Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39144
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2775 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3031 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jul 03, 2010 1:42 pm

Marino escreveu:Vejam, a MB vai assinar um lote INICIAL de 5 FREMM.
Os seguintes 25, o que impede que sejam uma evolução com a mão de projetistas nacionais?
Não é exatamente o que o Leandro propõe?
E não se esqueçam de uma coisa, a MB SÓ com estas 5 fragatas duplica de capacidade real em combate, tudo o que vier depois disso já vai dar à MB um poder que nunca teve. O plano inclui fabricar os lotes posteriores no Brasil, ora isso foi o que os Espanhóis fizeram à decadas atrás com umas corvetas desenhadas pela Marinha Portuguesa, passando aos OHP Norte-Americanos e hoje em dia eles constroem os seus próprios navios de guerra. É uma questão de tradição, conhecimento e capacidade. Esse é o rumo que a MB quer.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
PRick

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3032 Mensagem por PRick » Sáb Jul 03, 2010 1:59 pm

Lá vamos de novo com o complexo de vira-latas e a bipolaridade brasileira.

Em 05 anos, pegamos a construção naval próxima a zero, e vamos chegar no final de 2010, com a terceira industria naval do mundo.

Nem vou falar do segundo maior crescimento econômico planetário, que vai lançar a economia brasileira entre as 7ª maiores do mundo, e logo estará entre 05 maiores do planeta. Acho incrível como parte de nossa classe média tem seu cérebro formado pela PIG. E as reservas? Já tivemos reservas em algum momento em nossa história? Em algum momento em nossa história, na maior crise mundial desde 1929, o BACEN continuou a comprar dólares?? Vamos terminar o ano com uns 270 bilhões de dólares em reservas.

Hoje estamos debatendo, SNA, Fragatas de 6.000 toneladas, NPO´s de 1.800 toneladas. E tem gente ainda vivendo no passado...

É verdade, não projetamos os navios, vamos fazer como os chineses, eles afanam os projetos alheios, copiam, etc.. Mas quem que anda crescendo mais que a gente, quem é que consegue superar nossos, 7,3% de aumento do PIB, na maior crise mundial? E os EUA e a Europa, como estão essas mekas de projetos de navios??

Olha, é difícil entender mesmo, mas tudo bem masoquismo está na moda. Vou fabricar chicotes para auto-flagelação.

[]´s




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3033 Mensagem por gaitero » Sáb Jul 03, 2010 2:09 pm

LeandroGCard escreveu:
gaitero escreveu: Leandro, as Fragatas Niterói e as Corvetas Inhaúma deverão ser mantidas em operação para além de 2020, e tirando algumas modernizações básicas, o armamento será o mesmo.
Que eu saiba o MAN-1 surgiu para repotencializar o MM-38, e para adaptar os nossos lançadores para receber o MM-40. Depois o estudo avançou para produzir um MM-40 Block I, e a sua versão Ar-Mar. Mas apenas quando a França entrou na parceira é que o missil passou a ter as caracteristicas do MM-40 BII. Ou seja, me parece que o principal objetivo do MAN-1 nao é e nem nunca foi o de armar as novas escoltas, mas apenas substituir os MM-38/40 em uso nas Fragatas, Corvetas e helicópteros da MB. O que me parece plenamente aceitavel.

Se o MAN-1 vai entrar em operação em 2015, ele terá no mínimo 10 anos de operação nas nossas escoltas, e poderá ser oferecido com a corveta Barroso, para os nossos eventuais clientes africanos.
Olá gaitero,


Mesmo considerando este planejamento a especificação do nosso míssil naval ainda me parece estranha. O que impediria por exemplo utilizar o Exocet Block III nos navios atuais (ele é ainda mais leve que o Block II, ficaria até melhor nestes barcos), e utilizar o míssil nacional maior nas novas fragatas, que tem espaço de sobra? Estaríamos ainda desenvolvendo um míssil nacional e adquirindo outro estrangeiro, mas o modelo nacional que está em desenvolvimento agora poderia ficar em operação muito além dos 1O ou 15 anos que os navios atuais ainda terão pela frente. De acordo com o planejamento os navios novos também serão em muito maior número, e suponho que demandarão um maior número de unidades do míssil, então com o mesmo desenvolvimento e o mesmo investimento (tirando algum gasto a mais apenas na escala do míssil) estaríamos ao mesmo tempo elevando a capacidade de combate da frota brasileira e economizando divisas na compra de mísseis no exterior.

