TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
......PELO QUE VENHO LENDO NESTES POST, OS UNICOS PAÍSES QUE PODEM TRANSFERIR TOTs. PARA O BRASIL SERIAM, EUA, FRANÇA E RÚSSIA, MAS COMO A RÚSSIA ESTÁ FORA OU ESTA ESCONDIDA...????? SÓ RESTA OS OUTROS DOIS,,ENTÃO!!!!!!! TEMOS QUE DECIDIR, POIS ESSA NOVELA É MUITO FEIO PARA O POVO BRASILEIRO, OQUE ESTÃO PENSANDO DE NÓS...ASSUNTOS SIGILOSOS VASAM NA IMPRESA....ETC.....VAMOS VER ATÉ QUANDO..
VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO O RESTO DEPOIS VEREMOS..............
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Gaitero,gaitero escreveu: Para ser franco.. Com o conhecimento a mais da SAAB, ou com o conhecimento a menos da Boeing e da DASSAULT.. Não teremos em nenhum destes casos capacitação necessária para contruirmos o nosso..
Quando esta for a vontade da nação. Muito mais do que a ajuda externa para desenvolvier sistemas. Necessitaremos de investimentos nacionais, para produzir radares, turbinas e sistemas de controle em geral ...
Infelismente, em nenhum dos casos, teremos acesso a estas tecnologias...
O resto é baba... Só necessita de demanda e investimentos para ser viabilizado... COM ou SEM ajuda externa...
parabéns!!....no meio de todo esse barulho...finalmente um post digno de reverência
O ruído está intenso...se é que me entende
Gerson
Editado pela última vez por Gerson Victorio em Ter Jan 26, 2010 7:56 pm, em um total de 1 vez.
de volta a Campo Grande - MS.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pessoalmente vejo um quadro um pouco diferente.gaitero escreveu: Para ser franco.. Com o conhecimento a mais da SAAB, ou com o conhecimento a menos da Boeing e da DASSAULT.. Não teremos em nenhum destes casos capacitação necessária para contruirmos o nosso..
Quando esta for a vontade da nação. Muito mais do que a ajuda externa para desenvolvier sistemas. Necessitaremos de investimentos nacionais, para produzir radares, turbinas e sistemas de controle em geral ...
Infelismente, em nenhum dos casos, teremos acesso a estas tecnologias...
O resto é baba... Só necessita de demanda e investimentos para ser viabilizado... COM ou SEM ajuda externa...
- Motor: Não temos como desenvolver um, mas podemos comprar a licença de fabricação. A indústria brasileira estaria apta a fornecer quase todos os componentes no curto prazo, e todos no médio prazo se fosse garantida a tot. A Suécia também não poderia fazer um motor de caça sozinha, mas não precisou comprar aviões de ninguém para obter a capacidade de produção da F-404.
- Radar: Não é minha área, mas imagino que poderíamos produzir sozinhos um radar mecânico razoável (talvez no nível do radar do M-2000 C/D), dada a experiência no Saber-60 e no SCP-01. Provavelmente poderíamos desenvolver um radar AESA também razoável, se recebêssemos tot. Radar top de linha só comprando pronto ou obtendo a licença de fabricação.
- Demais aviônicos: Estão disponíveis no mercado mundial, oriundos de várias fontes (até chineses). Podemos desenvolver muita coisa aqui, e adquirir os direitos para produção local do que não tivermos como desenvolver, se for o caso.
- O resto: Já temos tecnologia para estruturas, técnicas de montagem, etc..., mas nenhum conhecimento sobre AERODINÂMICA SUPERSÔNICA. Sem tot dificilmente poderíamos desenvolver a parte aerodinâmica de um caça realmente moderno sem gastar muito dinheiro e num prazo menor que uns 15 ou 20 anos. Mas nesta área específica é bem possível que empresas nacionais como a Embraer possam atrair engenheiros com experiência da Rússia ou da Europa, se o salário e as condições de contratação forem boas. Aí o conhecimento estaria “em casa”.
