NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1965 vezes
Agradeceram: 798 vezes

Re: NOTÍCIAS

#30166 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Dez 31, 2021 1:19 am

Pelo visto a Força Aérea do Talibã estará muito bem equipada.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
avc1
Avançado
Avançado
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 126 vezes

#30167 Mensagem por avc1 » Sex Dez 31, 2021 7:36 am

Eu acho q vai ter coleira chinesa

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

#30168 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 31, 2021 2:43 pm

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5751 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#30169 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 01, 2022 1:48 pm

henriquejr escreveu: Qui Dez 30, 2021 9:56 pm
FCarvalho escreveu: Qui Dez 30, 2021 11:40 am Será um embate interessante já que o Paquistão ainda tem muito espaço para substituir seus antigos caças de geração anterior. Vamos ver até onde os chinas são tão parceiros dos paquistaneses - reconhecidos apoiadores do Talibã - e liberam tudo que os J-10C tem de melhor e que conseguiram colocar neles, a começar pelos mísseis ar-ar.
Considerando que a Índia é uma ameaça aos interesses da China na região, e o Paquistão é inimigo histórico da Índia, seria até de se estranhar se a China não liberasse o que tem de melhor nesse caça para operação pelo Paquistão!
Eu sinceramente tenho sérias dúvidas em relação a isso, até porque os paquistaneses não dispõe das últimas versões de caças chineses, mesmo as cópias dos Sukhoi, e o J-10C chega com muito atraso ao portfólio da força aérea daquele país. O programa do FC-1 só agora começa a entrar na 4a G dos sistemas de aviônicos de bordo e EW com a versão Mk III, de forma a comparar-se com os caças americanos e europeus, e até mesmo russos.
Não conheço a força aérea do Paquistão a fundo, mas para quem ainda opera Mirage III em suas linhas de voo soa até um pouco estranho operar um dos principais caças chineses de linha de frente com tudo que tem direito.
Supondo que os chineses vendam eles com o novo radar AESA, PL-15 e PL-10 em conjunto com o melhor da eletrônica de bordo que eles tenham.
A ver.

Carpe Diem
jambockrs
Sênior
Sênior
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#30170 Mensagem por jambockrs » Sáb Jan 01, 2022 6:44 pm

Meus prezados
Rival do Rafale
Paquistão confirma compra de caça muntifunção chinês Chengdu J-10C
Compra pode ter ligações com a aquisição do Rafale pela Índia
Imagem
Assim como o Rafale, o Chengdu J-10C têm asas em delta, canards, mas apenas um motor | Foto: Divulgação
O Paquistão vai comprar 25 caças chineses Chengdu J-10C, a confirmação veio através do ministro do Interior do Paquistão, Sheikh Rashid, que elogiou o caça como "uma resposta aos jatos Rafale da Índia", publicou o India Today.
Rumores que o Paquistão estaria interessado no caça de fabricação chinesa já ocorrem a bastante tempo.
A compra do J-10C, aparentemente, tem como foco fazer frente ao caça francês Rafale, que estão sendo adquiridos pela vizinha Índia. Ambos países travam antigos problemas diplomáticos e alguns conflitos armados já aconteceram, principalmente na região da Caxemira.
A aeronave é considerada multimissão, ou seja, pode desempenhar missões ar-ar, ar-solo, entre outras. Na China o J-10C substituiu os antigos caças J-7E da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo (PLAAF, na sigla em inglês).
Mas alguns parâmetros comparados com o francês Rafale ficam abaixo, por exemplo, o empuxo do Rafale, bem como a gama de armamentos podem favorecer o avião europeu em um combate dentro do alcance visual.
Já a tecnologia do radar RBE2 Aesa e dos mísseis Meteor também podem favorecer uma vitória do Rafale no combate além do alcance visual, (BVR, na sigla em inglês).
• Veja nossos vídeos no canal da AERO Magazine no YouTube
• Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui
Fonte: André Magalhães – Aero Magazine 30 dez 2021

Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

#30171 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jan 01, 2022 8:15 pm

Em não confiaria nos Meteor no Rafale não...

Viktor Reznov
Sênior
Sênior

#30172 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Jan 01, 2022 10:01 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Jan 01, 2022 8:15 pm Em não confiaria nos Meteor no Rafale não...
Por causa do Datalink dos mísseis com o caça?

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
gabriel219
Sênior
Sênior

#30173 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jan 01, 2022 10:04 pm

Viktor Reznov escreveu: Sáb Jan 01, 2022 10:01 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Jan 01, 2022 8:15 pm Em não confiaria nos Meteor no Rafale não...
Exatamente. Há muitas variáveis negativas do míssil não fazer upload dos dados via data-link de volta pro casa, dependendo do software que o míssil utiliza pra gerenciar os dados, tanto do radar do caça quanto de algum AEW&C. O Meteor só irá travar no alvo com sensor próprio quando estiver no curto alcance do alvo, praticamente em WVR.