O que me parece é que apenas o medo de que nossa engenharia seja incompetente e a falta de hábito de planejar para o futuro impedem que as coisas sigam este caminho.

De fato, com relação a eventuais clientes africanos de navios da classe Barroso haveria o problema de se instalar um míssil um pouco maior (e não estou falando de um Brahmos, mas de algo mais próximo a um Otomat) em um casco tão pequeno. Mas sinceramente, a menos que o MAN-1 seja extremamente barato duvido que qualquer país estrangeiro escolha adquirí-lo, mais provável é que especifiquem justamente um míssil mais capaz como o próprio Exocet Block III para o seu lugar. E mais, existe realmente alguma perspectiva de algum país africano comprar uma Barroso?


Leandro G. Card
Hoje o seu pensamento é plena mente válido, mas assim como os Leopard 1A5, e uma vasta gama de sistemas, os mísseis MAN-1 foram pensados para a realidade brasileira em meados da década de 2000. Ou seja, foi o melhor que se poderia ter feito a sua época. Hoje eu concordo plena mente que poderíamos estar desenvolvendo um novo armamento, mas também compreendo que seria um erro abandonar o desenvolvimento no atual estágio.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3034 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jul 03, 2010 3:42 pm

gaitero escreveu: Hoje o seu pensamento é plena mente válido, mas assim como os Leopard 1A5, e uma vasta gama de sistemas, os mísseis MAN-1 foram pensados para a realidade brasileira em meados da década de 2000. Ou seja, foi o melhor que se poderia ter feito a sua época. Hoje eu concordo plena mente que poderíamos estar desenvolvendo um novo armamento, mas também compreendo que seria um erro abandonar o desenvolvimento no atual estágio.
Entendo e concordo com esta posição, existe toda uma história por trás da especificação atual do MAN-1 que não pode ser esquecida, mas é preciso tomar cuidado dobrado daqui para a frente.

O míssil estará sem dúvida defasado quando estiver pronto para a produção, tanto que já está até previsto que continuaremos importando outro mais moderno para complementá-lo. Portanto, a sua própria colocação em produção não é prioritária com relação ao desenvolvimento do seu sucessor, cujo desenvolvimento deve ser iniciado assim que possível (da mesma forma que não se aguardou até o MAA-1B estar pronto para se entrar no programa do A-Darter). E qualquer atraso em uma área específica no desenvolvimento do MAN-1 também não pode impedir que seja iniciado o desenvolvimento do MAN-2, pelo menos nas áreas de tecnologia que já estiverem dominadas. As equipes de desenvolvimento da própria MB e dos fornecedores do programa não podem ficar paradas esperando a correção de qualquer eventual problema que cause atrasos em outras áreas que não as suas específicas.

Seria um erro fatal deixar de iniciar o quanto antes o desenvolvimento do MAN-2 para esperar que o MAN-1 seja finalizado, repetindo o erro do programa VLS.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3035 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jul 03, 2010 3:57 pm

Marino escreveu:Vejam, a MB vai assinar um lote INICIAL de 5 FREMM.
Os seguintes 25, o que impede que sejam uma evolução com a mão de projetistas nacionais?
Não é exatamente o que o Leandro propõe?
Hum,

Então devemos entender do seu comentário anterior que a MB não quer trinta FREMM, e sim que quer 30 escoltas tão capazes quanto ou mesmo mais? Se for assim então fica mais fácil compreender porque se fala tanto em absorção de tecnologia, bem como os custos anunciados.

E também vale nossa discussão sobre eventuais projetos novos, derivados da Barroso ou não.

Um grande abraço,

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3036 Mensagem por Marino » Sáb Jul 03, 2010 4:12 pm

Exato.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
eur2
Avançado
Avançado
Mensagens: 648
Registrado em: Qua Jan 27, 2010 7:44 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3037 Mensagem por eur2 » Ter Jul 06, 2010 8:07 pm

o pior é que depois você não encontra nenhum destes pessimista que torcem contra o Brasil, para ao menos pedir desculpa, por não acreditar nas palavras de superiores que estão com a responsabilidade de atualizar as forças armadas, não aparece mais no fórum, há...há...há




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3038 Mensagem por marcelo bahia » Qua Jul 07, 2010 11:02 am

PRick escreveu:Lá vamos de novo com o complexo de vira-latas e a bipolaridade brasileira.

