Marinha do Uruguai

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Marinha do Uruguai

#316 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 12, 2020 4:39 pm

Parece um contratorpedeiro da SGM II. Bonito esse navio.

abs




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Re: Marinha do Uruguai

#317 Mensagem por P44 » Sex Nov 13, 2020 4:12 am

FCarvalho escreveu: Qui Nov 12, 2020 4:39 pm Parece um contratorpedeiro da SGM II. Bonito esse navio.

abs
É a antiga NRP Comandante João Belo da Marinha Portuguesa :mrgreen:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Classe_Jo%C3%A3o_Belo

Configuração original:

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Editado pela última vez por P44 em Sex Nov 13, 2020 4:12 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Marinha do Uruguai

#318 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 13, 2020 11:38 am

Sabia que já tinha visto este navio em algum lugar. :lol:
É um classe Fletcher?

abs




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Re: Marinha do Uruguai

#319 Mensagem por LM » Sex Nov 13, 2020 2:48 pm

FCarvalho escreveu: Sex Nov 13, 2020 11:38 am Sabia que já tinha visto este navio em algum lugar. :lol:
É um classe Fletcher?

abs
A classe era a versão portuguesa da classe Comandant Rivière, de origem francesa; mais informação => https://barcoavista.blogspot.com/2009/0 ... navio.html




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Re: Marinha do Uruguai

#320 Mensagem por P44 » Sex Nov 13, 2020 4:12 pm

P44 escreveu: Sex Nov 13, 2020 4:12 am
FCarvalho escreveu: Qui Nov 12, 2020 4:39 pm Parece um contratorpedeiro da SGM II. Bonito esse navio.

abs
É a antiga NRP Comandante João Belo da Marinha Portuguesa :mrgreen:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Classe_Jo%C3%A3o_Belo

Configuração original:

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Esta, a F483 Comandante Sacadura Cabral, também foi vendida ao Uruguai em 2008, tendo sido rebatizada Comandante Pedro Campbell. Foi abatida em 2018.

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Suponho que esteja a ser canibalizada para manter a Uruguay operacional

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Re: Marinha do Uruguai

#321 Mensagem por P44 » Dom Nov 15, 2020 9:42 am





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Re: Marinha do Uruguai

#322 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 15, 2020 9:16 pm

Com um pouquinho mais de responsabilidade e interesse, o Uruguai poderia ter uma marinha, diria melhor, uma guarda costeira, de primeiro mundo se quisessem.
Em uma costa tão pequena e a ZEE correspondente, a maior parte das missões podem ser resolvidas com lanchas, botes, barcos leves e alguns navios de patrulha. Armados, equipados e com tripulações adequadamente operativas.
A marinha uruguaia poderia ser bem aquinhoada com corvetas leves, se muito. Algo como o modelo básico da Meko 100, e suas 1800 ton.
O resto é dispor de um bom sistema ISR e C2 que seja capaz de oferecer as informações necessárias para intervir onde e quando preciso. E no contexto daquele país, diria que 90% do trabalho diz respeito ao ofício de guardas costeiras.
VANT, helos e aviões leves existentes no mercado poderiam providenciar tudo isso.
Uma lástima que o processo político latino-americano acabe sempre mais atrapalhando do que ajudando a questão da defesa.

abs




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Re: Marinha do Uruguai

#323 Mensagem por P44 » Qui Jul 08, 2021 9:41 am





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Re: Marinha do Uruguai

#324 Mensagem por P44 » Dom Dez 26, 2021 2:44 pm

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Desguace de la fragata uruguaya “Cte. Pedro Campbell” en India

Juan Carlos Diaz Lorenzo Juan Carlos Diaz Lorenzo · 25 diciembre, 2021

A remolque del potero “Minas” y con serias dudas de que llegara a su destino, finalmente ha arribado a Alang (India) la fragata uruguaya “Comandante Pedro Campbell” (ROU 02), donde el pasado 23 de diciembre se procedió a su varada y en breve comenzará su desguace. El citado buque causó baja en diciembre de 2015, apenas siete años después de su incorporación a la Armada de la República Oriental del Uruguay, tras su adquisición de la Marina de Portugal en unión de la fragata “Uruguay” (ROU 01).

Ex “Comandante Sacadura Cabral” (F-483), cuarto buque de la serie “Comandante Joao Belo”, alistado en 1969, pertenece a la exitosa clase francesa “Commandant Rivière”, construido en el astillero de Nantes. A su entrada en servicio a partir de 1964 relevaron a las fragatas adquiridas en Inglaterra de las clases River y Bay.

A Portugal le pasó lo mismo que a España, cuando mostró interés por las fragatas de la clase Leander y el Gobierno británico se opuso con el argumento de que en ambos países había regímenes dictatoriales. Por esa razón, Portugal acudió a la industria naval militar francesa para disponer de buques para la defensa de la guerra insurreccional en las colonias de Macao y Timor, y España acudió a EE.UU., de ahí el origen de las fragatas de la clase “Baleares”.

En abril de 2008, las dos fragatas de la clase “Comandante Joao Belo” que permanecían a flote, ésta y la cuarta, “Comandante Sacadura Cabral”, fueron vendidas en 16 millones de dólares a la República Oriental del Uruguay y renombradas “Uruguay” (ROU-01) y “Comandante Pedro Campbell” (ROU-02). La Armada de Portugal había dado de baja en 1998 y 2004 los otros dos buques de esta serie, por lo que parece que hizo buen negocio con unos barcos, entonces, de discutido valor militar. Pese a encontrarse en el límite de su vida operativa, sin embargo la fragata “Uruguay”se encuentra en situación de reserva.

