Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Super Hornet News

#3061 Mensagem por orestespf » Sex Mar 13, 2009 11:16 pm

projeto escreveu:Bem, falo sozinho mesmo, como sempre.

Nada contra o SH, pelo contrário, é um grande caça. Se for o escolhido, é porque a proposta foi superior.
Então não tem do que se reclamar.

Salute!
[009]

Fui

P.S.: Ainda acho que a transferência de tecnologia pode dar uma rasteira.
Transferência de tecnologia???? Morreu!!!! Logo as coisas ficarão mais claras...

Grande abraço, Alberto.

Orestes

PRick

#3062 Mensagem por PRick » Sex Mar 13, 2009 11:26 pm

:lol: :lol: :lol: Acho que vocês ainda não aprenderam sobre as suposta confiabilidades de fontes off, ainda estou me lembrando da Short List. Nada mudou, tudo será decisão política, porém, estamos aqui falando sobre o troço do Super Bug, não sobre a novela FX-2. 8-] 8-]

[]´s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#3063 Mensagem por Penguin » Sex Mar 13, 2009 11:30 pm

orestespf escreveu:
projeto escreveu:Bem, falo sozinho mesmo, como sempre.

Nada contra o SH, pelo contrário, é um grande caça. Se for o escolhido, é porque a proposta foi superior.
Então não tem do que se reclamar.

Salute!
[009]

Fui

P.S.: Ainda acho que a transferência de tecnologia pode dar uma rasteira.
Transferência de tecnologia???? Morreu!!!! Logo as coisas ficarão mais claras...

Grande abraço, Alberto.

Orestes
Prezado Orestes,

Vc realmente da o processo como fechado? Nao seria precipitado?
O Rafale sempre foi o favorito. Do MD especialmente.
O que aparentemente teria feito o Rafale perder competitividade?

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3064 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Mar 13, 2009 11:33 pm

orestespf escreveu:

Grande abraço, Alberto.

Orestes

Mas isso era esperado, Professor, o "velho legado fabiano" falaria alto mais cedo ou mais tarde.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
orestespf
Sênior
Sênior

#3065 Mensagem por orestespf » Sex Mar 13, 2009 11:35 pm

PRick escreveu::lol: :lol: :lol: Acho que vocês ainda não aprenderam sobre as suposta confiabilidades de fontes off, ainda estou me lembrando da Short List. Nada mudou, tudo será decisão política, porém, estamos aqui falando sobre o troço do Super Bug, não sobre a novela FX-2. 8-] 8-]

[]´s
PRick, a decisão política ainda existe, esta não morreu, porém, eu em particular, não me refiro a escolha "técnica", estou me referindo a "algo" que faz qualquer "decisor político" balançar, e este decisor, especificamente, não é qualquer um. :wink:

Dou uma dica, pra você que gosta das falas do NJ que aparece na mídia: a escolha será política e passará pela "diplomacia" (isto foi dias atrás, que passou batido, mas os reflexos apareceram agora). Ou seja, a batida do martelo é do NJ, mas a "escolha"... Não necessariamente. :wink:

Grande abraço,

Orestes

PRick

#3066 Mensagem por PRick » Sex Mar 13, 2009 11:40 pm

orestespf escreveu:
PRick escreveu::lol: :lol: :lol: Acho que vocês ainda não aprenderam sobre as suposta confiabilidades de fontes off, ainda estou me lembrando da Short List. Nada mudou, tudo será decisão política, porém, estamos aqui falando sobre o troço do Super Bug, não sobre a novela FX-2. 8-] 8-]

[]´s
PRick, a decisão política ainda existe, esta não morreu, porém, eu em particular, não me refiro a escolha "técnica", estou me referindo a "algo" que faz qualquer "decisor político" balançar, e este decisor, especificamente, não é qualquer um. :wink:

Dou uma dica, pra você que gosta das falas do NJ que aparece na mídia: a escolha será política e passará pela "diplomacia" (isto foi dias atrás, que passou batido, mas os reflexos apareceram agora). Ou seja, a batida do martelo é do NJ, mas a "escolha"... Não necessariamente. :wink:

Grande abraço,

Orestes

Esse tipo de especulação é válida, porém, é algo que não dá para se fazer aqui, deixemos as viagens sobre os possíveis cenários geopolíticos e econômicos lá para o tópico sobre o FX-2, porém, quero fazer isso com algo mais concreto, agora, ainda é muito cedo, prefiro ver mais cartas na mesa.

Por hora, o que estou constatando, é que o gap de projeto e tecnologia está aumentando a favor do Rafale, dado que ao contrário do que muitos afirmaram, a França continua investindo pesado no programa, e os prazos estão sendo cumpridos.

[]´s

Editado pela última vez por PRick em Sex Mar 13, 2009 11:43 pm, em um total de 2 vezes.
orestespf
Sênior
Sênior

#3067 Mensagem por orestespf » Sex Mar 13, 2009 11:41 pm

Santiago escreveu: Prezado Orestes,

Vc realmente da o processo como fechado? Nao seria precipitado?
O Rafale sempre foi o favorito. Do MD especialmente.
O que aparentemente teria feito o Rafale perder competitividade?

[]s
Salve amigo Jacques!!!!

Sim, pode ser precipitado sim, até porque ainda resta muito tempo. Porém, dados os "números" no papel... E mais, não sei dizer se o Rafale algum dia foi realmente o preferido, a FAB nunca ousou dizer ou no mínimo insinuar tal coisa, o que vimos foi o NJ dizer tais coisas, o que não significa muita coisa em termos de informação, visto que pode ter sido uma jogada política ou ainda apenas uma forma de dizer (pra platéia) que está no Poder.