Em 05 anos, pegamos a construção naval próxima a zero, e vamos chegar no final de 2010, com a terceira industria naval do mundo.

Nem vou falar do segundo maior crescimento econômico planetário, que vai lançar a economia brasileira entre as 7ª maiores do mundo, e logo estará entre 05 maiores do planeta. Acho incrível como parte de nossa classe média tem seu cérebro formado pela PIG. E as reservas? Já tivemos reservas em algum momento em nossa história? Em algum momento em nossa história, na maior crise mundial desde 1929, o BACEN continuou a comprar dólares?? Vamos terminar o ano com uns 270 bilhões de dólares em reservas.

Hoje estamos debatendo, SNA, Fragatas de 6.000 toneladas, NPO´s de 1.800 toneladas. E tem gente ainda vivendo no passado...

É verdade, não projetamos os navios, vamos fazer como os chineses, eles afanam os projetos alheios, copiam, etc.. Mas quem que anda crescendo mais que a gente, quem é que consegue superar nossos, 7,3% de aumento do PIB, na maior crise mundial? E os EUA e a Europa, como estão essas mekas de projetos de navios??

Olha, é difícil entender mesmo, mas tudo bem masoquismo está na moda. Vou fabricar chicotes para auto-flagelação.

[]´s
X1000 :wink:

Matou a pau, Prick!!!

Imagem

P.S. Por que o forum da ALIDE ainda está fora de serviço??

Um abraço.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3039 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jul 08, 2010 2:08 pm

Parece que não tem nada certo...

Vi essa matéria no poder naval mas foi publicada na revista época.

----
Apesar do sorriso que o primeiro-ministro Silvio Berlusconi exibiu em sua visita ao país, a tentativa italiana de vender fragatas para o Brasil pode dar errado. Os italianos querem vender embarcações prontas para uso, mas cresce na Marinha brasileira a visão de que o país deveria avançar no desenvolvimento de uma indústria própria. Neste caso, a prioridade vai para o fornecedor que aceite transferir tecnologia.

FONTE: Época – Vamos Combinar – 05/07/2010
----

Procede??????




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3213
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 215 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3040 Mensagem por jumentodonordeste » Qui Jul 08, 2010 2:21 pm

NÃO.

Os macarronis estão contentes mesmo. E tem motivos, se a Itália não estivesse disposta a fazer o que a MB quer, nem acordo de intenções teriam assinado.

ESTÁ DOMINADO, MANOLOS AQUÁTICOS.




Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3041 Mensagem por GIL » Sex Jul 09, 2010 1:56 pm

JL escreveu:Desculpe o desabafo a seguir:

Não sei quanto ao futuro, mas sei quanto ao passado, quem quiser que pesquise a História de nossa Marinha desde o inicio do século XX, os planos projetados, as aquisições feitas e o que realmente existiu.

Desculpem me os otimistas, mas pré-sal, não diz quase nada para mim. Por que? A nossa curta trajetória de nação já mostrou claramente como somos ricos em recursos naturais e potenciais econômicos. Ja vivemos muitos ciclos econômicos e produzimos uma enorme quantidade de riqueza que se perdeu no nosso sistema anomalo, para não dizer outra coisa.

O que se fala hoje em termos de pré sal já se falou no passado, com relação há outras possibilidades brasileiras.

Construirmos impérios econômicos asiáticos com o ferro de Carajás, alimentamos o mundo, produzindo uma quantidade absurda de pedras preciosas e de ouro, no entanto oficialmente quase não exportamos nada, vejam os dados das exportações de esmaraldas e diamantes.

Toras de diametro absurdo, resultado da derrubada de árvores magnificas, como mogno, fornecem madeira para móveis dos ricos do hemisfério norte, enquanto nós trabalhadores brasileiros compramos mobiliário de serragem com cola, em suaves prestações nas Casas Bahia da vida. E nos acusam de destruir a Amazônia.

Vendemos tanta coisa e perdemos sempre tanto, até doar dinheiro e perdoar dívidas de outros países nós temos feito atualmente. Investimos na Bolívia, construimos refinarias e perdemos de graça.

O BNDS empresta para tantos países e dívidas são perdoadas, quando dinheiro, em quantas Barroso, as FREM ou seja qualquer outra já podia estar navegando em meio ao pré-sal.

