TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
gaitero
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30796 Mensagem por gaitero » Qua Jan 13, 2010 4:34 pm

Mapinguari escreveu:
Sintra escreveu: Não, não é.
Pois é... É o que já escrevi várias vezes... Mas ninguém me lê neste fórum... :cry:
Eu leio...

Ao contrário de mim, que sou abandonado em todos os comentários...

:cry: :cry:

Eu até gostaria do gripen... Mas apenas se houver garantias de que o dito vai voar...
Uma indenização contratual, por atrazos... :roll:

Porém, este papo de FX já passou, o Rafale só não ganha se o FX melar... E ponto final..

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gaitero
Sênior
Sênior

#30797 Mensagem por gaitero » Qua Jan 13, 2010 4:37 pm

Sintra escreveu:
brisa escreveu:Esta partida é entre o Benfica e o Paris Saint Germain???? :mrgreen:
Sou do Sporting... :wink:
Coitado...

Bom, mas a vida é assim, tem loco para tudo... 8-] 8-]

Ole Porto.. Ole Porto...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 218 vezes

#30798 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Jan 13, 2010 4:48 pm

Po...

Vamos parar de falar de futebol de varzea aí por favor... :lol:
A não ser que tenha algum jogador voador aí que queira entrar na competição como vetor. :mrgreen:

No Brasil eu torço pelo Palmeiras.
Em Portugal eu torço pelo Palmeiras.

:mrgreen:

Booz
Sênior
Sênior

#30799 Mensagem por Booz » Qua Jan 13, 2010 5:27 pm

Bender escreveu:
jp escreveu:Depois de sazonais crises tensionais e passionais, seguidas de róseas demonstrações afetivas entre membros (ops!) do mesmo sexo (em Portugal já é permitido legalmente a união), agora, creio, estamos passando por um daqueles momentos de inflexão, aqueles momentos de tenebrosa calmaria que antecede a ira asgardiana dos elementos.
O que vira poderá ser o novo armagedon, a descarga furibunda de Ícaro se abaterá sobre os infiéis do frio e do condimento adocicado.
Tremei pecadores, o dia do juízo final se aproxima.
Cegos irão andar e surdos tornarão a ver.
O fogo de la Créateur por fim renovará o allemand hangar.
Penitenziagite! Penitenziagite! :twisted:
Imagem

Acho que não sai mais nada,melou.

Pois é,o Ministro Jobim possivelmente sai do governo em março,como entra no curriclum vitae dele a compra dos caças franceses? Vai entrar na visão da imprensa e classe média, como uma conquista valorosa e patriótica ou como um negócio nebuloso? E no currículum do sr. pres. Lula? Será que no aspecto do famoso custo beneficio "político", hoje,vale a pena jogar na loteria do desgaste e aporrinhação pela FAB? Que tanto o tem agradado ultimamente de tão agradecida que está pelo esforço do GF em lhe reequipar?

Pois é! de novo^, neste momento no GF,existem cada vez menos pessoas interessadas em concretizar este negócio,no grupo dos que ainda tentam manter o processo vivo por aparelhos na UTI,estão o Cmte Saito,o min.Celso Amorim e o acessor M.A Garcia,sendo que estes dois ultimos,o fazem por simples questão ideológica,pois acham que os caças franceses são um instrumento de afirmação perante os EUA,e acham que não comprar é dar uma "vitória" aos EUA.

Cabe a este grupo convencer o presidente Lula,que decidir esse abacaxi não é um ônus.

O que nasceu como uma questão de Estado,se transformou em uma "trama" política de interesses corporativos, arquitetada por um grupelho defendendo uma pseudo opção patriótica pelo caça Gripen,e essa "trama" ,é hoje um buraco cavado,para o sepultamento de quaisquer pretensões suecas e de seus aliados dentro e fora do governo,ele não é mais nem a segunda nem a ultima opção para o GF,se tranformou em um desafeto e exclui-lo é uma questão de honra para o GF.

