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Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mar 25, 2013 9:12 pm
por LeandroGCard
Justin Case escreveu:Eu tinha entendido que um radar SAR combina imagens de várias varreduras seguidas para conseguir uma imagem fixa, mas de alta definição em longa distância. Outros tipos poderiam identificar alvos móveis pela diferença entre as várias imagens de fundo. Então, seria mais o resultado de processamento em software do que uma capacidade intrínseca de detecção do equipamento eletrônico radar.
Hoje em dia, um radar SAR já tem capacidade de identificar alvo em movimento em tempo útil para a designação de alvo a ser atacado? A atual capacidade e velocidade de processamento já permite esse resultado?
Abraço,

Justin
Olá Justin,

Não entendo muito de radares, mas acho que o funcionamento é este mesmo. Por isso é necessária uma grande capacidade de processamento. Mas hoje esta capacidade também já não é nada impossível, e acredito que um radar SAR atual consiga sim identificar os alvos com velocidade suficiente pelo menos para indicá-lo ao operador, que pode então usar outros meios para atacar se o radar não for rápido o suficiente para manter a posição do alvo atualizada para as armas.

Um especialista poderia indicar melhor as capacidades e limitações dos radares SAR atuais.


Leandro G. Card

Re: Super Tucano News

Enviado: Ter Mar 26, 2013 9:52 am
por denilson
São duas coisas diferentes no mesmo modo de operação, o radar SAR faz imagens do terreno, em uma passagem ele tem uma imagem, e dependendo do equipamento, principalmente do comprimento de onda, vai dar a definição da imagem. Se a mesma área for imageada novamente, podemos comparar as imagens e verificar as mudanças que ocorreram entre elas, e assim verificar qual foi a mudança, por exemplo a abertura de uma clareira ou um veículo que mudou de lugar, etc, a definição de mudança é tão eficiente que a utilizamos para verificar movimentos do solo.
Durante o imageamento e dependendo do equipamento, ocorre a detecção de movimento GMTI, como o radar utiliza o efeito doppler, o movimento é detectado automaticamente e pode (dependendo do equipamento) ser apresentado para o operador. Um problema é que na função SAR, o radar fica estático na aeronave e imageando lateralmente, ele não faz varredura de 360°, então o radar só vai detectar movimentos na lateral e a varredura é de acordo com o movimento da aeronave.
Tem alguns radares que fazem varredura de 360° e tem função SAR, quando eles estão nessa função, obrigatoriamente eles devem ser travados para a lateral da aeronave e iniciar a varredura (imageamento).
Aqui temos uma imagem que ilustra isso vários modos de varredura radar, dentre eles o SAR.

Imagem

Re: Super Tucano News

Enviado: Ter Mar 26, 2013 10:40 am
por denilson
Encontrei isso aqui também, um outro modo que pode ser utilizado quando não há interesse em imagem mas apenas na busca de alvos em movimento, é a aeronave ficar circulando a área de interesse da mesma forma que aparece na imagem. (OBS: tradução minha e do Google Translator)
Radar irá mapear terreno em 3D (OBS: isso já é feito a muito tempo, com duas imagens em par estereoscópico como em fotos)

Uma atualização de software para sistemas de radar existentes permitirá que aviões façam mapas e edifícios em 3D, e torná-lo mais fácil de detectar objetos escondidos-parte no chão.
O software acrescenta ao radar de abertura sintética (SAR), uma técnica que tem sido utilizada desde 1950. Airborne SAR funciona enviando sinais de radar para cada ponto no chão a partir de vários pontos ao longo do trajeto de um avião em voo. Sinais saltando para trás de um determinado objeto no chão são combinados para criar uma imagem 2D como se tivesse sido tirada de um único ponto de vista - e com mais detalhes do que seria possível a partir de uma única fonte. (nenhuma novidade para a área)

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Re: Super Tucano News

Enviado: Ter Mar 26, 2013 10:22 pm
por luidpossan
http://jacksonville.com/news/metro/2013 ... n-military

Aeroporto Internacional de Jacksonville levanta cortina não-oficial sobre fábrica de aviões militares

Com lutas e batalhas legais persistente orçamento travando na capital do país, Aeroporto Internacional de Jacksonville entrou no negócio de fabricação de aviões militares na terça-feira.....