Não sei porque diabos não temos essa Esquadra que todos desejam há muitos anos atrás e sempre ficam nessas especulações para o futuro. Eu que desde da década de 70 escuto isso, fico pensando que terei de morrer sem antes ver o Brasil potência ou pelo menos um pouco mais potente. Somente no futebol, temos história de potência.

Pois até agora tenho lido e ouvido muito: blá-blá-blá. Mas o que hoje temos diferente do Brasil do tempo dos governos militares em termos de poder militar.

Na época tinhamos uma marinha com 6 fragatas de última geração, uns dez contratorpedeiros velhos, mas que faziam ainda diferença, um navio aeródromo que ia para o mar, três submarinos realmente oceânicos os Oberon e mais sete submarinos norte americanos classe Guppy. A FAB tinha mais de uma centena de jatos Xavante, trinta e seis F5 e os Mirage III, razoavelmente modernos. Tinhamos uma indústria bélica emergente e promissora. Pensavamos em ter dois navios aerodromos, de ter Fragatas anti-aéreas com mísseis nacionais, CIWS nacional, míssil anti navio nacional o Barracuda, falavamos do sub nuclear.

Fico pensando também no humilde marinheiro recem saído da escola de aprendiz, filho de uma comunidade carente, como muitas dos cantos do Brasil, ganhando este soldo ridiculo que se paga para os praças ao lado do reator nuclear do sub brasileiro.
Agora tem até teóricos falando na bomba nuclear brasileira, não que não possamos ou que não devemos ter, por mas que raios vamos trocar o fuzil do EB primeiro, chega de FAL de 40 anos ou mais.

Se eu não visitar essas fragatas Frem, se eu não ver esse sub nuclear navegando, depois de tantas linhas escritas desde dos anos 70 sobre o assunto. Se eu não ver um caça na FAB que possa receber dignamente o título de caça nos próximos anos, que se iguale ao potencial do Mirage III e do F5 quando nós compramos. Se eu não ver um Nae brasileiro navegando a todo vapor com o seu convés cheio com as aeronaves de sua ala aérea. Se eu não ver o nosso Brasil potência ou pelo menos alçando este patamar. Não sei o que vou dizer aos meus netos. Pois hoje já tenho dificuldades de explicar para um filho adolescente, que também gosta de marinha, por que demoramos um tempão para construir a Barroso, por que o São Paulo não navega, por que é tão dificil fazer 6 Skyhawk voar, por que não compramos logo o FX. Por que o Brasil tem Bofors L/60 de 40 mm ainda em operação, obuseiros de 155 mm velhos para burro. Por que as nossas fronteiras são desprotegidas. Ainda bem que sei também plantar sonhos, senão o meu filho também ficaria triste como eu.
tá desculpado, primeiro de tudo porque teu desabafo e até algo light comparado com o meu.

Eu também sou dessa época que vc fala, tenho ou tinha os mesmos sonhos que vc porque cada vez sonho menos nesses temas.

a coisa é bastante simples, somos um dos povos mais lacaios e sem vergonhas que existem, queres a prova disso....me remito a nosso extrato politico, todos saidos do seio da população brasileira, nenhum deles veio de marte.

os politicos são mostra de toda uma nação, e a gente infelizmente vive em um grande país, porém conformada de um governo mediocre representante de um povo de merda do qual a gente faz parte.

somos um povo alquimista, porém com um procedimento contrario ao conhecido, transformamos ouro em merda.

somos a antitesis de MIDAS.

e duro ver um país como o Irã que começou depois da gente o desenvolvimento do seu programa espacial (missil) ver onde chegaram e ver onde ainda estamos (brincado de fabricar foquete de são joão) e encima com 3 tentativas fracassadas.

tenho inveja da China comunista (e isso que não sou comunista) inveja de um país que pega seus corruptos e mete uma bala na cabeça deles, inveja da mão dura que eles implantaram na sua nação.

se eu fosse um ditador no Brasil, posto que numa democracia não consequiria fazer isso, mataria todo corrupto em praça publica e o esquartejaria repartindo-le por varias partes da cidade pra ficar como exemplo pros demais.

se o dinheiro roubado não aparecece sua familia ia ficar o resto da vida vigiada sem poder viajar pra fora do Brasil ou gastar esse dinheiro na vida, si se escapam seria pior porque os buscaria no ultimo buraco do mundo e trairia eles de volta.

