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Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sex Jan 17, 2014 4:34 pm
por gabriel219
irlan escreveu:Não acredito nessa estória de F-5 dá coro em Rafale...
Argumentos??? Tem???

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sex Jan 17, 2014 4:46 pm
por Bolovo
irlan escreveu:Não acredito nessa estória de F-5 dá coro em Rafale...
Eu tbm não...

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sex Jan 17, 2014 5:16 pm
por gabriel219
É, se fosse o contrário.

Quando eu comparava aeronaves era supertrunfo, agora Rafale não pode ser abatido por um F-5M porque é melhor não é?

Quero ver analisarem E-99, táticas...

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sex Jan 17, 2014 5:31 pm
por irlan
Porque acho o Rafale muito mais capaz do que o F-5, e mesmo assim os Franceses mandaram Rafales pra cá?, eles não mandavam os Matusas 2000 antes?

E na página anterior falam que os Tigers que abateram o Rafale eram chilenos e não brasileiros..

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sex Jan 17, 2014 6:36 pm
por gabriel219
irlan escreveu:Porque acho o Rafale muito mais capaz do que o F-5, e mesmo assim os Franceses mandaram Rafales pra cá?, eles não mandavam os Matusas 2000 antes?

E na página anterior falam que os Tigers que abateram o Rafale eram chilenos e não brasileiros..

Na página anterior? Onde você leu isso? O comentário do Kirk foi CLARO sobre um F-5 da FAB. Além disso, quem falou que o Chile possui E-99 (R-99 descrito pelo Kirk)?

Aeronave ser mais capaz que uma não significa que ela não vai ser abatida por uma aeronave muito inferior. Quando fazer comparações, leve em conta AWACS, treinamento e táticas usadas e não dados técnicos das aeronaves. Isso não serve pra nada para decidir um combate.

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sex Jan 17, 2014 8:29 pm
por irlan
Acho que os franceses devem saber mais sobre guerra aérea do que nós..
Poderia me explicar o super trunfo do F-5 com uma aeronave de alerta antecipado?

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sex Jan 17, 2014 10:29 pm
por kirk
Bolovo escreveu:
irlan escreveu:Não acredito nessa estória de F-5 dá coro em Rafale...
Eu tbm não...
Há! ... não acreditam não é ???

Então aqui vai mais uma para os senhores duvidarem ...
OPERAÇÃO MISTRAL I - 1997

Foi uma operação de adestramento e troca de informações entre a Força Aérea do Brasil e da França. Haveria combate dissimilar (combate entre aeronave de características diferentes) entre os nossos Mirage IIIE contra os Mirage 2000 franceses, o que causava certa apreensão nos brasileiros pela inferioridade tecnológica e uma certa tranquilidade para os pilotos franceses.
Incumbidos da missão, o Esquadrão Jaguar não conseguia aceitar a idéia de ir para um combate por mais simulado que fosse, para fazer número. Seus oficiais buscaram algo novo, de forma que uma aeronave que havia prestado ótimos serviços para o Brasil não poderia ser simplesmente abatida por outro modelo posterior, com tecnologia mais avançada.

Os Jaguares estudaram a finco o sistema de armas do Mirage 2000 e chegaram ao seu ponto fraco: o Radar pulso-Doppler com algumas restrições, até então conhecidas por um pequeno número de pessoas.

"(...) Logo no início da Operação, enquanto fazia fotografias no pátio de estacionamento das aeronaves, comecei a notar um estranho padrão de comportamento nas tripulações que retornavam do vôo. Principalmente as francesas. Ao cescerem de seus Mirage 2000, os pilotos começaram a agir de forma estranha. Coçavam a cabeça, discutiam com seus alas já ali na rampa (...) Os pilotos e os mecânicos de nossos Mirages, por sua vez, mal conseguiam esconder uma satisfação coletiva que de pronto tomou conta da base. Não dava para saber exatamente o que estava acontecendo (...) de alguma maneira os Jaguares, com seus aviões de outros tempos, estavam dando uma escovada em nossos incrédulos visitantes."

