Página 214 de 409

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Out 26, 2012 3:56 pm
por denilson
rodrigo escreveu:
jambockrs escreveu: Prezado rodrigo: Não podemos esquecer que todos os F-5M fabianos têm probe. Assim, é só manter uma aeronave REVO numa área estratégica, que não haveria problema na execução do tipo de voo enunciado por você..
jambockrs, em tempos de paz, a FAB realiza uma verdadeira ginástica para conseguir conciliar o uso de aeronaves REVO em operações previstas com um ano de antecedência, e sua escala de manutenção. Já na hipótese que falei, de uma interceptação, não acontece reabastecimento em nenhum lugar do mundo. Em caso de conflito aberto, essa aeronave REVO ainda demanda operar bem longe das operações de combate, e se possível com escolta, detalhes que, somando à minúscula autonomia dos F-5, dão idéia da nossa capacidade.
Se for contra a Bolivia ou o Paraguai ta bom. :oops:

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Out 26, 2012 4:19 pm
por BrasilPotência
denilson escreveu:
rodrigo escreveu: jambockrs, em tempos de paz, a FAB realiza uma verdadeira ginástica para conseguir conciliar o uso de aeronaves REVO em operações previstas com um ano de antecedência, e sua escala de manutenção. Já na hipótese que falei, de uma interceptação, não acontece reabastecimento em nenhum lugar do mundo. Em caso de conflito aberto, essa aeronave REVO ainda demanda operar bem longe das operações de combate, e se possível com escolta, detalhes que, somando à minúscula autonomia dos F-5, dão idéia da nossa capacidade.
Se for contra a Bolivia ou o Paraguai ta bom. :oops:


Não esqueça de incluir a Argentina. :wink:

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Out 26, 2012 4:24 pm
por denilson
BrasilPotência escreveu:
denilson escreveu: Se for contra a Bolivia ou o Paraguai ta bom. :oops:


Não esqueça de incluir a Argentina. :wink:
Bem lembrado, os coitados, estão até perdendo a marinha por caloteiros.

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Out 26, 2012 5:45 pm
por Pablo Maica
Pra mim só o fato de uma país do tamanho do Brasil, ter como principal vetor de caça uma aeronave de alcance limitadíssimo (e menos de 50 unidades), já demonstra muita coisa.




Um abraço e t+ :D

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Out 26, 2012 9:40 pm
por denilson
Bueno, para os Países supra citados, o ST ja ta loko de bem bom.

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Out 29, 2012 8:05 pm
por alcmartin
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... 29/10/2012 - 16h38

Avião da TAM perde contato com radar e é escoltado por caça da FAB
Publicidade
DE SÃO PAULO

Um Airbus A320 da TAM teve que ser escoltado por um caça da FAB (Força Aérea Brasileira) na última quinta-feira (25) após perder contato com o controle aéreo em grande parte do voo entre Aracaju e São Paulo.

O voo 3665 decolou da capital sergipana às 13h35 com destino a Guarulhos e ficou sem comunicação por mais de uma hora. De acordo com o plano de voo informado à Aeronáutica, a aeronave deveria sobrevoar por Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Belo Horizonte (MG) e Poços de Caldas (MG).

Como o plano de voo não foi seguido, a FAB decidiu acionar o Comdabra (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro), que enviou um caça F-5M da base aérea de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, para acompanhar o Airbus A320, que pousou em Guarulhos no horário previsto, às 17h.

A FAB classificou o caso como "anormal". O procedimento é conhecido como "socorro em voo".

Em nota, a TAM confirmou a falta de comunicação e disse que "em nenhum momento houve risco à segurança. A empresa afirmou ainda "que a aeronave esteve todo o tempo identificada nas telas dos radares de vigilância do sistema aéreo, voando em uma rota prevista".

A TAM não informou quantos passageiros estavam a bordo.

Na sexta-feira (26), um voo da TAM, que iria para Londres, teve que retornar para em Guarulhos após apresentar problema logo após decolar. [/quote]

Acho que dois aviadores vao ajoelhar no milho... :mrgreen:

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Out 29, 2012 8:10 pm
por Skyway
Pois é cara, quando vi isso ai pensei a mesma coisa...rsrs

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Out 30, 2012 9:07 am
por talharim
PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DE LAGOA SANTA