e o mesmo tratamento daria para os narcotraficantes e maleantes da mesma natureza, aos vende patrias (tipo o gaucho Goldemberg) eu penduraria eles dos ovos e não digo isso no sentido literal, faria isso de verdade, já que não são patriotas não merecem serem homens, castraria todos eles e isso pra começar, se sequisse falando ou atuando contra os interesses nacionais ia buscar outros tipos de escarmentos pra gente como essa.

eu seria condenado por muitos mas dormiria tranquilo como um bebe, sabendo que milhões de brasileiros deixariam de morrer porque num hospital eles não tem a devida assistencia medica, muitos brasileiros deixariam de morrer de fome, porque comida não faltaria até pro mais pobre, muitos brasileiros deixariam de morrer num tirroteio seja por assalto ou por culpa de narco traficante porque a essa gentalha asquerosa e imunda os prenderia dentro de uma piscina com grilhões no fundo e mandaria encher a piscina com eles dentro.

o tempo pra boas palavras, ser politicamente correto pra mim, já passou, vou morrer sem ver um Brasil decente, um Brasil digno, um Brasil serio, um Brasil respeitado, com umas mais que dignas forças armadas e tenho o direito de expressar-me de essa maneira ainda sabendo que nem todos estaram conforme com meus metodos.

metodos 100% medievais e 100% eficientes.

como já disse um velho sabio: "quem tem cú tem medo"

No meu Brasil a tolerancia com a corrupção, o narcotrafico, os assasinos e os anti patriotas ia ser menos ZERO.

ia sobrar dinheiro pra fazer tudo que a gente sonhou e em todas as áreas.

temos bons brasileiros porém pecamos por sermos demasiado permissivos e tolerantes, quando os militares entraram no poder meu avó disse, agora o Brasil vai ser ajeitado, ele se equivocou.

no Brasil faria falta algo como minimo similar ao de China, o brasileiro rapidinho ia aprender a ser disciplinado e obediente.

pela razão ou pela força.

se vc achou que o que eu disse é muito forte, eu te responderei que para mim forte e termos 40 milhões de pobres (que seguro que são mais) forte e termos 20 milhões de analfabetos, forte e chegar num hospital publico e se vc não morre pela falta de atendimento ou medicina morre pela infecção hospitalar, forte é ter uma cidade refém de traficantes (que entremos pelas regiões dominadas por eles como Israel entra na faixa de gaza, com tudo encima e arrebentando)

FORTE É TER MENORES ABANDONADOS NA RUA (OU ATÉ FAMILIAS INTEIRAS), TODOS SÃO DE PROVETA, ONDE ESTÃO SEUS PAIS, TODOS OS PAIS QUE NÃO CUIDAM SEUS FILHOS DEVERIAM DE IR PRA CADEIA E OS MENINOS FORA DAS RUAS DE UMA MANEIRA OU OUTRA.

SOMOS INDECENTES, SOMOS INDIGNOS, SOMOS COMO O PUS NA FERIDA E SEREMOS ISSO ATÉ QUE ESSA REALIDADE MUDE E DEIXEMOS DE SER UM DOS PAISES MAIS INJUSTOS DO MUNDO.

PORÉM O QUE MAIS ME DOI É SABER QUE NÃO MERECEMOS O PAÍS QUE TEMOS E QUE POR INÚTEIS INTEGRAIS VAMOS ACABAR PERDENDO CEDO OU TARDE PARTE DE NOSSA SOBERANIA, SOMENTE ESPERO NÃO ESTAR VIVO PRA VER ESSE DIA.




pauloschmid
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jun 23, 2010 4:50 pm

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3042 Mensagem por pauloschmid » Sex Jul 09, 2010 2:44 pm

Infelizmente não vejo boa vontade dos governantes ou sei lá de quem, em fazer algo, vejo muito blablabla só...ano de eleição nada avai adiante ...só a velha briga pelo poder... [006]




PRick

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3043 Mensagem por PRick » Sex Jul 09, 2010 3:13 pm

JL escreveu:Desculpe o desabafo a seguir:

Não sei quanto ao futuro, mas sei quanto ao passado, quem quiser que pesquise a História de nossa Marinha desde o inicio do século XX, os planos projetados, as aquisições feitas e o que realmente existiu. Não é preciso basta ter um pouco de memória, e veremos que você não está com boa memória, está usando de uma seletividade enorme.