Carlos Loch, Revista Força Aérea

"... os franceses nos ofereceram voar na nacele traseira dos dois M2000 biplaces que haviam trazido, o que foi disputado por todos os pilotos brasileiros. Nós também tínhamos trazido dois MIII biplaces e nenhum francês tinha pedido para voar de "saco". O exercício durou uma semana. Lá pela quinta-feira, começamos a fase operacional, os vôos em que aplicaríamos a tática. O posicionamento tático era o seguinte: dois MIII simulariam estar defendendo Natal e dois M2000, vindos do oceano tentariam romper a patrulha, abatendo todos eles. Na quinta-feira, se não me engano, ganhamos todos os combates. Em um deles, contra o comandante dos Franceses e um Capitão.(...) No dia seguinte, havia dois franceses na porta da nossa sala de briefing pedindo pra voar conosco, na nacele traseira do MIII"

depoimento do Maj.-Av. José Eduardo Portella Almeida,
Oficial de Inteligência do GDA em 1997,
o piloto que abateu o comandante francês do combate dissimilar

Leitura recomendada: Revista Força Aérea, Ano 11, nº 41
https://www.facebook.com/blogoinformant ... 0395446873
8-]

Tem mais viu ??? :lol: :lol: :lol:

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sex Jan 17, 2014 10:42 pm
por kirk
irlan escreveu:Acho que os franceses devem saber mais sobre guerra aérea do que nós..
Poderia me explicar o super trunfo do F-5 com uma aeronave de alerta antecipado?
Há ... os franceses são os "caras" ... e a FAB ... são os Manés ???

Vai mais uma pra sua coleção ...
A partir da CRUZEX 2006, a FAB opera oficialmente o quarteto: F-5M + Míssil BVR Derby + R 99 A + Enlace de Dados. Este evento inclui a FAB no seleto grupo de até 5 Forças Aéreas no mundo que dominam o ambiente BVR e operam aviões de controle e vigilância aérea como o R 99 A.


Durante os exercícios da CRUZEX 2006, no último dia de agosto, um elemento de F-5EM do 1º/14º GAV revoa com o Barão (KC-130) e, em silêncio rádio, sobe para o nível 300, para realizar uma PAC, ao sul de Goiás, próximo à fronteira de Mato Grosso do Sul.


Mal inicia a espera GPA, o Guardião (R 99A), em missão AWACS na área, informa aos Pampas um plote na antena norte, a 157 milhas. Um rápido check cruzado entre os F-5M e o R 99 para verificar a situação tática, e o Guardião paga um vetor de interceptação aos bivudos. Em poucos minutos, os inimigos brotam no display do radar GRIFO do F-5EM, que, a partir daí, começam a impor uma arena BVR aos oponentes.


Informada pelos AWACS francês (E-3F) da presença inoportuna dos Pampas, a escolta do ataque (dois Mirage 2000N e dois A-4AR), composta por quatro Mirage 2000C, começa a jammear, sem sucesso efetivo, o radar dos F-5M, enquanto assumem uma postura defensiva. A tentativa de interferência frustrada só auxilia o radar italiano a travar os alvos.


Com uma posição tática privilegiada, fruto do planejamento antecipado com o R 99, os F-5EM do 1º/14º GAV engajam e, em seguida, abatem dois Mirage 2000C e um Mirage 2000N com mísseis DERBY.


Sob um cenário tático desfavorável, o comboio de ataque evade-se sob orientação do E-3F, visando sua autopreservação. Os F-5EM, então assumem uma postura defensiva e iniciam o regresso, efetuando outro REVO antes do pouso em Campo Grande.


No exercicio RED FLAG 2008, em Nellis, alguns F-5EM ainda incompletos, e sem contarem com os R 99, conseguiram algo como 40 % a 60 % a mais de vitórias que os americanos. Já o reabastecedor KC-137 jamais foi derrubado e sequer encontrado.

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Combate BVR na FAB

No dia 30 de agosto de 2006. Um elemento de F-5EM (agora chamado de Mike na FAB) do 1º/14º GAV revoa com o Barão (KC-130) e, em silêncio de rádio, sobe para o nível 300, para realizar uma Patrulha Aérea de Combate, ao sul do estado de Goiás, próximo à fronteira do estado de Mato Grosso do Sul. Mal inicia a espera GPA, o Guardião (R-99A), em missão AWACS na área, informa aos Pampas um plote na antena norte, a 157 milhas.

