Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: Super Hornet News

#3046 Mensagem por pafuncio » Sex Mar 13, 2009 10:20 pm

Ninguém entregou os pontos. Sei lá se o Marino não tem um senso de humor cínico e sádico, por exemplo. :mrgreen: "Vai, Prick, pula da ponte logo". :lol:

O maior desafio para os ianques é a arena política (não se abstraindo que há pilotos (GDA) que preferem o Rafale mesmo, conforme já noticiado aqui), bem como a aparente melhor subsunção do Rafale ao END. Por outro lado, há de se perquirir a veracidade e verossimilhança das (supostas) propostas imbatíveis comerciais, off sets e de aquisição de equipamentos brasileiros pelos EUA. Neste aspecto, em que pese ser perigoso para todos nós amantes da aviação militar o ano eleitoral de 2.010 (populismo antibelicista), talvez o prolongamento do certame mais e mais corroa a força ianque, pelas quebras contratuais e demonstrações de má-vontades inesperadas.

Voltando ao tema "político". Vamos ver se o Lula não bobeia durante o certame, como dantes fizeram nestes "tristes trópicos" (Claude Lévi-Strauss, aliás). Echelon tá aí, como sempre. :shock: :shock: :shock:

salu2 etílicos (hic !!!), alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#3047 Mensagem por orestespf » Sex Mar 13, 2009 10:21 pm

alexandre lemos escreveu: ocorre o que já esperávamos: proposta que os concorrentes não conseguem igualar.
Não sei de muitos detalhes, mas o financeiro, entre MUITAS outras coisas, é imbatível.
Bem, a gente sempre pode ter esperanças no esquerdismo e no anti-americanismo do Lula. :mrgreen: Que o pragmatismo não supere as conveniências políticas, apesar do presidente já ter dado mostras antes de não ser dogmático.

Agora, não tenho muitas dúvidas que virá no pacote AIM 9x, Harpoon e HARM, por exemplo. Pra quê investir em anacronismos nacionais, mormente quando de difícil e custosa integração no Supergambiarra ?

Em suma, triste. Fiquei preocupado quando do escolha inesperada e estranha do Supergambiarra. Agora, não imaginava que os ianques conseguissem, mais uma vez, reverter a escolha tida como inicialmente favorita.

Preocupados salu2, alexandre.[/quote]

Olá Alexandre,

tempos atrás dei (apenas opinião) o assunto como "resolvido", dei uma sumida e logo em seguida disse a mesma coisa (os posts estão aí), agora, com este comentário do Marino, bem, não me resta mais dúvida: F-18 SH.

Antes da short list eu batia no Rafale, muito no radar (vários devem se lembrar), mas uma das coisas que falava também era sobre a minha preocupação sobre a França usar o Brasil (ou outro(s)) para financiar o Rafale, visto que este caça não "decola". Fico imaginando se este caça não estaria superfaturado e fora de nossa realidade (em termos de custo e manutenção).

Não vejo problema algum em comprarmos o F-18 SH e o Rafale, questiono (levemente) o Gripen NG pelo fato deste caça ainda não existir (mas para quem defendia o SU-35 BM... rsrsrs. Tanto faz, apenas não gosto de não haver uma versão naval, pois não abro mão de uma dobradinha, a posteriori, FAB-MB, com os mesmos caças).

Mas no fundo a minha única preocupação com a compra do caça americano está associada ao "preço" que teremos que pagar, por exemplo e sendo simplório, pré-sal, eles deixarem de comprar o óleo da Venezuela, comprarmos uma briga que não é nossa, termos nossos armamentos integrados por eles (sem código repassado, i.é, vai daqui, mas de lá, nada), ser transformado em xerife do quintal do outros, nos envolvermos em "guerras" (reais e virtuais) caras para nossos bolsos, etc.

Quanto ao caça em si, não tenho o que reclamar, nem dos pilones "tortos", nem da caixa de brita chama IRST, etc., ele supera e muito o que temos, dá conta do recado mais imediato. Politicamente (médio e longo prazo) me parece a escolha mais burra que posso imaginar, mas os políticos só enxergam o presente e o futuro de curto prazo, então... Que eu esteja redondamente errado neste julgamento...

