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Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 20, 2022 12:28 pm
por FCarvalho
Em um mercado quase que saturado de LIFT a jato como o atual, este produto turco vai ter muitas dificuldades em encontrar exportações de vulto. Como aliás nenhum modelo disponível até hoje conseguiu.
O mercado interno da Turquia parece ser a melhor aposta para conseguir uma linha de produção e o retorno financeiro necessário ao projeto.
A ver o quanto a força aérea turca, e o governo, estão dispostos a sustentar mais este projeto da sua indústria.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 20, 2022 1:23 pm
por gogogas
Poderia ser uma boa para a FAB , os pilotos pode manter mais horas de vôo e não usar muito o Gripen

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Jan 25, 2022 12:14 pm
por Glauber Prestes
gogogas escreveu: Qui Jan 20, 2022 1:23 pm Poderia ser uma boa para a FAB , os pilotos pode manter mais horas de vôo e não usar muito o Gripen
Acho que por ser um produto SAAB, um eventual T/A-7 armado seria mais interessante. Isso se a FAB identificar a necessidade.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Jan 25, 2022 12:41 pm
por Túlio
Glauber Prestes escreveu: Ter Jan 25, 2022 12:14 pm
gogogas escreveu: Qui Jan 20, 2022 1:23 pm Poderia ser uma boa para a FAB , os pilotos pode manter mais horas de vôo e não usar muito o Gripen
Acho que por ser um produto SAAB, um eventual T/A-7 armado seria mais interessante. Isso se a FAB identificar a necessidade.
Muitíssimo "interessante", vide o que aconteceu à frota de Gripen da África do Sul: quando se deram conta de que o TREINADOR ARMADO Hawk 120 podia virar "caza complementário" e quebrar o galho na maior parte das Missões dos Gripen C/D por uma fração do custo, simplesmente os deixaram enferrujando nos hangares e foram voar o mais balatim.

Olha só como estão hoje (pior, desconfio que aqueles AMX atirados num canto qualquer de hangar e apodrecidos de que falávamos logo no começo das charlas de modernização, bueno, coincidentemente - ou nem tanto - várias de suas Missões foram assumidas pelo Super Tucano, que as cumpria e cumpre muito mais balatim), o barato saiu BEM caro...

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Jan 25, 2022 7:26 pm
por FCarvalho
Sem modificações no status quo orçamentário da FAB e demais forças, difícil imaginar que a frota de Gripen E/F passe dos comentados 60/70 caças, e seus custos atrelados. Por mais que o caça sueco seja barato de operar, comparado aos F-5 e A-1, que estão pela hora, ainda assim não vejo muito como dispor mais do que 50% da frota operacional permanentemente.
Até porque, o movimento maior é nas fronteiras, onde os A-29 fazem o serviço de defesa aérea e outros por uma fração do preço.
Bobear, alguém acaba dando a ideia de trocar parte do segundo lote pretendido por um Lift a jato armado em Natal para quebrar o galho de caça de segunda linha. E aí teremos novamente o nosso hi-lo com um caça leve e um lift a jato, tal como os F-5 e Xavante de 40 anos atrás. E isso não é saudosismo da FAB.
Tenho quase certeza que a SAAB anda pensando, e conversando, com a FAB sobre algo assim.
Leia-se T-7A.
E eu não duvido que possa vingar.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Jan 26, 2022 7:00 am
por Pablo Maica
Apenas uma pergunta, o que as aeronaves de uma agencia visada como o Ibama faziam em um aeroclube, e não na base aérea de Manaus? Sem nenhuma segurança? É muita falta de zelo pela coisa pública.

https://www.correiobraziliense.com.br/b ... anaus.html


Um abraço e t+ :)

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Jan 26, 2022 6:46 pm
por Viktor Reznov
Pablo Maica escreveu: Qua Jan 26, 2022 7:00 am Apenas uma pergunta, o que as aeronaves de uma agencia visada como o Ibama faziam em um aeroclube, e não na base aérea de Manaus? Sem nenhuma segurança? É muita falta de zelo pela coisa pública.

