TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Benke
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32386 Mensagem por Benke » Qua Jan 27, 2010 8:01 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

No meu modo de ver, a opinião do Brig. Quírico tem aspectos interessantes:

1. Apresentou intenção de que o artigo fosse acessível apenas após a decisão, buscando evitar que sua opinião pessoal pudesse ser entendida como opção da FAB ou de parte dela.
2. Permitiu que a sua antipatia pessoal aos produtos franceses o fizessem descartar totalmente a opção pelo Rafale, em poucas linhas, sem qualquer outro tipo de avaliação.
3. Não lembrou que a opção pelo canhão DEFA foi devido à proibição de acesso ao canhão americano que equiparia o AMX italiano, e de contabilizar todos os custos da integração e ensaios desse novo equipamento.
4. Esqueceu que, em todos os relacionamentos comerciais, temos boas e más experiências a contabilizar, e que, normalmente, só nos lembramos das más experiências.
5. Como não há experiência negativa com relação aos produtos suecos (pois a FAB nunca operou aeronaves suecas), tende a desconsiderar que também existirão problemas logísticos com o Gripen NG.
6. Esqueceu que a FAB operou o Mirage III por mais de 30 anos, com disponibilidade semelhante à dos F-5 e A-1 (Quirico era piloto de F-5 e A-1).
7. Esqueceu de considerar todos os riscos, custos adicionais e atrasos que são decorrentes de um novo projeto, como o Gripen NG.
8. Expandiu sua aversão pessoal ao produto francês para o âmbito da FAB, sugerindo que o relatório técnico FAB daria nota 3 ao Rafale e acima de 9 para os outros dois concorrentes (resultado inimaginável em qualquer processo realizado com embasamento técnico).
9. Lembrou muito bem a necessidade do comportamento ético e disciplinado dentro da Força.
10. Esqueceu totalmente a necessidade urgente que a FAB tem de receber seu F-X, sugerindo que haverá um processo chamado F-X3, o que atrasará a solução em, pelo menos 5 anos, sem apresentar preocupação com diminuição da capacidade operacional da FAB nesse período.

No final das contas, a opinião do Brig Quírico, embora tenha uma grande quantidade de argumentos válidos É APENAS MAIS UMA OPINIÃO, como é a minha.Abraços,

Justin
Quem é você?

Editado pela última vez por Benke em Qua Jan 27, 2010 8:04 pm, em um total de 1 vez.
ars longa vita brevis
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#32387 Mensagem por Bourne » Qua Jan 27, 2010 8:03 pm

O Brigadeiro Teomar Fonseca Quírico não gosta dos franceses e parece não querer o Rafale. Não deve ser o único dos brigadeiros a pensar assim. As seus experiências dizem muito a respeito. :roll:

Vamos refletir :| [049]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6552 vezes
Agradeceram: 6914 vezes
Contato:

#32388 Mensagem por Túlio » Qua Jan 27, 2010 8:04 pm

A opinião do Brigadeiro é tão digna quanto a de qualquer Brasileiro. Perante MIM se desqualificou ao gastar aquele espaço todo apenas para desqualificar os Franceses em geral e o Rafale em particular. Já dizia o véio aquele, "quem começa a charla falando mal buena intenção não tem".

Além disso aparentemente desconhece que já nos metemos a desenvolver algo com os 'nossos amigos suecos' (sic), o famigerado TP2000 e acabamos com o dinheiro de volta e...sem torpedo.

Pessoalmente, prefiro seus argumentos sobre o Super Hornet e a logística ianque, além de seus hábitos (dos ianques) em relação a contratos assinados. Que eu saiba, morrem chorando para não passar nada (olhem o caso dos honeycombs do F-5) mas se assinarem eles passam. Posso estar errado mas não conheço exemplo de ianque assinar "vou fazer isso" e fazer aquilo.

Mas é só a minha opinião, claro... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#32389 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 27, 2010 8:12 pm

P44 escreveu:Não sou brasileiro mas imagino como alguns brasileiros a sério se devem sentir ao ler comentários de membros que se dizem brasileiros mas no fundo não podem ser mais que "abrasileirados" com uma pena imensa de não terem nascido lá mais para norte.
É incrivel , preferem ver o seu próprio país de rastos, a que este se imponha na cena mundial. O Brasil, esse País Imenso, com esse potencial interminável, pensava que era chegada a hora de o Brasil ser visto aos olhos do mundo com a Grandeza que merece, e constato que afinal aqueles que querem impedir isso, estão dentro da própria casa, babando assim que veêm uma bandeirinha estrelada e com riscas, e sabotando para que o Brasil não passe de piada.

Para esses até F-5 é demais, concerteza prefeririam avião de papel para não afrontar seus lideres espirituais das margens do Potomac.

Desculpem o desabafo, mas é que se lê com cada coisa aqui, que dá dó.

Um abraço aos verdadeiros brasileiros (vcs sabem quem são)...aos outros, vcs nem F-5 merecem.

Cumprimentos
Ad hominem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#32390 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jan 27, 2010 8:15 pm

Só destaco uma frase para do Brigadeiro, que sirva de exemplo de como se comporta um Militar.

