TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32206 Mensagem por Wardog » Ter Jan 26, 2010 7:05 pm

gaitero escreveu:
gomugomu escreveu:Exatamente Gaitero, por isso defendo a capacitação do parque indústrial brasileiro. Dentre os selecionados o que mais cumpre esse quesito é o Gripen NG, simples.
Se comprarmos Rafale só mudaremos de número, a dependência da telefônica será a mesma.
Ta bom, se a sua opinião é a de que teremos um caça nacional, se optarmos pelo NG, é direito seu acreditar...

Mas é direito meu duvidar.. e nós ficaremos nessa a vida toda...

O que eu sei, é que por algum motivo, os rumos do Brasil apontaram para uma mudança.
Não o NG por si próprio, mas é o que mais nos capacitará a construirmos o nosso.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#32207 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jan 26, 2010 7:07 pm

gomugomu escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Capacitação em quê?
O que os suecos podem oferecer que os franceses não podem? E o inverso?
Não é o que podem, é o que querem. Os Suécos querem oferecer e colocaram e proposta, juntamente com a propriedade intelectual conjunta, tanto que foi eleita pela Embraer como melhor proposta.
Já os franceses podem, mas não querem.
Gomu, propriedade intelectual conjunta não existe. No máximo, existe propriedade intelectual dividida por componentes. E quais os componentes que teremos propriedade intelectual?

P.S: Por exemplo, de quem é a propriedade intelectual do FCS do Gripen NG?

Alberto -
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#32208 Mensagem por Justin Case » Ter Jan 26, 2010 7:08 pm

gomugomu escreveu:
Não é o que podem, é o que querem. Os Suécos querem oferecer e colocaram e proposta, juntamente com a propriedade intelectual conjunta, tanto que foi eleita pela Embraer como melhor proposta.
Já os franceses podem, mas não querem.
Gomugomu,boa tarde.
Onde você leu ou ouviu que os franceses não querem ou colocam restrições à transferência de alguma coisa?
Abraço,

Justin

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#32209 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jan 26, 2010 7:09 pm

Pois é, eu também gostaria de saber onde é e o que os franceses estão restringindo.

Alberto -
Carlos Mathias

#32210 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 26, 2010 7:09 pm

8-] 8-] 8-] 8-]
Exatamente Gaitero, por isso defendo a capacitação do parque indústrial brasileiro.
Sim, e...
Dentre os selecionados o que mais cumpre esse quesito é o Gripen NG, simples.
Não, complicado, porque no mínimo 30% do avião não é de domínio sueco, nem nunca vai ser.
Quem garante que estes sistemas estarão na nossas mãos? TP-2000 reloaded?
Se comprarmos Rafale só mudaremos de número, a dependência da telefônica será a mesma.
Negativo, a França se quiser, pode transferir 100% do avião, a Suécia nem querendo, pois ela domina uns 50% do avião, talvez.

Somente países com a produção verticalizada podem garantir ToTS, todas as que quiserem.
Só existem três no mundo, e a Suécia está longe desse grupo. É uma montadora.

gaitero
Sênior
Sênior

#32211 Mensagem por gaitero » Ter Jan 26, 2010 7:11 pm

gomugomu escreveu:
gaitero escreveu: Ta bom, se a sua opinião é a de que teremos um caça nacional, se optarmos pelo NG, é direito seu acreditar...

Mas é direito meu duvidar.. e nós ficaremos nessa a vida toda...

O que eu sei, é que por algum motivo, os rumos do Brasil apontaram para uma mudança.
Não o NG por si próprio, mas é o que mais nos capacitará a construirmos o nosso.
Para ser franco.. Com o conhecimento a mais da SAAB, ou com o conhecimento a menos da Boeing e da DASSAULT.. Não teremos em nenhum destes casos capacitação necessária para contruirmos o nosso..

Quando esta for a vontade da nação. Muito mais do que a ajuda externa para desenvolvier sistemas. Necessitaremos de investimentos nacionais, para produzir radares, turbinas e sistemas de controle em geral ...

Infelismente, em nenhum dos casos, teremos acesso a estas tecnologias...

O resto é baba... Só necessita de demanda e investimentos para ser viabilizado... COM ou SEM ajuda externa...

Editado pela última vez por gaitero em Ter Jan 26, 2010 7:15 pm, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Sandro Domene
Novato
Novato
Agradeceu: 1 vez

#32212 Mensagem por Sandro Domene » Ter Jan 26, 2010 7:13 pm

Deixa ver se eu entendí direito? A FAB faz um short list, nele coloca o RAFALE, GRIPEN e o F 18, certo? Pelo que eu entendí lendo essas quase 300 novas páginas os três serviria para a força, que ela mesma selecionou, e porque agora, depois do governo declarar a sua preferência ela não quer mais? isso que não entendo, puta merda, se ela colocou as três aeronaves lá, porque cargas d'agua ela não ficaria satisfeita? porque então colocou o RAFALE no short list?.

