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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS

#30271 Mensagem por knigh7 » Sex Jun 03, 2022 8:25 pm

saullo escreveu: Qui Jun 02, 2022 2:30 pm Eles tiveram 110 CH-53G, um número grande mesmo no auge da Guerra Fria, e agora vem 60 CH-47F para fazer a substituição de cerca de 80 CH-53G ainda em operação.

Abraços
Recomendo a vc este livro:
Imagem

do então CEO da Lockheed Martin, lançado há quase 40 anos atrás. Segundo o PRESIDENTE da empresa, o custo das aeronaves militares sempre cresciam a uma taxa exponencial ineditamente maior.

Ele é constantemente lembrado por esse postulado porque vem se mostrando acertado. Aliás, alguns passaram a referir como Lei de Norman Augustine...

Esses 60 Chinooks custam mais caro em valores reais do que os 80 ou 110 CH53 adquiridos há 4 décadas atrás.




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Re: NOTÍCIAS

#30272 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jun 08, 2022 5:54 am

Imagem
Francis Tusa escreveu:Might be nowt at all, but while at RAF Hendon yesterday, I suddenly saw this on the ASRAAM on display. Does this *really* show that "G-limits" of the missile? An MBDA manager I've spoken to says a) it probably does, b) it really shouldn't be on the weapon...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: NOTÍCIAS

#30273 Mensagem por Túlio » Qua Jun 08, 2022 6:16 pm

Algo me diz que logo o nosso véio @FCarvalho vai estar (outra vez [086]) tentando vender SAAB Gripen para a Finlândia e o resto da Europa... [003] [003] [003] [003]


https://www.cavok.com.br/finlandia-e-su ... -em-defesa




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Re: NOTÍCIAS

#30274 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 09, 2022 8:16 am

Túlio escreveu: Qua Jun 08, 2022 6:16 pm
Algo me diz que logo o nosso véio @FCarvalho vai estar (outra vez [086]) tentando vender SAAB Gripen para a Finlândia e o resto da Europa... [003] [003] [003] [003]
https://www.cavok.com.br/finlandia-e-su ... -em-defesa
Particularmente estou mais interessado agora nos meus 10% dos KC-390 que vamos vender para eles. 8-] :twisted:




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#30275 Mensagem por Túlio » Qui Jun 09, 2022 10:49 am

FCarvalho escreveu: Qui Jun 09, 2022 8:16 am
Túlio escreveu: Qua Jun 08, 2022 6:16 pm
Algo me diz que logo o nosso véio @FCarvalho vai estar (outra vez [086]) tentando vender SAAB Gripen para a Finlândia e o resto da Europa... [003] [003] [003] [003]
https://www.cavok.com.br/finlandia-e-su ... -em-defesa
Particularmente estou mais interessado agora nos meus 10% dos KC-390 que vamos vender para eles. 8-] :twisted:
Acho que vai dar ruim, pelo jeito até OS SUECOS vão fazer que nem a FAB mas um nível acima: além dos 390, vão cancelar tudo quanto for ideia de mais Gripen em prol de F-35.




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Re: NOTÍCIAS

#30276 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 09, 2022 12:42 pm

Túlio escreveu: Qui Jun 09, 2022 10:49 am
FCarvalho escreveu: Qui Jun 09, 2022 8:16 am Particularmente estou mais interessado agora nos meus 10% dos KC-390 que vamos vender para eles. 8-] :twisted:
Acho que vai dar ruim, pelo jeito até OS SUECOS vão fazer que nem a FAB mas um nível acima: além dos 390, vão cancelar tudo quanto for ideia de mais Gripen em prol de F-35.
Dizem as más línguas da imprensa que rabisca sobre Defesa, aqui e lá fora, que a SAAB recebeu uma grana do governo sueco para começar a pensar em soluções para um caça de 5a ou 6a G. Pode ser qualquer coisa, inclusive nada.