Um dia nós ainda vamos aprender a fazer como a Marinha, que compra 5 submarinos, um deles nuclear, troca de portaviões, compra aviões de caça, tudo com muito pouco ou quase nenhum ruído na mídia!

Quanto mais a FAB manda essas mensagens, mais longe ela fica de qualquer caça.
Agora creio estão querendo tragar a MB para a lama?

Alô GF, olha a vaselina em excesso!!!!! :?

Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#32391 Mensagem por Wardog » Qua Jan 27, 2010 8:19 pm

Comprar submarino, avião é fácil, é só estar alinhado com os interesses de quem paga.
Reivindicar o melhor pra si próprio que é difícil, tem que ter coragem.
Não que a marinha tenha feito errado, ela deu sorte que os interesses dela estavam alinhados com o GF.

Carlos Mathias

#32392 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jan 27, 2010 8:21 pm

Como eu disse, começaram, a arrastar a MB pro lamaçal.

Bolovo
Sênior
Sênior

#32393 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 27, 2010 8:24 pm

DELTA22 escreveu:Blog Poder Aéreo??? É... hum... deixa quieto! Imagem

[]'s a todos.
Cara, eu não entendo isso. Falam de uns, mas fazem o mesmo. Qual o problema com a fonte? Eu aqui, de fora, vejo todo mundo atacando as fontes de tudo mundo.

Isso não é contra-argumento.

DELTA22
Sênior
Sênior

#32394 Mensagem por DELTA22 » Qua Jan 27, 2010 8:26 pm

Bolovo escreveu:
DELTA22 escreveu:Blog Poder Aéreo??? É... hum... deixa quieto! Imagem

[]'s a todos.
Cara, eu não entendo isso. Falam de uns, mas fazem o mesmo. Qual o problema com a fonte? Eu aqui, de fora, vejo todo mundo atacando as fontes de tudo mundo.

Não estou contra-argumentando nada. Estou quieto aqui no meu canto! Só não confio na fonte (edit: o dito blog). Um direito que me assiste! :wink:

[]'s.

Editado pela última vez por DELTA22 em Qua Jan 27, 2010 8:29 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Wardog
Sênior
Sênior

#32395 Mensagem por Wardog » Qua Jan 27, 2010 8:28 pm

Esse artigo veio realmente pra desconstruir a imagem solidificada do FX-2 no DB:

"Ou seja, o que menos importa nessa competição é o avião, uma vez que todos, com certeza, atendem às nossas necessidades operacionais; o que importa mesmo é o que o Brasil vai receber ALÉM dos aviões!! A diferença está aí e, nesse sentido, estão certíssimas nossas autoridades que dizem que a transferência de tecnologia é que será o fator primordial para a decisão, muito embora essa expressão – transferência de tecnologia – mereça algumas considerações que serão feitas ao final."

Wardog
Sênior
Sênior

#32396 Mensagem por Wardog » Qua Jan 27, 2010 8:32 pm

KKKKKKKKK to rindo muito....
Se for verdadeiro esse artigo é uma martelada daquelas!

E os asnos ressurgem do fundo da indiferença!!!

"Ainda baseado na minha experiência de carreira e uma vez mais irresponsavelmente falando, entendo que a solução de menor risco é a americana, enquanto a alternativa que nos daria a maior independência é a sueca."

Engraçado, eu sempre disse isso! :roll:

Editado pela última vez por Wardog em Qua Jan 27, 2010 8:33 pm, em um total de 1 vez.
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#32397 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Qua Jan 27, 2010 8:33 pm

Carlos Mathias escreveu:Só destaco uma frase para do Brigadeiro, que sirva de exemplo de como se comporta um Militar.

Um dia nós ainda vamos aprender a fazer como a Marinha, que compra 5 submarinos, um deles nuclear, troca de portaviões, compra aviões de caça, tudo com muito pouco ou quase nenhum ruído na mídia!

Quanto mais a FAB manda essas mensagens, mais longe ela fica de qualquer caça.
Agora creio estão querendo tragar a MB para a lama?

Alô GF, olha a vaselina em excesso!!!!! :?
Pode-se ainda aproveitar frases como essas no texto:

"Ou seja, o que menos importa nessa competição é o avião, uma vez que todos, com certeza, atendem às nossas necessidades operacionais; o que importa mesmo é o que o Brasil vai receber ALÉM dos aviões!! A diferença está aí e, nesse sentido, estão certíssimas nossas autoridades que dizem que a transferência de tecnologia é que será o fator primordial para a decisão, muito embora essa expressão – transferência de tecnologia – mereça algumas considerações que serão feitas ao final.
Mas o que importa no momento é ressaltar que o fator de decisão não deve ser o avião, mas o pacote de benefícios que o Brasil irá receber além da aquisição pura e simples das aeronaves. A partir deste raciocínio, mesmo o homem comum, principalmente aquele ligado às coisas da aviação, já tem condições de fazer um prejulgamento considerando o histórico dos três países envolvidos na disputa.

Pena que depois ele segue outros caminhos...

