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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Benke
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Re: Temos pressa...

#316 Mensagem por Benke » Seg Mar 26, 2007 4:33 pm

Pepê Rezende escreveu:
Benke escreveu:
"Pepê Rezende
A FAB tem pressa. esse progrmas está atrasado mais de 10 anos. Não dá para esperar Gripen N, PAK-FA e F-35.


Pepê
Eu me pergunto: A FAB vai receber seus M2000C até Dez2008. Porque haveria de reiniciar o FX antes de receber os últimos M2000C, que bem ou mal, CUMPREM a missão! Vc tem alguma info na manga? :roll:


Eu já coloquei aqui.

A idéia da Força é ampliar os grupos de Defesa Aérea de um para três. Chegando os priomeiros FX, deslocam-se os Mirage para a Amazônia. Aí, com o segundo lote, monta-se um GDA na Região Sul, por último, substituem-se os Mirage...


Quer dizer que os Mirage vão para São Gabriel da Cachoeira ? [091] [094]




Pepê Rezende
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Re: Temos pressa...

#317 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Mar 26, 2007 4:52 pm

Benke escreveu: Quer dizer que os Mirage vão para São Gabriel da Cachoeira ? [091] [094]


Manaus e Boa Vista são apostas melhores.

Pepê




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Sintra
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#318 Mensagem por Sintra » Seg Mar 26, 2007 4:57 pm

Pepê Rezende escreveu:
Sintra escreveu:E já agora, qual é o radar proposto?
Uma variante do AESA Zhuk-AE para Flanker ou o PESA Irbis?


AESA Zhuk...


Gracias. :wink:




Carlos Mathias

#319 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 26, 2007 7:18 pm

Mas... o PESA Irbis-E já está pronto. E mesmo sendo um PESA, tem prestaciones que raríssimos radares tem hoje. Apenas com a entrada dos AESA europeus (sabe lá quando) é que a cocorrência vai aumentar mesmo. Por equanto é isso aqui ó:

El radar N035 Irbis (Irbis-E para aviones de exportación), desarrollado por el instituto Tikhomirov NIIP para el Su-35 es la continuación del radar Bars del Su-30MKI y, como su predecesor, tiene antena de escaneo electrónicamente pasiva (PESA). De acuerdo al NIIP, el radar PESA 'clásico' (para esta compañía) está aún lejos de estar obsoleto y es tan bueno como los primeros radares con antena activa (AESA).

Las ventajas del Irbis sobre el Bars incluyen un alcance más amplio de frecuencias operacionales, mayor ángulo de zona de búsqueda (debido a la mejor antena y conducción de dos pasos), alcance mayor y mejor resistencia a interferencias (jamming, gracias a un transmisor más potente), así como mayor resolución, tanto en la detección de blancos aéreos o de superficie.

El radar Irbis-E es capaz de traquear-mientras-escanea hasta 30 blancos, ocho de los cuales pueden ser casi continuamente traqueados con exactitud suficiente para enganches simultáneos por ocho misiles aire-aire (AAMs) con radar activo de alcance medio (RVV-AE) o por cuatro AAMs de largo alcance con radar activo (K-100).

El Irbis-E es capaz de enganchar simultáneamente hasta cuatro blancos de superficie. En el modo de operación combinado, el radar es capaz de buscar simultáneamente en el espacio aéreo y en la superficie terrestre incluyendo el enganche de un único blanco aéreo con suficiente exactitud para usar un misil de radar activo.

Gracias a la potencia peak de 20Kw, el radar Irbis-E vee el blanco aéreo de una sección de tres metros cuadrados desde una distancia no menor a 350-400Km en posición frontal o no menos de 150 Km en posición de cola (a gran altitud). Blancos 'furtivos' (con sección de radar de 0.01 m2) son detectados desde una distancia de 90km.


É muito mais que qualquer radar de qualquer candidato do FX-1/2. E nenhum caça do continente sulamericano poderia escapar de ser detectado beeeeeem longe.