Me parece que isto de entrar para a OTAN para ontem deve estar cozinhando os miolos dos OG suecos, pois nem nos dias da URSS se via tal premência por fazer as coisas meio que a troco de caixa. E esta invasão russa da Ucrânia é menos um problema para eles do que outra desculpa qualquer que queiram inventar para dar um certo ar de oficialidade para o que já fazem desde sempre em relação com aquela organização.

A mim me parece pouco crível que eles simplesmente joguem fora tudo o que a SAAB fez e faz, e o que ela significa para a política de defesa sueca nos últimos 80 anos, por um punhado de F-35 tipo pacote fechado e sem direito à reclamação. Isso simplesmente não faz sentido. Pelo menos no caso deles. A Finlândia é outra situação.

Mas vamos torcer para que todo este imbróglio e correria com a OTAN não nos venha prejudicar os negócios. Até porque, como é de conhecimento de todos aqui, a Embraer está com a corda no pescoço em relação ao KC-390 e a FAB querendo, ainda, se possível, diminuir mais ainda o número de aviões serem encomendados, é bem lógico que ao menos se tente colocar estes aviões como parte das negociações para um futuro lote de Gripen E\F.

Se vai dar certo, não tenho ideia. Mas se existe de fato esta decisão ou impulso, diria, de querer F-35 e deixar o Gripen E\F para escanteio, me parece que modernizar, também, a aviação de transporte da força aérea não é de todo um tema que vá gerar controvérsias. Afinal, são apenas 6 C-130H antigos e já muito voados que eles operam por lá. E se quiserem mesmo que o Gripen E\F seja visto como um produto realmente bom e com vida longa no mercado, vão ter que pensar bem mais de duas vezes antes de entregar as chaves da defesa deles para os norte americanos.

A ver.




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#30277 Mensagem por Túlio » Qui Jun 09, 2022 1:18 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jun 09, 2022 12:42 pm
Túlio escreveu: Qui Jun 09, 2022 10:49 am
Acho que vai dar ruim, pelo jeito até OS SUECOS vão fazer que nem a FAB mas um nível acima: além dos 390, vão cancelar tudo quanto for ideia de mais Gripen em prol de F-35.
Dizem as más línguas da imprensa que rabisca sobre Defesa, aqui e lá fora, que a SAAB recebeu uma grana do governo sueco para começar a pensar em soluções para um caça de 5a ou 6a G. Pode ser qualquer coisa, inclusive nada.

Me parece que isto de entrar para a OTAN para ontem deve estar cozinhando os miolos dos OG suecos, pois nem nos dias da URSS se via tal premência por fazer as coisas meio que a troco de caixa. E esta invasão russa da Ucrânia é menos um problema para eles do que outra desculpa qualquer que queiram inventar para dar um certo ar de oficialidade para o que já fazem desde sempre em relação com aquela organização.

A mim me parece pouco crível que eles simplesmente joguem fora tudo o que a SAAB fez e faz, e o que ela significa para a política de defesa sueca nos últimos 80 anos, por um punhado de F-35 tipo pacote fechado e sem direito à reclamação. Isso simplesmente não faz sentido. Pelo menos no caso deles. A Finlândia é outra situação.

Mas vamos torcer para que todo este imbróglio e correria com a OTAN não nos venha prejudicar os negócios. Até porque, como é de conhecimento de todos aqui, a Embraer está com a corda no pescoço em relação ao KC-390 e a FAB querendo, ainda, se possível, diminuir mais ainda o número de aviões serem encomendados, é bem lógico que ao menos se tente colocar estes aviões como parte das negociações para um futuro lote de Gripen E\F.

Se vai dar certo, não tenho ideia. Mas se existe de fato esta decisão ou impulso, diria, de querer F-35 e deixar o Gripen E\F para escanteio, me parece que modernizar, também, a aviação de transporte da força aérea não é de todo um tema que vá gerar controvérsias. Afinal, são apenas 6 C-130H antigos e já muito voados que eles operam por lá. E se quiserem mesmo que o Gripen E\F seja visto como um produto realmente bom e com vida longa no mercado, vão ter que pensar bem mais de duas vezes antes de entregar as chaves da defesa deles para os norte americanos.