AVISO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
A Administração do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa
torna público que intenciona efetuar contratação direta por meio de inexigibilidade
de licitação, em face de haver se configurado inviabilidade de competição para
atender ao objeto pretendido, nas seguintes condições: Amparo Legal: Caput do
art. 25 da Lei no- 8.666, de 21 de junho de 1993. PAG No- 67113.007016/ 2012- 99;
##OBJETO: Prestação de serviços de reparo de 20(vinte) motores modelo
PT6A-68C, PN 3055973-01, na sua configuração básica e de seus respectivos
acessórios, peças e componentes com fornecimento de materiais. Favorecido:
PRATT & WHITNEY CANADÁ DO BRASIL. Comprovação de Exclusividade:
Atestado fornecido pela Associação das Indústrias Aeroespaciais do
Brasil (AIAB).
Considerando o que preconiza a Súmula no-
255, de 13 de abril de
2010, do Tribunal de Contas da União, fica aberto o prazo de oito dias úteis para
que qualquer interessado, caso queira, venha a manifestar formalmente a respeito
da intenção da contratação do objeto nas condições de que trata a presente publicação.
Dados para comunicação: Av. Brig. Eduardo Gomes, s/no-
, bairro Vila
Asas, Lagoa Santa - MG - CEP: 33.400-000, Tel: (31) 3689-3605. Responsável
para prestar as informações: Carlos César Minoru Imaniche - Cap Eng.
Lagoa Santa, 29 de outubro de 2012.
Cel Av. - ADALBERTO FONTOURA GOMES
Ordenador de Despesas


PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DE SÃO PAULO - PAMASP
AVISO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
A Administração do Parque de Material Aeronáutico de São
Paulo torna público que intenciona efetuar contratação direta por
meio de inexigibilidade de licitação, em face de haver se configurado
inviabilidade de competição para atender ao objeto pretendido, nas
seguintes condições:
Amparo legal: Caput do art. 25 da Lei 8.666, de 21 de junho
de 1993.
Processo Administrativo de Gestão: no- 67115.003510/ 2012-
64.
Objeto: Prestação de serviço de manutenção e os materiais a
serem suportados, de acordo com as especificações do fabricante do
Banco de Provas e dos Equipamentos da Oficina de Manutenção
NTI-2, para garantia de suportabilidade aos motores M53-5.
Favorecido: Focal Engenharia e Manutenção Ltda. CNPJ:
02.068.570/0001-49.
Considerando o que preconiza a Súmula no- 255, de 13 de
abril de 2010, do Tribunal de Contas da União, fica aberto o prazo de
oito dias úteis para que qualquer interessado, caso queira, venha se
manifestar formalmente a respeito da intenção da contratação do
objeto nas condições de que trata a presente publicação.
Dados para comunicação: Av. Braz Leme, 3.258, Bairro:
Santana, Cidade de São Paulo, UF: SP, CEP: 02022-901, Fone: (11)
2281-4136, Sr. Cap Esp AV Sandro Kurrle.
Brig Ar - ROLAND LEONARD AVRAMESCO
Ordenador de Despesas

