Página 204 de 408
Re: FAB NEWS
Enviado: Qua Jul 18, 2012 11:28 pm
por Skyway
Andre Correa escreveu:Eu acho que o C-130 faz um "barulho" muito maior do que os P-3, e mais grave... pelo menos os de Portugal.
Sério? Mesmo usando os mesmos motores e hélices similares? Interessante.

Re: FAB NEWS
Enviado: Qua Jul 18, 2012 11:50 pm
por Andre Correa
Skyway escreveu:Andre Correa escreveu:Eu acho que o C-130 faz um "barulho" muito maior do que os P-3, e mais grave... pelo menos os de Portugal.
Sério? Mesmo usando os mesmos motores e hélices similares? Interessante.

Pois, não sei se o desenho de cada aeronave influencia alguma coisa, pois eu sempre sei quando é uma ou outra a passar aqui, pois moro ao pé de uma Base da Força Aérea Portuguesa (e da Base Naval de Lisboa), e passam bem baixo já aqui, antes de entrarem na final.
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Re: FAB NEWS
Enviado: Qua Jul 18, 2012 11:52 pm
por Skyway
Deve ser alguma relação na posição do motor na asa, ou perfil de voo, sei lá.

Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Jul 19, 2012 10:34 am
por Fábio Nascimento
Aqui em SSA os P-3 sempre fazem vôos a baixa altura dando muitas voltas em torno da Base, principalmente fim de tarde adentrando a noite.
O barulho dele parece mesmo mais agudo que o C-130.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Jul 19, 2012 11:54 am
por Justin Case
Skyway escreveu:Deve ser alguma relação na posição do motor na asa, ou perfil de voo, sei lá.

Amigos, bom dia.
A principal causa de ruído de motores a jato (e turboélice) é a diferença de velocidade entre o fluxo de ar que sai do escapamento e aquele que flui por fora do conjunto motor.
Um mesmo motor pode utilizar soluções de escapamento diferentes. Um escapamento mais longo e mais estreito entrega um fluxo de ar com maior velocidade e mais alinhado (a maior "quebra" de velocidade, em relação ao fluxo externo, torna o ruído mais significativo).
Um escapamento mais curto e de maior diâmetro, por sua vez, proporciona um volume de ar maior, mas com menor velocidade (menos ruído).
Os motores turbofan são bem mais silenciosos porque existe um fluxo de ar com velocidade intermediária (aquele que é impulsionado pelo fan, mas não entra no conjunto compressor/câmara/turbina do motor a jato).
Outras fontes de ruído são os acessórios, tais como turbinas do ar condicionado, geradores, etc.
São meus palpites sobre o assunto.
Abraços,
Justin
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Jul 19, 2012 7:24 pm
por Poti Camarão
Fábio Nascimento escreveu:Aqui em SSA os P-3 sempre fazem vôos a baixa altura dando muitas voltas em torno da Base, principalmente fim de tarde adentrando a noite.
O barulho dele parece mesmo mais agudo que o C-130.
Exatamente o que estão fazendo aqui em Natal! Só que aqui é começo da noite. Daí que não consegui distinguir o avião. Mas acho que é mesmo um P-3.
Mas alguém aí sabe dizer a finalidade desse treinamento?
Re: FAB NEWS
Enviado: Sex Jul 20, 2012 10:39 am
por Fábio Nascimento
Aqui em SSa o objetivo é qualificar os pilotos em aproximação e pouso, principalmente por instrumentos.
Re: FAB NEWS
Enviado: Sex Jul 20, 2012 11:36 am
por FCarvalho
NOTÍCIAS
Aviação militar
BOEING PODE FORNECER PRÓXIMO AVIÃO PRESIDENCIAL
Presidente estaria em conversa com fabricante dos EUA
da Redação
Fontes ligadas ao governo federal disseram à agência Reuters que a presidente Dilma Rousseff estaria em conversa com a Boeing para a substituição do atual avião presidencial, um Airbus A319 VIP. De acordo com as informações, Dilma quer um avião maior e que não necessite de tantas escalas técnicas para reabastecimento. E o avião ideal seria um Boeing 747, modelo similar o usado pela presidência dos Estados Unidos. As fontes citam, ainda, as constantes viagens que a presidente Dilma e os futuros presidentes farão à China, pelo menos uma vez ao ano, e ressaltam que a "(.) comitiva presidencial não deve fazer tantas escalas técnicas". Se realizada, a compra do avião presidencial seria uma vitória simbólica nos esforços da Boeing em ganhar mercado na economia brasileira, a maior da América Latina e sexta do mundo.
fonte:
http://aeromagazine.uol.com.br/voo-segu ... 3107-1.asp
Re: FAB NEWS
Enviado: Sex Jul 20, 2012 3:22 pm
por alcmartin
Tambem tive a impressao que o P3 e' mais barulhento que o C130. Mas e' so' isso, impressao.
Mudando de assunto, ontem(quinta-feira), passando por Brasilia, vi um KC135(ou 707 reformado) na base aerea de Brasilia. Estava escuro e nao dava para identificar a nacionalidade, com excessao de uma estrela branca no leme(chilenos?