O maior empecilho para o desenvolvimento de um caça nacional razoável (algo entre um Gripen NG e um F-35) não é tecnológico, é de oportunidade. O investimento em todos os itens listados acima e mais o desenvolvimento do avião em si só se justificaria se fosse para a produção de pelos menos umas 3 centenas de aparelhos, e a FAB simplesmente não teria interesse nem condições de absorver nem metade disso. Como exportações seriam extremamente difíceis (vejam o caso da França com o Rafale), o programa como um todo não seria interessante nem do ponto de vista estratégico nem do econômico.
E já que não vamos desenvolver caça nenhum no Brasil, toda esta história de tot’s no FX tem que ser vista com muito cuidado. As tecnologias que temos que atrelar à compra do novo caça não devem ser necessariamente as embutidas no avião em si (com exceção das necessárias para manutenção e integração de armas), mas sim em outras áreas de interesse das empresas nacionais que farão uso delas para outros produtos.
Leandro G. Card
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
PESSOAL..ALGUÉM SABE ALGUMA INFORMAÇÃO DA MARINHA SE CASO ELA RECEBER O RAFALE, POIS NÃO VI NENHUMA MANIFESTAÇÃO. JA PROCUREI EM OUTROS SITES, MAS NÃO TEM NADA CONFIAVEL.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Como você disse, o quadro que você demonstrou é sim um pouco diferente, mas eu achei o seu muito melhor, para ser franco...LeandroGCard escreveu:Pessoalmente vejo um quadro um pouco diferente.gaitero escreveu: Para ser franco.. Com o conhecimento a mais da SAAB, ou com o conhecimento a menos da Boeing e da DASSAULT.. Não teremos em nenhum destes casos capacitação necessária para contruirmos o nosso..
Quando esta for a vontade da nação. Muito mais do que a ajuda externa para desenvolvier sistemas. Necessitaremos de investimentos nacionais, para produzir radares, turbinas e sistemas de controle em geral ...
Infelismente, em nenhum dos casos, teremos acesso a estas tecnologias...
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- Motor: Não temos como desenvolver um, mas podemos comprar a licença de fabricação. A indústria brasileira estaria apta a fornecer quase todos os componentes no curto prazo, e todos no médio prazo se fosse garantida a tot. A Suécia também não poderia fazer um motor de caça sozinha, mas não precisou comprar aviões de ninguém para obter a capacidade de produção da F-404.
- Radar: Não é minha área, mas imagino que poderíamos produzir sozinhos um radar mecânico razoável (talvez no nível do radar do M-2000 C/D), dada a experiência no Saber-60 e no SCP-01. Provavelmente poderíamos desenvolver um radar AESA também razoável, se recebêssemos tot. Radar top de linha só comprando pronto ou obtendo a licença de fabricação.
- Demais aviônicos: Estão disponíveis no mercado mundial, oriundos de várias fontes (até chineses). Podemos desenvolver muita coisa aqui, e adquirir os direitos para produção local do que não tivermos como desenvolver, se for o caso.
- O resto: Já temos tecnologia para estruturas, técnicas de montagem, etc..., mas nenhum conhecimento sobre AERODINÂMICA SUPERSÔNICA. Sem tot dificilmente poderíamos desenvolver a parte aerodinâmica de um caça realmente moderno sem gastar muito dinheiro e num prazo menor que uns 15 ou 20 anos. Mas nesta área específica é bem possível que empresas nacionais como a Embraer possam atrair engenheiros com experiência da Rússia ou da Europa, se o salário e as condições de contratação forem boas. Aí o conhecimento estaria “em casa”.
O maior empecilho para o desenvolvimento de um caça nacional razoável (algo entre um Gripen NG e um F-35) não é tecnológico, é de oportunidade. O investimento em todos os itens listados acima e mais o desenvolvimento do avião em si só se justificaria se fosse para a produção de pelos menos umas 3 centenas de aparelhos, e a FAB simplesmente não teria interesse nem condições de absorver nem metade disso. Como exportações seriam extremamente difíceis (vejam o caso da França com o Rafale), o programa como um todo não seria interessante nem do ponto de vista estratégico nem do econômico.
