Essa aquisição seria interessante para basear o mesmo em Natal para treinamentos ,mas aquela pergunta a FAB tem a necessidade de um Lift ?
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Dom Jul 17, 2022 2:52 pm
por FCarvalho
O problema há tempos deixou de ser se a FAB precisa ou não de um LIFT a jato, mas se ela terá ou não como dar conta, financeiramente, de todos os Gripen E\F que hoje ela projeta para si.
Começamos falando em 12 caças no FX-1, depois passou para 24, foi para 36, falou-se 108, e até 120 caças para a FAB esses anos todos, e fato é que nenhum destes números foi suportado pelo poder político nacional com reverberação no setor econômico deste.
Enfim, não adianta nada a FAB falar em números A, B ou C de Gripen ou o que for, sem que a missão primária de defesa aérea do país seja levada em conta por quem de direito, o que já vimos e sabemos, não é nem de longe tido como um assunto sério no Brasil.
Então, é o que vemos aí. Cada um que se vire nos trinta com o que tem. E se não gostar, azar.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Dom Jul 17, 2022 3:02 pm
por FCarvalho
knigh7 escreveu: ↑Sáb Jul 16, 2022 11:16 am
Com 66 Gripens a caça na FAB terá uma capacidade que jamais teve. A Leonardo continua agindo na imprensa especializada, para levantarem a bola do M-346.
A Itália praticamente mandou para a reserva a imensa maioria dos seus vinte C-130J, e hoje opera estes aviões em uma quantidade bastante restrita. E a frota já conta com duas décadas de trabalho. Além disso, há outras questões no campo da defesa em que eles podem nos ajudar, se houver um acordo entre os governos no sentido de complementar um as necessidades do outro em relação as suas respectivas BID. E temos, penso, várias coisas que podemos chegar a um consenso, não apenas no campo aeronáutico e espacial.
Fico pensando apenas que sem vontade nenhuma por aqui em fazer tais acordos saírem do papel de verdade, dado que seria necessário investimentos que hoje e em prazo visível nem este, e nenhum outro governo por aqui, quer oi irá fazer, então continuamos como estamos.
FIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Jul 16, 2022 11:35 am
Primeiramente, não gosto da idéia de aquisição do M346 pela FAB. Estou na torcida por um UCAV nacional.
Segundamente, parece que a Leonardo está tentando seduzir o Brasil, pois pode estar vislumbrando um mercado em potencial na América do Sul (Argentina? Colômbia? Peru?). Afinal, sabemos que, com os custos crescentes de operação de vetores 4ªG, poucos países da região terão condições de bancar uma aviação de caça baseada nos mesmos. Vai ser LIFT ou nada.
Abraços,
Wesley
Uma vez que na América do Sul há Forças Aéreas que não tem condições financeiras de adquirir caças de 4,5a geração, aeronaves LIFTs são uma boa alternativa. A Leonardo vem buscando uma Força Aérea da região que seja uma porta de entrada para ela e o Brasil seria uma boa referência.
Na verdade a melhor de todas; o problema é que me lembro de como foi na África do Sul, que voava Hawk mas "descobriram" que não era caça, dae compraram Gripen como HI e o Hawk virou LO; só então foram ver o quanto custava operar tudo isso e, sem verba, a SAAF groundeou metade dos Gripen porque, afinal, dava para voar o mesmo com o Hawk por uma fração do preço. O que sobrou de Gripen na linha de voo o fazia por rotação, enquanto o resto ficava largado nos hangares.
E ficou pior: chegou o momento que não havia mais dinheiro para manter Gripen voando, então ficou tudo por conta dos Hawk, que já chegavam ao fim da vida útil.
O que tem lá hoje?
Um que outro Gripen (sem modernização alguma e com manutenção duvidosa, talvez até canibalização) voando muito que de vez em quando, tipo testimonial flight, só pra dizerem que ainda têm caças.
É por coisas assim que, por mais que reclamem, continuo achando que 36 Gripen tá de bom tamanho, desde que TODOS VOEM; aumentar a quantidade e ainda por cima acrescentar jato LIFT armado é receita certa para nos tornarmos os novos Sul-Africanos.
USSOCOM Update On MC-130J Amphibious Capability Or ‘MAC’
Novas informações sobre o MC-130J apresentadas na SOFIC 2022. Projeto muito interessante que provavelmente será desenvolvido em pelo menos um modelo de demonstração proporcionando uma capacidade de transporte aéreo sem precedentes, não vista em aeronaves de transporte modernas.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Ter Jul 19, 2022 9:01 am
por FIGHTERCOM
Aeromot invertirá 55 millones en una planta de montaje de aviones Diamond en Brasil
É como reza o dito popular, 'quem planta, colhe'.
Um investimento aqui, outro ali, e assim se vai sobrevivendo.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Jul 23, 2022 12:37 am
por Viktor Reznov
O Caiafa tá online com uma daquelas lives dele de 90 horas de duração e de acordo com o título a Polônia acaba de assinar a compra de 48 caças leves FA-50, 180 tanques K2-PL e 600 obuseiros auto-propulsados K9.
Empresas privadas que rastreiam veículos (Ituran, Porto, etc...) costumam usar o DA-40 para rastreio por rádio de veículos roubados, além de poder executar a perseguição de maneira muito mais reservada. ISR militar é só uma parte do negócio.
Mas obviamente, espero que esses DIamonds que a Argentina tá procurando, saiam dos hangares da Aeromot.
A empresa já era, mas ficam os seus ativos, que mal ou bem, estão nas mãos de alguém na África do Sul.
Seriam bom pensar em ver se é possível aproveitar alguma coisa do gigantesco portfólio da empresa.
A empresa já era, mas ficam os seus ativos, que mal ou bem, estão nas mãos de alguém na África do Sul.
Seriam bom pensar em ver se é possível aproveitar alguma coisa do gigantesco portfólio da empresa.