A ver.
Eu vejo assim: os Suecos estão cada vez mais pendurados nas bolas dos ianques (logo, 130J com muito mais chances do que 390); ademais, não deve ser muito agradável ser A ÚNICA Força Aérea na região a operar apenas caças 4G.

Aliás, com todo esse furor uterinus para ser OTAN, onde está a encomenda para o segundo lote de Gripen para a Flygvapnet? Bobear e vamos inverter o papel da Itália no AMX, com a gente operando mais unidades que o próprio fabricante.




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#30278 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 09, 2022 1:56 pm

Túlio escreveu: Qui Jun 09, 2022 1:18 pm
Eu vejo assim: os Suecos estão cada vez mais pendurados nas bolas dos ianques (logo, 130J com muito mais chances do que 390); ademais, não deve ser muito agradável ser A ÚNICA Força Aérea na região a operar apenas caças 4G.

Aliás, com todo esse furor uterinus para ser OTAN, onde está a encomenda para o segundo lote de Gripen para a Flygvapnet? Bobear e vamos inverter o papel da Itália no AMX, com a gente operando mais unidades que o próprio fabricante.
Pergunto o mesmo: existe algum plano da Flygvapnet adquirir F-35?




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#30279 Mensagem por Túlio » Qui Jun 09, 2022 2:05 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jun 09, 2022 1:56 pm
Túlio escreveu: Qui Jun 09, 2022 1:18 pm
Eu vejo assim: os Suecos estão cada vez mais pendurados nas bolas dos ianques (logo, 130J com muito mais chances do que 390); ademais, não deve ser muito agradável ser A ÚNICA Força Aérea na região a operar apenas caças 4G.

Aliás, com todo esse furor uterinus para ser OTAN, onde está a encomenda para o segundo lote de Gripen para a Flygvapnet? Bobear e vamos inverter o papel da Itália no AMX, com a gente operando mais unidades que o próprio fabricante.
Pergunto o mesmo: existe algum plano da Flygvapnet adquirir F-35?
Provavelmente sim, mas não vão sair contando pra todo mundo e com isso fazer a um Programa Estratégico deles o que a FAB está fazendo com os seus (390, STOUT, UCAV e vai saber o que mais), lá os caras são PRO.




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#30280 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 09, 2022 2:18 pm

Túlio escreveu: Qui Jun 09, 2022 2:05 pm
Provavelmente sim, mas não vão sair contando pra todo mundo e com isso fazer a um Programa Estratégico deles o que a FAB está fazendo com os seus (390, STOUT, UCAV e vai saber o que mais), lá os caras são PRO.
Alguém teria que saber, não se adota uma aeronave como um F-35 da noite pro dia. Um programa desse precisa de estudos, mudança de doutrina por parte da Flyg, alocação de recursos. E isso vaza fácil, ainda mais envolvendo a Lockheed no negócio, vazaram a decisão da Finlândia mais de 9 meses antes de ter ocorrido.

Então trata-se de mera especulação.




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#30281 Mensagem por Túlio » Qui Jun 09, 2022 3:20 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jun 09, 2022 2:18 pm
Túlio escreveu: Qui Jun 09, 2022 2:05 pm
Provavelmente sim, mas não vão sair contando pra todo mundo e com isso fazer a um Programa Estratégico deles o que a FAB está fazendo com os seus (390, STOUT, UCAV e vai saber o que mais), lá os caras são PRO.
Alguém teria que saber, não se adota uma aeronave como um F-35 da noite pro dia. Um programa desse precisa de estudos, mudança de doutrina por parte da Flyg, alocação de recursos. E isso vaza fácil, ainda mais envolvendo a Lockheed no negócio, vazaram a decisão da Finlândia mais de 9 meses antes de ter ocorrido.