Re: Super Tucano News

Enviado: Qui Mar 28, 2013 3:05 pm
por sapao
LeandroGCard escreveu:
sapao escreveu:Leandro, em tempo: se eles estiverem falando de utilizar um RADAR para localizar alvos no terreno, algo semelhante aos modos GMTI dos radares de aeronaves de caça, então a coisa muda de conversa e boa parte dos meus argumentos caem por terra.
Ao que ouvi parece que é algo nesse sentido.

abraço
Foi isso que eu entendi, o radar SAR seria especificamente para localizar alvos no terreno, daí os meus comentários.

Um grande abraço,



Leandro G. Card
Com Certeza.
Vamos lembrar que a designação "Abertura Sintetica" informa que o RADAR é capaz de "enxergar" algo maior que o tamanho da sua antena ( fator mandatorio nas caracteristicas de um RADAR) por meio de lagoritmos e processamento de dados, entre outras coisas.
Para simplificar, para vizualizar a mesma coisa que o E/R-99 vizualizam em suas antenas seria necessário uma antena de algumas dezenas de metros de comprimento em um equipamento convencional.
E o uso mais comum dos SAR é realmente o sensoreamento, mas acho que a Colombia está procurando algo mais como um RADAR Ar-solo que pode ser instalado em uma aeronave de baixa performance; ao não perceber isso no inicio tive a impressão errada e fiz uma confusão sobre o uso.

abraço

Re: Super Tucano News

Enviado: Qui Mar 28, 2013 4:07 pm
por denilson
sapao escreveu:Com Certeza.
Vamos lembrar que a designação "Abertura Sintetica" informa que o RADAR é capaz de "enxergar" algo maior que o tamanho da sua antena ( fator mandatorio nas caracteristicas de um RADAR) por meio de lagoritmos e processamento de dados, entre outras coisas.
Para simplificar, para vizualizar a mesma coisa que o E/R-99 vizualizam em suas antenas seria necessário uma antena de algumas dezenas de metros de comprimento em um equipamento convencional.
E o uso mais comum dos SAR é realmente o sensoreamento, mas acho que a Colombia está procurando algo mais como um RADAR Ar-solo que pode ser instalado em uma aeronave de baixa performance; ao não perceber isso no inicio tive a impressão errada e fiz uma confusão sobre o uso.
abraço
Não é isso, Abertura Sintética quer dizer que é sintetizada uma antena maior pelo movimento da aeronave, por isso a antena é plana e posicionada na lateral da aeronave, com o movimento da aeronave a vante, o radar capta vários ângulos do mesmo alvo.
Na imagem a baixo tem a representação do radar iluminando o mesmo alvo em três momentos diferentes, onde o "L" é o tamanho real da antena e "M" o tamanho sintetizado pelo movimento da aeronave "Azimuth".

Imagem

Outro equivoco, é que o radar sempre vai captar algo maior que o comprimento de onda que ele emite e não necessariamente tem a ver com o tamanho da antena, quanto maior a antena maior é a área abrangida pelo levantamento (lembrando que estou sendo simplista).
Bom, melhor ir parando por aqui porque já devo estar ficando "o chato" do SAR, um abraço a todos e feliz Páscoa!!!

Re: Super Tucano News

Enviado: Qui Mar 28, 2013 7:37 pm
por general-lee
denilson escreveu:
sapao escreveu:Com Certeza.
Vamos lembrar que a designação "Abertura Sintetica" informa que o RADAR é capaz de "enxergar" algo maior que o tamanho da sua antena ( fator mandatorio nas caracteristicas de um RADAR) por meio de lagoritmos e processamento de dados, entre outras coisas.
Para simplificar, para vizualizar a mesma coisa que o E/R-99 vizualizam em suas antenas seria necessário uma antena de algumas dezenas de metros de comprimento em um equipamento convencional.
E o uso mais comum dos SAR é realmente o sensoreamento, mas acho que a Colombia está procurando algo mais como um RADAR Ar-solo que pode ser instalado em uma aeronave de baixa performance; ao não perceber isso no inicio tive a impressão errada e fiz uma confusão sobre o uso.
abraço
Não é isso, Abertura Sintética quer dizer que é sintetizada uma antena maior pelo movimento da aeronave, por isso a antena é plana e posicionada na lateral da aeronave, com o movimento da aeronave a vante, o radar capta vários ângulos do mesmo alvo.
Na imagem a baixo tem a representação do radar iluminando o mesmo alvo em três momentos diferentes, onde o "L" é o tamanho real da antena e "M" o tamanho sintetizado pelo movimento da aeronave "Azimuth".