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Bender

#32398 Mensagem por Bender » Qua Jan 27, 2010 8:39 pm

Carlos Mathias escreveu:Aos espertos, iluminados, sábios, que só escrevem com propriedade e coisas absolutamente com conteúdo.

Algumas páginas atrás, eu coloquei um post e pedi que respondessem uma série de perguntas depois de ler outra série de FATOS recentes.

Pois bem, os que se sentem humilhados/ofendidos na sua pureza intelectual pelos posts sem sentido e os que postam esses posts, ninguém quis comentar, e mais uma vez voltamos aos custos, às fábricas de aviões para o Brasil and beyond, aos textos ofensivos que sempre surgem na ausência de argumentos sólidos; de novidade apenas que agora tentaram mudar o foco para o fato suposto de que os vermelhos seriam todos uns covardes, que massacram impiedosamente os azuis no fórum, uns pulhas assassinos e blá, blá, blá.

Quem não nem competência não se estabelece, ao invés de chorar, convença através do seus argumentos, ou então, vai chorar na cama que é lugar quente.

Existem milhares de fóruns na net, com certeza muitos defendem fervorosamente as idéias azuis, aqui no Brasil tem deles, alguns bem perto.

Se este fórum está cheio, visitado, comentado, lido e frequentado, não é porque meia dúzia de coitados e injustiçados vem prá cá chorar, buáááááá, buááááá´!
É porque há aqui um grupo muito bom de pessoas que debatem o assunto, com ou sem piadas, com ou sem seriedade, mas que no final e afinal, levam SIM o nível do fórum muito mais acima do que outros fóruns, onde se professa apenas uma religião, e que por isso mesmo, e não por qualidade, as rusgas não existem ou são pequeninas.

A diversidade faz este fórum, ele não é acompanhado por pessoas altamente influentes porque todos concordam e são limpinhos não, mas sim e justamente porque é na discórdia e na diferença que surgem as idéias e opiniões, é aqui onde vêem beber para, daqui, e não de outros fóruns com gente comportadinha, buscarem o mel e seiva que vai lhes formar a opinião e ponto de vista.

Quem quer unanimidade, quem quer só fronha cheirosa, quem não quer se molhar, fica em casa.

P-44, peço-lhe minhas mais sinceras desculpas, em meu nome de todos que assim se sentirem, você e todos os outros portugueses participantes, como já dito, demonstram muitas vezes, um amor pelo Brasil que começo achar raro por essas bandas do Atlântico.

E toma aí de novo, quem sabe dessa vez atrevem-se a responder:

---------------------------X-------------------------------

Pô, fiz umas perguntinhas bobas e ninguém respondeu. [077]

Mas eu sou brasileiro e não desisto nunca.

Bem, se fosse hoje, tendo em vista nosso general sendo soprado e achincalhado no Haiti, estarmos sendo pressionados sobre nossa política externa em relação ao Irã (e etc), assunto esse que nos compete; termos 10.000 paraquedistas "ajudando" agora que grana vai rolar no Haiti e os contratos de reconstrução estão sobre a mesa, e que a sra. Clinton já declarou que estes contratos devam ser celebrados de acordo com o que quer os EUA e o governo do Haiti, governo esse que eles estão cagando em cima pública e notoriamente; tendo em vista tudo isso.

Acrescentando.
A derrota diplomática que nos foi imposta no Haiti, mais a demora inexplicável na nomeação de um embaixador para nosso país, um certo cheiro de ingerência no processo de escolha de nossas armas, como exemplo o SSKs.
Levando-se em conta a instalação de bases na Colômbia numa decisão unilateral e apenas depois de configurada e executada levou a esclarecimentos superficiais.
Alista é interminável, poupo-lhes de mais FATOS.

Vocês tem certeza que ainda vão insistir nessa papo de bandeirinhas?
A Suécia pode substituir as bandeirinhas americanas do Gripen?
Quanto tempo leva?
Vai ser grátis, assim como a fábrica dos NGBR for the world (menos a Índia)?
As bandeiras inglesas, quem vai trocar?

Quem nos está apoiando no campo diplomático e estratégico mesmo?

Boa noite a todos!
Pode crêr! 8-]

Wardog
Sênior
Sênior

#32399 Mensagem por Wardog » Qua Jan 27, 2010 8:47 pm

Agora mudou o foco para o Haiti.

A verdade é que o texto desconstruiu todos os argumentos usados pela ala francesa, 1 por 1....

Parece até que foi direcionado!!!

Inclusive sobre vazamentos, tudo mesmo, coisa fina.

Achei ótimo! 8-]

Bolovo
Sênior
Sênior

#32400 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 27, 2010 8:59 pm

DELTA22 escreveu:
Bolovo escreveu: Cara, eu não entendo isso. Falam de uns, mas fazem o mesmo. Qual o problema com a fonte? Eu aqui, de fora, vejo todo mundo atacando as fontes de tudo mundo.

Não estou contra-argumentando nada. Estou quieto aqui no meu canto! Só não confio na fonte (edit: o dito blog). Um direito que me assiste! :wink:

[]'s.
Então não fale nada, pombas!!!11 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Responder