foram vários avanços na mesam direção, cada um com uma roupagem diferente.
A MB já está no saco das maldades e iniquidades.
Teu mangue vai ficar tumultuado...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:13 am
por Wardog
gomugomu escreveu:
PRick escreveu: Mais uma opinião contra os fatos, o texto do Brigadeiro lobista fica bem claro, sua intenção era colocar todos na mesma vala, porém, somente uns embargam, quebram contratos, não entregam o que prometem. Podemos ter problemas com os outros, mas nenhum age assim, somente o que se julga dono do quintal. E tem os masoquistas, me espanca que eu gosto. Eu tô fora! :lol: :lol: :lol:

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Qualquer um que defenda o Gripen é lobbista Prick/
Uma dúvida minha...
Não com aqueles argumentos. Como falei antes, o texto é fraco, confuso, não tem uma linha de pensamento digna do nome, o argumento a favor do Gripen NG é ser barato, preço, nada mais além desse. Veja que em momento algum falo mau do projeto Gripen, é um bom projeto, bem melhor que o F-18E por exemplo, porém, tem coisa bem melhor sendo oferecida, não sou daqueles que defendem o mais baratinho, nunca fui, para mim a Short List era Rafale, Typhoon e SU35 BM. Minhas escolhas, com tudo que já lei e aprendi, a FAB fez suas escolhas, e não sou obrigado a concordar com elas.

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Discordo.
As vantagens do Gripen vão muito além do preço, o diferencial é ele estar em desenvolvimento!
O seu raciocínio é válido para compras de prateleira.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:21 am
por AlbertoRJ
Thor escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Até um certo tempo, bem ou mal, as únicas ferramentas de guerra eletrônica da FAB eram francesas (POD e MAGE).
Alías, já existiu alguma coisa de EW norte-americana na FAB?

[]'s
Você deve saber que EW compreende atividades passivas e ativas.
MAE nenhum país libera assim de grátis... começamos agora com os pods Skyshield.
Os RWR dos F-5M acho que são Israelenses tb.
Alguns A-1 têm um pouco de capacidade de despistamento, além do RWR.
Acho que os do P-95 (DR-2000 e 3000) são franceses.
Os E-99 e R-99 possuem a suite toda americana (Raytheon).
Não lembro de mais nada.
Thor,

Estou falando de interferidores e Mages.
Até a pouco tempo, bem menos de uma década, quase tudo o que a FAB conhecia era francês.

Quais os sistemas de jammers/elint/sigint?
Pelo menos a versão R-99 da Grécia está equipada com o DR3000 ESM da Thales.

IFF Thales TSB 2500.

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:24 am
por Carlos Mathias
Teu mangue vai ficar tulmutuado...
É aí que você se engana redondamente meu caro amigo azul.
Aqui, no Mangue, sinto perfume depois que volto de outras paragens, se é que me entende.
Cada dia mais me convenço e tenho absoluta certeza que é do Mangue, do Tietê e coisas tais que as melhores palavras são brotadas.
Da salas refrigeradas, dos gabinetes, dos bons soldos e contratos, destes posso dizer que pouco se aproxima da produção intelectual da humilde e voluntariosa lama.

E o mais belo disso é que quanto mais se tenta na lama do Mangue entrar, mais se escorrega volta-se para a nulidade dos gabinetes e salas geladas, que produzem a obviedade fácil, o vício conhecido e reconhecido, aquele que se sabe não se firma nem sobre as pedras mais ásperas, pois que seus pés já ali chegam empapados da lama mais escorregadia que se conhece.