Desculpem me os otimistas, mas pré-sal, não diz quase nada para mim. Por que? A nossa curta trajetória de nação já mostrou claramente como somos ricos em recursos naturais e potenciais econômicos. Ja vivemos muitos ciclos econômicos e produzimos uma enorme quantidade de riqueza que se perdeu no nosso sistema anomalo, para não dizer outra coisa.Na sua época se dizia que o Brasil não possuía petróleo, e comparar nossa economia atual com o passado, é bastante complicado, existem diferenças abissais.

O que se fala hoje em termos de pré sal já se falou no passado, com relação há outras possibilidades brasileiras.

Construirmos impérios econômicos asiáticos com o ferro de Carajás, alimentamos o mundo, produzindo uma quantidade absurda de pedras preciosas e de ouro, no entanto oficialmente quase não exportamos nada, vejam os dados das exportações de esmaraldas e diamantes.

Toras de diametro absurdo, resultado da derrubada de árvores magnificas, como mogno, fornecem madeira para móveis dos ricos do hemisfério norte, enquanto nós trabalhadores brasileiros compramos mobiliário de serragem com cola, em suaves prestações nas Casas Bahia da vida. E nos acusam de destruir a Amazônia.

Vendemos tanta coisa e perdemos sempre tanto, até doar dinheiro e perdoar dívidas de outros países nós temos feito atualmente. Investimos na Bolívia, construimos refinarias e perdemos de graça.A dívidas que perdoamos são de países que não tem condições de pagar, e os montantes são irrelevantes.

O BNDS empresta para tantos países e dívidas são perdoadas, quando dinheiro, em quantas Barroso, as FREM ou seja qualquer outra já podia estar navegando em meio ao pré-sal. Quem disse que as dívidas perdoadas foram empréstimos do BNDES?

Não sei porque diabos não temos essa Esquadra que todos desejam há muitos anos atrás e sempre ficam nessas especulações para o futuro. Eu que desde da década de 70 escuto isso, fico pensando que terei de morrer sem antes ver o Brasil potência ou pelo menos um pouco mais potente. Somente no futebol, temos história de potência.

Pois até agora tenho lido e ouvido muito: blá-blá-blá. Mas o que hoje temos diferente do Brasil do tempo dos governos militares em termos de poder militar.

Na época tinhamos uma marinha com 6 fragatas de última geração, uns dez contratorpedeiros velhos, mas que faziam ainda diferença, um navio aeródromo que ia para o mar, três submarinos realmente oceânicos os Oberon e mais sete submarinos norte americanos classe Guppy. A FAB tinha mais de uma centena de jatos Xavante, trinta e seis F5 e os Mirage III, razoavelmente modernos. Tinhamos uma indústria bélica emergente e promissora. Pensavamos em ter dois navios aerodromos, de ter Fragatas anti-aéreas com mísseis nacionais, CIWS nacional, míssil anti navio nacional o Barracuda, falavamos do sub nuclear. Olha sua memória não anda muito boa, se você pegar o que de fato tínhamos na época, verá que essas plataformas não estavam todas em serviço ao mesmo tempo. Já na década de 1970, o material made in USA recebido usado, já estava obsoleto e tinha disponibilidade ruim. Tanto assim, que já na década de 1980 quase nenhum Guppy estava na ativa. Quanto ao Minas Gerais, graças a uma confusão entre a Marinha e a FAB, nunca operou de fato como um NAe, somente como NAe ASW, e mesmo assim com aeronaves da FAB, e ficou parado desde o final da década de 1980 numa reforma também demorada, e saiu dele apenas como Porta-Helos porque a FAB não conseguiu reforma seus P-16. Os F-5E nunca foram aviões no estado da arte, desde seu lançamento, sempre foram considerados caças de terceira categoria, os M-3 quando comprados já não eram o que de melhor existia. E com a crise da década de 1980, o estado de nossas FA´s ficou numa precariedade extrema. A FAB na virada da década de 1990, tinha um míssil ar-ar, o maravilhoso AIM-9B. O programa das Fragatas Niterói atrasou e foi cortado por falta de verbas, o mesmo ocorreu com o programa das Inhaúmas, assim tivemos que pegar mais sucatas, para dar baixa nas sucatas anteriores da US Navy.

Fico pensando também no humilde marinheiro recem saído da escola de aprendiz, filho de uma comunidade carente, como muitas dos cantos do Brasil, ganhando este soldo ridiculo que se paga para os praças ao lado do reator nuclear do sub brasileiro.Os salários são baixos, porém, estão subindo, e agora, pelo menos ele vai ter um reator nuclear para cuidar, no passado ele ganhava mais miseravelmente, para cuidar de sucata importada.
Agora tem até teóricos falando na bomba nuclear brasileira, não que não possamos ou que não devemos ter, por mas que raios vamos trocar o fuzil do EB primeiro, chega de FAL de 40 anos ou mais.