Então trata-se de mera especulação.
Mas claro que é ESPECULAÇÃO MINHA, apenas me parece ter bases sólidas, senão vejamos:

1 - Já era mencionado antes da guerra que a Finlândia poderia em algum momento vir a se juntar à OTAN, mas não a Suécia;

2 - A mesma Suécia que veio com uma charla de "defesa bilateral" para tentar empurrar o Gripen para a Finlândia, mas esta foi de F-35, como todos os demais nórdicos (exceto a própria Suécia);

3 - Da mesma maneira que não há anúncio de F-35 para a Flygvapnet, também não há de mais Gripen, o que, para um País tão apavorado com a Rússia que abandona uma neutralidade já secular, é no mínimo estranho;

4 - Afinal, se a coisa está feia a este ponto, não deveriam estar até travando a entrega dos nossos para poderem receber mais e se prepararem para enfrentar a Rússia?


Em suma, não se vê o fogo (ainda) mas a fumaça já é perceptível; e onde há fumaça há pelo menos UM MACONHEIRO! [003] [003] [003] [003]




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Re: NOTÍCIAS

#30282 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 09, 2022 8:23 pm

Túlio escreveu: Qui Jun 09, 2022 1:18 pm
Eu vejo assim: os Suecos estão cada vez mais pendurados nas bolas dos ianques (logo, 130J com muito mais chances do que 390); ademais, não deve ser muito agradável ser A ÚNICA Força Aérea na região a operar apenas caças 4G.
Aliás, com todo esse furor uterinus para ser OTAN, onde está a encomenda para o segundo lote de Gripen para a Flygvapnet? Bobear e vamos inverter o papel da Itália no AMX, com a gente operando mais unidades que o próprio fabricante.
Até onde eu consigo saber da atual política de defesa sueca, nada mudou nos planos deles em termos do que já vinham planejando e fazendo propaganda por aí. De novidade mesmo só a compra de novos AEW baseados nos Global 6000, com o radar Eryeie da própria SAAB e para por aí. O segundo lote de Gripen E ainda está sob escrutínio do próximo doc de planejamento plurianual da Suécia, e depende por hora do que governo e congresso por lá se entenderem ser o necessário fazer. Deve haver o anúncio este ano ou ano que vem.

À miúde, já li que eles pretendem aumentar os investimentos em defesa para os indefectíveis 2% do PIB da OTAN nos próximos anos, mas sem maior pressa de chegar nele. Isso deve trazer novas capacidades de investimento na área e talvez novas prioridades. Aí fica a questão: se o interesse pelo F-35 existisse mesmo, porque o governo sueco daria dinheiro para a SAAB pesquisar e desenvolver novas tecnologias para um caça dito de 5a ou 6a G para substituir os Gripen E no longo prazo :?: Mais ainda, porque estariam com um Mou assinado e papel passado com o Tempest :?:

Ao menos para mim isto não faz qualquer sentido. Até porque eles já tem um pé no Tempest britânico e não seria útil e nem válido colocar dinheiro em um caça sabidamente eles não ganham nada comprando e muito menos operando, já que nem um único parafuso poderia ser mexido do lugar pela SAAB sem autorização americana. Isto é um pouco demais para a cultura sueca de autonomia em defesa.

Por sim, a substituição dos C-130H foi postergada por mais algum tempo segundo li já faz tempo. Estava programada para entre 2026 e 2028. Agora parece que vai demorar mais um pouco, devido a decisão de atualizar algumas unidades. Mas isso pode mudar devido ao alarde da invasão russa da Ucrânia. Novamente, como o compromisso com o Gripen E segue o seu ciclo normal de desenvolvimento até agora, nada impede que nós possamos negociar com eles a troca de mais Gripen E por KC-390. É um ganha-ganha. E a SAAB é a principal interessada nisto, já que ela também poderia ser beneficiada com algum tipo de participação no avião brasileiro.

