Enviado: Ter Jun 06, 2006 12:08 am
Projeto, estava me referindo especificamente a questão da segurança e em comparação unicamente com o F/A-18 Hornet.
Abraços
Abraços
Furtividade;
guerra electrónica;
capacidad supercruiser;
Materiais RAM.
Materiais compósitos.
Otimização do avião para uma manutenção simples e com menos ciclos (maior disponibilidade da frota).
Capacidade de alterar o perfil de voo/reconfigurar a missão.
Em duas palabras: Swing-role (maior polivalência).
Mais potência, logo mais carga bélica. Maior segurança de voo.
Degam, tem que ver que o Brasil, não é o Chile. O Brasil não é Portugal. O Brasil é o Brasil. Como são países diferentes as necessidades ou prioridades poderão serem distintas também. É extamente isso que acontece. Os F-16/15/35 poderão ser muito bons aviões, mas os outros também são.
Degan hoje a tecnologia oferece uma elevada fiabilidade, mas não garante que não haja acidentes. Se você tiver 2 motores em vez de 1 motor as suas probabilidades de sobrevivência aumentam bastante.
A comunabilidade (o ser comum entre) a FAB e MB para o mesmo avião é benéfico porque é mais económico. Se puede ahorrar mas en el prosupoesto.
Agora se continua achando que é apenas uma estatística medíocre, gostaria me explicasse qual é a origem dessa mediocricidade? O número de perdas reportadas pelo F-16.net ou o número de horas de vôo reportada pela Lockheed Martin?
LOCKHEED MARTIN F-16 CONTINUES RECORD AS SAFEST SINGLE-ENGINE MULTIROLE FIGHTER
During this period a significant portion of the USAF F-16 flying hours were accomplished in demanding peacekeeping missions around the globe, including missions over the Balkans, Iraq and Afghanistan, plus continued homeland defense missions in the United States.
“The F-16 continues to be the safest single-engine fighter and safest multirole fighter in USAF history,” said June Shrewsbury, vice president, F-16 Programs, at Lockheed Martin Aeronautics. “We are committed to maintaining the F-16’s outstanding safety record through improvements in the aircraft systems, operating and maintenance procedures, and training of maintenance personnel and pilots.”
The F-16’s safety record has continued to improve on the international scene as well, with more than 11 million flight hours by 20 air forces worldwide.
The USAF fleet consists of more than 1,200 F-16s assigned to the active-duty Air Force, Air National Guard and Air Force Reserve Command. There were only two F-16s lost in FY 2004. The two aircraft lost were involved in a mid-air collision.
Class A flight mishaps are defined as those involving more than $1 million in damage or loss of life, but may not necessarily result in a destroyed aircraft. There was an F-16 damaged in a landing mishap, yielding a total of two Class A mishaps for FY 2004.
Safety records are defined as rates of mishaps per flying hour. The USAF F-16 fleet flew approximately 350,000 hours during FY 2004. The USAF F-16 loss and Class A rates were both at an all-time low of 0.57 per 100,000 flight hours. The previous best fiscal year was in 2002, with rates per 100,000 flight hours of 1.37 for losses and 1.90 for Class A mishaps.
The USAF F-16’s cumulative safety record over more than seven million flight hours is 3.86 losses and 3.98 Class A mishaps per 100,000 flight hours. The cumulative mishap rate for USAF’s newest F-16s, the Block 50/52 versions, is 2.3 losses/mishaps per 100,000 flight hours in 740,000 flight hours of operations.
O problema é que a frota total de F/A-18s combinada de todos esses países soma 144 aeronaves o que enterra de uma vez por toda, a alegação absurda do artigo apresentado na F-16.net. Entendido?
Sim, consideradas as taxas de acidentes classe A+B têm-se um valor 1,5% maior de acidentes com o Hornet. Por outro, o F-16 apresenta uma taxa de acidentes mais graves (classe A) 26% superior. Bom, interprete como prefirir, mas se acredita nos números, os mesmos também indicam uma maior robusticidade do F/A-18 ao apresentar um número menor de acidentes mais grave em um número semelhante de ocorrências.