Se eu não visitar essas fragatas Frem, se eu não ver esse sub nuclear navegando, depois de tantas linhas escritas desde dos anos 70 sobre o assunto. Se eu não ver um caça na FAB que possa receber dignamente o título de caça nos próximos anos, que se iguale ao potencial do Mirage III e do F5 quando nós compramos. Se eu não ver um Nae brasileiro navegando a todo vapor com o seu convés cheio com as aeronaves de sua ala aérea. Se eu não ver o nosso Brasil potência ou pelo menos alçando este patamar. Não sei o que vou dizer aos meus netos. Pois hoje já tenho dificuldades de explicar para um filho adolescente, que também gosta de marinha, por que demoramos um tempão para construir a Barroso, por que o São Paulo não navega, por que é tão dificil fazer 6 Skyhawk voar, por que não compramos logo o FX. Por que o Brasil tem Bofors L/60 de 40 mm ainda em operação, obuseiros de 155 mm velhos para burro. Por que as nossas fronteiras são desprotegidas. Ainda bem que sei também plantar sonhos, senão o meu filho também ficaria triste como eu.Bem pelos menos você já viu um NAe brasileira com caças no convés, algo inédito na história brasileira, e com caças da MB, está vendo uma força de submarinos quase toda construída aqui, e outra já saindo do forno, além de sua base e estaleiro. Podem ter demorado a construir a Barroso, mas podemos dizer que foi o navio mais complexo de projeto brasileiro já feito. Quanto ao São Paulo, a reforma realizada foi muito extensa, poderia ter sido mais rápida, porém, ele não é a prioridade atual, infelizmente. Depois você aponta para o que não foi feito ou contretizado ainda, mas esquece o que está sendo feito, coisas como comprar mísseis para a FAB, como jamais teve em sua história, helos de ataque, helos de transporte, aeronave de transporte, P-3, KC-390(outra coisa inédita em nossa história). No EB temos o projeto Guarani, e vários outros, além de comprar de ocasião. Falta muita coisa, porém, os programas atuais não tem paralelo com nossa história, essa é a realidade, você vê apenas os aspectos negativos, porém, no balanço geral estamos muito melhores e evoluindo rapidamente, e são os números que dizem isso.

[]´s




Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3044 Mensagem por GIL » Sáb Jul 10, 2010 7:42 am

cabeça de martelo escreveu:
Marino escreveu:Vejam, a MB vai assinar um lote INICIAL de 5 FREMM.
Os seguintes 25, o que impede que sejam uma evolução com a mão de projetistas nacionais?
Não é exatamente o que o Leandro propõe?
E não se esqueçam de uma coisa, a MB SÓ com estas 5 fragatas duplica de capacidade real em combate, tudo o que vier depois disso já vai dar à MB um poder que nunca teve. O plano inclui fabricar os lotes posteriores no Brasil, ora isso foi o que os Espanhóis fizeram à decadas atrás com umas corvetas desenhadas pela Marinha Portuguesa, passando aos OHP Norte-Americanos e hoje em dia eles constroem os seus próprios navios de guerra. É uma questão de tradição, conhecimento e capacidade. Esse é o rumo que a MB quer.
poderiamos estar no mesmo nvl da Espanha se tivessemos sequido perseverando com o nosso, coisa que nunca fazemos.

não se assuste se ficamos somente nessas 5 fragatas pra substituir a velharia que temos, o Brasil por tradição anuncia muito e faz muito pouco e o que ele tem ainda e pouco utilizado (caças) nada utilizado (A-12) ou sub utilizado (A-11).

isto é Brasil, muito floreio e muita coisa pra ingles ver.

espero de verdade me equivocar nisso, quem viver verá.




Editado pela última vez por GIL em Sáb Jul 10, 2010 7:44 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3045 Mensagem por Valdemort » Sáb Jul 10, 2010 7:42 am

Estava outro dia " pensando ca com meus botoes"
Ao inveis de comprar esses OPVs Class Commandanti , nao seria melhor construir a classe Barroso modificada pra ser um OPV ?

Alguem poderia me esplicar ?

Valeu ...




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Responder