Eu entendo que um segundo lote de Gripen E\F para a FAB pode ser o chamariz necessário para a SAAB empreender esforços para convencer de vez o governo e o parlamento sueco a aceitar uma segunda encomenda, já que agora os custos seriam inclusive bem mais baixos, uma vez que o desenvolvimento do caça já estaria pago nos primeiros lotes dos dois países. É um investimento que com certeza trás muito mais benefícios para ambos os países sob quaisquer aspectos de análise. E se o KC-390 puder entrar nesta conta, como acredito que vá, e quem sabe até mesmo alguns outros vetores militares e civis da Embraer, melhor para nós. Brasil e Suécia tem muito mais a ganhar mantendo a parceria atual do que simplesmente jogar tudo isso e mais o que pode vir em favor de soluções de oportunidade que não agregam nada e ainda vão na contra mão de toda a cultura de defesa sueca praticada até aqui.




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Re: NOTÍCIAS

#30283 Mensagem por knigh7 » Qui Jun 09, 2022 8:35 pm

Acompanho alguns suecos no Twitter e nunca vi eles falarem de F-35 para a Flygvapnet.




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Jun 09, 2022 8:58 pm, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS

#30284 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 09, 2022 8:46 pm

A título de lembrança, os suecos andaram oferecendo os seus Gripen C\D da reserva para a Polônia, e andam negociando também com outros países os estoques que tem, como de costume.

Não me pareceria estranho que eles estivessem negociando com a própria Ucrânia, no sentido de vender os seus Gripen C\D dos estoques e ir preparando o caminho para a introdução do caça no pós-guerra, que não irá durar para sempre. Afinal, o maior problema da Ucrânia agora é ter caças que eles saibam e possam operar, que não é o caso do Gripen C\D. Mas depois da guerra ele pode ser a solução ideal dado suas performace, baixo custo e alta tecnologia, podendo operar dentro do contexto da OTAN sem qualquer problema com todo o cabedal de armas e sistemas que lhe faz jus.

Hungria e Rep Checa também devem começar a pensar em substituir os seus Gripen C\D por volta de 2026 e 2027 quando acaba o contrato atual de leasing destes caças. E ambos estão bastante satisfeitos com os caças suecos no que diz respeito suas forças aéreas. Lembrar que não são países ricos, e que não podem ostentar os horrores da hora de voo de um F-35 da vida, ou mesmo de Rafale e Typhoon. Neste sentido, ir dos C\D para os modelos E\F seria uma evolução natural para eles. E os suecos sabem disso.

Se o KC-390 conseguir a proeza de levar a concorrência holandesa, eu acredito que teremos uma baita porta aberta para outros países no continente, principalmente a Suécia, que irá ver nisto um ótimo sinal de que o avião brasileiro é um produto que tem futuro no longo prazo, apesar de todos os reveses até aqui. Isto pode inclusive fazer com que a Finlândia também possa ver nele uma alternativa atraente para si, já que também vai se juntar à lista dos países com 2% do PIB em defesa. E se os suecos adotarem também o mesmo avião...

Façam as contas: possibilidade real de termos KC-390 em 4 países OTAN até o final do ano, qual sejam Portugal, Hungria, Rep Checa e Holanda. De lambuja podemos levar Suécia e, Polônia que já jogou lá para a estratosfera o seu PIB em defesa há tempos. E precisa urgente substituir os 5 C-130B doados que ainda tem. E eles estão pensando seriamente nisso. Aliás até agora eu não entendo porque não levaram o KC-390 para demonstração em Varsóvia neste périplo por 11 países.

Enfim, há um mercado latente para o Gripen, usados e novos, C\D ou E\F mesmo na Europa, e ele tem bom potencial para se dar bem. A guerra russo-ucraniana só deixou isso mais claro ainda. Aproveitar é outro negócio.




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#30285 Mensagem por knigh7 » Sex Jun 10, 2022 5:08 pm





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