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Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 8:12 pm
por G-LOC
Nunca ouvi falar que o tanque com o IRST teria que ser alijado em combate. Se o problema for peso temos cerca de 300kg para o conjunto. Então também teriamos que alijar um casulo como o ATLIR que pesa quase isso ou um cabide com dois AMRAAM que pesam mais do que isso. Cheio de combustível é que seria problema mas imagino que ao chegar ao combate ele já deve ter sido consumido. Como o combate inicia BVR a manobrabilidade não é tão crítica. No custo alcance o AIM-9X ainda vale mais que a agilidade.

G-LOC

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 8:14 pm
por Thor
G-LOC escreveu:Nunca ouvi falar que o tanque com o IRST teria que ser alijado em combate. Se o problema for peso temos cerca de 300kg para o conjunto. Então também teriamos que alijar um casulo como o ATLIR que pesa quase isso ou um cabide com dois AMRAAM que pesam mais do que isso. Cheio de combustível é que seria problema mas imagino que ao chegar ao combate ele já deve ter sido consumido. Como o combate inicia BVR a manobrabilidade não é tão crítica. No custo alcance o AIM-9X ainda vale mais que a agilidade.

G-LOC
Devo estar atrasado, mas esse troço foi oferecido ao pacote em análise do F/X?

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 8:26 pm
por PRick
G-LOC escreveu:Nunca ouvi falar que o tanque com o IRST teria que ser alijado em combate. Se o problema for peso temos cerca de 300kg para o conjunto. Então também teriamos que alijar um casulo como o ATLIR que pesa quase isso ou um cabide com dois AMRAAM que pesam mais do que isso. Cheio de combustível é que seria problema mas imagino que ao chegar ao combate ele já deve ter sido consumido. Como o combate inicia BVR a manobrabilidade não é tão crítica. No custo alcance o AIM-9X ainda vale mais que a agilidade.

G-LOC

Porque ninguém nunca usou um IRST na ponta de um tanque! É simples assim, a doutrina é clara, em caso de engajamento ar-ar em WVR ou mesmo em BVR´s, todos os tanques e todas as cargar ar-solo devem ser descartadas.

Existe uma noção errada de que o caça em BVR não irá manobrar, não precisa estar leve, oras ele vai ter que evitar os mísseis lançados contra ele, que são muito mais manobráveis que um caça. Quer dizer, é SEMPRE melhor estar leve em situação de combate ar-ar, e diria mesmo em outras situações, nem sempre é possível, porém, ninguém vai querer estar pesado como um elefante. E Niguém vai descartar armamento ar-ar, por motivos óbvios.

Não estamos falando de pods designadores de armas ar-terra, eles são maiores e mais pesados, um IRST completo num pod externo deve pesar menos de 100kgs.

Os tanques são descartados, pelo peso extra, pelo arrastro aerodinâmico, pelo RCS, enfim, as vantagens são múltiplas, é claro o piloto pode ficar com tudo isso e ser abatido, afinal é mais barato perder seu caça, ter o piloto morto, do que alguns armamentos e tanques. Adoro essa lógica. 8-] 8-]

[] ´s

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 8:29 pm
por PRick
Thor escreveu:
G-LOC escreveu:Nunca ouvi falar que o tanque com o IRST teria que ser alijado em combate. Se o problema for peso temos cerca de 300kg para o conjunto. Então também teriamos que alijar um casulo como o ATLIR que pesa quase isso ou um cabide com dois AMRAAM que pesam mais do que isso. Cheio de combustível é que seria problema mas imagino que ao chegar ao combate ele já deve ter sido consumido. Como o combate inicia BVR a manobrabilidade não é tão crítica. No custo alcance o AIM-9X ainda vale mais que a agilidade.

G-LOC
Devo estar atrasado, mas esse troço foi oferecido ao pacote em análise do F/X?
Nós não sabemos, sem isso(o troço :lol: :lol: ), o F-18E não tem IRST, o IRST é parte integrante do Rafale e Gripen NG.

Resta saber se a FAB quer ou não IRST, até hoje nenhum caça da força operou um.