O presidente não terá pudores em adiar,muito menos perante os franceses que já levaram 8bi de euros em negócios.

Será que os argumento do MRE e Cmte Saito são suficientes diante dos marketeiros da campanha de 2010?

Verêmos,já sem o Min. Jobim.

Sds.

Grande Bender, o que você explana tem raízes na concreta verdade, constatação mesmo, políticos tem compromissos apenas com suas ambições. Confiar nos altos desígnios de um político da o mesmo resultado que uma foca convidar um orca para jantar.

O caso é que o senhor da Silva encasquetou (graças a D'us) na cabeça que que os caças, no caso, os franceses. Quando digo graças a D'us é porque ele quer caças (qual não importa para mim). Por isto, terão que fazer mais do que já fizeram para demovê-lo desta intenção. Não que seja impossível, mas acho que - ainda bem - as chances são pequenas.
Porque digo isto? Não, não tenho fontes próximas à presidência, quando muito converso com gente da família (minha) que me traz a cada dia um página diferente. Daí, tiro algumas conclusões por advinhação mesmo. Puro exercício de "advinhologia" de um "extrema direita quando senta-se a esquerda bem no centro". Ou ao contrário.

A grande meleca é que fomos para uma decisão em ano eleitoral, este país adora fabricar crises. São factóides envolvendo "setores insatisfeitos", "militares desconfortáveis", "altos escalões que pediram anonimato", "interlocutores próximos que pediram para não ser identificados" e toda esta sorte de babaquices empresas das sombras da política de solapagem, da política rasteira e de interesses de grupos, seja lá quais forem ou que motivos tenham, que se esfalfam na lama e levam com prazer incontido a chafurdar nesta mesma lama todo um processo de anos de trabalho e de importância crucial ao nosso país.

Que o presidente falou demais?
Sim, e daí? Todos sabiam com antecedência que a short list foi um modo de espanar a fábrica da Heinz e por de frente os únicos "compráveis" (GripenxRafale).
Todos sabiam que há vários anos o Brasil vem trocando uns amassos com a França no escurinho do cinema diplomático. Portanto, como sempre digo, até as emas do gramado do Palácio do Planalto sabiam que o Rafale só perdia se a Dassault fizesse a mesma burrada que fez no Paquistão. As chances do NG só seriam poule de 10 se criassem uma joint venture com o MAG como presidente.

Será que alguém ousa discordar que quem decide, no âmbito da FAB, não sabia que o Rafale já deveria estar sendo fabricada com as cores nacionais há pelo menos uns dois anos? Será que se ousa descrer que foi a pressão de grupos, interessados em seus candidatos e/ou melar a compra, que ajudou a fomentar esta confusão? E esta confusão alimentou a mais uma "crise".
Agora, que crise? Que diabos de crise é essa? Uma comissão militar fica com raivinha porque suas bolinhas coloridas, seus pontos sei lá, não terão o visto da tia no final da aula? Puerras! É muita ingenuidade pensar que as informações seriam taxatixas, inexoráveis em uma compra dessas. Porque nunca foram, nunca se comprou material militar de porte desse jeito, ainda mais coisa que envolvem tantas outras questões.

Aí, a comissão fica embirrada bate os pézinhos e, pronto, tem-se uma.... "CRISE".
Por isto é que eu disse desde o início (como se minha opinião importasse alguam coisa), o presidente será emparedado pelas falsas crises que acabam por se robustecer e se transformam em crise reais. Teria que pensar assim: "Ah! é Crise! Então vamos resolvê-la, vem ca NJ, Saito etc, todo mundo fora! e a comissão está dissolvida! Liga pro "Sacozi", manda um beijo pra gostosona e manda embrulhar 36 Rafales, pra presente hein!"