https://www.correiobraziliense.com.br/b ... anaus.html


Um abraço e t+ :)
Clássico caso de incompetência gritante do poder público.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Jan 26, 2022 7:12 pm
por FCarvalho
A BAMN não recebe outras aeronaves dos demais serviços públicos que as possuem por simplesmente não haver infraestrutura disponível para isso. Ela é basicamente de uso exclusivo da FAB e Avex.
O Aeroclube de Manaus possui espaço, pessoal e estrutura capaz de abrigar os helos do DPF e do IBAMA, assim como abriga o único Esquilo da PMAM.
Inclusive, os dois H130 do IBAMA estavam estacionados na área destinada ao helo da PMAM. O que acontece é que esta área é literalmente ao lado da pista que passa pelo aeroclube, e o muro do nunca foi alto e muito menos conta com qualquer tipo de proteção a mais, simplesmente porque nunca houve necessidade para tanto.
Agora, esta situação é nova em relação as aeronaves estacionadas naquele local. Nunca houve nada parecido com isto. Mas fato é que segundo as autoridades de segurança do Estado, já estão no encalço dos responsáveis.
A alternativa mais viável seria o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, mas ali não existem instalações de nenhum órgão público a não ser o hangar do "CBMAM" que lida com as questões relativas ao seu trabalho naquele local.
Não raro os helos do DPF quando em missão no Estado costumam ficar nas dependências do próprio DPF onde existe espaço de sobra para isso.
O IBAMA em Manaus sequer possui um prédio decente para si, imagina acolher helos e outros tipos de vetores bem incomuns por aqui.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Jan 26, 2022 11:06 pm
por Pablo Maica
FCarvalho escreveu: Qua Jan 26, 2022 7:12 pm A BAMN não recebe outras aeronaves dos demais serviços públicos que as possuem por simplesmente não haver infraestrutura disponível para isso. Ela é basicamente de uso exclusivo da FAB e Avex.
O Aeroclube de Manaus possui espaço, pessoal e estrutura capaz de abrigar os helos do DPF e do IBAMA, assim como abriga o único Esquilo da PMAM.
Inclusive, os dois H130 do IBAMA estavam estacionados na área destinada ao helo da PMAM. O que acontece é que esta área é literalmente ao lado da pista que passa pelo aeroclube, e o muro do nunca foi alto e muito menos conta com qualquer tipo de proteção a mais, simplesmente porque nunca houve necessidade para tanto.
Agora, esta situação é nova em relação as aeronaves estacionadas naquele local. Nunca houve nada parecido com isto. Mas fato é que segundo as autoridades de segurança do Estado, já estão no encalço dos responsáveis.
A alternativa mais viável seria o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, mas ali não existem instalações de nenhum órgão público a não ser o hangar do "CBMAM" que lida com as questões relativas ao seu trabalho naquele local.
Não raro os helos do DPF quando em missão no Estado costumam ficar nas dependências do próprio DPF onde existe espaço de sobra para isso.
O IBAMA em Manaus sequer possui um prédio decente para si, imagina acolher helos e outros tipos de vetores bem incomuns por aqui.
Carvalho, eu já estive na BAMN algumas vezes quando estava na FAB, e digo que dois helicópteros de pequeno porte (ainda mais estacionados ao tempo como estavam) não fariam diferença alguma com relação a espaço e operações. Qualquer canto de estacionamento de aeronaves acolheria esses helicópteros.

Se aqui no RS, que não temos toda essa situação com relação a garimpos e extração de madeira, o IBAMA já é uma agência extremamente visada por contraventores, eu imagino ai, onde o garimpo e a extração ilegal movimentam dezenas, se não centenas de milhões de reais, o mínimo que se deveria fazer é pedir para que a policia militar ou até mesmo o exercito cedesse uns 2 militares por noite para fazer a segurança desse local (para pelo menos inibir esse tipo de ousadia), no caso da BAMN estar operando tão além da sua capacidade.

Essas situação pode até ser nova, mas é completamente previsível, já que esses dois helicópteros devem dar uma senhora dor de cabeça a garimpeiros e extrativistas ilegais. Agora vão pegar os dois executores, mas dificilmente vão conseguir tocar nos mandantes, e independente disso, um ativo valioso do serviço público já foi perdido, e outro danificado.