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Out 31, 2012 9:08 am
por talharim
COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA
AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE TERMO ADITIVO No- 10/2012
Processo: PAG 004-11/COPAC. Espécie: Termo Aditivo de Contrato.
Contratante: A União, Ministério da Defesa, por intermédio do Comando
da Aeronáutica- COMAER, representado pelo Departamento
de Ciência e Tecnologia Aeroespacial- DCTA e pela Comissão Coordenadora
do Programa Aeronave de Combate- COPAC. Contratada:
EMBRAER AVIATION INTERNATIONAL- EAI. Anuente Solidária:
EMBRAER S.A. No do Termo Aditivo e Contrato Original: 1o Termo
Aditivo ao Contrato no 001/DCTA-COPAC/11. Finalidade: a) Alterar:
PREÂMBULO, item IV - CONVENÇÕES, CLÁUSULAS: 3ª- PREÇO,
4ª- CUSTEIO, 5ª- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, 10- RECEBIMENTO
DE ETAPAS, ACEITAÇÃO E RECEBIMENTO DEFINITIVO
DO OBJETO DO CONTRATO, 11- GARANTIAS FINANCEIRAS,
32- SEGURANÇA E SIGILO, 34- CONFORMIDADE
DOS PREÇOS, b) adequar o ANEXO I, c) alterar os ANEXOS
II, III, IV e o VII e d) incluir os ANEXOS VIII, IX e X. Amparo
Legal: Art. 65, Inciso I, alínea "b"da Lei no 8.666/93. Valor do TA:
redução de US$ 42,489,230.47. Programa: 2058. Ação: 123B. Natureza
da Despesa: 44.90.30 e 44.90.39. Data de assinatura: 19 de
outubro de 2012. Vigência: 04 de agosto de 2016.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Out 31, 2012 9:30 am
por NovaTO
talharim escreveu:COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA
AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE TERMO ADITIVO No- 10/2012
Processo: PAG 004-11/COPAC. Espécie: Termo Aditivo de Contrato.
Contratante: A União, Ministério da Defesa, por intermédio do Comando
da Aeronáutica- COMAER, representado pelo Departamento
de Ciência e Tecnologia Aeroespacial- DCTA e pela Comissão Coordenadora
do Programa Aeronave de Combate- COPAC. Contratada:
EMBRAER AVIATION INTERNATIONAL- EAI. Anuente Solidária:
EMBRAER S.A. No do Termo Aditivo e Contrato Original: 1o Termo
Aditivo ao Contrato no 001/DCTA-COPAC/11. Finalidade: a) Alterar:
PREÂMBULO, item IV - CONVENÇÕES, CLÁUSULAS: 3ª- PREÇO,
4ª- CUSTEIO, 5ª- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, 10- RECEBIMENTO
DE ETAPAS, ACEITAÇÃO E RECEBIMENTO DEFINITIVO
DO OBJETO DO CONTRATO, 11- GARANTIAS FINANCEIRAS,
32- SEGURANÇA E SIGILO, 34- CONFORMIDADE
DOS PREÇOS, b) adequar o ANEXO I, c) alterar os ANEXOS
II, III, IV e o VII e d) incluir os ANEXOS VIII, IX e X. Amparo
Legal: Art. 65, Inciso I, alínea "b"da Lei no 8.666/93. Valor do TA:
redução de US$ 42,489,230.47. Programa: 2058. Ação: 123B. Natureza
da Despesa: 44.90.30 e 44.90.39. Data de assinatura: 19 de
outubro de 2012. Vigência: 04 de agosto de 2016.

Que avião de combate é esse??!? FX-2?? :shock:

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Out 31, 2012 10:00 am
por Justin Case
NovaTO escreveu:
talharim escreveu:COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA
AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE TERMO ADITIVO No- 10/2012
Processo: PAG 004-11/COPAC. Espécie: Termo Aditivo de Contrato.
Contratante: A União, Ministério da Defesa, por intermédio do Comando
da Aeronáutica- COMAER, representado pelo Departamento
de Ciência e Tecnologia Aeroespacial- DCTA e pela Comissão Coordenadora
do Programa Aeronave de Combate- COPAC. Contratada:
EMBRAER AVIATION INTERNATIONAL- EAI. Anuente Solidária:
EMBRAER S.A. No do Termo Aditivo e Contrato Original: 1o Termo
Aditivo ao Contrato no 001/DCTA-COPAC/11. Finalidade: a) Alterar:
PREÂMBULO, item IV - CONVENÇÕES, CLÁUSULAS: 3ª- PREÇO,
4ª- CUSTEIO, 5ª- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, 10- RECEBIMENTO
DE ETAPAS, ACEITAÇÃO E RECEBIMENTO DEFINITIVO
DO OBJETO DO CONTRATO, 11- GARANTIAS FINANCEIRAS,
32- SEGURANÇA E SIGILO, 34- CONFORMIDADE
DOS PREÇOS, b) adequar o ANEXO I, c) alterar os ANEXOS
II, III, IV e o VII e d) incluir os ANEXOS VIII, IX e X. Amparo
Legal: Art. 65, Inciso I, alínea "b"da Lei no 8.666/93. Valor do TA:
redução de US$ 42,489,230.47. Programa: 2058. Ação: 123B. Natureza
da Despesa: 44.90.30 e 44.90.39. Data de assinatura: 19 de
outubro de 2012. Vigência: 04 de agosto de 2016.

Que avião de combate é esse??!? FX-2?? :shock:
Amigos, bom dia.

Parece ser referente àquela redução de custos, já publicada na imprensa, do Projeto do KC-390.
Abraços,

Justin

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Nov 01, 2012 10:07 am
por NettoBR
FAB no Controle - Serviços de tráfego aéreo prestados pela Torre de Controle

http://www.youtube.com/watch?v=u37S8IjLu0A

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Nov 03, 2012 3:28 pm
por luisabs
Sob as asas dos pais
Filhos de brigadeiros são contratados para trabalhar em empresa que mantém negócios milionários com a Força Aérea Brasileira