Deve ser algo tão grave e sem solução que os Franceses já estão desenvolvendo versões de longo alcance do MICA, além de atualizar os atuais. Não sei se os Indianos irá usar somente o Meteor como míssil BVR, eu acho extremamente temerário.

Com o Gripen já não existe esse problema, aliás ele é a melhor plataforma de integração de armamentos que está voando, talvez. As missilhouse europeias preferem testar seus armamentos no Gripen C/D do que no EF-2000 ou Rafale, segundo a própria MBDA.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior

#30174 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Jan 01, 2022 10:19 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Jan 01, 2022 10:04 pm
Viktor Reznov escreveu: Sáb Jan 01, 2022 10:01 pm

Exatamente. Há muitas variáveis negativas do míssil não fazer upload dos dados via data-link de volta pro casa, dependendo do software que o míssil utiliza pra gerenciar os dados, tanto do radar do caça quanto de algum AEW&C. O Meteor só irá travar no alvo com sensor próprio quando estiver no curto alcance do alvo, praticamente em WVR.

Deve ser algo tão grave e sem solução que os Franceses já estão desenvolvendo versões de longo alcance do MICA, além de atualizar os atuais. Não sei se os Indianos irá usar somente o Meteor como míssil BVR, eu acho extremamente temerário.

Com o Gripen já não existe esse problema, aliás ele é a melhor plataforma de integração de armamentos que está voando, talvez. As missilhouse europeias preferem testar seus armamentos no Gripen C/D do que no EF-2000 ou Rafale, segundo a própria MBDA.
Agora o que eu não entendo é como a MBDA e a França não estão trabalhando pra resolver isso, pq em termos de sensores o Rafale tem todo o hardware necessário pra fazer o datalink com o caça, e eles ainda estão comprando o Meteor, mas em quantidades bem menores que o MICA.

gabriel219
Sênior
Sênior

#30175 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jan 01, 2022 11:11 pm

Viktor Reznov escreveu: Sáb Jan 01, 2022 10:19 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Jan 01, 2022 10:04 pm

Agora o que eu não entendo é como a MBDA e a França não estão trabalhando pra resolver isso, pq em termos de sensores o Rafale tem todo o hardware necessário pra fazer o datalink com o caça, e eles ainda estão comprando o Meteor, mas em quantidades bem menores que o MICA.
Então, vou dar o meu palpite: talvez o problema seja de software e não hardware.

Alguns mísseis utilizam data-link não apenas para saber da aeronave lançadora aonde está o alvo, mas eles devolvem as informações para a aeronave sobre sua posição relativa ao alvo, pois, até nesse momento, o míssil em si não sabe, por meios próprios, aonde está o alvo. Seria como você está no escuro e só ouvir o cara falando pra você ir pra frente ou pro lado, pois, da perspectiva dele, o lugar pra onde tem que ir é uma e a sua, mais afastado, é outra. É a mesma coisa de você passar a posição azimutal pra outro cara sobre um determinado alvo, porém pro seu colega 340 não é o mesmo que o seu 340, entende?

Eu não faço ideia se esse é exatamente o problema entre o Rafale e o Meteor, não sei se tem esse problema no EF-2000, mas se for, isso praticamente deixa o Meteor praticamente inútil em combates a longa distância. Se a aeronave adversária tiver uma boa suíte EW e fazer boas manobras, pode fazer o míssil ficar "burro" e perder aonde está o alvo, justamente por se quer saber aonde está!

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

#30176 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 07, 2022 8:10 pm

Os blocos estão se reconsolidando (OTAN x Rússia e ou China):

Imagem

https://www.cavok.com.br/paquistao-desi ... 0-da-china

vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#30177 Mensagem por vplemes » Sáb Jan 08, 2022 12:25 pm

knigh7 escreveu: Sex Jan 07, 2022 8:10 pm Os blocos estão se reconsolidando (OTAN x Rússia e ou China):

Imagem

https://www.cavok.com.br/paquistao-desi ... 0-da-china
Nenhuma surpresa nessa decisão. O Paquistão é quintal chinês já a algum tempo. Sua marinha está se reequipando quase que exclusivamente com equipamento chinês, idem sua força aérea e em menor grau seu exército.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5751 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#30178 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 08, 2022 9:25 pm

Será um embate interessante entre equipamentos ocidental e oriental (China e Rússia) já que existem ambos do outro lado da fronteira. E como é muito difícil que os fornecedores briguem diretamente, continuam fazendo por procuração.
A ver no que vai dar.

Carpe Diem
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Agradeceu: 72 vezes
Agradeceram: 367 vezes

#30179 Mensagem por Aim For The Top » Dom Jan 09, 2022 10:37 pm

Brazilian Aerospace Industry Catalogue

https://issuu.com/mctic/docs/brazilian_ ... _catalogue

algumas fotos interesantes

Aim For The Top
Avançado
Avançado
Agradeceu: 72 vezes
Agradeceram: 367 vezes

#30180 Mensagem por Aim For The Top » Dom Jan 09, 2022 11:03 pm

Parece que a airship do brasil ainda está de pé.

https://lynceans.org/wp-content/uploads ... Brasil.pdf

Responder