Muitos tentam.Juliano Lisboa escreveu:Sinceramente não entendi a citação Kirk.
Favor esclarecer.
Abraços!
Alguns enlouquecem, outros acabam tendo ataque cardíaco fulminante e outros tem a vida destruída e encontram as ruínas.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Muitos tentam.Juliano Lisboa escreveu:Sinceramente não entendi a citação Kirk.
Favor esclarecer.
Abraços!
Você consegue compreender que o que vc disse não tem lógica alguma, né?kirk escreveu:As bordas das tampas da baia são "serrilhadas" lembrando algumas formas do F-117 e do próprio F-22, motores também não estão em linha com as entradas de ar ... assim, considero que o Berkut está anos luz à frente do PAK no que diz respeito a furtividade.
Continuo achando que o PAK é algo feito às pressas e não dá pra corrigir não, tem que começar de novo.
É que venho discutindo esse assunto a tempos aqui, já se tornou cansativo inclusive ... mas esse meu post acima é apenas uma brincadeira com os colegas que entendem que com armas externas aviões de diferentes épocas e RCS distintos acabam por igualar a sua assinatura radar.Juliano Lisboa escreveu:Sinceramente não entendi a citação Kirk.
Favor esclarecer.
Abraços!
COXINHAZZZZ ... exagerado !mmatuso escreveu:Muitos tentam.Juliano Lisboa escreveu:Sinceramente não entendi a citação Kirk.
Favor esclarecer.
Abraços!
Alguns enlouquecem, outros acabam tendo ataque cardíaco fulminante e outros tem a vida destruída e encontram as ruínas.
kirk escreveu:É que venho discutindo esse assunto a tempos aqui, já se tornou cansativo inclusive ... mas esse meu post acima é apenas uma brincadeira com os colegas que entendem que com armas externas aviões de diferentes épocas e RCS distintos acabam por igualar a sua assinatura radar.Juliano Lisboa escreveu:Sinceramente não entendi a citação Kirk.
Favor esclarecer.
Abraços!
Agora pedir ao Pepê para publicar alguma coisa é uma brincadeira, pra "documentar" a ideia, pois, quem o conhece sabe que ele gosta muito de equipamento russo e também é jornalista especializado em defesa ... nada demais.
Você e o Wardog não estão levando em consideração o que disse o representante da Boeing na época da competição FX2.Alcantara escreveu:Exatamente.Wardog escreveu:Quanto a esse ponto, tenho minhas ressalvas. Apesar de acreditar que o RCS da aeronave aumenta em funcao da presenca de antenas, cabides, armamentos e tanques externos, imagino que nao pode se nivelar um caca com 0,1 de RCS pelado a um que tenha 3 de RCS tambem pelado, e apartir dai afirmar que como os dois carregam armas externas eh tudo a mesma coisa.
Se duas aeronaves diferentes estiverem carregando uma carga semelhante (por exemplo, 4 mísseis BVR e 2 WVR), isso não significa que a interação das ondas eletro-magnéticas (sinal de radar) entre esta carga e a fuselagem gerará o mesmo RCS.
Eu acredito que devemos pensar em um "fator de indiscrição", ou seja, um multiplicador que piora o indice RCS de cada aeronave ("suja" o RCS). Exemplo: se o indice de indiscrição para 4 BVR + 2 WVR for igual a 10, deveríamos pegar o RCS de cada caça e multiplicar por esse valor e, então, veríamos o nível de piora na furtividade. Isso, claro, é uma analogia aos cálculos muito mais elaborados do mundo real.
Entre duas aeronaves de índices RCS muito diferentes, sem sombra de dúvida a que tiver o menor RCS "limpa" terá também menor RCS resultante do "fator de indiscrição" causado pelas armas.
Cara, na boa, tu me pediu uma explicação eu te dei ... se é ou não flame não foi dirigido a você ... e portanto seu comentário é totalmente desnecessário.Juliano Lisboa escreveu:kirk escreveu: É que venho discutindo esse assunto a tempos aqui, já se tornou cansativo inclusive ... mas esse meu post acima é apenas uma brincadeira com os colegas que entendem que com armas externas aviões de diferentes épocas e RCS distintos acabam por igualar a sua assinatura radar.
Agora pedir ao Pepê para publicar alguma coisa é uma brincadeira, pra "documentar" a ideia, pois, quem o conhece sabe que ele gosta muito de equipamento russo e também é jornalista especializado em defesa ... nada demais.
Ou seja nada de novo, só mais um Flame!
OK, sem problemas, é que vc fez um quote de uma postagem minha, de uma material pra se discutir e não entendi ainda o porque, senão comentou nada diretamente a respeito. É só por essas e outras que o fórum está deixando de ser uma fonte de informação pra ser um chat. Enfim.kirk escreveu:Cara, na boa, tu me pediu uma explicação eu te dei ... se é ou não flame não foi dirigido a você ... e portanto seu comentário é totalmente desnecessário.Juliano Lisboa escreveu:
Ou seja nada de novo, só mais um Flame!