Enfim, que tenham sucesso, porque o resultado lhes será penoso.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:25 am
por Thor
Carlos Mathias escreveu:O F-5 meu Deus do céu, que POD veio com ele?
P$%@ CM... :)
O mesmo pod que veio com os Mirage III, Mirage 2000 e A-1. Nada!!! Quer comprar isso tem q ter $.
Só os judeus mesmo.
Os EUA nos venderam a suite toda de localização de emissores COM e NCOM dos E-99, e sabes bem que o que a FAB tem de Banco de Dados de GE, a maioria vem desses sensores.
Abraços amigo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:27 am
por Carlos Mathias
Thor, a briga recuou no túnel do tempo e da baixaria para os tempos F-5E e M-III. :lol:
Havia outro POD além do Cayman?
Havia algum POD americano de guerra eletrônica?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:28 am
por AlbertoRJ
Thor escreveu:
Carlos Mathias escreveu:O F-5 meu Deus do céu, que POD veio com ele?
P$%@ CM... :)
O mesmo pod que veio com os Mirage III, Mirage 2000 e A-1. Nada!!! Quer comprar isso tem q ter $.
Só os judeus mesmo.
Os EUA nos venderam a suite toda de localização de emissores COM e NCOM dos E-99, e sabes bem que o que a FAB tem de Banco de Dados de GE, a maioria vem desses sensores.
Abraços amigo
Tem certesa Thor?
Tô procurando um link que dizia serem da Thales, como os dos gregos (DR3000).
Mas você tem a informação real.

E a parceria para a exportação do EMB-145 RG/AGS é formada pela Embraer, Ericsson e Thales.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:30 am
por Penguin
Thor escreveu:
Carlos Mathias escreveu:O F-5 meu Deus do céu, que POD veio com ele?
P$%@ CM... :)
O mesmo pod que veio com os Mirage III, Mirage 2000 e A-1. Nada!!! Quer comprar isso tem q ter $.
Só os judeus mesmo.
Os EUA nos venderam a suite toda de localização de emissores COM e NCOM dos E-99, e sabes bem que o que a FAB tem de Banco de Dados de GE, a maioria vem desses sensores.
Abraços amigo
Diz isso não Thor! Quer matar gente aqui do coração?

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:32 am
por Wardog
Santiago escreveu:
Thor escreveu: P$%@ CM... :)
O mesmo pod que veio com os Mirage III, Mirage 2000 e A-1. Nada!!! Quer comprar isso tem q ter $.
Só os judeus mesmo.
Os EUA nos venderam a suite toda de localização de emissores COM e NCOM dos E-99, e sabes bem que o que a FAB tem de Banco de Dados de GE, a maioria vem desses sensores.
Abraços amigo
Diz isso não Thor! Quer matar gente aqui do coração?

[]s
HÉREGE!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:33 am
por Carlos Mathias
Afinal, o assunto não era os PODs Cayman?
Vocês por favor, decidam-se! :roll: :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:34 am
por Cesardpf
Bender escreveu:Bom pra não cair no mote do tulio,de "quem começa falando mal..."

Começo falando bem,primeiro o brig. que não conheço merece todo meu respeito pelos serviços prestados.

"Um dia nós ainda vamos aprender a fazer como a Marinha, que compra 5 submarinos, um deles nuclear, troca de portaviões, compra aviões de caça, tudo com muito pouco ou quase nenhum ruído na mídia!"

Aqui ele demonstra lucidez aparente,mas eu sinto infelizmente por conta da minha má vontade,que esse elogio soa como ressentido e diz indiretamente que a MB arreiou as calças para o GF e conseguiu tudo que queria sem ruidos, pois foi adesista e não esperneou.Eu sou um cara doente,pode me internar em Manguinhos.

Quanto ao que ele acha certo ou errado,é a opinião dele de aviador e cidadão,cada um tem a sua,não deve ter só este brig. da FAB na reserva,portanto outros tem suas opiniões também,a dele é mais uma.

Tots serão o que a FAB pediu,ela não pediu uma fábrica.

"Ou seja, o que menos importa nessa competição é o avião, uma vez que todos, com certeza, atendem às nossas necessidades operacionais; o que importa mesmo é o que o Brasil vai receber ALÉM dos aviões!! A diferença está aí e, nesse sentido, estão certíssimas nossas autoridades que dizem que a transferência de tecnologia é que será o fator primordial para a decisão, muito embora essa expressão – transferência de tecnologia – mereça algumas considerações que serão feitas ao final."