Um rápido check cruzado entre os F-5 e o R-99 para verificar a situação tática, e o Guardião paga um vetor de interceptação aos bicudos. Em poucos minutos, os inimigos brotam no display do radar Fiar Grifo do F-5EM, que, a partir daí, começam a impor uma arena BVR aos oponentes. Informada pelos AWACS francês (E-3F) da presença inoportuna dos Pampas, a escolta do ataque (dois Mirage 2000N e dois A-4AR), composta por quatro Mirage 2000C, começa a jammear, sem sucesso, o radar dos F-5, enquanto assumem uma postura defensiva. A tentativa de interferência frustrada só auxilia o radar italiano a travar os alvos.

Com uma posição tática privilegiada, fruto do planejamento antecipado com o R-99, os F-5EM do 1º/14º GAV engajam e, em seguida, abatem dois Mirage 2000C e um Mirage 2000N com mísseis Derby. Sob um cenário tático desfavorável, o comboio de ataque evade sob orientação do E-3F, visando sua autopreservação. Os F-5EM, então assumem uma postura defensiva e iniciam o regresso, efetuando outro REVO antes do pouso em Campo Grande (MS). Missão cumprida!" (Revista Força Aérea nº45 pág. 36)

Nesta operação os F-5EM do 1º/14º GAV estavam agindo como "agressores", mas o mais surpreendente neste combate aéreo é que nenhum sensor francês detectou as emissões dos F-5EM, ou o lançamento dos mísseis ou a presença do R-99A. Agora a FAB usa o quarteto - F-5M, míssil BVR Derby, R-99A e o datalink. Os pilotos do 1º/14º GAV também aproveitaram o treinamento dado por Israel para massacrar os caças do pais "azul". Outra medida para acelerar o treinamento foi um simulador de vôo da aeronave de caça F-5EM para simular operações aéreas em ambiente BVR. O simulador incorporou os dados do Derby ao sistema para que os pilotos testassem e aperfeiçoassem as táticas para operações em ambiente BVR.

Durante os exercícios CRUZEX 2006 foram citados disparos contra alvos a 80km de distância. Este alcance é bem maior que o citado pelo fabricante e várias vezes acima da zona sem escapatória de um míssil do tamanho do Derby. Por outro lado, se for disparado a Mach 1.4 em uma altitude de 12 mil metros o míssil até dobra o alcance. Outra explicação possível pode ter sido o uso de um software que aumenta a zona sem escapatória do míssil para passar dados falsos para os países que participaram do exercícios e não terem noção da capacidade real do míssil. A distancia de engajamento sugere que o método de identificação positiva dos alvos foi o gerenciamento de batalha, considerando que todas as aeronaves "do outro lado" eram inimigas e que não havia nenhuma aeronave inimiga na área.

Após décadas de atraso, ainda voando com tecnologia da década de 70 e até da Segunda Guerra Mundial, a FAB entra no Século XXI com suas aeronaves no estado de arte como o F-5EM e o R-99, junto com sistemas como datalink, mísseis ar-ar de longo alcance, casulos de designação de alvos e de proteção eletrônica. No caso do F-5EM a capacidade tem limitações devido a idade da aeronave e por ser um caça leve. O quarteto F-5EM, míssil Derby, R-99A e o datalink deram uma capacidade que poucos países no mundo possuem.

O Derby nem podia ser disparado pelo F-5EM durante a Cruzex pois não fez homologação, algo que deve ocorrer ainda em 2007, com campanha real feita na Barreira do Inferno. A previsão é que os F-5EM cheguem ao final de 2007 operacionais com o Derby, DASH, NVG, Skyshield, Litening e talvez com o Python 5.

Além do novo radar e mísseis, os pilotos citam as novas capacidades do datalink que permite diminuir a comunicação com o ala ao mínimo possível. Tudo que for necessário é mostrado no display tático inclusive o estado de combustível, armas e quem o radar está traqueando.