E já que não vamos desenvolver caça nenhum no Brasil, toda esta história de tot’s no FX tem que ser vista com muito cuidado. As tecnologias que temos que atrelar à compra do novo caça não devem ser necessariamente as embutidas no avião em si (com exceção das necessárias para manutenção e integração de armas), mas sim em outras áreas de interesse das empresas nacionais que farão uso delas para outros produtos.
Leandro G. Card
Com o seu conhecimento mais avançado nesta área, ficou ainda mais claro verificar que para se produzir um caça 100% nacional, necessitaremos muito mais do que a aquisição do Gripen, Rafale ou F/A-18.
Ou seja, mesmo podendo desenvolver alguma coisa nacional, esta se tornaria viável quando importarmos uma grande parte dos sistemas, para minimizar os custos e reduzir os prazos, e mesmo assim, dependeriamos de uma grande demanda e ainda assim, teriamos dificuldades em vende-lo. Mas o pior é que continuariamos dependentes de terceiros.
A única saida para desenvolver algo nacional, seria encontrar um parceiro para desenvolver este novo caça. Sendo que todo o conhecimento deveria ser desenvolvido internamente, de modo a viabilizar a produção de um caça bi-nacional. Com a demanda e o conhecimento necessário.
Ou seja, muito mais importante que adquirir conhecimento para produzir parte de um caça, encontrar um parcerio para o desenvolvimento futuro, também deve ser considerado fundamental...
Editado pela última vez por gaitero em Ter Jan 26, 2010 8:30 pm, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Carlos Lima
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
E 'e isso ai Gaitero!gaitero escreveu:Não...gomugomu escreveu:Uma ala quer que o Brasil troque as bandeirinhas dos EUA pelas da França, a outra quer que o Brasil faça as suas próprias bandeirinhas.
Uma ala sabe que nós não temos capacidade para fabricar todas as banderinhas necessárias, e que mesmo colocando algumas banderias, 60% dos equipamentos do gripen já estão prontos e eram usados na versão C/D, e outros % serão importados, como a antena/Turbina, etc...
Ou seja, ao invés de colocarmos as nossas bandeiras, estariamos colocando algumas banderias, e continuariamos dependendo de outros fornecedores, porém, ao invés de depender de apenas UM passariamos a depender de membros da UE, dos EUA e de alguns países mais...
No fim, cada um forma a sua opiniao baseado no que est'a por a'i... o que nao pode e' alguem imaginar que aquelas bandeirinhas todas do NG iriam virar Tupiniquins...
Isso 'e tao bom quanto o F-35BR... e honestamente se era para gastar $$$$ em desenvolver algo, partamos para algo que pelo menos 'e de uma geracao superior... tem o PAK ai por exemplo.
Agora gastar grana para acabar com um SH Monomotor em 201x ... fala s'erio.
[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Concordo 100%.gaitero escreveu: A única saida para desenvolver algo nacional, seria encontrar um parceiro para desenvolver este novo caça. Sendo que todo o conhecimento deveria ser desenvolvido internamente, de modo a viabilizar a produção de um caça bi-nacional. Com a demanda e o conhecimento necessário.
Ou seja, muito mais importante que adquirir conhecimento para produzir parte de um caça, encontrar um parcerio para o desenvolvimento futuro, também deve ser considerado fundamental...
Como não teremos oportunidade (quantidade) que justifique um desenvolvimento 100% nacional, a segunda melhor opção seria uma parceria em que tivéssemos uma participação significativa (no gripen NG esta participação não seria significativa, por mais que a Embraer se sentisse feliz em dar um pouco mais de prática aos seus engenheiros na área militar).