Carlos Mathias

#32213 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 26, 2010 7:17 pm

Pois é amigo, ela fica num a sinuquinha de bico que ela mesmo criou.
Ou não sabe fazer lista, ou não sabe escolher,ou não sabe nada, ou... Ou...

O mal dos espertos é achar que todos são otários.

gaitero
Sênior
Sênior

#32214 Mensagem por gaitero » Ter Jan 26, 2010 7:17 pm

Sandro Domene escreveu:Deixa ver se eu entendí direito? A FAB faz um short list, nele coloca o RAFALE, GRIPEN e o F 18, certo? Pelo que eu entendí lendo essas quase 300 novas páginas os três serviria para a força, que ela mesma selecionou, e porque agora, depois do governo declarar a sua preferência ela não quer mais? isso que não entendo, puta merda, se ela colocou as três aeronaves lá, porque cargas d'agua ela não ficaria satisfeita? porque então colocou o RAFALE no short list?.
Sandro, me desculpe, mas a FAB não tem nada haver com estas notícias veículadas na mídia...

A única relação desta para com as notícias, é o fato de não desmenti-las...

Temos que ter um baita senso crítico para interpretar e saber distinguir o que a mídia nos traz... Pois há muito interesse em jogo. Estamos em ano de eleição, trata-se de uma venda que no futuro deve superar os 20 bilhões, etc...

Carlos Mathias

#32215 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 26, 2010 7:21 pm

Gaiteiro deves saber minhas opiniões sobre tudo isso, mas vou destacar um trecho seu que a meu ver, afunda a FAB na mesma lama da imprensa.
A única relação desta para com as notícias, é o fato de não desmenti-las.
Já passei do tempo de achar que a FAB é inocente nessa história. Se não toda, mas o comando foi sim conivente com vazamentos, opiniões na mídia e etc.
Assim como acho que o GF é frouxo, vaselina demais, complacente demais, boboca demais.

O FX-2 é uma zona total.

Sandro Domene
Novato
Novato
Agradeceu: 1 vez

#32216 Mensagem por Sandro Domene » Ter Jan 26, 2010 7:25 pm

Concordo e até entendo, mas existem foristas aquí no DB e também do BM, que falam claramente que a força não está satisfeita, ou pareada com o GF no que se refere ao RAFALE. Eu entendo assim, se o cara é da força, evidentemente ele tem mais acesso as informações que muita gente, ou não tem? Como diria o nosso amigo DATENA .- ME AJUDA AÍ!!!!!!!!!!!!...rsrs

Carlos Mathias

#32217 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 26, 2010 7:27 pm

Sandro, temos infos de todos os lados dizendo tudo o que você imaginar, desde que a FAB não quer, que a FAB quer, que a FAB não quer nada e quer F-5M forever...

gaitero
Sênior
Sênior

#32218 Mensagem por gaitero » Ter Jan 26, 2010 7:28 pm

Carlos Mathias escreveu:Gaiteiro deves saber minhas opiniões sobre tudo isso, mas vou destacar um trecho seu que a meu ver, afunda a FAB na mesma lama da imprensa.
A única relação desta para com as notícias, é o fato de não desmenti-las.
Já passei do tempo de achar que a FAB é inocente nessa história. Se não toda, mas o comando foi sim conivente com vazamentos, opiniões na mídia e etc.
Assim como acho que o GF é frouxo, vaselina demais, complacente demais, boboca demais.

O FX-2 é uma zona total.
Olha...

Pode ser que para a FAB, algumas notícias, mesmo que falsas, ou verdadeiras mas ultrapassadas, sejam interessantes.

A senhora Catanhede, por exemplo, tem liberdade com os militares, e poderia vir com alguma coisa de lá..

Mas o que eu vejo é que a FAB não desmente nada, então, talvez seja uma postura mais conservadora...

O ponto em questão é que o silencio da FAB diz muito, mas ao mesmo tempo não diz nada... Então, por enquanto esta tudo ótimo para o GF...

Carlos Mathias

#32219 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 26, 2010 7:30 pm

Não penso assim não, infelizmente... :|

Queria ter seu otimismo sobre isso. :(

gaitero
Sênior
Sênior

#32220 Mensagem por gaitero » Ter Jan 26, 2010 7:30 pm

Sandro Domene escreveu:Concordo e até entendo, mas existem foristas aquí no DB e também do BM, que falam claramente que a força não está satisfeita, ou pareada com o GF no que se refere ao RAFALE. Eu entendo assim, se o cara é da força, evidentemente ele tem mais acesso as informações que muita gente, ou não tem? Como diria o nosso amigo DATENA .- ME AJUDA AÍ!!!!!!!!!!!!...rsrs
Assim como alguns dentro da FAB podem não estar satisfeitos com a escolha do Rafale...

O muita gente no GF não estaria nenhum pouco satisfeito com a escolha do Gripen..

Não se pode agradar a todos.. ...

Responder