) O probe era daquele tipo de lanca, dos americanos. Alguem sabe do que se trata?
Um outro aviador junto disse que na vespera houve varias passagens baixas de cacas sobre o aeroporto, mas nao soube identificar quais seriam.
Re: FAB NEWS
Enviado: Sex Jul 20, 2012 3:42 pm
por Carlos Lima
Pelo visto esse parece ser Chileno que tem o KC-135
[]s
CB_Lima
Re: FAB NEWS
Enviado: Sáb Jul 21, 2012 10:25 pm
por WalterGaudério
Olha, parece que o 1º/16 Adelphi vai mesmo se mudar para a BACG tão logo as instalações em construção naquela base fiquem prontas. Em contrapartida o 3º/8 GAv esquadrão Puma, uma vez que o Adelphi saia da BASC, deverá ocupar as instalações dos A-1.
A Fonte é o Cel Av(R1) A. C. Alamino via Revista ASAS, última edição.
Re: FAB NEWS
Enviado: Sáb Jul 28, 2012 10:42 pm
por Alcantara
Skyway escreveu:Deve ser alguma relação na posição do motor na asa, ou perfil de voo, sei lá.

Pesos diferentes devem levar a configurações diferentes de potência, passo e rotação das hélices, daí, mudanças na sonoridade podem ser plausíveis.
Re: FAB NEWS
Enviado: Ter Ago 07, 2012 10:06 am
por talharim
PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DO GALEÃO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo no- 67112.000402/2012-60; INEXIGIBILIDADE no- 003/ PAMAGL/
2012; OBJETO: Serviços de Suporte de Material, Manutenção
Programada e Não Programada, monitoramento e controle de
manutenção para as 24 aeronaves C99/VC99 e E-99/R-99, com vistas
a possibilitar a adequada Pronta-resposta Logística para garantia dos
Índices de disponibilidade necessários ao cumprimento das Missões
do 1º/2ºGT, do GTE e do 2º/6ºGAv;
CONTRATADA: EAI - EMBRAER AVIATION INTERNATIONAL;
VALOR ESTIMADO: US$ 130.096.891,28 (cento e trinta milhões,
noventa e seis mil e oitocentos e noventa e um dólares e vinte e oito
centavos americanos);FUNDAMENTO LEGAL: Artigo 25, Caput, da Lei no- 8.666, de 21
Jun 93 e suas alterações posteriores;
JUSTIFICATIVA: Parecer Técnico no- 001/TTEC-CPR2/2012;
SOLICITANTE: Brig Ar Antonio Ricardo Pinheiro Vieira (Ordenador
de Despesas do PAMAGL); e RATIFICAÇÃO: Brig Ar PAULO
JOÃO CURY (Diretor da DIRMAB).
Re: FAB NEWS
Enviado: Ter Ago 07, 2012 1:06 pm
por FCarvalho
Parece que a modernização de meia vida dos E-145 da FAB enfim vai sair.
abs.
Re: FAB NEWS
Enviado: Ter Ago 07, 2012 1:24 pm
por rodrigo
Parece que a modernização de meia vida dos E-145 da FAB enfim vai sair.
Acho que é uma compra para tapar um buraco na cadeia logística.