[]´s

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 8:32 pm
por Penguin
Claramente essa foi uma solucao de compromisso. Minimizou custo e tempo.

(...) The F/A-18E/F IRST is mounted in the forward section of the centerline fuel tank.
This installation provides numerous operational advantages; the field-of-regard (FOR) of the IRST is
maximized, no weapons store station is lost, and the fuel tank preserves 330 gallons of fuel.
The subsystems are: a sensor head that houses a three-axis inertially stabilized gimbal that
scans the optics and detector assembly; a COTS processor that hosts the algorithms and a
high density digital recorder, and an air-to-liquid heat exchanger (environmental control
subsystem or ECS).(...)

Specifications (Less Tank)
Field-of-Regard
Azimuth ±70 deg
Elevation ±70 deg

Sensor Head
Diameter 9.2 in (23.4 cm)
Length 38 in (96.5 cm)
Weight 115 lb (52.2 kg)

Processor
Height 7.6 in (19.3 cm)
Length 18.5 in (47 cm)
Width 9.3 in (23.6 cm)
Weight 42 lb (19.1 kg)

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 8:34 pm
por Rodrigoiano
Marino escreveu:Prick, vc sabe que torço pelo rafale, masssss...
Se não for decisão política, o Rafa subiu no telhado.
Prezado Marino e neste caso, supondo a existência/desenvolvimento de uma versão naval do Gripen, qual seria o seu preferido SH ou NG?

Cordial abraço!

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 8:46 pm
por Marino
Rodrigoiano escreveu:
Marino escreveu:Prick, vc sabe que torço pelo rafale, masssss...
Se não for decisão política, o Rafa subiu no telhado.
Prezado Marino e neste caso, supondo a existência/desenvolvimento de uma versão naval do Gripen, qual seria o seu preferido SH ou NG?

Cordial abraço!
Não existe versão naval do gripen, nem em desenvolvimento.
E o Gripen subiu no telhado com o Rafa.
Se a decisão não for política, a fatura está emitida.
Infelizmente.

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 8:54 pm
por Rodrigoiano
Valeu, pelas infos já postadas dos estimados Marino (agora) e Corsário (se lembro mês passado), parece que SH faturará o FX2. Aquela de negociar com os "dois primeiros" até a assinatura (T&D), pode muito bem ser um reforço para estimular os americanos a ceder mais um pouco.

Abraço!

P.S.: e até a chegada do C-390, poderemos então deixar parte do transporte com o SH, com aquela coisa feia de porta-malas externo irst+tanque. Como diriam meus sobrinhos, que coisa mais TOSCA!!! :mrgreen:

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 8:55 pm
por AlbertoRJ
Marino,
Sei que você não pode falar muito a respeito então espero não perguntar demais.
O SH tem a preferência devido ao fator técnico, financeiro ou logístico? Ou uma combinação de tudo?
Os norte-americanos farão transferência da sua tecnologia?

Um abraço e agradeço se puder responder.

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 9:16 pm
por Marino
projeto escreveu:Marino,
Sei que você não pode falar muito a respeito então espero não perguntar demais.
O SH tem a preferência devido ao fator técnico, financeiro ou logístico? Ou uma combinação de tudo?
Os norte-americanos farão transferência da sua tecnologia?

Um abraço e agradeço se puder responder.
ocorre o que já esperávamos: proposta que os concorrentes não conseguem igualar.
Não sei de muitos detalhes, mas o financeiro, entre MUITAS outras coisas, é imbatível.

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 9:45 pm
por pafuncio
Marino escreveu:
projeto escreveu:Marino,
Sei que você não pode falar muito a respeito então espero não perguntar demais.
O SH tem a preferência devido ao fator técnico, financeiro ou logístico? Ou uma combinação de tudo?
Os norte-americanos farão transferência da sua tecnologia?

Um abraço e agradeço se puder responder.
ocorre o que já esperávamos: proposta que os concorrentes não conseguem igualar.
Não sei de muitos detalhes, mas o financeiro, entre MUITAS outras coisas, é imbatível.
Bem, a gente sempre pode ter esperanças no esquerdismo e no anti-americanismo do Lula. :mrgreen: Que o pragmatismo não supere as conveniências políticas, apesar do presidente já ter dado mostras antes de não ser dogmático.

