Esses papos ai demonstraram nada, os capacetes dos Helis eram russos, e vimos eles na data de entrega dos Helis, isso ai era especulação!!sapao escreveu:Entendi... suposições contra suposições... os fatos não subsistem então fica o dito pelo não dito, e ficamos nestas especulações... o Lynx fez especulações assim como nós... expressou sua opinião e colocou a sua teoria, somente isso!!
Bem, até prova em contrario da acusação que eles tiveram problemas, considero o silencio como prova de que esta indo bem!!
Suposição e quando se acha alguma coisa, fato é quando se tem ceretza!
Acho que voce não se lembra que o tempo entre a chegada do helicoptero e a sua apresentação, cerca de alguns meses, a sua apresentação adiada por mais de uma vez, sendo inclisive noticiado na imprensa queo problemas eram os capacetes, entre outras coisas.
Isso não é silencio, e não querer escutar uma opniao contraria.
Não foi so com ele que isso aconteceu, e acredito que nem sera o ultimo, acontece que como era russo ficavam dizendo que a FAB estava de má-vontade, pirraça ou birra; mas você mesmo afirma que se o produto não faz o que o fabricante prometeu deveriamos reclamar, não é mesmo? E foi isso que foi feito, so recebo quando fizer o que prometeram, senão nada feito. Foi assim com os russos, com os americanos e ao que parece será com os franceses no F-X.
Pois bem e esta reclamação dos capacetes não procede, pois vemos que os capacetes são russos, e não adaptação de capacetes ocidentais.
E estou sempre fazendo perguntas isso demonstra que quero respostas, e assim tem nada de querer silenciar ninguém não!! Fazendo como o Mathias chamou de "Pancadaria" se tem sempre algo a aprender de novo, e é por isso que estou aqui.!
Eu quando não tenho nada a dizer de algo, não digo ou aceito a posição dos colegas e nem mesmo me meto quando não posso contribuir ou aprender... esta tudo ai nos arquivos do DB, basta procurar... em outros lugares se você procura a informação real vêm acusado de "superioridade intelectual, Gênio disso e daquilo, pessoa bem informada que não sabe disso, etc", é até divertido pois mostra o nível do pessoal, e não deixa de ser estimulante, mas nos momentos certos, deve-se ter muita paciência!!
E tem que dizer reclamar mesmo, e não vejo como problemas de adaptação, mas somente demoras na adaptação, pois estas foram feitas e vemos que não deram problemas depois desta adaptação demorada... assim sendo ainda não constitui um problema de adaptação, mas pode ainda acontecer, isso é claro!!
Viu, ficou exlicado agora, RETIRO O QEU EU DISSE PERANTE TODOS, e peço desculpas por ter aferido ao colega uma imagem de provocador!!!sapao escreveu:e dizer que "posso dizer isso sem ser preso" considero uma provocação da tua parte!
O que demonstra que não me expliquei direito então. Vamos la, segundo e regulamento de salvaguardas de assuntos sigilosos, QUALQUER pessoa que tiver contato com material confidencial fica responsavel pela salvaguarda do mesmo, sujeito a sançoes administrativas e penais no caso do descumprimento. No caso do Lynx já se vão quase 30 anos (estamos velhos mesmo), entçao o material já está desclassifacado, no caso do HIND a coisa é bem diferente...
Bem, até prova em contrario da acusação que eles tiveram problemas, considero o silencio como prova de que esta indo bem!!
Isso ai, nem tinha pensado nisso, verdade, argumento PERFEITO!
Então vamos esperar estes 30 anos(se não as renovarem por igual periodo

Mesmo assim não é regra, podemos aprender muito bem, o que não quer dizer que o produto tenha que passar por problemas de adaptação, pois ao que vemos são os PROFESSORES E OS ALUNOS que não se adaptação, o que é diferente do Helis em si não se adaptar!sapao escreveu:Ainda não entendi a relação da nossa forma de manutenção com aquela dos outros operadores, com os supostos problemas do Hind aqui no Brasil... estaria dizendo que os deles não deram problemas pois eram os Russos que faziam tudo, e aqui vai dar pois os russos farão somente parte desta???
Se sim não vejo o nexo desta relação, mas somente incompetência da FAB se fosse esse o caso!
Com os franceses foi assim, com os americanos foi assim, com os suecos foi assim e com os russos não seria diferente: eles não estão acostumados a trabalhar com gente que quer aprender a pescar, e sim com gente que so quer o peixe pronto; ainda mais ao sul do equador em paises que não sao ex-colonias anglo-saxãs.
Ninguem aqui fica satisfeito com a explicação de que é assim porque está escrito, ou porque está no manual. Quer saber o porque para poder discutir a altura, e chegar quase no padrao do fabricante. Isso gera melindres e desconfianças quanto a propriedade intelectual dos equipamentos, coisas que demoram tempos para serem trabalhadas.
Algume disse uma vez que é mais facil explodir um atomo que um preconceito, e nesses casos temos bastante preconceitos.
