Alternativas para fim do FX2
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- gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2
Mas será que a USAF, VVS, Armee de L'Air e entre outras possuem os mesmos requisitos de uso e os mesmos métodos de uso que nós?
Por isso acho que a avaliação nossa, usando nossos próprios métodos, seria melhor para sabermos a melhor aeronave para nós e não a melhor aeronave que foi dita pelas Forças Aéreas e Empresas de outros países.
Ir para outro país pilotar uma aeronave é uma coisa, um esquadrão de aeronaves podendo ser usado em nosso país por nossos pilotos e como queiramos é outra coisa.
Por isso acho que a avaliação nossa, usando nossos próprios métodos, seria melhor para sabermos a melhor aeronave para nós e não a melhor aeronave que foi dita pelas Forças Aéreas e Empresas de outros países.
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- J.Ricardo
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Re: Alternativas para fim do FX2
Olha... eu acho que a única coisa que subiu no telhado foi o estado brasileiro!gabriel219 escreveu:Por quê?
SH já era, se a Dilma for reeleita, pior ainda, Rafale também subiu no telhado, só tem agora o Gripen NG, que possui componentes do EUA e também pode subiu no telhado.

Na verdade acho que o Brasil não terá peito pra cancelar a compra de vez, por isso a decisão ficará em um dos três, e ainda acho que todos tem chance...
Também acho que 61 é muito pouco, mas estou falando no que eu acredito que acontecerá e não o que seria o ideal! Existem dois países distintos: o Brasil do DB (100 disso, 200 daquilo...) e o da vida real e estes estão muito desconexos...gabriel219 escreveu:60 aeronaves é muito pouco para o Brasil. Deveríamos ter essa quantidade é de caças de 5ª geração (PAK-FA ou F/A-35A) e mais uns 84 caças de 4,5ª geração (Su-35S ou F/A-18E/F) e uns 48 caças de ataque dedicado (Su-32MF ou F-15E modernizado).
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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- FOXTROT
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Re: Alternativas para fim do FX2
Saito deveria receber alguma medalha por serviços prestados e ser reformado imediatamente, enrolação do FX....alguma coisa, tem a cara dele, por menos culpa que ele tenha no processo, fica a imagem desgastada de alguém que já deveria ter saído!kirk escreveu:Brigadeiro Saito revela que quer ficar no cargo
Luiz Padilha
20/10/2013
Brigadeiro Juniti Saito
Comandante da Força Aérea Brasileira
Força Aérea Brasileira
Brigadeiro Saito
Pretensão do comandante da Aeronáutica de permanecer no cargo causa ‘descontentamento geral’ notícia de 12 de outubro
Brigadeiro disse que, por ele, permanecerá no comando em 2014, frustrando oficiais que já discutiam nos bastidores a sucessão
O comandante da Força Aérea, brigadeiro Juniti Saito, está disposto a ficar mais um ano no cargo. A revelação foi feita ontem no Rio pelo próprio militar, durante encontro de prestação de contas com oficiais superiores.
Saito disse que, por ele, permanecerá no comando em 2014, frustrando oficiais que já discutiam nos bastidores a sucessão, que era dada como certa até a bombástica declaração de ontem[11]. “Foi um descontentamento geral”, resumiu fonte da coluna, presente ao encontro.
A insatisfação partiu ainda de oficiais especialistas, que vão ver colegas oriundos da Academia da FAB e médicos serem promovidos no fim do ano, em detrimento dos demais.
No encontro, Saito classificou como “necessário” o processo de promoção que desagrada os oficiais especialistas. O grupo saiu do encontro sem nenhuma promessa de que terá prioridade nas promoções no fim do próximo ano.
O comandante Saito frustrou a audiência também ao falar do arrastado processo de compra de novos caças para FAB. Disse que o processo ainda está em estudo e sem data para ser concluído. Voltou a dizer que, por ele, os caças norte-americanos F-A18 Super Hornet são os preferidos, mas que a decisão final será mesmo da equipe econômica do governo e do ministro da Defesa, Celso Amorim, e que a opinião dele não deve pesar.
