Enviado: Qua Fev 21, 2007 10:00 pm
Quanto ao LIFT...
Quem sabe nao teremos uma outra aeronave ao inves do F-5...
[]s
CB_lima
Quem sabe nao teremos uma outra aeronave ao inves do F-5...
[]s
CB_lima
https://defesabrasil.com/forum/
Luís Henrique escreveu:ah é, não compramos os F-5 mas o FAB queria comprar.
Sei que exagerei nos 200 caças, mas fiz isso pensando em uma FAB para 2020 - 2025. Até lá creio que ja teremos passado França e Inglaterra e seremos uma das 5 maiores economias do mundo pelo método PPP.
Ou estaremos no mesmo patamar que estas duas potencias europeias. Por isso 200 aeronaves não é tanto assim.
Agora, sobre o FX ser de 120 aeronaves e ter recuado para 78 aronaves + 24 lift, ai eu ja vejo com bons olhos. Não é uma redução tão grande e eu não esperava mesmo que fossem 120 caças NOVOS.
78 + 24 = 102 - ja da um bom caldo.
To fechado contigo Bolovo. Eu como você, sei que essa aquisição ja estaria de bom tamanho.
Esse negócio de 4 GDA com 19,5 caças em cada um esta certo?
A intenção da FAB não era a criação de 2 GDA´s na Amazônia em vez de apenas 1 em Manaus?
Não seria melhor 5 GDA´s, 2 no norte?
Bom, de qualquer forma outro problema seria o esquadrão lift no nordeste ja que temos apenas 3 células de F-5 biplace.
A modificação seria interessante ou vamos comprar + F-5 de quem?
As 78 aeronaves da FAB, já contam com as aeronaves para spare, ou seja, EU ACHO, que seriam umas 60 aeronaves voando, com o resto parado dando peças aos outros e podendo ser recolocadas na ativa numa situação de guerra.
Sim, claro que seria, mas acho bem difícil, a grana tá curta. Para as circunstâncias atuais, só o fato de aparecer um esquadrão de caças MODERNOS por lá, já um avanço muito grande. Sem contar os Super Tucanos em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e São Gabriel da Cachoeira (ainda a ser ativado).
Os dois novos GDAs seriam em Manaus e outro em São Gabriel da Cachoeira, salvo engano. Eu não acho que seria uma boa. Se for para ser só um GDA, Manaus é melhor, fica no centro e protege boa parte da Amazônia. Se for dois GDAs, acho que um em Boa Vista e outro em Porto Velho seria melhor. Mas essa é a minha opinião.
Acho que os F-5, até os monoplaces, serviriam bem como LIFTs. Para arranjar alguns, tem os F-5s suiços, os melhores em operação hoje.
Luís Henrique escreveu:As 78 aeronaves da FAB, já contam com as aeronaves para spare, ou seja, EU ACHO, que seriam umas 60 aeronaves voando, com o resto parado dando peças aos outros e podendo ser recolocadas na ativa numa situação de guerra.
Bolovo, pra que 18 aeronaves de spare sendo que todas serao aeronaves novas
Luís Henrique escreveu:Sim, claro que seria, mas acho bem difícil, a grana tá curta. Para as circunstâncias atuais, só o fato de aparecer um esquadrão de caças MODERNOS por lá, já um avanço muito grande. Sem contar os Super Tucanos em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e São Gabriel da Cachoeira (ainda a ser ativado).
...
Acho que 5 GDA's sendo o primeiro com 18 aeronaves e os demais com 15 aeronaves cada.
O gasto seria apenas na preparacao de 1 base a mais ja que o numero de aeronaves seria o mesmo.
Creio que Manaus ficaria fora mesmo. Duas cidades, uma mais ao norte e outra mais ao sul, como Boa Vista e Porto Velho.
Luís Henrique escreveu:Acho que os F-5, até os monoplaces, serviriam bem como LIFTs. Para arranjar alguns, tem os F-5s suiços, os melhores em operação hoje.
Nao acho uma boa ideia. Se tivessemos pelo menos os 9 biplace que teriamos com a aquisicao saudita, ai sim.
Sera que existe alguma chance de utilizarmos os M2000C como lift
Teriamos como adquirir um numer maior de biplaces no segundo lote, mas acho que eh uma aeronave cara demais para lift.
Bolovo escreveu:Luís Henrique escreveu:As 78 aeronaves da FAB, já contam com as aeronaves para spare, ou seja, EU ACHO, que seriam umas 60 aeronaves voando, com o resto parado dando peças aos outros e podendo ser recolocadas na ativa numa situação de guerra.