Não, sei muito bem que temos problemas, mas isso são problemas dos senhores que trabalham, e não dos equipamentos em si!sapao escreveu:color=#0000FF]Produtos:
-não disse que a manutenção é mais ou menos dificil, e sim que é diferente; baseada em um conceito diferente de operação.
Certo, e isso também não demonstra por si so que temos problemas por causa disso![/color]
Não?
Quer dizer que a introdução de um novo conceito, com novas doutrinas e um novo modo de operar em uma estrutura vertical e burocratica é uma coisa tranquila?
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!
[/quote]sapao escreveu:Valeu, e ainda não me convenceu!!
E não estou aqui para isso.
Estou aqui para mostrar o outro lado da coisa para aqueles que achavam que a FAB so tem brasileiros ruims; eles fazem parte dela mas são uma minoria.
Em momento algum eu disse que a FAB so tem brasileiro ruins, e sei que as maçãs podres estão por toda a parte... mas não sou condencendente de erros realizados pela instituição, e creio que passar a culpa da eventuais incapacidades técnicas da força pra alguns equipamentos ou outros seja a coisa pior que possa acontecer, e sei que a FAB não é disso, mas alguns dentro dela sem duvida o fariam, como é em todos os lugares!!
Bem e se não estou convencido vou continuar com a minha posição... normal, todos são assim !
Creio que o debate enriqueça o fórum, e se não se pode falar algo, então que não o coloque como um fato consumado, pois os outros desejaram mais informações, e se estas não podem vierem, ficarão decepcionados com o colega forista.Santiago escreveu: Sapão,
Deve ser difícil não poder falar tudo o que sabe.
Mesmo assim parabéns pelas informações qualificadas. Elas enriquecem o fórum.
[]s

sapao escreveu:Francoorp,
a FAB não tem que aceitar nada, no maximo emitir a opiniao se for consultada. Ela tem que cumprir uma ordem de cima, caso contrario estaríamos tendo uma inversão de valores, não concorda?
Não é bem assim... nenhum agente publico civil ou militar é obrigado a obedecer uma ordem superior se esta ferir os princípios da constituição federal, for contra o estado democrático de direito, proporcionar risco ou dano à incolumidade pública, trazer prejuízo injustificado ao erário ou gerar incerteza ou incapacidade à segurança nacional, ficando o silencio da denúncia como fato de cumplicidade do agente público civil ou militar que do fato venha ao conhecimento... foi até questão de prova de um concurso ai a algum tempo que não lembro qual foi.Santiago escreveu:
Putz!!! Mais claro do que isso....nem desenhando!
E assim, ter que engulir e receber um equipamento que não é idôneo à segurança nacional, passa a ferir completamente a coisa, eles não somente tem o dever de informar o poder executivo por vias oficiais que tal equipamento pode causar incerteza ou incapacidade à segurança nacional, como também tem o dever de denunciar a coisa caso venha a ter uma força-dura do poder executivo que não deu voz aos respaldos dos especialistas... tem o ministério publico militar pra isso também.
E sei que a FAB faria isso sim se considera-se que os MI-35 são mais um problema do que uma solução para a segurança nacional... tenho absoluta fé nos ideais e objetivos dos nosso oficiais militares!!
Isso muito me orgulha!!sapao escreveu:Não digo que ela seja coitada e que foi prejudicada, ate porque TODOS os paises que estão na CRUZEX, inclusive os USA, estão admirados com o acervo de helis que teremos daqui a pouco e cheios de perguntas, akguns vizinhos com muita inveja.
Bem, acho que faltar Hangar não prova muito, mas que são necessários são!sapao escreveu:O que disse é que o processo foi atropelado por problemas politicos devido a pressa de ser fechado, tanto é assim que hoje temos 5 HIND no sol e chuva de PV, devido a falta de hangar e hangaretes para guardar as maquinas.
Sem duvida meu caro, todo treinamento traz desgastes do material fabricado, eu sei disso muito bem... mas isso demonstra não que o equipamento seja o problema, mas que a adequação dos operadores de manutenção o seja... são os trabalhadores pouco acostumados com este equipamento o problema de adaptação e não o equipamento em si... se for este o ponto da coisa!!sapao escreveu:Você acha que esse tratamento não vai trazer nenhum desgaste a maquina?
Você acha que foi falta de planejamento da FAB colocar elas lá assim ou o processo que foi corrido?
Santiago escreveu:
E essa experiência dos outros tb não estará na internet.
Alguém imagina que a FAV possa publicar na internet um relatório ao congresso bolivariano expondo os seus problemas?
Acho que ela não pode nem elaborar algum relatório ao congresso bolivariano.
Imprensa então, nem pensar.
Bingo... exatamente por esta razão que em momento algum pedi estas informações em links ou outros, pois sei que não existem, é classificado!!!
Mas queria saber qual é este problema de adaptação dos HIND vindo de um elemento que trabalho no interno, pois isto muito me interessa... e agora entendo o colega não me responder pois não pode falar, e ja disse o que penso a respeito disso acima!
Valeu aos colegas, é sempre um prazer falar com pessoas de nível e conhecimento!!