Assim sendo, cada um com o "Fusca" que merece...

Grande abraço,

Orestes

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#3048 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Mar 13, 2009 10:22 pm

Nada está decidido...o melhor ainda pode vir.

[]'s

Alberto -
pafuncio
Sênior
Sênior

#3049 Mensagem por pafuncio » Sex Mar 13, 2009 10:25 pm

Santiago escreveu: _______________________________________________________________________

Entao era para isso aquele Super Tucano adquirido pela Blackwater?

[]s
Espelhinho para ser ofertado na hora "agá" por bwana aos incultos silvícolas, nem que o banho de prata seja fininho, fininho.

Tenho formação jurídica, mas por melhor que seja a amarração contratual (o Itamaray está aí para isso), não sei se os americanos teriam interesse em honrar as cláusulas.

Lembrem-se dos slides do Orestes, negrada ...

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
pafuncio
Sênior
Sênior

#3050 Mensagem por pafuncio » Sex Mar 13, 2009 10:30 pm

Boa, Orestes.

Somos seres políticos. Mais do que pensamos, os caças retratam nossas escolhas políticas, lactu sensu: culturais, gastronômicas, filosóficas, pragmáticas, etc e tal.

Caças são ícones, mais do que submarinos e fragatas. O FX foi, é e será a vedete principal. Nosso alinhamento futuro está sendo escolhido agora.

Os Eua serão confiáveis por estarem na lona, premidos por uma decadência inesperada ? Ou continuará tudo "a lesma lerda", quando o nosso senso de oportunidade mostrou-se mais uma vez ingênuo e contrário ao Interesse Nacional ?

Meu temor é o teu temor ...

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#3051 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Mar 13, 2009 10:37 pm

Bem, falo sozinho mesmo, como sempre.

Nada contra o SH, pelo contrário, é um grande caça. Se for o escolhido, é porque a proposta foi superior.
Então não tem do que se reclamar.

Salute!
[009]

Fui

P.S.: Ainda acho que a transferência de tecnologia pode dar uma rasteira.

Alberto -
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Contato:

#3052 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Sex Mar 13, 2009 10:44 pm

Orestes.......Se o escolhido na Fab for o S. Hornet existe algum sentido em gastar dinheiro com a atualização do A-4....na marinha?

Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#3053 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Mar 13, 2009 10:46 pm

MARCOS RIBEIRO escreveu:Orestes.......Se o escolhido na Fab for o S. Hornet existe algum sentido em gastar dinheiro com a atualização do A-4....na marinha?
Puxa, deixa eu responder...SIM!
O SH não pode operar no A-12...

[]'s

Alberto -
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Contato:

#3054 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Sex Mar 13, 2009 10:48 pm

projeto escreveu:
MARCOS RIBEIRO escreveu:Orestes.......Se o escolhido na Fab for o S. Hornet existe algum sentido em gastar dinheiro com a atualização do A-4....na marinha?
Puxa, deixa eu responder...SIM!

Não é a isso que me refiro....f-18A OU C do deserto......uai :mrgreen:

[]'s

Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#3055 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Mar 13, 2009 10:50 pm

MARCOS RIBEIRO escreveu:
projeto escreveu: Puxa, deixa eu responder...SIM!

Não é a isso que me refiro....f-18A OU C do deserto......uai :mrgreen:

[]'s
Aí a "responsa" vai ficar só para a MB, não é?

Alberto -
usskelvin
Sênior
Sênior

#3056 Mensagem por usskelvin » Sex Mar 13, 2009 10:59 pm

Claro, não ta nada decido, mas a deixa já permite mais uma serie consagrada de fotenhas choronas, aproveitem, no final, tem uma festejante.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
.
.
.
essa com especial lembrança ao Paisano:

Imagem

Aos vencedores, as batatas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#3057 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Mar 13, 2009 11:03 pm

Vamos guardar esse post para uma referência futura. :mrgreen:

[]'s

Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior

"

#3058 Mensagem por orestespf » Sex Mar 13, 2009 11:04 pm

alexandre lemos escreveu:Boa, Orestes.