FONTE: O Dia
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=30843
Saudações
Editado pela última vez por FOXTROT em Ter Out 22, 2013 2:00 pm, em um total de 1 vez.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2
Também acho que já deu o tempo dele.
O respeito muito, mas ele está sendo muito conivente com a situação. Vejo o orçamento militar Brasileiro e não é muito ruim, o que falta mesmo é investimentos.
É bem maior do que a da Angola, que acabou de comprar os 18 Su-30K, maior que da Argélia, que possui uma boa quantidade de Su-30 e MiG-29.
Eu creio que a própria FAB, com seus próprios recursos, poderia comprar F/A-16, Su-27 ou MiG-29 e moderniza-los, pelo menos 36 deles.
Os F-5EM ainda poderiam ser vendidos para países da África ou até para o Uruguai, que estava procurando alguns F-5, ou outro país da AL, para ganhar um pouco de dinheiro e mandaríamos um combo com até os Derby's e alguns Python's, nos deixando com MAA-1A, MAA-1B e A-Darter, fora os mísseis BVR's comprados (AIM-120 ou R-27/R-77).
O respeito muito, mas ele está sendo muito conivente com a situação. Vejo o orçamento militar Brasileiro e não é muito ruim, o que falta mesmo é investimentos.
É bem maior do que a da Angola, que acabou de comprar os 18 Su-30K, maior que da Argélia, que possui uma boa quantidade de Su-30 e MiG-29.
Eu creio que a própria FAB, com seus próprios recursos, poderia comprar F/A-16, Su-27 ou MiG-29 e moderniza-los, pelo menos 36 deles.
Os F-5EM ainda poderiam ser vendidos para países da África ou até para o Uruguai, que estava procurando alguns F-5, ou outro país da AL, para ganhar um pouco de dinheiro e mandaríamos um combo com até os Derby's e alguns Python's, nos deixando com MAA-1A, MAA-1B e A-Darter, fora os mísseis BVR's comprados (AIM-120 ou R-27/R-77).
- joao fernando
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Re: Alternativas para fim do FX2
Pois é. Se vender a lixarada, podemos fazer o aluguel de caças modernos. Ou mesmo usar a chapa dos F5 para fabricar com TOT`s locais o hangar do SU, e a armação de alumínio interna do F5, escadinhas e banquinhos de serviço
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Alternativas para fim do FX2
Todos querem vender, se um dos concorrentes grita: "o processo é uma droga, não tem metodologia e no Brasil só tem incompetente", quais as chances dele não ser riscado da lista?Penguin escreveu:Todos os participantes o elogiavam publicamente.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Penguin
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Re: Alternativas para fim do FX2
Se acha uma droga, pode ficar calado.Marechal-do-ar escreveu:Todos querem vender, se um dos concorrentes grita: "o processo é uma droga, não tem metodologia e no Brasil só tem incompetente", quais as chances dele não ser riscado da lista?Penguin escreveu:Todos os participantes o elogiavam publicamente.
Curiosamente, o maior nível de detalhas da 1a fase foi dado pela Boeing:
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... wer-boeingAlide: A Boeing se encontra disputando tenazmente a concorrência MMRCA na Índia. Como no Brasil, lá eles esperam uma proposta profunda de transferência de tecnologia, incluindo até a fabricação das aeronaves pela indústria local. Quais as semelhanças e diferenças entre os requerimentos de transferência de tecnologia da Índia e do Brasil?