Um abraço e t+ :)

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 27, 2022 8:55 am
por FCarvalho
Pablo Maica escreveu: Qua Jan 26, 2022 11:06 pm Carvalho, eu já estive na BAMN algumas vezes quando estava na FAB, e digo que dois helicópteros de pequeno porte (ainda mais estacionados ao tempo como estavam) não fariam diferença alguma com relação a espaço e operações. Qualquer canto de estacionamento de aeronaves acolheria esses helicópteros.
Se aqui no RS, que não temos toda essa situação com relação a garimpos e extração de madeira, o IBAMA já é uma agência extremamente visada por contraventores, eu imagino ai, onde o garimpo e a extração ilegal movimentam dezenas, se não centenas de milhões de reais, o mínimo que se deveria fazer é pedir para que a policia militar ou até mesmo o exercito cedesse uns 2 militares por noite para fazer a segurança desse local (para pelo menos inibir esse tipo de ousadia), no caso da BAMN estar operando tão além da sua capacidade.
Essas situação pode até ser nova, mas é completamente previsível, já que esses dois helicópteros devem dar uma senhora dor de cabeça a garimpeiros e extrativistas ilegais. Agora vão pegar os dois executores, mas dificilmente vão conseguir tocar nos mandantes, e independente disso, um ativo valioso do serviço público já foi perdido, e outro danificado.
Um abraço e t+ :)
Pablo, o problema maior é que a BAMN não recebe nada e nem ninguém que não seja militar, seja FAB ou Avex.
As operações com helos dos demais órgãos públicos aqui em Manaus são exceções e não regra, e portanto, não houve nenhuma preocupação em colocar estes H130 do IBAMA em algum lugar mais seguro. Aliás, aqui costumeiramente não se vê tanta ousadia de parte do crime organizado, até porque, existe um certo "acordo de cavalheiros" entre este e membros do poder público, vamos dizer assim, para que as coisas não passem dos limites e fatos como estes não aconteçam. Mas ultimamente as coisas andam saindo do lugar comum da criminalidade no Estado.
Enfim, os helos estavam no pátio da PMAM, e este não conta com segurança própria até porque se achava que este tipo de ataque poderia acontecer. É um crime federal e como as autoridades aqui não estão acostumadas a lidar com eventos deste nível, pegou todos de surpresa.
Mas enfim, agora perderam-se os helos, e dificilmente serão repostos em curto espaço de tempo.
Tomara sirva de lição aos envolvidos.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Fev 02, 2022 11:00 am
por Pablo Maica
Ministro da Defesa iraquiano confirma compra de caças JF-17 do Paquistão

Durante a entrevista, a conversa se voltou para o acordo do caça paquistanês JF-17 Thunder. Para esclarecer, no ano passado surgiram relatos de que o Paquistão recebeu uma ordem internacional de defesa do Iraque para a venda de 12 caças JF-17 Thunder Block III, fabricados no Complexo Aeronáutico do Paquistão (PAC) de Kamra.

https://www.cavok.com.br/ministro-da-de ... -paquistao

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2016/02/jf-17_thunder_mark-84_mark-82_laser_guided_bombs.jpg


Um abraço e t+ :)

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Fev 02, 2022 12:08 pm
por FCarvalho
Um bom complemento aos F-16C/D, e quiçá até substitutos, já que andam dizendo por aí que os iraquianos não estão muito satisfeitos com a disponibilidade dos caças americanos, e que o apoio pós venda está cheio de restrições.
Não sei porque até agora não compraram os Mig-35 e Su-30/35 russos, afora a pressão norte americana para impedir qualquer aquisição de material russo mais moderno.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Fev 02, 2022 6:43 pm
por Viktor Reznov
Os Iraquianos já começaram a perceber que a coleira dos F-16 está ficando apertada.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Fev 03, 2022 10:54 am
por FCarvalho
A ver o que os yankees vão fazer quando eles resolverem soltar da coleira.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Fev 03, 2022 12:23 pm
por Pablo Maica
Acho que essa compra tem pouco a ver com "coleira" e muito com a atual política externa do sleeping Joe, que decidiu abdicar do oriente médio e deixou os chineses entrarem de sola na região.


Um abraço e t+ :)