Agora, não tenho muitas dúvidas que virá no pacote AIM 9x, Harpoon e HARM, por exemplo. Pra quê investir em anacronismos nacionais, mormente quando de difícil e custosa integração no Supergambiarra ?

Em suma, triste. Fiquei preocupado quando do escolha inesperada e estranha do Supergambiarra. Agora, não imaginava que os ianques conseguissem, mais uma vez, reverter a escolha tida como inicialmente favorita.

Preocupados salu2, alexandre.

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 9:48 pm
por AlbertoRJ
alexandre lemos escreveu:
Marino escreveu: ocorre o que já esperávamos: proposta que os concorrentes não conseguem igualar.
Não sei de muitos detalhes, mas o financeiro, entre MUITAS outras coisas, é imbatível.
Bem, a gente sempre pode ter esperanças no esquerdismo e no anti-americanismo do Lula. :mrgreen: Que o pragmatismo não supere as conveniências políticas, apesar do presidente já ter dado mostras antes de não ser dogmático.

Agora, não tenho muitas dúvidas que virá no pacote AIM 9x, Harpoon e HARM, por exemplo. Pra quê investir em anacronismos nacionais, mormente quando de difícil e custosa integração no Supergambiarra ?

Em suma, triste. Fiquei preocupado quando do escolha inesperada e estranha do Supergambiarra. Agora, não imaginava que os ianques conseguissem, mais uma vez, reverter a escolha tida como inicialmente favorita.

Preocupados salu2, alexandre.
Alexandre,

Não dá para subestimar a maior (e única?) potência mundial.
Sendo assim, tomara que seja mesmo o melhor para nós.
Era mais ou menos o esperado, como o Marino disse, mais ainda tem a decisão política.

Abraços!

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 10:04 pm
por Rodrigoiano
Prezados, postado pelo colega Steen do BM:

Citação:
U.S. Eyes Super Tucano for SpecOps Work
By ANDREW SCUTRO
Published: 13 Mar 16:22 EDT (20:22 GMT)

The U.S. Navy's new Irregular Warfare office has been looking at an agile Brazilian observation and ground-attack turboprop to provide an "organic" close air support aircraft for special operations forces.

Under the classified "Imminent Fury" program, the Navy has already leased, tested and armed at least one Embraer EMB-314 Super Tucano, according to Capt. Mark Mullins, a naval special warfare officer serving as the deputy director of the Navy Irregular Warfare Office at the Pentagon.

"This is a close air support, manned aircraft with a pilot and sensor operator. The idea here is that SOF needs an organic capability that can stick with them while they're doing their mission," Mullins said. "We're not buying them; we're leasing them right now. That's an important point."

Speaking March 12 at an exposition on expeditionary warfare in Virginia Beach, Va., Mullins said the intent is to put four of the single-engine aircraft into the fight as quickly as possible.

"Now we're in an operational pause, trying to figure out how to get to Phase II. We need about $44 million," he said. "Back to the method of venture capitalism, we're working with the Air Force and Marine Corps, socializing it with those guys to see if we can get money invested and get to Phase II, where we're taking four aircraft into theater."

The EMB-314 is flown by the military forces of Brazil and Colombia, according to Christine Manna, communications director at Embraer's office for North America in Fort Lauderdale, Fla.

As well, Manna said, Chile bought 12 planes and the Dominican Republic bought eight, but the planes have not been delivered yet.

The Super Tucano has a flight endurance of more than six hours, carries several sensors, can be armed with a heavy machine gun in each wing and has mounts for bombs, cannon and rocket pods, according to Jane's All the World's Aircraft 2008-9.

Calling it a "fascinating piece of kit," Mullins said "the proof of concept" is complete after a year of testing. But he described Imminent Fury as his new office's "most contentious project," mostly due to wariness from naval aviation.