Somos o país das crises, tão falsas quanto uma nota de 3 reais.
Até as histórias dos nossos movimentos convulsionistas, incluindo-se o de 64, foram alimentados por falsas crises e precipitados por casualidades de piada, nem mesmo seus atores principais sabiam o que daria. Basta lembrar a proclamação da república, com o velho marechal acometido de uma cag@n2eira braba montando seu alazão e dando vivas ao imperador (!!). O diacho é que ele foi chamado para protestar sobre uma "crise" e - quem sabe - se desse - proclamar a república. KKKKKKKK

Puerras! Conseguimos a tecnologia do casco do "subão", tem outras coisas boas na área, muito mais do que podemos saber (ou se soubessemos comentar). Estragar tudo, sinceramente, aí sim seria uma crise, uma crise de burrice!
Há interesses enormes envolvidos em mais esta crise pré-fabricada. Ambições pessoais, políticas, picuinhas, ideologices, dinheiro, diplomacia, sucessão... além de misturar-se este decreto piroca dos direitos humanos com caças.

Na verdade juntou-se dois malucos, uma abestada, mais dois trapalhões com um monte de interesseiros.

Ainda mantenho a fé, sempre digo que a fé remove montanhas e CENTEX então...
Buba sabe, Buba diz

Em tempo: A ambição política do NJ, mais uma vez, vai macular um excelente trabalho que fez. No caso no MD.

Editado pela última vez por Booz em Qua Jan 13, 2010 5:30 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#30800 Mensagem por Dieneces » Qua Jan 13, 2010 5:29 pm

Marino escreveu:
"Se o objetivo primordial do governo brasileiro é patrulhar a faixa de mar do pré-sal e a Amazônia, ou seja, lidar com alvos no solo, qualquer uma das três aeronaves é perfeitamente capaz. Mas se o país quer estar preparado para se defender de ataques aéreos de outras nações sul-americanas, o modelo francês é certamente o mais adequado", diz Hayward.
Mas pelo mesmo preço se compra o dobro de Gripens . Ou seja , essa vantagem mínima do Rafale cai por terra . E ainda assim teremos um custo operacional mais baixo .

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

#30801 Mensagem por Túlio » Qua Jan 13, 2010 5:34 pm

Dieneces escreveu:Mas pelo mesmo preço se compra o dobro de Gripens . Ou seja , essa vantagem mínima do Rafale cai por terra . E ainda assim teremos um custo operacional mais baixo .

Mas tu não desistes nunca, né, ô da bombacha pink de bolinhas? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Eu ainda vou descobrir como é que se elabora uma planilha de custos daquilo que não existe, POWS!!!

Aliás, a este critério e nesses tempos de ecochatices eu proporia o Tie Fighter, que parece não emitir poluentes sendo, portanto, ecologicamente correto e tão real quanto o Gripen NG, com a vantagem de voar BEM mais alto... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

#30802 Mensagem por PRick » Qua Jan 13, 2010 5:38 pm

Túlio escreveu:
Dieneces escreveu:Mas pelo mesmo preço se compra o dobro de Gripens . Ou seja , essa vantagem mínima do Rafale cai por terra . E ainda assim teremos um custo operacional mais baixo .

Mas tu não desistes nunca, né, ô da bombacha pink de bolinhas? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Eu ainda vou descobrir como é que se elabora uma planilha de custos daquilo que não existe, POWS!!!

Aliás, a este critério e nesses tempos de ecochatices eu proporia o Tie Fighter, que parece não emitir poluentes sendo, portanto, ecologicamente correto e tão real quanto o Gripen NG, com a vantagem de voar BEM mais alto... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[018] [018] [018]

guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#30803 Mensagem por guilhermecn » Qua Jan 13, 2010 5:49 pm

Túlio escreveu:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Imagem

De lambuja poderiamos pedir um destroyer imperial e a estrela da morte, não??

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

#30804 Mensagem por Túlio » Qua Jan 13, 2010 5:55 pm

Sou só eu ou tem mais gente que sempre que vê os Tie Fighters em dogfight com os X-Wings acha que parecem MiGs-21 contra Phantoms?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bender

#30805 Mensagem por Bender » Qua Jan 13, 2010 6:41 pm

jp escreveu:
Bender escreveu: Imagem

Acho que não sai mais nada,melou.