Cara, para aumentar o nível é necessário que seu interlocutor TAMBÉM melhore o nível dos argumentos ... nas últimas 5 páginas a discussão entrou em loop porque um cidadão ALTEROU uma frase de um slide e mesmo mostrando o "equivoco" continuou batendo o pé ... que culpa tenho disso?Juliano Lisboa escreveu:OK, sem problemas. É só por essas e outras que o fórum está deixando de ser uma fonte de informação pra ser um chat. Enfim.kirk escreveu: Cara, na boa, tu me pediu uma explicação eu te dei ... se é ou não flame não foi dirigido a você ... e portanto seu comentário é totalmente desnecessário.
P.S. Antes que fale algo, depois da decisão do FX2 sou um defensor do Gripen, tento estudar, fui a BAAN fotografar o mockup e conversei com pilotos sobre ele.
Abraços
Blz, concordo contigo !Carlos Lima escreveu:Olha,
Não quero ensinar padre a rezar, missa, mas o fato de alguém ter "baixado o nível", não é e nunca foi justificativa para que outros sigam o exemplo.
Enfim... voltemos ao debate.
[]s
CB_Lima
Interessante estudo do Keypublishing,Juliano Lisboa escreveu:Aqui um estudo de RCS de aviões, bombas e misseis.Alcantara escreveu: Exatamente.
Se duas aeronaves diferentes estiverem carregando uma carga semelhante (por exemplo, 4 mísseis BVR e 2 WVR), isso não significa que a interação das ondas eletro-magnéticas (sinal de radar) entre esta carga e a fuselagem gerará o mesmo RCS.
Eu acredito que devemos pensar em um "fator de indiscrição", ou seja, um multiplicador que piora o indice RCS de cada aeronave ("suja" o RCS). Exemplo: se o indice de indiscrição para 4 BVR + 2 WVR for igual a 10, deveríamos pegar o RCS de cada caça e multiplicar por esse valor e, então, veríamos o nível de piora na furtividade. Isso, claro, é uma analogia aos cálculos muito mais elaborados do mundo real.
Entre duas aeronaves de índices RCS muito diferentes, sem sombra de dúvida a que tiver o menor RCS "limpa" terá também menor RCS resultante do "fator de indiscrição" causado pelas armas.
http://forum.keypublishing.com/showthre ... er-missile
Para contribuir, trago aqui uma imagem encontrada na página 111 do livro "Radar Cross Section Lectures" de Allen E. Fuhs.Justin Case escreveu:Amigos,
Creio que os números podem ser calculados com boa precisão, por software, quando se dispõe de um modelo com o formato externo da aeronave.
Para obter resultados mais confiáveis, no entanto, é necessário conhecer e avaliar detalhes sobre as junções das partes da fuselagem, efeitos de pequenos componentes como drenos, tomadas e saídas de ar, antenas, iluminação externa.
Há também superfícies que são razoavelmente transparentes às emissões radar (radomes, parabrisas, IR domes) e, neste caso, precisamos saber o que está por detrás delas.
Também não temos dados concretos sobre a efetividade de cada tipo de material RAM aplicado.
Igualmente importante é conhecer quais são as características do radar, pois a reflexão de um pequeno componente pode variar bastante, dependendo do comprimento de onda incidente.
Enfim, para ter uma comparação definitiva, seria necessário colocar as aeronaves dentro de câmaras, bombardeá-las com a emissão correta e avaliar os resultados. Se alguém já teve chance de fazer isso com aeronaves competidoras, duvido que tenha divulgado o resultado.
Enquanto não temos isso, os números postados na internet podem nos dar, pelo menos, uma comparação em termos de "ordem de magnitude".
Abraços,
Justin
Spock, onde foi que alguém "alterou uma frase"?Cara, para aumentar o nível é necessário que seu interlocutor TAMBÉM melhore o nível dos argumentos ... nas últimas 5 páginas a discussão entrou em loop porque um cidadão ALTEROU uma frase de um slide e mesmo mostrando o "equivoco" continuou batendo o pé ... que culpa tenho disso?
Spock, mais uma vez, cite aqui pra nós quem escreveu isso, pode ser?Outra discussão inócua é essa sobre armas externas IGUALAREM RCS ... cara "baseado em que" ? ... entretanto tal argumento é utilizado à exaustão ... se contro-argumento sou culpado de flame, se deixo quieto vira um FATO indiscutível ... é por essas que nasce "lendas" de aviões e mísseis intercontinentais ... ToT de motores turbofan concedidos de graça por 36 aviões ...
Spock, outra vez, cite aqui para nós relermos quem escreveu sobre ToT irrestrita, pode ser?Nem sei se esteve aqui quando se criou essa lenda de ToT irrestrita ... mas isso foi "MARTELADO" na minha cabeça e de outros aqui sem trégua ... ora, as mesmas pessoas estão presentes aqui hoje e algumas delas com a mesma "noção" do que é irrestrita ... ou diria até "falta de noção" ... enfim não tenho nada contra o amigo ... e nem lembro se já falamos ... sei que me fez uma pergunta e eu respondi de forma educada e tentei elucidar ... simplesmente não é bom receber como resposta que não passa de "flame" ... tem muitas histórias e "N" discussões por trás disso.