Degan, qual é a sua? É dificuldade de entender o significado de uma frase, de gostar de misturar as coisas para tornar o debate enrolado e tirar o foco ou apenas dificuldade em admitir algo que lhe contradiz? Acho que para qualquer um estava muito obviamente entendido que me referia aos porta-aviões (onde as operações de pouso já foram inclusive denominadas como sendo "controlled crashes")... Se tem alguma dificuldade em entender coisas tão simples, é melhor avaliar se já não é hora de procurar alguma coisa que possa lhe ajudá-lo a resolver tal problema.
Esqueci de perguntar uma coisa: Degan, eu dei uma boa lida no link do Safety Center do USMC/USN e não achei os dados dos acidentes classe B dos Hornets. Você poderia me dizer melhor onde encontrá-los? Obrigado desde já.
Slip Junior escreveu:Projeto e demais, apenas para explicar por que fiz a pergunta. Perguntei aquilo (se alguém, além do Degan, depois de ler os dados referentes à segurança apresentada pelo F-16 e pelo F/A-18, acredita que o F/A-18 não é mais seguro que o F-16) porque acho que os dados apresentados demonstram seguramente uma maior segurança dos Hornets frente aos Fighting Falcons. No entanto, se existe quem (mais uma vez aqui, exceto o Degan) pensa que o contrário pode ser extraído dessa extensa discussão, é porque realmente ainda existe uma margem para a discordância nesse tema (segurança no F-16 e F/A-18). Caso contrário, considerarei que estou apenas perdendo meu tempo com isso e que poderia melhor aproveitá-lo discutindo outros aspectos nessa discussão e em outros tópicos. Por isso, peço que se alguém (inclusive você, Projeto, que não deu uma resposta clara sob o assunto) ainda tem dúvidas sob uma maior segurança conferida pelos bimotores da Northrop/Boeing frente ao monomotor da General Dynamics/Lockheed que se manisfete aqui.
Abraços
Slip, eu estava brincado sobre o F-16...
Não só concordo que o F-18 é um avião mais seguro (e resistente) que o F-16 como também acho que possui performance e versatilidade superior.
Slip Junior escreveu:Degan, não se trata de decisão democrática. Eu apenas acredito que se a única que leu esse tópico inteiro (que está repleto de informações) e que acredita que o F-16 é tão seguro quanto o F/A-18 é você, então não vejo por que continuar a discutir pois entendo que a minha capacidade de convencê-lo de qualquer coisa que seja é nula e, portanto, estaria apenas perdendo tempo. Por isso, vou esperar mais um pouco para ver se alguém se manifesta antes de responder, ok? Aliás, o link que passasse não está funcionando mas vou tentar novamente depois. De qualquer, obrigado.
Abraços
Alitson escreveu:Slip Junior escreveu:Degan, não se trata de decisão democrática. Eu apenas acredito que se a única que leu esse tópico inteiro (que está repleto de informações) e que acredita que o F-16 é tão seguro quanto o F/A-18 é você, então não vejo por que continuar a discutir pois entendo que a minha capacidade de convencê-lo de qualquer coisa que seja é nula e, portanto, estaria apenas perdendo tempo. Por isso, vou esperar mais um pouco para ver se alguém se manifesta antes de responder, ok? Aliás, o link que passasse não está funcionando mas vou tentar novamente depois. De qualquer, obrigado.
Abraços
Aleluia!!!!!!!!!
Respecto a alcance, velocidad, aceleración, maniobrabilidad y carga de armas….es un hecho absoluto que el F-16 supera al F-18.
Aquí no se trata de preferencias….son datos técnicos indesmentibles.
Lo penoso es que ni eso se considera
Degan escreveu:Disculpa, pero hace rato que es obvio que las “preferencias” no son objetivas…..
Lamentablemente no basta con dar información.
Puedo aceptar que el dato de la seguridad entregue dudas….ya que no tenemos información absoluta, pero es un hecho demostrado que al menos en USA los aviones andan muy parejos en seguridad, es decir el F-18 NO ES más seguro que el F-16.
P E R O ….
Respecto a alcance, velocidad, aceleración, maniobrabilidad y carga de armas….es un hecho absoluto que el F-16 supera al F-18.
Aquí no se trata de preferencias….son datos técnicos indesmentibles.
Lo penoso es que ni eso se considera.
Sigo botando por el F-16….
OBS: el link me funciona ok…
Saludos cordiales,
Código: Selecionar todos
Pra começar YF-16 vs YF-17... quem foi o vencedor?