"You can imagine the SOF guys and Marines really love this," he said. "The challenge here, and why it's so contentious, is it falls into the seam where it's really not clear whose bailiwick it is. It's not a marinized aircraft. It doesn't fly off the carrier."

Mullins said the Super Tucano can be landed on an unimproved airstrip such as a road, refueled in minutes and sent right back into the fray.

A briefing slide on the Imminent Fury project obtained by Defense News sister publication Navy Times identifies the need for a "tactical fixed wing [intelligence, surveillance, reconnaissance] platform to provide expeditionary, organic Find/Fix/Finish operations for SOF Forces in a maneuverable, long range, low heat signature platform."

The project began following a visit by Navy Secretary Donald Winter with naval special warfare task forces in the Central Command area in October 2007, according to a similar brief.

"It's not about flying in from 1,000 miles away, dropping some thousand-pound bombs and leaving," Mullins said. "It's about working with [the ground force], doing the intelligence preparation of the battlespace, doing a [communication] relay, close air support, eyes on target and if there's squirters leaving the target, keeping up with them and tracking them down and doing [bomb damage assessment] at the end."

Although Mullins said the project is awaiting funding to move forward, a slide in Mullins' presentation indicated it's sponsored by the Office of the Secretary of Defense, Naval Air Systems Command and the Navy.

"Imminent Fury is a classified Navy initiative to address urgent warfighter needs," said Lt. Sean Robertson, a Navy spokesman at the Pentagon. "Initial developmental testing has been promising, and the Navy is currently conducting discussions with our Joint partners on various courses of action as this initiative moves forward."

Mullins delivered an unclassified brief, but details of Imminent Fury remain classified, Robertson said.

The Irregular Warfare office, part of the Navy staff at the Pentagon, was established in July under the direction of Adm. Gary Roughead, the chief of naval operations. It's headed by Rear Adm. Mark Kenny, a submariner.

"Our goal is to rapidly deliver capabilities and effects," Mullins said. "And we are the CNO's lead for irregular warfare."


link: http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AIR&s=TOP

_______________________________________________________________________

Justo perto da divulgação do FX2?? Os americanos em termos financeiros são **da mesmo!! Atacando em muitas frentes C-390, Super Tucano etc! Que venham então "nossos" SH!

Ah, poderia ser um embrião de um A-29N?

Abraços!

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 10:08 pm
por Penguin
alexandre lemos escreveu:
Marino escreveu: ocorre o que já esperávamos: proposta que os concorrentes não conseguem igualar.
Não sei de muitos detalhes, mas o financeiro, entre MUITAS outras coisas, é imbatível.
Bem, a gente sempre pode ter esperanças no esquerdismo e no anti-americanismo do Lula. :mrgreen: Que o pragmatismo não supere as conveniências políticas, apesar do presidente já ter dado mostras antes de não ser dogmático.

Agora, não tenho muitas dúvidas que virá no pacote AIM 9x, Harpoon e HARM, por exemplo. Pra quê investir em anacronismos nacionais, mormente quando de difícil e custosa integração no Supergambiarra ?

Em suma, triste. Fiquei preocupado quando do escolha inesperada e estranha do Supergambiarra. Agora, não imaginava que os ianques conseguissem, mais uma vez, reverter a escolha tida como inicialmente favorita.

Preocupados salu2, alexandre.
Rafalistas, o jogo ainda nao acabou! Esperanca!

Desde o inicio do processo um grupo aqui jah afirmava que se os EUA realmente quisessem vencer o F-X2, seria muito dificil para a concorrencia.

A integracao de novas armas teria um custo adicional para qualquer um dos 3.

Surpresa mesmo seria a desencalhe do invicto, comercialmente falando, caca frances.

[]s

Re: Super Hornet News

Enviado: Sex Mar 13, 2009 10:13 pm
por Penguin
Rodrigoiano escreveu:Prezados, postado pelo colega Steen do BM:

Citação:
U.S. Eyes Super Tucano for SpecOps Work
By ANDREW SCUTRO
Published: 13 Mar 16:22 EDT (20:22 GMT)

The U.S. Navy's new Irregular Warfare office has been looking at an agile Brazilian observation and ground-attack turboprop to provide an "organic" close air support aircraft for special operations forces.