Assim sendo, não podemos dizer que o Rafale perdeu a competitividade, podemos dizer que as coisas está ficando mais claras. A decisão política é clara e será assim, sempre disse isso (entre outros), mas não o bastante para enterrar a carreira política de alguém através de uma aventura infantil e precipitada, o preço é sempre maior neste caso. Ou seja, muita coisa do que se lê e ouve pode não passar de bravatas...

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#3068 Mensagem por orestespf » Sex Mar 13, 2009 11:42 pm

Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu:

Grande abraço, Alberto.

Orestes

Mas isso era esperado, Professor, o "velho legado fabiano" falaria alto mais cedo ou mais tarde.

[ ]s
Legado ou "carma"??? :lol: :lol: :lol:

Forte abraço, Marcos!

Orestes

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#3069 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Mar 13, 2009 11:43 pm

Até sair a canetada, nada decidido.

Vamos voltar a falar dos pilones tortos e do IRST capenga.

[]'s

Alberto -
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3070 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Mar 13, 2009 11:46 pm

orestespf escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

[ ]s
Legado ou "carma"??? :lol: :lol: :lol:

Forte abraço, Marcos!

Orestes
Acho que "carma" seria melhor mesmo, Professor :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

PRick

#3071 Mensagem por PRick » Sex Mar 13, 2009 11:46 pm

projeto escreveu:Até sair a canetada, nada decidido.

[]'s

:lol: :lol: Mau sapão, Mau sapão. O F-18E parece mesmo uma história infantil, só que invertida, o Principe Encantado virou um Sapão feio e torto, e agora parece que tem um simbolo fálico debaixo das asas. :twisted: :twisted:

[]´s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3072 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Mar 13, 2009 11:48 pm

PRick escreveu:
projeto escreveu:Até sair a canetada, nada decidido.

[]'s

:lol: :lol: Mau sapão, Mau sapão. O F-18E parece mesmo uma história infantil, só que invertida, o Principe Encantado viou um Sapão feio e torto, e agora parece que tem um simbolo fálico debaixo das asas. :twisted: :twisted:

[]´s
Verdade, mas não esqueça o final dessa "estória infantil".

[ ]s

orestespf
Sênior
Sênior

#3073 Mensagem por orestespf » Sex Mar 13, 2009 11:57 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu: PRick, a decisão política ainda existe, esta não morreu, porém, eu em particular, não me refiro a escolha "técnica", estou me referindo a "algo" que faz qualquer "decisor político" balançar, e este decisor, especificamente, não é qualquer um. :wink:

Grande abraço,

Orestes

Esse tipo de especulação é válida, porém, é algo que não dá para se fazer aqui, deixemos as viagens sobre os possíveis cenários geopolíticos e econômicos lá para o tópico sobre o FX-2, porém, quero fazer isso com algo mais concreto, agora, ainda é muito cedo, prefiro ver mais cartas na mesa.

Por hora, o que estou constatando, é que o gap de projeto e tecnologia está aumentando a favor do Rafale, dado que ao contrário do que muitos afirmaram, a França continua investindo pesado no programa, e os prazos estão sendo cumpridos.

[]´s
Amigo PRick, quanto a especulação está correto, não passa disso (de minha parte), mas quanto a ver a concretitude dos fatos... Bem, nunca verá de fato. Mas concordo que ainda é muito cedo para avaliar qualquer coisa, no máximo especular sobre a "empolgação" dos poucos que conduzem o processo, o que pode não significar nada (concordando com você...).

O Rafale é um senhor caça, não tenho dúvida disso, mas não sei se vale a pena pagar o "peso" do bicho, tá mais caro do que se apregoa por aí. E nem estou entrando no mérito do preço do caça em si, que mesmo custando muito pode ser muito pouco do que se gastará na vida útil do equipamento.

Quanto a França estar investindo pesado no Rafale... Tenho seríssimas dúvidas, não de sua afirmativa, não que isto esteja acontecendo, mas em não ter certeza que isto poderá durar muito tempo. Digamos que o Rafale tem saído muito caro pra França, mais do que o preço do caça em si... Especulando, poderia dizer que temo em imaginar que teríamos, a médio e longo prazo, "financiar" paralelamente com a França, os custos de desenvolvimento do Rafale.

É justamente por isso que classifico o Gripen NG como uma péssima escolha (no momento, crise, mas já achei uma boa opção tempos atrás), sairia muitíssimo mais caro do que seus defensores apregoam por aqui. Tanto que a Suécia não manifestou interesse em comprar algo expressivo até agora, logo precisa de um "sócio" para bancar seus desenvolvimentos. Até quanto isso é razoável???

O F-18 SH por pior que possa ser (entre os três), está desenvolvido, salvo "detalhes" relacionados a "evolução" do caça, o que parece bom, mas para o que desejamos é ruim. Mas lamentavelmente os imediatistas preferem comprar um bolo assado do que amassar a massa e botar pra assar...

Mas enquanto os "insensíveis" ( :lol: :lol: ) acharem que os potenciais inimigos são os argentinos, paraguaios e venezuelanos... :lol: :lol: :lol: Dai-lhe solução de precipitada (leia-se prateleira). :lol: :lol: :lol:

Forte abraço,

Orestes

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#3074 Mensagem por Paisano » Sáb Mar 14, 2009 12:26 am

Bom, não tenho certeza, mas acredito que a Lei de Segurança Nacional continua em vigor.

G-LOC
Avançado
Avançado

#3075 Mensagem por G-LOC » Sáb Mar 14, 2009 12:28 am

Thor escreveu: Devo estar atrasado, mas esse troço foi oferecido ao pacote em análise do F/X?
me parece que não, mas no caso do F-18 o ATFLIR faria uma parte do trabalho.

G-LOC

Responder