Faltou aí que este radar pode guiar dois mísseis semi-ativos simultaneamente, contra dois alvos. Mas SARH? Sim, uma ataque assim seria furtivo, pois o míssil não daria aviso no RWR. Lembrando que alguns R-27 vão muito longe, mais de 100km.

É um PESA, mas os russos colocaram dois ou quatro transmissores que operam em diferentes frequências e modos, fazendo com que o radar mesmo sendo um PESA desempenhe como um AESA. A potência pode ser modulada num ampla faixa, assim, existem modos de busca discreta e de máxima energia. A alta potência aumenta muito a resistência a interferências também. A ângulo de busca horizontal foi ampliado pela adoção de nos servos(+- 70º para cada lado), combinando busca eletrônica com mecânica, eliminando assim uma deficiência deste PESA em relação a um AESA.

El prototipo del radar Iris comenzó pruebas aéreas el 24 de junio del 2005 en el avión de caza experimental Su-30Mk2. Las pruebas confirmaron el alcance de búsqueda del proyecto así como la posibilidad del trabajo simultáneo con nueve blancos, dos reales y siete imitados. El radar trabajó en modos aire-aire y aire-superficie simultáneamente.


É uma excelente capacidade, comprovada, segundo o governo russo.

____________________________________________________________

O Zhuk-A é o do MIG-35, não?




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Seg Mar 26, 2007 7:26 pm, em um total de 1 vez.
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#320 Mensagem por Mental Ray » Seg Mar 26, 2007 7:24 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas... o PESA Irbis-E já está pronto. E mesmo sendo um PESA, tem prestaciones que raríssimos radares tem hoje. Apenas com a entrada dos AESA europeus (sabe lá quando) é que a cocorrência vai aumentar mesmo. Por equanto é isso aqui ó:

El radar N035 Irbis (Irbis-E para aviones de exportación), desarrollado por el instituto Tikhomirov NIIP para el Su-35 es la continuación del radar Bars del Su-30MKI y, como su predecesor, tiene antena de escaneo electrónicamente pasiva (PESA). De acuerdo al NIIP, el radar PESA 'clásico' (para esta compañía) está aún lejos de estar obsoleto y es tan bueno como los primeros radares con antena activa (AESA).

Las ventajas del Irbis sobre el Bars incluyen un alcance más amplio de frecuencias operacionales, mayor ángulo de zona de búsqueda (debido a la mejor antena y conducción de dos pasos), alcance mayor y mejor resistencia a interferencias (jamming, gracias a un transmisor más potente), así como mayor resolución, tanto en la detección de blancos aéreos o de superficie.

El radar Irbis-E es capaz de traquear-mientras-escanea hasta 30 blancos, ocho de los cuales pueden ser casi continuamente traqueados con exactitud suficiente para enganches simultáneos por ocho misiles aire-aire (AAMs) con radar activo de alcance medio (RVV-AE) o por cuatro AAMs de largo alcance con radar activo (K-100).

El Irbis-E es capaz de enganchar simultáneamente hasta cuatro blancos de superficie. En el modo de operación combinado, el radar es capaz de buscar simultáneamente en el espacio aéreo y en la superficie terrestre incluyendo el enganche de un único blanco aéreo con suficiente exactitud para usar un misil de radar activo.

Gracias a la potencia peak de 20Kw, el radar Irbis-E vee el blanco aéreo de una sección de tres metros cuadrados desde una distancia no menor a 350-400Km en posición frontal o no menos de 150 Km en posición de cola (a gran altitud). Blancos 'furtivos' (con sección de radar de 0.01 m2) son detectados desde una distancia de 90km.


É muito mais que qualquer radar de qualquer candidato do FX-1/2. E nenhum caça do continente sulamericano poderia escapar de ser detectado beeeeeem longe.

Faltou aí que este radar pode guiar dois mísseis semi-ativos simultaneamente, contra dois alvos. Mas SARH? Sim, uma ataque assim seria furtivo, pois o míssil não daria aviso no RWR. Lembrando que alguns R-27 vão muito longe, mais de 100km.