Mas o único país que apresentava alguma chance para isso, pois tinha um projeto ainda em etapa inicial, foi por qualquer razão descartado na shortlist. Então já esqueci o assunto. Os três aviões que participam hoje da concorrência serão compras de prateleira (mesmo que a montagem seja feita aqui para gerar meia dúzia de empregos), e como mencionei, fora a manutenção e integração de algum armamento local outras tot's terão pouca ou nenhuma utilidade. Os offsets deveriam ser em outras áreas que não no caça em si.
Leandro G. Card
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Os 9 Rafales serão modernizados pela Marine Nationale entre 2014 e 2017. Então, eles vão ficar na França. O Rafale M01, que foi usado pela Dassault para desenvolver o caça, também será modernizado e entregado à Marine Nationale.Paulo Pantanal escreveu:PESSOAL..ALGUÉM SABE ALGUMA INFORMAÇÃO DA MARINHA SE CASO ELA RECEBER O RAFALE, POIS NÃO VI NENHUMA MANIFESTAÇÃO. JA PROCUREI EM OUTROS SITES, MAS NÃO TEM NADA CONFIAVEL.
VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO O RESTO DEPOIS VEREMOS
Fonte: Mer & Marine (muito confiável)
Edit : Não sei se você estava falando desses 10 Rafales. Eu sei que a compra desses 10 primeiros Rafales pela MB já foi evocada aqui.
Editado pela última vez por Skw em Ter Jan 26, 2010 9:22 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Um ponto que as vezes esquecemos de reforcar nessa discussao 'e que existe uma diferenca entre o que as vezes vemos noticiado e o que a FAB sempre quis...LeandroGCard escreveu:Concordo 100%.gaitero escreveu: A única saida para desenvolver algo nacional, seria encontrar um parceiro para desenvolver este novo caça. Sendo que todo o conhecimento deveria ser desenvolvido internamente, de modo a viabilizar a produção de um caça bi-nacional. Com a demanda e o conhecimento necessário.
Ou seja, muito mais importante que adquirir conhecimento para produzir parte de um caça, encontrar um parcerio para o desenvolvimento futuro, também deve ser considerado fundamental...
Como não teremos oportunidade (quantidade) que justifique um desenvolvimento 100% nacional, a segunda melhor opção seria uma parceria em que tivéssemos uma participação significativa (no gripen NG esta participação não seria significativa, por mais que a Embraer se sentisse feliz em dar um pouco mais de prática aos seus engenheiros na área militar).
Mas o único país que apresentava alguma chance para isso, pois tinha um projeto ainda em etapa inicial, foi por qualquer razão descartado na shortlist. Então já esqueci o assunto. Os três aviões que participam hoje da concorrência serão compras de prateleira (mesmo que a montagem seja feita aqui para gerar meia dúzia de empregos), e como mencionei, fora a manutenção e integração de algum armamento local outras tot's terão pouca ou nenhuma utilidade. Os offsets deveriam ser em outras áreas que não no caça em si.
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Pois bem, desde o inicio a FAB quer acesso a algumas tecnologias que permitem integracao de armamentos BR, integracao de sensores "BR", mudancas em alguns softwares para o padrao que a FAB desejar assim como posterior melhorias dos mesmos.
Ou seja a FAB quer uma aeronave que ela possa "operar" com uma certa independencia... toda a parte "industrial" foi uma mistura de END com a embolacao de campo patrocinada pelos concorrentes que viram que como diversas dessas aeronaves eram mais ou menos "equivalentes" vieram com a historia de gerar empregos etc.
Isso somado aos diversos "grupos" dentro da FAB deu no que deu.
Mas os requerimentos desde o inicio eram mais ou menos como listei no paragrafo acima.
Acreditem ou nao
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
duas vezes a do Mig-29A. A capacdiade de combustível do Mig-35 deve ser pelo menos o dobro.Mapinguari escreveu:
A autonomia do Gripen NG é de pelo menos duas vezes a do MiG29. Informe-se antes de escrever.