Nos últimos meses, a empresa israelense AEL Sistemas, fabricante de componentes aeronáuticos, passou a contar, em seu quadro de funcionários, com oficiais da ativa e filhos de integrantes da alta cúpula da Força Aérea Brasileira. Detalhe: a AEL mantém negócios milionários com a Aeronáutica, que dispensou a licitação para a contratação de seus serviços. Conforme apurou ISTOÉ, jovens recém-formados e sem experiência na área passaram a ocupar cargos estratégicos na companhia israelense. O caso mais flagrante envolve um nome de peso, o brigadeiro Gilberto Antonio Saboya Burnier, que foi secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa e, até se aposentar em abril, era comandante de Operações Aéreas da FAB. Burnier é considerado o mentor do programa de modernização da Força Aérea e braço direito de Juniti Saito, atual comandante da Aeronáutica. No mesmo mês em que passou para a reserva, seu filho, que tem o mesmo nome e é apelidado de “Gilbertinho”, foi contratado pela AEL como “analista de compras” da empresa. O departamento onde trabalha é responsável pelas aquisições de materiais de alta tecnologia que acabam empregados nos sistemas de gerenciamento da frota da FAB. O filho de Burnier formou-se em administração numa faculdade particular de Brasília há apenas um ano e trabalhava, até então, em um escritório de arquitetura.

As novas denúncias confirmam reportagem publicada por ISTOÉ no início do mês, que revelou os benefícios obtidos pela AEL em contratos sem licitação com a FAB. Isso aconteceu, segundo relatório de inteligência da Polícia Federal, depois que a companhia admitiu entre seus diretores um cunhado do comandante Juniti Saito, o coronel reformado Luiz Pondé. Em nota, a FAB alegou que o militar da reserva foi contratado por sua experiência no setor – nada a ver, portanto, com o vínculo familiar. Agora se sabe que Pondé não foi um caso isolado. Levantamento feito pela reportagem mostra que a AEL, cujo faturamento cresceu 150 vezes entre 2003 e 2011, período que coincide com a gestão Saito, se tornou porto seguro de interesses particulares do comando da FAB.

O conflito de interesses fica mais evidente pelo fato de o próprio brigadeiro Burnier ter cargo na empresa. Em março de 2011, quando ainda estava na ativa, ele ganhou assento no conselho diretor consultivo da companhia, com poder para opinar nos planos estratégicos. Não se sabe quais critérios balizaram a escolha dos membros do conselho, mas a ata da assembléia de acionistas indica ainda a nomeação do general Darke Figueiredo, que vem a ser assessor especial do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL). A nomeação de Darke na AEL ocorreu um mês depois de Collor assumir a presidência da Comissão de Defesa do Senado, responsável por apreciar projetos de interesse do setor, como subsídios para a indústria bélica. O documento aprovado na assembleia estabelece remuneração aos conselheiros e diretores, mas não especifica valores.

No rol de contratações da AEL também está a de Bruno Baptista, 27 anos. Ele é filho do brigadeiro Carlos Baptista Júnior, presidente da Copac, a comissão da FAB responsável pela concorrência bilionária para a compra de caças de combate (programa F-X2). Na AEL, Bruno, que estudou no colégio militar e estagiou no setor comercial de uma emissora de tevê na capital federal, ganhou um cargo no departamento de marketing. Na lista de apadrinhados consta também o nome de Gabriel Bermudez, filho de outro brigadeiro do Alto Comando, Antonio Moretti Bermudez, que foi chefe da comunicação social da FAB e, em abril, assumiu o Sexto Comando Aéreo Regional, em Brasília, numa cerimônia repleta de homenagens a Burnier e Saito. Gabriel concluiu o curso de engenharia elétrica na Universidade de Brasília em 2008, estagiou na Aneel e trabalhava numa empreiteira até ganhar o cargo de engenheiro de software na AEL. Em seu currículo, ele se diz “usuário avançado de internet”, com “grande experiência” no uso do Windows e do pacote Office. Relata alguns cursos básicos de programação insuficientes, por definição, para aplicação em projetos avançados de aviação militar. O filho do brigadeiro atua no projeto de modernização do avião de transporte C-95 Bandeirante, outro xodó da dupla Saito-Burnier.