Tots serão o que a FAB pediu,ela não pediu uma fábrica,todos ofereceram tots suficientes.

Esta frase grifada é interessante saída da boca de um aviador de caça ,mas vamos lá,o restante da frase e quiça todo o texto,são uma demontração do pensamento tacanha,fora do tempo e espaço,apartado do mundo,das relações internacionais,do crescimento economico do Brasil,das recentes descobertas de riquezas naturais,da política de interdição da Amazônia contra a cobiça internacional que é uma causa militar abraçada por este governo,do papél que o país começa a assumir no mundo,do atritos decorrentes dessas ambições que surjirão com os EUA,da nossa independência dos que sempre nos tolheram e nos trataram como vagabundos,indios sem vergonha e sambistas sarnentos do 3.o mundo,da busca de fornecedores independentes dos EUA definida na END(Ele leu a END?),de que temos um governo civil e um Ministério da Defesa civil,que a FAB não pode enfiar na garganta do GF porra nenhuma,que ele não pode fazer uma chantagem velada ao sr. presidente da república de que se ele não escolher o que a FAB acha certo sofrerá as responsabilidades da lei(Isso é uma ousadia e desfaçatez vergonhosa!),o presidente é perante a lei igual a nós Brigadeiro,ele sabe,parece que a FAB,é que quer se colocar acima do presidente.

Se este respeitável senhor após dizer:" o que menos importa nessa competição é o avião " ,tivesse dado sequência dizendo ,"o que importa são os caminhos de futura grande potência que nosso país,deverá trilhar no conselho das grandes nações do mundo,e essas considerações cabem ao Cmte Supremo das FAs,seu grupo de conselheiros diplomáticos e estudiosos para as questões das relações internacionais e dos estudos estratégicos,pois nós bravos caçadores somos o arco e a flecha que barrarão aqueles que um dia tentarem macular e ferir nossa soberania,e para tanto estaremos sempre com sangue nos olhos e corajem na alma,para defender o nosso país e seu povo,com qualquer avião de caça que nosso comandante ache uma arma forte e digna de ser operados por nós,seus comandados"

Então não estaríamos ouvindo alguem da FAB,não no aspecto que se refere ao arco e a flecha,o sangue nos olhos e a corajem na alma,pois isso na campanha da Itália nós mostramos ao mundo que tinhamos de sobra,não estaríamos ouvindo alguem da FAB,pois a FAB(Que FAB?) pensa no manche,na rosca,na chave inglesa e na trapitanga e no baratinho e não consegue pensar alem desse horizonte.

Por isso ele mesmo profetisa: "Um forte abraço e até o FX-3!!!!"

Com esse pensamento bitolado,com toda certeza chegaremos lá.

Sds.
X10!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:36 am
por GDA_Fear
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 28, 2010 12:36 am
por PRick
Thor escreveu:
Carlos Mathias escreveu:O F-5 meu Deus do céu, que POD veio com ele?
P$%@ CM... :)
O mesmo pod que veio com os Mirage III, Mirage 2000 e A-1. Nada!!! Quer comprar isso tem q ter $.
Só os judeus mesmo.
Os EUA nos venderam a suite toda de localização de emissores COM e NCOM dos E-99, e sabes bem que o que a FAB tem de Banco de Dados de GE, a maioria vem desses sensores.
Abraços amigo
Porque não quisemo comprar ou porque não foi oferecido? No caso dos M-2000 a FAB pediu o pacote mais simplificado. No caso do AMX, ele tinha a suite interna, mas nada foi comprado externamente por falta de recuros, quer para o desenvolvimento, quer para comprar de pratileira.

Agora, no tempo do M-3, nem existia isso direito. 8-] 8-]

[]´s