Pois é,o Ministro Jobim possivelmente sai do governo em março,como entra no curriclum vitae dele a compra dos caças franceses? Vai entrar na visão da imprensa e classe média, como uma conquista valorosa e patriótica ou como um negócio nebuloso? E no currículum do sr. pres. Lula? Será que no aspecto do famoso custo beneficio "político", hoje,vale a pena jogar na loteria do desgaste e aporrinhação pela FAB? Que tanto o tem agradado ultimamente de tão agradecida que está pelo esforço do GF em lhe reequipar?

Pois é! de novo^, neste momento no GF,existem cada vez menos pessoas interessadas em concretizar este negócio,no grupo dos que ainda tentam manter o processo vivo por aparelhos na UTI,estão o Cmte Saito,o min.Celso Amorim e o acessor M.A Garcia,sendo que estes dois ultimos,o fazem por simples questão ideológica,pois acham que os caças franceses são um instrumento de afirmação perante os EUA,e acham que não comprar é dar uma "vitória" aos EUA.

Cabe a este grupo convencer o presidente Lula,que decidir esse abacaxi não é um ônus.

O que nasceu como uma questão de Estado,se transformou em uma "trama" política de interesses corporativos, arquitetada por um grupelho defendendo uma pseudo opção patriótica pelo caça Gripen,e essa "trama" ,é hoje um buraco cavado,para o sepultamento de quaisquer pretensões suecas e de seus aliados dentro e fora do governo,ele não é mais nem a segunda nem a ultima opção para o GF,se tranformou em um desafeto e exclui-lo é uma questão de honra para o GF.

O presidente não terá pudores em adiar,muito menos perante os franceses que já levaram 8bi de euros em negócios.

Será que os argumento do MRE e Cmte Saito são suficientes diante dos marketeiros da campanha de 2010?

Verêmos,já sem o Min. Jobim.

Sds.

Grande Bender, o que você explana tem raízes na concreta verdade, constatação mesmo, políticos tem compromissos apenas com suas ambições. Confiar nos altos desígnios de um político da o mesmo resultado que uma foca convidar um orca para jantar.

O caso é que o senhor da Silva encasquetou (graças a D'us) na cabeça que que os caças, no caso, os franceses. Quando digo graças a D'us é porque ele quer caças (qual não importa para mim). Por isto, terão que fazer mais do que já fizeram para demovê-lo desta intenção. Não que seja impossível, mas acho que - ainda bem - as chances são pequenas.
Porque digo isto? Não, não tenho fontes próximas à presidência, quando muito converso com gente da família (minha) que me traz a cada dia um página diferente. Daí, tiro algumas conclusões por advinhação mesmo. Puro exercício de "advinhologia" de um "extrema direita quando senta-se a esquerda bem no centro". Ou ao contrário.

A grande meleca é que fomos para uma decisão em ano eleitoral, este país adora fabricar crises. São factóides envolvendo "setores insatisfeitos", "militares desconfortáveis", "altos escalões que pediram anonimato", "interlocutores próximos que pediram para não ser identificados" e toda esta sorte de babaquices empresas das sombras da política de solapagem, da política rasteira e de interesses de grupos, seja lá quais forem ou que motivos tenham, que se esfalfam na lama e levam com prazer incontido a chafurdar nesta mesma lama todo um processo de anos de trabalho e de importância crucial ao nosso país.

Que o presidente falou demais?
Sim, e daí? Todos sabiam com antecedência que a short list foi um modo de espanar a fábrica da Heinz e por de frente os únicos "compráveis" (GripenxRafale).
Todos sabiam que há vários anos o Brasil vem trocando uns amassos com a França no escurinho do cinema diplomático. Portanto, como sempre digo, até as emas do gramado do Palácio do Planalto sabiam que o Rafale só perdia se a Dassault fizesse a mesma burrada que fez no Paquistão. As chances do NG só seriam poule de 10 se criassem uma joint venture com o MAG como presidente.