O programa de modernização, que consistiu basicamente na instalação de um cockpit digital num avião com 40 anos de idade, foi alvo de críticas dentro da própria FAB. Segundo informações do Portal da Transparência, a AEL já faturou dos cofres públicos R$ 180 milhões. Em 2003, ela havia conseguido pouco mais de R$ 300 mil em contratos governamentais. Esse valor saltou para R$ 2,8 milhões no ano seguinte e chegou a R$ 53,7 milhões em 2011. Até agosto deste ano, já foram R$ 30 milhões. Questionada por ISTOÉ, a AEL preferiu não se manifestar. O gabinete de Collor informou que Darke estava viajando. A FAB, por sua vez, disse que “informações relativas a funcionários devem ser prestadas pela empresa”. Alegou que a participação de militares no conselho diretor da AEL é importante para “resguardar os interesses estratégicos dos programas militares ligados à soberania nacional.”


http://www.defesanet.com.br/defesa/noti ... s-dos-pais

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Nov 03, 2012 6:48 pm
por sapao
2/11/2012 - 18h11
Nota Oficial - Esclarecimentos sobre reportagem da revista ISTOÉ (Ed.2243)


Com relação à reportagem “Sob as asas dos pais” da revista ISTOÉ (Ed 2243), do jornalista Claudio Dantas Sequeira, o Comando da Aeronáutica esclarece que os projetos de modernização, aquisição e desenvolvimento da Força Aérea Brasileira são conduzidos conforme o previsto em Lei.

A legislação atual incentiva a indústria brasileira e tanto a empresa citada na reportagem – criada no Brasil e com sede em Porto Alegre (RS) – quanto toda a indústria nacional de defesa são beneficiadas. O agente público, inclusive, não deve realizar licitação para compra de equipamentos de defesa em caso da possibilidade de comprometimento da segurança nacional, conforme o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), expresso na decisão 806/96-Plenário, com base na Lei 8.666/93.

Ainda assim, a Força Aérea Brasileira se baseia em critérios técnicos, logísticos, industriais, de transferência de tecnologia e de compensação comercial (offset) para a seleção das empresas participantes dos processos de modernização, aquisição e desenvolvimento. Os contratos passam por fiscalização e estão, todos, à disposição dos órgãos de controle.

Estes incentivos legais e investimentos têm como objetivo promover no Brasil a criação de tecnologia nacional na área, com ganhos para a soberania e geração de empregos no país, sem privilegiar, contudo, qualquer empresa específica. Hoje, este setor econômico já movimenta cerca de 3,5 bilhões de dólares anualmente, com projeção para 11,3 bilhões e perspectiva de empregar até 60 mil pessoas em 2030.

Dessa forma, o crescimento da AEL no período de 2003 a 2011 é coerente com o cenário geral e a empresa não recebe nenhuma forma de benefício particular. Cabe lembrar, ainda, que esta ampliação dos negócios das empresas de defesa começou antes mesmo do atual Comandante da Aeronáutica assumir seu cargo em 2007.

A reportagem cita o caso do projeto de modernização das aeronaves C-95 Bandeirante, que terá como resultado elevar a previsão de vida útil de 50 unidades do C-95 para, pelo menos, até 2029. É importante lembrar que este é somente mais um entre vários projetos de modernização de aeronaves e sistema de defesa para a Força Aérea Brasileira. A revitalização dos C-95 acontece em paralelo a iniciativas semelhantes em aviões como o C-130 Hércules, P-3 Orion, F-5 e A-1, todos atualmente em curso.

Essas modernizações acontecem após estudos de viabilidade que consideram fatores como disponibilidade de aeronaves, custos de manutenção, vida útil da estrutura física e emprego operacional, dentre outros, que são discutidos e aprovados pelo Alto-Comando da Aeronáutica. Vale salientar que muitos países ao redor do mundo têm investido em programas semelhantes. A Força Aérea dos Estados Unidos, por exemplo, atualmente realiza modernizações dos seus bombardeiros B-52, que têm mais de 50 anos de serviço, e de caças F-15, da década de 70.

Por fim, o Comando da Aeronáutica reafirma que os contratos com a AEL são realizados dentro da legalidade, assim como os demais processos firmados com todas as empresas que contribuem com os projetos de modernização, aquisição e desenvolvimento da Força Aérea Brasileira.

Brasília, 2 de novembro de 2012.
Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... Ed.2243%29

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Nov 04, 2012 1:48 am
por BrasileiroBR
luisabs escreveu:Sob as asas dos pais
Filhos de brigadeiros são contratados para trabalhar em empresa que mantém negócios milionários com a Força Aérea Brasileira
Nossa.. se fizessem um estudo sobre isso... meu deus..

Trabalhava em uma empresa de informática que presta serviço exclusivamente para orgão publico e todos os 15 técnicos que tinha eram 'peixes' (muitos filhos e sobrinhos) dos fiscais dos contratos desses órgãos.. eu era o único q não... eu era peixe do Gerente da empresa mesmo.. rs

mas negócio é sinistro, muita gente.