É um PESA, mas os russos colocaram dois ou quatro transmissores que operam em diferentes frequências e modos, fazendo com que o radar mesmo sendo um PESA desempenhe como um AESA. A potência pode ser modulada num ampla faixa, assim, existem modos de busca discreta e de máxima energia. A alta potência aumenta muito a resistência a interferências também. A ângulo de busca horizontal foi ampliado pela adoção de nos servos(+- 70º para cada lado), combinando busca eletrônica com mecânica, eliminando assim uma deficiência deste PESA em relação a um AESA.

El prototipo del radar Iris comenzó pruebas aéreas el 24 de junio del 2005 en el avión de caza experimental Su-30Mk2. Las pruebas confirmaron el alcance de búsqueda del proyecto así como la posibilidad del trabajo simultáneo con nueve blancos, dos reales y siete imitados. El radar trabajó en modos aire-aire y aire-superficie simultáneamente.


É uma excelente capacidade, comprovada, seundo o governo russo.

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O Zhuk-A é o do MIG-35, não?




Excelente. Abarca todos os caças existentes atualmente "a exceção do F-22, que tem um RCS menor que 0,1m2) e pode-se disparar antes que o inimigo perceba. Muito bom.




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#321 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mar 26, 2007 7:39 pm

Orestes,

concordo com você quando diz: o PAK não existe, embora eu tenha lido em algum lugar (não me lembro a fonte) que foi dado autorização para iniciar a construção de um primeiro protótipo. Se foi dada autorização, o caça não existe, por outro lado, o projeto deve existir sim.


Mesmo que o projeto exista, é uma incógnita, não concorda? Não dá pra planejar em cima disso.

Quanto aos argumentos do Carlos Mathias, o que eu entendo, é que ele vê ligação ente a aquisição dos SU-35BM agora com uma provável intenção de compras de um caça de 5ª geração, mantendo comunalidade de peças, equipamentos e armas. Se ele está correto ou não, cada um imagina o que quiser, afinal não dá para conjecturar ainda sobre o que não passa de projetos. Na visão dele (entendo eu), a compra de um caça europeu (tirando a Rússia) não implicaria em aquisições de um caça de 5ª geração, por não existir pelo menos um projeto (se existe, não foi divulgado).


Mas não há ligação. Um caça novo dura 30 anos. Então o que for comprado agora, inviabiliza qualquer 5ª geração por algum tempo. Talves tempo suficiente para que apareça um de 5ª geração ao nosso alcance. Quando algum 5ª geração estiver disponível, aí a gente pensa nele. Por enquanto os únicos dois que apareceram por aí (F-22 e F-35) estão fora de cogitação.

Mas alguém poderia perguntar: não podemos comprar qualquer um de 4ªG agora e depois tentar um de 5ªG americano? Resposta: claro que sim, mas perdendo a comunalidade dos equpamentos, armas, logísticas, etc.


Paciência. Seja qual for o de 5ª que for comprado, a comunalidade com um de 4ª não vai ser alta. Não dá pra esperar.




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#322 Mensagem por Benke » Seg Mar 26, 2007 7:43 pm

Quem adivinhar o Sr(u) que segura a coleira do-C ganha um doce [010]




Carlos Mathias

#323 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 26, 2007 7:48 pm

Vinícius, eu sei que não dá prá esperar, isso é de uma urgência alarmante no nossa país. Mas... Só existe um caça de 5ºG no mundo fora dos EUA, então quem vai entrar em linha será esse. Ora, eu sei que seria um milagre dinossáurico um planejamento para daqui a 25 anos, quando estes 5ºG estarão voando e mostrando a quê vieram, mas devemos exercitar nossa (minha) humilde capacidade de navegação maionesial, e daí vislumbrarmos um futuro onde nosso FX-2 seja substituído pelo FX-3 /5ºG, num horizonte de 25/30 anos. Poderá ser o F-35? Sim, apesar de muito pouco provável. Daí nos resta apenas uma opção, pelo menos pelos próximos 20 anos.