Bolovo, pra que 18 aeronaves de spare sendo que todas serao aeronaves novas
Porque a FAB já prevê isso.
Não serão todas as aeronaves que voarão, algumas vão ficar encostadas, querendo ou não.Luís Henrique escreveu:Sim, claro que seria, mas acho bem difícil, a grana tá curta. Para as circunstâncias atuais, só o fato de aparecer um esquadrão de caças MODERNOS por lá, já um avanço muito grande. Sem contar os Super Tucanos em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e São Gabriel da Cachoeira (ainda a ser ativado).
...
Acho que 5 GDA's sendo o primeiro com 18 aeronaves e os demais com 15 aeronaves cada.
O gasto seria apenas na preparacao de 1 base a mais ja que o numero de aeronaves seria o mesmo.
Creio que Manaus ficaria fora mesmo. Duas cidades, uma mais ao norte e outra mais ao sul, como Boa Vista e Porto Velho.
O problema tá nesse "apenas".
Montar uma base aérea para caças é a coisa mais cara do planeta para a FAB. Tem que montar o hangar, a estrutura, o paiol, fazer a logística, blá blá blá. Isso leva mais dinheiro do que os aviões que ficariam por lá. Por isso a FAB pretende fechar uma porrada de bases aéreas, como Fortaleza.
Só em Manaus já estaria de bom tamanho, estaria protegendo a região mais populosa e rica da região. Hoje, NÃO tem como a FAB enfiar dois GDAs lá na Amazônia.Luís Henrique escreveu:Acho que os F-5, até os monoplaces, serviriam bem como LIFTs. Para arranjar alguns, tem os F-5s suiços, os melhores em operação hoje.
Nao acho uma boa ideia. Se tivessemos pelo menos os 9 biplace que teriamos com a aquisicao saudita, ai sim.
Sera que existe alguma chance de utilizarmos os M2000C como lift
Teriamos como adquirir um numer maior de biplaces no segundo lote, mas acho que eh uma aeronave cara demais para lift.
Bizarramente caro e seria bizarramente estranho, um cadete que saiu do Super Tucano aprender a pilotar jato num Mirage 2000, acho que é um pouco avançado demais em performance. Tem que ser algo mais "leve".
Eu só peguei a ídeia de F-5 como LIFT (que o túlio sugeriu) pois seriam aeronaves já dominadas por nós, baratas e com boas prestaciones para tal função de treinamento primário/caça secundário. Isso em 2015/20, quando eles seriam substituídos e no lugar de manda-los para o lixo, eu mandaria alguns para Natal.
Mas se for para ter alguma aeronave nova, tem um monte de opções no mercado, como o M-346/YAK-130, que por acaso eu gosto muito.
Bolovo escreveu:Luís Henrique escreveu:As 78 aeronaves da FAB, já contam com as aeronaves para spare, ou seja, EU ACHO, que seriam umas 60 aeronaves voando, com o resto parado dando peças aos outros e podendo ser recolocadas na ativa numa situação de guerra.
Bolovo, pra que 18 aeronaves de spare sendo que todas serao aeronaves novas
Porque a FAB já prevê isso.
Não serão todas as aeronaves que voarão, algumas vão ficar encostadas, querendo ou não.Luís Henrique escreveu:Sim, claro que seria, mas acho bem difícil, a grana tá curta. Para as circunstâncias atuais, só o fato de aparecer um esquadrão de caças MODERNOS por lá, já um avanço muito grande. Sem contar os Super Tucanos em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e São Gabriel da Cachoeira (ainda a ser ativado).
...
Acho que 5 GDA's sendo o primeiro com 18 aeronaves e os demais com 15 aeronaves cada.
O gasto seria apenas na preparacao de 1 base a mais ja que o numero de aeronaves seria o mesmo.
Creio que Manaus ficaria fora mesmo. Duas cidades, uma mais ao norte e outra mais ao sul, como Boa Vista e Porto Velho.
O problema tá nesse "apenas".
Montar uma base aérea para caças é a coisa mais cara do planeta para a FAB. Tem que montar o hangar, a estrutura, o paiol, fazer a logística, blá blá blá. Isso leva mais dinheiro do que os aviões que ficariam por lá. Por isso a FAB pretende fechar uma porrada de bases aéreas, como Fortaleza.
Só em Manaus já estaria de bom tamanho, estaria protegendo a região mais populosa e rica da região. Hoje, NÃO tem como a FAB enfiar dois GDAs lá na Amazônia.Luís Henrique escreveu:Acho que os F-5, até os monoplaces, serviriam bem como LIFTs. Para arranjar alguns, tem os F-5s suiços, os melhores em operação hoje.