Under the classified "Imminent Fury" program, the Navy has already leased, tested and armed at least one Embraer EMB-314 Super Tucano, according to Capt. Mark Mullins, a naval special warfare officer serving as the deputy director of the Navy Irregular Warfare Office at the Pentagon.

"This is a close air support, manned aircraft with a pilot and sensor operator. The idea here is that SOF needs an organic capability that can stick with them while they're doing their mission," Mullins said. "We're not buying them; we're leasing them right now. That's an important point."

Speaking March 12 at an exposition on expeditionary warfare in Virginia Beach, Va., Mullins said the intent is to put four of the single-engine aircraft into the fight as quickly as possible.

"Now we're in an operational pause, trying to figure out how to get to Phase II. We need about $44 million," he said. "Back to the method of venture capitalism, we're working with the Air Force and Marine Corps, socializing it with those guys to see if we can get money invested and get to Phase II, where we're taking four aircraft into theater."

The EMB-314 is flown by the military forces of Brazil and Colombia, according to Christine Manna, communications director at Embraer's office for North America in Fort Lauderdale, Fla.

As well, Manna said, Chile bought 12 planes and the Dominican Republic bought eight, but the planes have not been delivered yet.

The Super Tucano has a flight endurance of more than six hours, carries several sensors, can be armed with a heavy machine gun in each wing and has mounts for bombs, cannon and rocket pods, according to Jane's All the World's Aircraft 2008-9.

Calling it a "fascinating piece of kit," Mullins said "the proof of concept" is complete after a year of testing. But he described Imminent Fury as his new office's "most contentious project," mostly due to wariness from naval aviation.

"You can imagine the SOF guys and Marines really love this," he said. "The challenge here, and why it's so contentious, is it falls into the seam where it's really not clear whose bailiwick it is. It's not a marinized aircraft. It doesn't fly off the carrier."

Mullins said the Super Tucano can be landed on an unimproved airstrip such as a road, refueled in minutes and sent right back into the fray.

A briefing slide on the Imminent Fury project obtained by Defense News sister publication Navy Times identifies the need for a "tactical fixed wing [intelligence, surveillance, reconnaissance] platform to provide expeditionary, organic Find/Fix/Finish operations for SOF Forces in a maneuverable, long range, low heat signature platform."

The project began following a visit by Navy Secretary Donald Winter with naval special warfare task forces in the Central Command area in October 2007, according to a similar brief.

"It's not about flying in from 1,000 miles away, dropping some thousand-pound bombs and leaving," Mullins said. "It's about working with [the ground force], doing the intelligence preparation of the battlespace, doing a [communication] relay, close air support, eyes on target and if there's squirters leaving the target, keeping up with them and tracking them down and doing [bomb damage assessment] at the end."

Although Mullins said the project is awaiting funding to move forward, a slide in Mullins' presentation indicated it's sponsored by the Office of the Secretary of Defense, Naval Air Systems Command and the Navy.

"Imminent Fury is a classified Navy initiative to address urgent warfighter needs," said Lt. Sean Robertson, a Navy spokesman at the Pentagon. "Initial developmental testing has been promising, and the Navy is currently conducting discussions with our Joint partners on various courses of action as this initiative moves forward."

Mullins delivered an unclassified brief, but details of Imminent Fury remain classified, Robertson said.

The Irregular Warfare office, part of the Navy staff at the Pentagon, was established in July under the direction of Adm. Gary Roughead, the chief of naval operations. It's headed by Rear Adm. Mark Kenny, a submariner.

"Our goal is to rapidly deliver capabilities and effects," Mullins said. "And we are the CNO's lead for irregular warfare."


link: http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AIR&s=TOP

_______________________________________________________________________

Justo perto da divulgação do FX2?? Os americanos em termos financeiros são **da mesmo!! Atacando em muitas frentes C-390, Super Tucano etc! Que venham então "nossos" SH!

Ah, poderia ser um embrião de um A-29N?

Abraços!
Entao era para isso aquele Super Tucano adquirido pela Blackwater?

[]s