Imagem

Outro equivoco, é que o radar sempre vai captar algo maior que o comprimento de onda que ele emite e não necessariamente tem a ver com o tamanho da antena, quanto maior a antena maior é a área abrangida pelo levantamento (lembrando que estou sendo simplista).
Bom, melhor ir parando por aqui porque já devo estar ficando "o chato" do SAR, um abraço a todos e feliz Páscoa!!!
feliz pascoa a voce amigo e sua familha...sds

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Mar 29, 2013 6:41 pm
por Túlio
LAS - EMBRAER Avança com o ST para a USAF

Embraer recebe autoridades estaduais e locais para a inauguração das instalações para montagem do Super Tucano nos EUA


Jacksonville, Flórida, 26 de março de 2013– O Diretor-Presidente da Embraer, Frederico Curado, o governador da Florida, Rick Scott, o prefeito de Jacksonville, Alvin Brown, e os deputados federais Corrine Brown e Ander Crenshaw participaram, hoje, da inauguração das instalações onde a Companhia irá montar os aviões do Programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve, para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês). Mais de 200 executivos locais, autoridades e membros da imprensa estiveram presentes para a cerimônia de inauguração no hangar de 3.716 m2, no Aeroporto Internacional de Jacksonville.

Por meio do programa LAS, a Embraer e seu contratante principal, a Sierra Nevada Corporation, darão suporte a mais de 1.400 empregos em mais que 100 empresas em todo o território dos EUA.

“Este evento de hoje marca mais uma conquista da crescente presença da Embraer nos EUA e no Estado da Flórida, não apenas com a nossa expansão em Jacksonville, mas também com a nossa primeira participação num contrato para fornecer equipamentos e serviços de alta tecnologia para a Força Aérea dos Estados Unidos. Estamos honrados com essa oportunidade e prontos para começar a trabalhar”, disse o Diretor-Presidente da Embraer S.A., Frederico Curado.

A Embraer, cuja sede americana se localiza em Ft. Lauderdale, na Flórida, atualmente emprega mais de 1.200 pessoas nos EUA. As instalações em Jacksonville se unem à expansão das operações da Companhia em Melbourne, na Flórida, onde em 2011 foi aberta uma unidade fabril e um Centro Global de Atendimento ao Cliente para os jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300. Em 2012, a Empresa começou a construção, em Melbourne, de um novo Centro de Tecnologia e Engenharia, o qual dará emprego para 200 engenheiros.

“Com estas instalações fabris, a Embraer criará 50 novos postos de trabalho para as famílias de Jacksonville, e isso é uma ótima notícia. Graças a nossa estratégia em prol dos negócios que inclui manter baixos impostos, fazer investimentos dirigidos e apoiar a educação, esses 50 novos empregos se juntarão aos mais de 280 mil empregos criados no setor privado durante os últimos dois anos”, disse o Governador do Estado da Flórida, Rick Scott.

“A altamente talentosa força de trabalho de Jacksonville irá montar a aeronave de apoio leve mais eficiente do mundo com peças oriundas de fornecedores de todas as partes dos Estados Unidos. Em termos de uma situação em que todos saem ganhando, isso não poderia ser melhor”, disse o Deputado Ander Crenshaw (Republicano), que representa o 4º distrito do Estado da Flórida.

“Num momento em que muitas empresas estão terceirizando, a Embraer está internalizando e criando empregos de alta qualidade aqui no nordeste da Flórida. Eu os elogio por essa ação”, disse a Deputada Corrine Brown (Democrata), que representa o 5º distrito da Flórida.

Com o apoio do Estado da Flórida, da Cidade de Jacksonville e da Autoridade Aeroportuária de Jacksonville, as atividades já estão em andamento na preparação das instalações para as operações industriais.

“O sucesso da Embraer em Jacksonville simboliza o progresso da nossa economia e o papel da nossa cidade como uma das cidades mais receptivas para os militares e veteranos na América”, disse o Prefeito de Jacksonville, Alvin Brown. “Este projeto promove a segurança econômica em casa e a segurança global para todos. Estou orgulhoso do espírito de equipe que tornou isso possível e estou animado quanto a trabalhar com a Embraer por muitos anos.”

“Eu conheço muitos dos líderes da Embraer, e eles criaram uma notável empresa de aviação de alcance global tanto no setor comercial como militar”, disse o presidente e CEO interino da Câmara Comercial de Jacksonville e presidente da Parceria JAXUSA, Jerry Mallot. “Estou muito feliz em estar aqui hoje para celebrar a abertura de uma unidade da Embraer em Jacksonville e da criação de novos empregos para nossa região.”