Será que alguém ousa discordar que quem decide, no âmbito da FAB, não sabia que o Rafale já deveria estar sendo fabricada com as cores nacionais há pelo menos uns dois anos? Será que se ousa descrer que foi a pressão de grupos, interessados em seus candidatos e/ou melar a compra, que ajudou a fomentar esta confusão? E esta confusão alimentou a mais uma "crise".
Agora, que crise? Que diabos de crise é essa? Uma comissão militar fica com raivinha porque suas bolinhas coloridas, seus pontos sei lá, não terão o visto da tia no final da aula? Puerras! É muita ingenuidade pensar que as informações seriam taxatixas, inexoráveis em uma compra dessas. Porque nunca foram, nunca se comprou material militar de porte desse jeito, ainda mais coisa que envolvem tantas outras questões.

Aí, a comissão fica embirrada bate os pézinhos e, pronto, tem-se uma.... "CRISE".
Por isto é que eu disse desde o início (como se minha opinião importasse alguam coisa), o presidente será emparedado pelas falsas crises que acabam por se robustecer e se transformam em crise reais. Teria que pensar assim: "Ah! é Crise! Então vamos resolvê-la, vem ca NJ, Saito etc, todo mundo fora! e a comissão está dissolvida! Liga pro "Sacozi", manda um beijo pra gostosona e manda embrulhar 36 Rafales, pra presente hein!"

Somos o país das crises, tão falsas quanto uma nota de 3 reais.
Até as histórias dos nossos movimentos convulsionistas, incluindo-se o de 64, foram alimentados por falsas crises e precipitados por casualidades de piada, nem mesmo seus atores principais sabiam o que daria. Basta lembrar a proclamação da república, com o velho marechal acometido de uma cag@n2eira braba montando seu alazão e dando vivas ao imperador (!!). O diacho é que ele foi chamado para protestar sobre uma "crise" e - quem sabe - se desse - proclamar a república. KKKKKKKK

Puerras! Conseguimos a tecnologia do casco do "subão", tem outras coisas boas na área, muito mais do que podemos saber (ou se soubessemos comentar). Estragar tudo, sinceramente, aí sim seria uma crise, uma crise de burrice!
Há interesses enormes envolvidos em mais esta crise pré-fabricada. Ambições pessoais, políticas, picuinhas, ideologices, dinheiro, diplomacia, sucessão... além de misturar-se este decreto piroca dos direitos humanos com caças.

Na verdade juntou-se dois malucos, uma abestada, mais dois trapalhões com um monte de interesseiros.

Ainda mantenho a fé, sempre digo que a fé remove montanhas e CENTEX então...
Buba sabe, Buba diz

Em tempo: A ambição política do NJ, mais uma vez, vai macular um excelente trabalho que fez. No caso no MD.
Realmente,o Min. Jobim já não se preocupa mais com caças. :|

Compreendo seu pensamento, mas...

São outras visões,o presidente quer caÇas,sua candidata e seu partido,quer caSas,populares,de graça,para os que votam a pedido do pai do povo,caÇas impopulares não interessam a camada pobre da população,mas que apesar da carência, tem titulo de eleitor.

Melhor é sair no jornal, governo gasta 10 bilhões em caSas populares,não em caÇas impopulares.

Essa questão já chegou a mesa. :|

Caças não deveriam interessar somente aos militares, a classe média e formadora de opinião devia também se interessar em olhar a questão sobre o ponto de vista das necessidades de Estado e da nação, mas é colonizada cada vez mais globalizada(é chic isso!)e cada vez menos tem esse sentimento de patria,só na Copa, no momento caças,são para essa mesma classe média, motivo para chacota e insinuação de negócios escusos e permissivos,inflada ainda pela imprensa partidária e diversionista.

E tudo isso em pleno ano eleitoral.

Acreditam que o presidente ganha prestigio junto a maioria pobre de nossa população com caças?

Somente a vaidade e a vontade ferrenha de querer muito comprar caças,do companheiro" sakosi ",talvez não seja suficiente para que o negócio se concretize.