Somos seres políticos. Mais do que pensamos, os caças retratam nossas escolhas políticas, lactu sensu: culturais, gastronômicas, filosóficas, pragmáticas, etc e tal.

Caças são ícones, mais do que submarinos e fragatas. O FX foi, é e será a vedete principal. Nosso alinhamento futuro está sendo escolhido agora.

Os Eua serão confiáveis por estarem na lona, premidos por uma decadência inesperada ? Ou continuará tudo "a lesma lerda", quando o nosso senso de oportunidade mostrou-se mais uma vez ingênuo e contrário ao Interesse Nacional ?

Meu temor é o teu temor ...
Meu temor não é com o preço do bagulho, mas pelo fato de comprar cigarro, ficar viciado, se achando "lícito", mas com a morte garantida a médio e/ou longo prazo... Atualmente vejo muita parcimônia, aqui no DB, neste lícito tabaco que não desvirtua de imediato a mente (já viciada. rsrs), mas que...

O peso do Verde, Amarelo, Azul e Branco ainda não caiu sobre sobre as mentes comuns... Deixando claro que não falo sobre o caça americano, muito menos defendendo a idéia (que sou contrário) do anti-americanismo, mas pela total falta de aptidão metal para compreender a magnitude do significado real de patriotismo (leia-se Soberania). Tá bem, é exigir muito de um povo que nunca se envolveu em uma verdadeira guerra motivado por problemas internos e não por situações "terceirizadas"...

A independência continua dependente... A pobreza metal continua simplesmente porque a ignorância e as vendas na vistas, motivadas por uma educação medíocre e incentivada por décadas por má gestão do Estado, incentiva os brilhos nos olhos dos pobres ao ver a riqueza usurpada pelos gigantes do consumismo, que provoca cada vez mais a tontura nos tontos dos tontos.

Concordando com o que dizia Renato Russo: "Que país é este???" Mas discordando do Roger (Ultraje a Rigor): "Ainda não sabemos escolher presidente..." Talvez saibamos (ou não), mas do que adianta? Se povo ainda não sabe escolher caça, o que esperar??? O que esperar de alguém de uma maioria (minoria???) que defende o melhor para seu país através apenas de informações técnicas oriundas de manuais (cardápios? panfletos?) distribuídos pelos próprios fabricantes e que nunca são Nacionais?

Dizem que o povo tem o governante que merece, então, particularizando, que o entusiasta de aviação tenha como "salvaguarda" o caça que merece. E que apenas digo a eles: "assim seja!" Até porque, dizem (não sou eu), que quanto maior é a ignorância, maior é a "fé" (cega!!!). Assim sendo, este País não precisa de caças (avançados ou não), precisa urgentemente de óculos. Salve a ignorância dos ignorantes, lembrando... Este vota!!! :wink:

Forte abraço, moicano (um dos últimos),

Orestes

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#3059 Mensagem por Penguin » Sex Mar 13, 2009 11:13 pm

projeto escreveu:Vamos guardar esse post para uma referência futura. :mrgreen:

[]'s
Canja e "prudencia" nao faz mal a ninguem.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior

#3060 Mensagem por orestespf » Sex Mar 13, 2009 11:15 pm

Olá Marcos,

tudo bem?

E qual relação existe entre a compra do FX-2 e a modernização dos A-4? Respondo, se me permite, nenhuma!!!! Não existe garantia alguma que o SP poderá operar o F-18 SH, nem mesmo o F-18 A, nem sei como seria o Rafale no SP.

Torço para que um destes caças (F-18 ou Rafale) possa operar no Rafale, mas torço por algo mais acima: que a compra da FAB se transforme em compra de novos caças pra MB (existe algo que sugere isso, mas no papel, ainda).

Pior do que ter um caça "limitado" operando em um PA é ter um caça que nunca poderá ser operado de maneira eficiente no mesmo. Assim sendo, defendo com unhas e dentes a modernização dos A-4, pois estes já comprovaram do que é capaz.

Grande abraço,

Orestes

Responder