Em 27 de fevereiro, a USAF concedeu o contrato do programa LAS à Sierra Nevada Corporation (SNC) para o fornecimento de 20 aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer, bem como dispositivos de treinamento em solo, treinamento de pilotos e de manutenção e apoio logístico. As vinte primeiras aeronaves serão usadas para fornecer apoio aéreo leve, reconhecimento e capacidade de treinamento aos militares do Afeganistão. Nas instalações de Jacksonville serão realizadas as etapas de pré-equipagem, montagens mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo para as aeronaves A-29.

A entrega da primeira aeronave A-29 Super Tucano feita nos EUA está programada para meados de 2014.


http://www.defesanet.com.br/br_usa/noti ... ara-a-USAF


NOTA DO TÚLIO - Lembrar que a Flórida é um estado estratégico para as eleições presidenciais ianques...

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Abr 05, 2013 9:10 am
por dafranca
Photo do radar SAR no Super Tucano Colombiano:

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Fonte: http://www.embraerdefensesystems.com/po ... TUGUES.pdf

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Abr 05, 2013 9:18 am
por denilson
Configurações armadas do Super Tucano
5 de abril de 2013, em Sistemas de Armas, por Fernando "Nunão" De Martini
Segundo a Embraer, o A-29 Super Tucano pode ser armado em mais de 130 configurações. Ainda segundo material de divulgação da empresa, as cargas integradas são bombas Mk81, Mk82, Foguetes, Mk82-LGB, M-117, Torretas EO / IR, SUU-20, Alvo Aéreo Rebocado, MAA-1, metralhadoras internas .50”. Veja abaixo um infográfico da Embraer mostrando as principais configurações.



Leia mais (Read More): Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

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fonte: http://www.aereo.jor.br/

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Abr 05, 2013 9:23 am
por dafranca
Embraer sees US Phenom success as model for Super Tucano
By: STEPHEN TRIMBLE MELBOURNE

Delivering the first A-29 Super Tucano to the US Air Force in less than a year will be challenging but within Embraer's capability, says the president of the company's US subsidiary.

"It's going to be a challenge obviously to maintain that schedule," says Gary Spulak, president of Fort Lauderdale-based Embraer Aircraft Holding.

The terms of the light air support (LAS) contract require Embraer and prime contractor Sierra Nevada to deliver the first A-29 in the first quarter of 2014. In the meantime, Embraer must stand-up a final assembly plant in Jacksonville, Florida, hire and train about 50 workers and delivery the fully-assembled and weaponised light attack fighter.

Spulak, however, notes that Embraer faced a similar challenge when it created a second final assembly plant for the Phenom-series light business jets in Melbourne, Florida, complimenting an existing assembly line at the Brazilian company's headquarters in Sao Jose Dos Campos, Sao Paulo.

Embraer completed construction of the Melbourne plant in February 2011, and delivered the first US-assembled Phenom 100 less than a year later in December. Production output increased to 20 aircraft in 2012, and is expected to reach 32 this year and nearly 60 in 2014.

The Super Tucano assembly process is modeled on the Phenom experience, with joined fuselage structures shipped to Jacksonville and assembled with tail, wings, landing gear and aircraft systems in the USA.

"It is just as substantial a process as what you see there in Melbourne," Spulak says. "In terms of the delivery, by coincidence, that is also identical. So we're very, very comfortable with the lead time that we have."
http://www.flightglobal.com/news/articl ... no-384235/

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Abr 05, 2013 9:37 am
por denilson
dafranca escreveu:Photo do radar SAR no Super Tucano Colombiano:

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Fonte: http://www.embraerdefensesystems.com/po ... TUGUES.pdf
?????

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Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Abr 05, 2013 9:44 am
por dafranca
denilson escreveu:?????

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Fotomontagem do P-29 com o radar RDR-1500 usado no PC-12 EAGLE.
http://sistemasdearmas.com.br/ca/p29.html

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Abr 05, 2013 10:41 am
por denilson
Obrigado dafranca, esta tomando corpo o P-29, vamos aguardar para ver se sai alguma coisa sobre as capacidades do radar apresentado pela Embraer.

Re: Super Tucano News

Enviado: Sex Abr 05, 2013 11:58 am
por dafranca
denilson escreveu:Obrigado dafranca, esta tomando corpo o P-29, vamos aguardar para ver se sai alguma coisa sobre as capacidades do radar apresentado pela Embraer.
Na brochura da Embraer informa que o radar é de banda-P, Logo, é uma radar para penetração de terreno(folhagem) Operando na frenquencia 225 até 390 MHz, e com o comprimento de onda de 1,33m à 0,77m.

A foto publicada pela embraer é uma montagem.
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