Nao acho uma boa ideia. Se tivessemos pelo menos os 9 biplace que teriamos com a aquisicao saudita, ai sim.
Sera que existe alguma chance de utilizarmos os M2000C como lift
Teriamos como adquirir um numer maior de biplaces no segundo lote, mas acho que eh uma aeronave cara demais para lift.
Bizarramente caro e seria bizarramente estranho, um cadete que saiu do Super Tucano aprender a pilotar jato num Mirage 2000, acho que é um pouco avançado demais em performance. Tem que ser algo mais "leve".
Eu só peguei a ídeia de F-5 como LIFT (que o túlio sugeriu) pois seriam aeronaves já dominadas por nós, baratas e com boas prestaciones para tal função de treinamento primário/caça secundário. Isso em 2015/20, quando eles seriam substituídos e no lugar de manda-los para o lixo, eu mandaria alguns para Natal.
Mas se for para ter alguma aeronave nova, tem um monte de opções no mercado, como o M-346/YAK-130, que por acaso eu gosto muito.
juarez castro escreveu:Bolovo! A FAB já tem quase uma definição sobre um lift tapa buraco digamos assim, o projeto está pronto, só falta anunciar....
Grande abraço
Bolovo escreveu:juarez castro escreveu:Bolovo! A FAB já tem quase uma definição sobre um lift tapa buraco digamos assim, o projeto está pronto, só falta anunciar....
Grande abraço
Acho que sei qual que é esse lift tapa buraco, Juarez.
Mas os F-5M e outras opções, eu digo como opção definitiva, 2015 e além, não como tapa buraco!
Abraços!
iA-29 escreveu:Ô Juarez, pelo menos dá uma dica se é um tipo totalmente novo na força ou se já conhecemos alguma coisa sobre ele
juarez castro escreveu:Tchê! eu também achava isto, mas depois começaram a chegar os novinhos dos 3°s para solar o F 5 dó deu m....., definitivamente não dá para vir de um Tucanão(ALX) direto para um F 5...velocidade final, stoll e outros probemais mais....
Grande abraço
Bolovo escreveu:juarez castro escreveu:Tchê! eu também achava isto, mas depois começaram a chegar os novinhos dos 3°s para solar o F 5 dó deu m....., definitivamente não dá para vir de um Tucanão(ALX) direto para um F 5...velocidade final, stoll e outros probemais mais....
Grande abraço
Entendo, mas ainda não entendo algumas coisas...
Porque na USAF um piloto sai do T-6 Texan II e vai direto para o F-5 (T-38) e tudo ocorre bem? Mesma coisa na Espanha, por exemplo...
juarez castro escreveu:Bolovo escreveu:juarez castro escreveu:Tchê! eu também achava isto, mas depois começaram a chegar os novinhos dos 3°s para solar o F 5 dó deu m....., definitivamente não dá para vir de um Tucanão(ALX) direto para um F 5...velocidade final, stoll e outros probemais mais....
Grande abraço
Entendo, mas ainda não entendo algumas coisas...
Porque na USAF um piloto sai do T-6 Texan II e vai direto para o F-5 (T-38) e tudo ocorre bem? Mesma coisa na Espanha, por exemplo...
dua questões:
No caso do T 38 seu perfil de vôo é diferente dos nossos bicudos, mas bem diferente mesmo, ele arredonda muiiito mais fácil(lebra dos bravos?)
Segunda questão, eles voam o dobro ou mais do que nós nos turbo-helices , antes de vir para o treinador a reação.
Grande abraço
juarez castro escreveu:Bolovo escreveu:juarez castro escreveu:Tchê! eu também achava isto, mas depois começaram a chegar os novinhos dos 3°s para solar o F 5 dó deu m....., definitivamente não dá para vir de um Tucanão(ALX) direto para um F 5...velocidade final, stoll e outros probemais mais....
Grande abraço
Entendo, mas ainda não entendo algumas coisas...
Porque na USAF um piloto sai do T-6 Texan II e vai direto para o F-5 (T-38) e tudo ocorre bem? Mesma coisa na Espanha, por exemplo...
dua questões:
No caso do T 38 seu perfil de vôo é diferente dos nossos bicudos, mas bem diferente mesmo, ele arredonda muiiito mais fácil(lebra dos bravos?)
Segunda questão, eles voam o dobro ou mais do que nós nos turbo-helices , antes de vir para o treinador a reação.
Grande abraço