BG: É verdade, ambos os países incluíram cláusulas de transferência de tecnologia nas suas concorrências, mas, os objetivos específicos aparentemente são bem distintos. Enquanto a Índia foca sua intenção na construção local dos aviões selecionados, o Brasil busca um conjunto estreito de tecnologias que avancem o potencial de sua indústria de uma forma mais ampla, bem além dos limites do programa F-X. O Brasil tem uma indústria bastante avançada e de competência reconhecida no mundo aeroespacial. Eu vejo o Brasil buscando estabelecer relações industriais internacionais de natureza mais igualitária (“peer-to-peer”) ao invés de se bastar com um formato mais simples, algo como “pai-filho”. Dentro do “Request for Information” havia um item que especificava cerca de 10 tecnologias-chaves que o Brasil deseja adquirir. Algumas destas teriam que ser absorvidas por órgãos de pesquisa do setor, como o CTA/ITA. Outras, naturalmente, seriam mais da alçada da Embraer, e outras, ainda, viriam a ser úteis para alguma das várias empresas médias de componentes para a indústria de defesa/aeroespacial que começam a se destacar no Brasil.
Eu acho inclusive que esta estratégia da FAB para obter novas tecnologias está, sem dúvida, sendo implementada de uma maneira particularmente inteligente. Parece que o objetivo deles é “aprender a pescar” e não apenas “obter os peixes”. A Força Aérea Brasileira está buscando maneiras de capacitar a indústria local para aprender a projetar e desenvolver suas próprias “caixas”. Um elemento importante é lembrarmos que a tecnologia avançada também tem seu “prazo de validade”. Se a indústria local não tiver como aproveitar essa tecnologia dentro de um prazo curto, o valor da transferência pode diminuir, ou mesmo, vir a desaparecer.
Alide: No F-X inicial a Boeing optou por não participar da concorrência logo no seu início. Porque isso ocorreu? O que mudou para que a Boeing estivesse interessada em participar agora?
BG: Isso ocorreu há muito tempo, numa época em que eu não fazia parte do grupo ainda. Mas o que sei, é que, naquele momento, o Super Hornet ainda se encontrava bem no início da produção, numa fase natural de qualquer programa industrial onde se conjugavam capacidades operacionais ainda restritas e de altíssimos custos. Tendo isto em vista, ficou evidente para a Boeing que dificilmente nós conseguiríamos atender ao requerido dentro do orçamento previsto para o F-X. Desde então, nosso custo unitário caiu sensivelmente desde a época dos aviões do “Block 1”, e as características operacionais melhoraram demais. Isso esta acontecendo com o F-35, e sem dúvida irá passar também com o PAK-FA russo. No nosso caso, diferentemente do que ocorreu naquela época, nós acabamos de entrar no ponto ideal de custo benefício, o verdadeiro “sweet-spot”. Esta é a nossa melhor hora, já entregamos mais de 360 Super Hornets, nos encontrando quatro meses adiantados em relação ao cronograma de entrega acertado.
Desta vez, o cronograma do F-X2 está muito agressivo, nós retiramos o documento de solicitação de informações (RFI) no dia 12 de junho e a data para sua apresentação era apenas 45 dias depois, no dia 30 de julho. O RFI do F-X2, com cerca de 100 páginas impressas, foi muito bem escrito e organizado. Não foi muito difícil para nós responder ao RFI, uma vez que a maioria do que nos foi solicitado já estava apurado para a participação em outras concorrências. O RFP deve ser muito mais detalhado, por isso mais extenso. Como comparação, nossa resposta ao RFP da Índia tinha nada menos que 8.000 páginas. A FAB está de parabéns por sua objetividade, assim ela evitou que árvores demais fossem sacrificadas apenas para preparar nossa resposta. Nossa expectativa, pelo que conversamos com a FAB, é que o RFP venha a ser emitido ainda antes do fim do ano. Se tudo correr assim, as datas de anúncio do vencedor do F-X2, previstas pela imprensa para abril de 2009, seriam bastante alcançáveis.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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- Luís Henrique
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Re: Alternativas para fim do FX2
Concordo. Não o conheço, mas se esta declaração favorável ao SH for verdadeira, ele tem que ser demitido.FOXTROT escreveu:Saito deveria receber alguma medalha por serviços prestados e ser reformado imediatamente, enrolação do FX....alguma coisa tem a cara dele, por menos culpa que ele tenha no processo, fica a imagem desgastada de alguém que já deveria ter saído!kirk escreveu:Brigadeiro Saito revela que quer ficar no cargo
Luiz Padilha
20/10/2013
Brigadeiro Juniti Saito
Comandante da Força Aérea Brasileira
Força Aérea Brasileira
Brigadeiro Saito
Pretensão do comandante da Aeronáutica de permanecer no cargo causa ‘descontentamento geral’ notícia de 12 de outubro
Brigadeiro disse que, por ele, permanecerá no comando em 2014, frustrando oficiais que já discutiam nos bastidores a sucessão
O comandante da Força Aérea, brigadeiro Juniti Saito, está disposto a ficar mais um ano no cargo. A revelação foi feita ontem no Rio pelo próprio militar, durante encontro de prestação de contas com oficiais superiores.