De 1.750 toneladas estándar y 2.230 toneladas de desplazamiento máximo, miden 102,70 m de eslora total, 11,50 m de manga y 3,60 m de calado. Propulsadas por cuatro motores SEMT Pielstick V12PC2, con una potencia de 16.000 caballos sobre dos ejes, cuando nueva mantenía una velocidad de 25 nudos y una autonomía de 7.500 millas a 16 nudos.

Equipados con diversos sensores de tecnología francesa y americana, el armamento estaba formado por dos cañones de 100 mm, aunque el cañón trasero sería sustituido por un lanzador cuádruple de misiles Exocet MM38, más dos cañones de 40 mm, un mortero antisubmarino de 305 mm, luego suprimido y seis tubos lanzatorpedos de 550 mm. La dotación máxima la formaban 169 personas.

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https://www.puentedemando.com/desguace- ... -en-india/




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Re: Marinha do Uruguai

#325 Mensagem por Viking » Seg Dez 27, 2021 3:19 pm

Uruguai vai comprar dois novos navios de patrulha oceânica.


https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... a-oceanica.
[009] [009] [009]




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Re: Marinha do Uruguai

#326 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 27, 2021 4:17 pm

Muito bom. Seria algo fora da curva se o projeto do NaPaOC BR do CPN pudesse participar, mas honestamente, não faço a mínima ideia se este navio sequer é algo viável do ponto de vista construtivo hoje, já que não sabemos nada sobre o status atual do mesmo.
Aliás, como nenhum foi sequer construído, é muito difícil acreditar que ele encontrasse clientes no exterior, já que nem a MB o utiliza.
A ver o que os uruguaios conseguem comprar com a grana que tem.




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Re: Marinha do Uruguai

#327 Mensagem por gogogas » Seg Dez 27, 2021 4:35 pm

Já estava na hora ! Seus meios estão surrados até o osso rsrs




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Re: Marinha do Uruguai

#328 Mensagem por J.Ricardo » Ter Dez 28, 2021 9:38 am

Não são um tanto pequenos para serem considerados NPO?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Marinha do Uruguai

#329 Mensagem por Viking » Ter Dez 28, 2021 2:36 pm

J.Ricardo escreveu: Ter Dez 28, 2021 9:38 am Não são um tanto pequenos para serem considerados NPO?

Prezado J. Ricardo.

De fato o budget reservado para os dois navios cerca de U$S 100 milhões serão suficientes, com base nos valores médios de navios patrulha, para a obtenção de navios da classe Inshore Patrol Vessels.
Esta licitação seria uma oportunidade para o Brasil apresentar uma proposta com base no NaPa 500 BR desenvolvido pela EMGEPRON/CPN como aperfeiçoamento da classe Macaé. Estes navios que já estão com o projeto de detalhamento de construção pronto tem uma estimativa de custo em torno dos U$S 40 milhões. Em alternativa a este projeto poderia ser apresentada a própria classe Macaé. Eu acredito que o Brasil deveria envidar esforços para fornecer estes navios ao Uruguai.
Em complemento aos IPV deveria ser oferecido para a patrulha mais próxima da linha do litoral os avisos de patrulha da classe Marlim, sendo que estes deveriam ser em maior numero na própria Marinha do Brasil.

Sds




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Re: Marinha do Uruguai

#330 Mensagem por Viking » Qui Jan 20, 2022 3:58 pm

Viking escreveu: Ter Dez 28, 2021 2:36 pm
J.Ricardo escreveu: Ter Dez 28, 2021 9:38 am Não são um tanto pequenos para serem considerados NPO?

Prezado J. Ricardo.

De fato o budget reservado para os dois navios cerca de U$S 100 milhões serão suficientes, com base nos valores médios de navios patrulha, para a obtenção de navios da classe Inshore Patrol Vessels.
Esta licitação seria uma oportunidade para o Brasil apresentar uma proposta com base no NaPa 500 BR desenvolvido pela EMGEPRON/CPN como aperfeiçoamento da classe Macaé. Estes navios que já estão com o projeto de detalhamento de construção pronto tem uma estimativa de custo em torno dos U$S 40 milhões. Em alternativa a este projeto poderia ser apresentada a própria classe Macaé. Eu acredito que o Brasil deveria envidar esforços para fornecer estes navios ao Uruguai.
Em complemento aos IPV deveria ser oferecido para a patrulha mais próxima da linha do litoral os avisos de patrulha da classe Marlim, sendo que estes deveriam ser em maior numero na própria Marinha do Brasil.

Sds


https://www.infodefensa.com/texto-diari ... s-imitarlo


Prezados colegas,

Os estaleiros convidados aparentemente estão corroborando o que comentei anteriormente. Com os recursos anunciados e possível obter apenas um OPV. Ou reduzem o plano ou utilizam os recursos para a construção de dois IPV, neste caso deveríamos oferecer os classe Macaé construídos no INACE .
Caso fossemos mais assertivos ofereceríamos para eles a Júlio de Noronha, que foi revitalizada/atualizada e uns classe Marlim de brinde para patrulha costeira. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Sds




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