Acreditam que o partido do presidente e os que se coligam com ele, estão preocupados com caças? E com a Fab?

Humm,não acredito.

Estão preocupados com manchetes de caráter duvidoso em plena eleição,10 bilhões em caSas populares é uma manchete que não possui caráter duvidoso.

O partido do presidente se preocupa com poder e na sua perpetuação,e poder e perpetuação significam eleições e eleições significam cooptar a vontade em primeiro lugar,das camadas menos esclarecidas da população,e não dar motivos aos demais componentes da sociedade que articulam e pensam,de levantarem suspeitas ou gerarem escândalos e CRISES em plena campanha.

Pobres e necessitados e mais carentes não precisam de caÇas,precisam de caSas.

A Fab não faz parte dessa equação eleitoral,está se tornando isso sim,um empecilho e estorvo,com essa questão de caças,mesmo por que,pode esperar mais um pouco,a chegada de um novo governo.

Já viram esse filme antes?

Não,eu não sou a vivandeira do fracasso do FX2 ,nem preciso ser,já bastam alguns que se envolveram em tramas,a imprensa e os partidos políticos e as ambições eleitorais e de poder de muitos.

Eu torço para que se realize a compra,mas não acredito mais,basta só mais um pequeno empurrãozinho,para dar caSas e não caÇas. A Fab pode esperar. A eleição não.

Sds.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#30806 Mensagem por Marino » Qua Jan 13, 2010 6:41 pm

Panorama Político

Ilimar Franco

Gripen fora

O avião sueco Gripen já foi descartado pelo governo Lula. Os atuais modelos da aeronave usam componentes americanos. Ou seja, não haverá plena transferência de tecnologia. A grande questão é baixar o preço do Rafale francês.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Booz
Sênior
Sênior

#30807 Mensagem por Booz » Qua Jan 13, 2010 6:49 pm

Sem dúvida Bender, a coisa pariu seu ôvo bem miasmento, repleto de bactérias, bem no meio de uma placa de Petri (ano eleitoral).
Melhor fermento não há!
Pouco ou nada ira adiantar o apelo à classe média, sem dúvida, dizendo das implicações tecnológicas que, qualquer dois dois finalistas (só há dois ao meu ver na shot list), possa trazer ao Brasil.
É a velha política do chafariz e do esgoto.
A cidade tem tantos chafarizes e nenhum esgoto. Porque um charaiz aparece, esgoto não.
Oremos contritos
Pax Vobis!

Editado pela última vez por Booz em Qua Jan 13, 2010 7:20 pm, em um total de 2 vezes.
Imagem
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#30808 Mensagem por Penguin » Qua Jan 13, 2010 6:57 pm

Marino escreveu:Panorama Político

Ilimar Franco

Gripen fora

O avião sueco Gripen já foi descartado pelo governo Lula. Os atuais modelos da aeronave usam componentes americanos. Ou seja, não haverá plena transferência de tecnologia. A grande questão é baixar o preço do Rafale francês.
Se o critério mais importante é não ter componentes americanos, por que diabos um short list de 3 com duas opções com essa condição eliminatória?! Quem adivinhar ganha uma... 8-] Só rindo mesmo!

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
DELTA22
Sênior
Sênior

#30809 Mensagem por DELTA22 » Qua Jan 13, 2010 6:58 pm

Exclusivo: Antecipo o vídeo da reunião do Conselho de Defesa Nacional decidindo a compra do F-X2. São imagens fortes!!! :mrgreen:

Imagem

:lol: :lol: :lol:
[]'s a todos.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#30810 Mensagem por Wardog » Qua Jan 13, 2010 7:01 pm

DELTA22 escreveu:Exclusivo: Antecipo o vídeo da reunião do Conselho de Defesa Nacional decidindo a compra do F-X2. São imagens fortes!!! :mrgreen:

Imagem

:lol: :lol: :lol:
[]'s a todos.
[018] [018]

Responder