Saito disse que, por ele, permanecerá no comando em 2014, frustrando oficiais que já discutiam nos bastidores a sucessão, que era dada como certa até a bombástica declaração de ontem[11]. “Foi um descontentamento geral”, resumiu fonte da coluna, presente ao encontro.
A insatisfação partiu ainda de oficiais especialistas, que vão ver colegas oriundos da Academia da FAB e médicos serem promovidos no fim do ano, em detrimento dos demais.
No encontro, Saito classificou como “necessário” o processo de promoção que desagrada os oficiais especialistas. O grupo saiu do encontro sem nenhuma promessa de que terá prioridade nas promoções no fim do próximo ano.
O comandante Saito frustrou a audiência também ao falar do arrastado processo de compra de novos caças para FAB. Disse que o processo ainda está em estudo e sem data para ser concluído. Voltou a dizer que, por ele, os caças norte-americanos F-A18 Super Hornet são os preferidos, mas que a decisão final será mesmo da equipe econômica do governo e do ministro da Defesa, Celso Amorim, e que a opinião dele não deve pesar.
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O Brasil acabou de descobrir que os EUA violaram nossa soberania, em seguida a viagem é cancelada e a situação dos caças fica complicada. Ai surgem na mídia possibilidades de fecharmos negócio com os russos. O Saito mais do que depressa vai lá e diz que prefere o Super Hornet.
Muito estranho isto. Da a impressão que quer jogar lenha na fogueira, que quer atrapalhar uma decisão por outras vias do governo federal.
Se a Dilma optar pelo caça russo, vai ter jornalzinho dizendo que o favorito da aeronáutica era o americano e a Dilma é maluca e bla blab la.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Saito já foi demitido?! Se não....há grande possibilidade que a matéria não seja fidedigna com os fatos e não se deveria dispender energia com ela.Luís Henrique escreveu:Concordo. Não o conheço, mas se esta declaração favorável ao SH for verdadeira, ele tem que ser demitido.FOXTROT escreveu: Saito deveria receber alguma medalha por serviços prestados e ser reformado imediatamente, enrolação do FX....alguma coisa tem a cara dele, por menos culpa que ele tenha no processo, fica a imagem desgastada de alguém que já deveria ter saído!
Saudações
O Brasil acabou de descobrir que os EUA violaram nossa soberania, em seguida a viagem é cancelada e a situação dos caças fica complicada. Ai surgem na mídia possibilidades de fecharmos negócio com os russos. O Saito mais do que depressa vai lá e diz que prefere o Super Hornet.
Muito estranho isto. Da a impressão que quer jogar lenha na fogueira, que quer atrapalhar uma decisão por outras vias do governo federal.
Se a Dilma optar pelo caça russo, vai ter jornalzinho dizendo que o favorito da aeronáutica era o americano e a Dilma é maluca e bla blab la.
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Re: Alternativas para fim do FX2
O Saito é um homem público que fala em nome de uma instituição, a Força Aérea. Não dá opiniões pessoais, mas sim as da força ponderada pelo staff e mais neutras possíveis. Portanto, não creio que as declarações tenham sido feitas literalmente pelo Saito.
Ou, em outro extremo, pode ser um sinal de como as coisas são enroladas. Não acredito nessa hipótese.