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#324 Mensagem por Mental Ray » Seg Mar 26, 2007 7:53 pm

Carlos Mathias escreveu:Vinícius, eu sei que não dá prá esperar, isso é de uma urgência alarmante no nossa país. Mas... Só existe um caça de 5ºG no mundo fora dos EUA, então quem vai entrar em linha será esse. Ora, eu sei que seria um milagre dinossáurico um planejamento para daqui a 25 anos, quando estes 5ºG estarão voando e mostrando a quê vieram, mas devemos exercitar nossa (minha) humilde capacidade de navegação maionesial, e daí vislumbrarmos um futuro onde nosso FX-2 seja substituído pelo FX-3 /5ºG, num horizonte de 25/30 anos. Poderá ser o F-35? Sim, apesar de muito pouco provável. Daí nos resta apenas uma opção, pelo menos pelos próximos 20 anos.


Mas tudo será (provavelmente) tão diferente daqui 20 anos, Carlos. Se realmente alcançarmos a 5ª ou 6ª posição dentre os PIB´s mundiais, tanta coisa será diferente...




Carlos Mathias

#325 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 26, 2007 7:55 pm

Os lugares mudam, mas certas posições sobre vendas de armas e tecnologia são as mesmas desde a guerra fria. Mas que muda, muda.




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#326 Mensagem por Mental Ray » Seg Mar 26, 2007 7:59 pm

Carlos Mathias escreveu:Os lugares mudam, mas certas posições sobre vendas de armas e tecnologia são as mesmas desde a guerra fria. Mas que muda, muda.


Então, se soubermos fazer as alianças certas (nem precisa ser os EUA, majoritariamente), muitas portas se abrem! :twisted:




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#327 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 26, 2007 8:00 pm

Pessoal, vamos usar a lógica. FAB em 2030 com caça de 5º geração? A FAB ficou até final de 2005 somente com caças de 2º geração (F-5 e Mirage III), exatamente quando o F-22A entrou em operação na USAF, ou seja, lá, estávamos três gerações (30 anos) atrasados em relação ao melhor que existe. Em 2006, adiantamos uma geração, conseguimos sair de 1970 e chegar em 1980, com os Mirage 2000C. Agora são duas gerações atrasadas. Daqui uns vinte anos nós entraremos na 4º geração, e daqui uns quarenta quem sabe, entramos na 5º geração! :mrgreen:




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#328 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mar 26, 2007 8:06 pm

Carlos Mathias escreveu:Vinícius, eu sei que não dá prá esperar, isso é de uma urgência alarmante no nossa país. Mas... Só existe um caça de 5ºG no mundo fora dos EUA, então quem vai entrar em linha será esse. Ora, eu sei que seria um milagre dinossáurico um planejamento para daqui a 25 anos, quando estes 5ºG estarão voando e mostrando a quê vieram, mas devemos exercitar nossa (minha) humilde capacidade de navegação maionesial, e daí vislumbrarmos um futuro onde nosso FX-2 seja substituído pelo FX-3 /5ºG, num horizonte de 25/30 anos. Poderá ser o F-35? Sim, apesar de muito pouco provável. Daí nos resta apenas uma opção, pelo menos pelos próximos 20 anos.


O problema é que atualmente só existem dois projetos conhecidos de 5ª geração e ambos são americanos. O PAK é incógnita. Os russos poderiam colaborar com nosso planejamento e divulgarem seu projeto.




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#329 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 26, 2007 8:25 pm

Ôpa, estamos chegando lá! Então? Se o SU-35 saísse prá FAB, acho que o governo russo estaria muito mais receptivo a abrir certas informações à repeito para o governo brasileiro, não?




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#330 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 26, 2007 8:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Ôpa, estamos chegando lá! Então? Se o SU-35 saísse prá FAB, acho que o governo russo estaria muito mais receptivo a abrir certas informações à repeito para o governo brasileiro, não?


'E o que todo vendedor promete... nao duvido que os russos facam isso, mas achar que eles fariam isso e outros fornecedores nao fariam 'e uma certa inocencia... ninguem quer perder uma encomenda da FAB por falta de informacoes.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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