Nos testes do Mig29 contra o Mirage 2000 na India os pilotos dos migs pensavam que iam perder por falta de combustível. Na pratica eles tinham que desacelerar para manter a velocidade ideal de curva. No final economizavam combustível suando menos potencia para vencer os Mirage.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Paulo Pantanal escreveu:PESSOAL..ALGUÉM SABE ALGUMA INFORMAÇÃO DA MARINHA SE CASO ELA RECEBER O RAFALE, POIS NÃO VI NENHUMA MANIFESTAÇÃO. JA PROCUREI EM OUTROS SITES, MAS NÃO TEM NADA CONFIAVEL.
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A Marinha disse que só aceita Rafale se passares a usar corretamente o CAPS LOCK, tri?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Perfeito Lima ,a umas 400 pgs atráz(ou 600? )eu afirmei em um post que as intenções eram muito menores do que o decorrer do processo e o lobismo desenfreado,e as mumunhas das negociações por parte do GF,levou a midia a divulgar.cb_lima escreveu:Um ponto que as vezes esquecemos de reforcar nessa discussao 'e que existe uma diferenca entre o que as vezes vemos noticiado e o que a FAB sempre quis...LeandroGCard escreveu: Concordo 100%.
Como não teremos oportunidade (quantidade) que justifique um desenvolvimento 100% nacional, a segunda melhor opção seria uma parceria em que tivéssemos uma participação significativa (no gripen NG esta participação não seria significativa, por mais que a Embraer se sentisse feliz em dar um pouco mais de prática aos seus engenheiros na área militar).
Mas o único país que apresentava alguma chance para isso, pois tinha um projeto ainda em etapa inicial, foi por qualquer razão descartado na shortlist. Então já esqueci o assunto. Os três aviões que participam hoje da concorrência serão compras de prateleira (mesmo que a montagem seja feita aqui para gerar meia dúzia de empregos), e como mencionei, fora a manutenção e integração de algum armamento local outras tot's terão pouca ou nenhuma utilidade. Os offsets deveriam ser em outras áreas que não no caça em si.
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Pois bem, desde o inicio a FAB quer acesso a algumas tecnologias que permitem integracao de armamentos BR, integracao de sensores "BR", mudancas em alguns softwares para o padrao que a FAB desejar assim como posterior melhorias dos mesmos.
Ou seja a FAB quer uma aeronave que ela possa "operar" com uma certa independencia... toda a parte "industrial" foi uma mistura de END com a embolacao de campo patrocinada pelos concorrentes que viram que como diversas dessas aeronaves eram mais ou menos "equivalentes" vieram com a historia de gerar empregos etc.
Isso somado aos diversos "grupos" dentro da FAB deu no que deu.
Mas os requerimentos desde o inicio eram mais ou menos como listei no paragrafo acima.
Acreditem ou nao
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"O GF e a FAB não fizeram uma seleção para comprar uma fábrica de caças,fizeram a seleção para comprar 3 duzias de caças com conhecimentos necessários,com opções de mais alguns quiçá e só"
Mas isso eu falei na época em que a Fab era uma só depois dos seus posts das diversas Fabs,eu passei a perguntar:"Que Fab? Quer o que?"
O GF querendo inviabilizar a proposta Heinz nos conformes do processo e sabendo que os yanques jamais poderiam oferecer aquilo que sua "avareza", de nunca querer ver um antigo encoleirado conseguir andar com as próprias pernas,sem o amparo das suas muletas,fez com que o GF fosse esticando a corda dos Tots,e o desepero por uma venda dos outros concorrentes foi fazendo resto.
Só que foram usados na concorrência,e agora querem enfiar a muleta no nosso rabo de qualquer jeito,e como estão vendo que o "levanta-te e anda" vai acontecer mesmo,tentam enfiar pelo menos a bengalinha NG de qualquer maneira.
Hoje eu sei que uma "parte" que é a SAB,quer agradar a 1.a Dama:
Só que trolha não escolhe alvo,é democraticamente distribuida a todos.
Sds.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Duas mil e cinquenta páginas e...nada de FX...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Se o FX não sair vai ser a maior brochada da história do DB. E, dificilmente, será superada no futuroTúlio escreveu:Duas mil e cinquenta páginas e...nada de FX...