Ou, em outro extremo, pode ser um sinal de como as coisas são enroladas. Não acredito nessa hipótese.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Em 2009, os defensores do Rafale já queriam a saída de Saito por causa do episódio do 7 de setembro.
Eu não gostei dessa afirmação dele, que para mim só seria possível de o tal relatório falasse explicitamente que os toda a análise realizada tecnicamente aponta para o F-18 como a melhor opção.
Eu não gostei dessa afirmação dele, que para mim só seria possível de o tal relatório falasse explicitamente que os toda a análise realizada tecnicamente aponta para o F-18 como a melhor opção.
- gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2
Sinceramente, eu acho isso esquisito pois naquela audiência que ele discursou falou muito bem do Gripen NG e nos deixou claro que o Gripen NG era o favorito e na minha opinião deveria ser, pois desenvolveríamos um caça em conjunto, apesar de eu achar o Rafale o melhor caça da concorrência.
Se essa matéria for verídica, isso chega a ser grave pois está colocando sua preferência pessoal (lembro que os Pilotos da FAB preferiram o Su-35S e o COPAC o Gripen NG) na frente da necessidade da Instituição, o que comandante nenhum pode ter.
Se quando o Rafale foi dado como certo e ele acabou preferindo o SH, quando foi ofertado PAK-FA e Su-35S e ele vem a público e fala que prefere o SH, isso está atrapalhando seriamente a decisão, tendo culpa tanto quanto o GF.
Sinceramente, se eu tenho Mirage 2000C/D dando baixa e F-5EM capengando e me oferecem Rafale e Su-35S, além do PAK-FA, eu posso ser o ideólogo mais ferrenho e amar o EUA, eu aceito sem problema nenhum. Agora fazer biquinho quando oferecem 3 modelos de caças, sendo que 2 estão no topo da 4,5ª Geração, um deles com oferta de coprodução e outro de 5ª geração com também oferta de coprodução e fazer biquinho porque não é do EUA, isso não concordo de jeito nenhum.
Se essa matéria for verídica, isso chega a ser grave pois está colocando sua preferência pessoal (lembro que os Pilotos da FAB preferiram o Su-35S e o COPAC o Gripen NG) na frente da necessidade da Instituição, o que comandante nenhum pode ter.
Se quando o Rafale foi dado como certo e ele acabou preferindo o SH, quando foi ofertado PAK-FA e Su-35S e ele vem a público e fala que prefere o SH, isso está atrapalhando seriamente a decisão, tendo culpa tanto quanto o GF.
Sinceramente, se eu tenho Mirage 2000C/D dando baixa e F-5EM capengando e me oferecem Rafale e Su-35S, além do PAK-FA, eu posso ser o ideólogo mais ferrenho e amar o EUA, eu aceito sem problema nenhum. Agora fazer biquinho quando oferecem 3 modelos de caças, sendo que 2 estão no topo da 4,5ª Geração, um deles com oferta de coprodução e outro de 5ª geração com também oferta de coprodução e fazer biquinho porque não é do EUA, isso não concordo de jeito nenhum.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Alguém aqui já parou para pensar que este e qualquer outro GF não dá a mínima para o que a FAB pensa sobre caças?
Ou vocês acham que a instituição irá voar F-5 por mais de 50 anos, por quê?
Abram os olhos senhores. Não existem preferencias. Existe sim conveniências.
abs.

Ou vocês acham que a instituição irá voar F-5 por mais de 50 anos, por quê?
Abram os olhos senhores. Não existem preferencias. Existe sim conveniências.
abs.
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- gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2
Sim FC, mas e o caso do Rafale em 2009? Lula quase fechou a compra e aconteceu? Se ele fechou o PROSUB e os helicópteros, o que aconteceu no caso da compra dos Rafales?
- Penguin
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Re: Alternativas para fim do FX2
gabriel219 escreveu:Sim FC, mas e o caso do Rafale em 2009? Lula quase fechou a compra e aconteceu? Se ele fechou o PROSUB e os helicópteros, o que aconteceu no caso da compra dos Rafales?
O governo está esperando receber os caças de graça...

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