A compra de quatro casulos Litening III para a frota de F-5EM foi uma grande melhoria da capacidade ar-ar destas aeronaves, principalmente na arena BVR como a capacidade de identificar alvos a longa distância. A capacidade de detecção e acompanhamento já existe na forma do R-99 AWACS e do radar Griffo do F-5EM.
http://sistemasdearmas.com.br/ca/bvr11fab.html
Eita ... não acredita também ???

Amigão sugiro que leia sobre a atuação da FAB na IIWW ... verá que a FAB desde seu início ... tem culhões e é osso duro de roer pra qualquer força ... e olha que atá agora só operamos vetores atrasados ... deixe chegar o Gripen-BR ... 8-]

sds
kirk

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 11:36 am
por irlan
Isso porque os americanos reequiparam as forças armadas...os P-47 Thunderbolt não era tão defasados assim, e o TO italiano não era prioridade para o Hitler.

Essa matéria de 97 é aquela em que os Mirage 3 furaram uma espécie de bloqueio imposta pelos franceses?
A do Derby e do avião de alerta antecipado eu conheço, mesmo assim só mudaram porque tomaram uma sova dos franceses na edição anterior do exercicio.

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 11:52 am
por Wingate
irlan escreveu:Isso porque os americanos reequiparam as forças armadas...os P-47 Thunderbolt não era tão defasados assim, e o TO italiano não era prioridade para o Hitler.

Essa matéria de 97 é aquela em que os Mirage 3 furaram uma espécie de bloqueio imposta pelos franceses?
A do Derby e do avião de alerta antecipado eu conheço, mesmo assim só mudaram porque tomaram uma sova dos franceses na edição anterior do exercicio.
Os P-47 só ficavam abaixo do P-51 Mustang no arsenal americano.

Wingate

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 5:06 pm
por kirk
irlan escreveu:Isso porque os americanos reequiparam as forças armadas...os P-47 Thunderbolt não era tão defasados assim, e o TO italiano não era prioridade para o Hitler.

Essa matéria de 97 é aquela em que os Mirage 3 furaram uma espécie de bloqueio imposta pelos franceses?
A do Derby e do avião de alerta antecipado eu conheço, mesmo assim só mudaram porque tomaram uma sova dos franceses na edição anterior do exercicio.
Amigo,

Brazukas, não são invencíveis, são guerreiros ... e sobretudo guerreiros APRENDEM com as derrotas ... aprendem a bater ... elas nos fortalecem ...

Muito diferente de alguns, ... poucos ainda bem, que só sabem criticar ... que tudo que fazemos é uma porcaria ... que não somos capazes ... e quando vencemos é porque o inimigo é fraco ou porque "não era a prioridade do inimigo" ... tais derrotistas, que amam contar as derrotas para estarem certos em seus pensamentos negativos ... estão com suas vozes a cada dia mais fracas ... mas continuam babando ovo pra russos, franceses, americanos e afins ...

Para o amigo que acha que "TO italiano não era prioridade para o Hitler" sugiro que leia sobre a batalha de monte castelo ... verá que "espécie" de guerreiros somos ...

Sds
kirk

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 6:47 pm
por irlan
Já li um livro sobre a FEB que fala sobre ela, e outra, nós tinhamos superioridade aérea na Itália?, porque não me lembro de aviões nazistas por lá.

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 7:05 pm
por Carlos Lima
O livro mais interessante que li sobre a FEB é o Sujos, Barbados, Descamisados (se eu não me engano esse é o nome).

Ele tem uma visão séria sobre o teatro de operações na Itália. Não é ufanista, e não é derrotista.

Certamente desagrada os dois lados porque ele é sincere e real e mostra o quanto o governo do Brasil foi um vilão para os nossos pracinhas quase que tão ruim quanto os Nazistas, antes, durante e principalmente depois da Guerra.

[]s
CB_Lima

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 7:37 pm
por irlan
Sujos, Barbudos e Fatigados, quase levei ele Lima.

Re: Peru decide adquirir Pak FA

Enviado: Sáb Jan 18, 2014 7:51 pm
por Carlos Lima
irlan escreveu:Sujos, Barbudos e Fatigados, quase levei ele Lima.
Obrigado pela correção amigo [100] [009]

É um livro forte e nem sempre agradável, mas excelente.

[]s
CB_Lima