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Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Dom Out 20, 2013 11:02 pm
por kirk
Minha leitura é que a Dilma vai esperar os gringos ... essa é a decisão que está em sua cabeça, na minha opinião ...

Já havia um pré acordo ... é o que eu acho !

sds
kirk

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Dom Out 20, 2013 11:07 pm
por kirk
Brigadeiro Saito revela que quer ficar no cargo

Luiz Padilha
20/10/2013

Brigadeiro Juniti Saito
Comandante da Força Aérea Brasileira
Força Aérea Brasileira
Brigadeiro Saito

Pretensão do comandante da Aeronáutica de permanecer no cargo causa ‘descontentamento geral’ notícia de 12 de outubro

Brigadeiro disse que, por ele, permanecerá no comando em 2014, frustrando oficiais que já discutiam nos bastidores a sucessão

O comandante da Força Aérea, brigadeiro Juniti Saito, está disposto a ficar mais um ano no cargo. A revelação foi feita ontem no Rio pelo próprio militar, durante encontro de prestação de contas com oficiais superiores.

Saito disse que, por ele, permanecerá no comando em 2014, frustrando oficiais que já discutiam nos bastidores a sucessão, que era dada como certa até a bombástica declaração de ontem[11]. “Foi um descontentamento geral”, resumiu fonte da coluna, presente ao encontro.

A insatisfação partiu ainda de oficiais especialistas, que vão ver colegas oriundos da Academia da FAB e médicos serem promovidos no fim do ano, em detrimento dos demais.

No encontro, Saito classificou como “necessário” o processo de promoção que desagrada os oficiais especialistas. O grupo saiu do encontro sem nenhuma promessa de que terá prioridade nas promoções no fim do próximo ano.

O comandante Saito frustrou a audiência também ao falar do arrastado processo de compra de novos caças para FAB. Disse que o processo ainda está em estudo e sem data para ser concluído. Voltou a dizer que, por ele, os caças norte-americanos F-A18 Super Hornet são os preferidos, mas que a decisão final será mesmo da equipe econômica do governo e do ministro da Defesa, Celso Amorim, e que a opinião dele não deve pesar.

FONTE: O Dia
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=30843

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Dom Out 20, 2013 11:32 pm
por Boss
Ohhh, breaking news. :lol:

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 12:01 am
por Bourne
O mesmo bla-bla-bla de sempre. :|

Pensei que tinha acabado e o cancelamento era oficial.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 10:31 am
por Luís Henrique
Não acredito que ele disse que o preferido é o Super Hornet.

E agora????

O Saito quer dar a mancada que o Lula deu em 2009, só que o Lula era o PRESIDENTE e podia decidir.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 11:30 am
por gabriel219
Engraçado, antes falaram que o Typhon, Rafale e Su-35S não podiam ir para FAB pois eram caros de operar, mas o SH é?

Na outra seção do senado ele falou muito bem do Gripen e prefere o SH?

Coisa de louco.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 11:38 am
por FIGHTERCOM
A pergunta é: o que ele realmente disse? Se é que ele disse algo...


Abraços,

Wesley

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 11:45 am
por Penguin
gabriel219 escreveu:Engraçado, antes falaram que o Typhon, Rafale e Su-35S não podiam ir para FAB pois eram caros de operar, mas o SH é?

Na outra seção do senado ele falou muito bem do Gripen e prefere o SH?

Coisa de louco.
A imprensa escreve muita besteira, pois normalmente não entende do assunto que está escrevendo. Vimos isso nos relatos sobre a visita do Ministro de Defesa de Rússia. Deve-se filtrar.

O Rafele está no SL e o próprio Saito já disse que os 3 do SL atendem às necessidades da FAB; e que a decisão cade ao Presidente.
Já o Su-35 e o Typhoon não se classificaram depois de serem analisados em diversas dimensões. Assim como o F-16.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 12:05 pm
por gabriel219
Penguin escreveu:
gabriel219 escreveu:Engraçado, antes falaram que o Typhon, Rafale e Su-35S não podiam ir para FAB pois eram caros de operar, mas o SH é?

Na outra seção do senado ele falou muito bem do Gripen e prefere o SH?

Coisa de louco.
A imprensa escreve muita besteira, pois normalmente não entende do assunto que está escrevendo. Vimos isso nos relatos sobre a visita do Ministro de Defesa de Rússia. Deve-se filtrar.

O Rafele está no SL e o próprio Saito já disse que os 3 do SL atendem às necessidades da FAB; e que a decisão cade ao Presidente.
Já o Su-35 e o Typhoon não se classificaram depois de serem analisados em diversas dimensões. Assim como o F-16.
Mas, Penguin, sinceramente, julgar aeronaves por dimensões não é muito exagerado não?
Se fosse assim, o SH nem poderia estar ali, pois tem quase o tamanho do Flanker e é bem maior que o Rafale, F-16 e Typhon.
Eu, na minha opinião, não concordo com o Short-list. Se for contar o melhor para nós, deveria ter F-15M (modernizado com AESA), Su-35S e EF-2000/Rafale, se for considerar tamanho e barato de operar, deveria ter F-16, Gripen NG e algum que seja desta classe, se fosse no meio termo ai poderia ter o SH, MiG-35 e Mirage 2000BR.
Eu, sinceramente, não entendo quais são os requisitos da FAB, se escolheram para ser barato de operar porque o SH e o Rafale (principalmente o Rafale)? Os requisitos da FAB é que seja melhor que o F-5EM?
Os requisitos da FAB deveria ser uma aeronave com um belo sistema, grande velocidade e grande alcance para poder operar em toda a extensão Brasileira e chegar o mais rápido possível ao alvo, ai o Typhon, Su-35S e F-15E que se encaixam bem.
Eu continuo achando que o favorito do Saito seja o Gripen NG.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 12:46 pm
por Penguin
gabriel219 escreveu:
Penguin escreveu: A imprensa escreve muita besteira, pois normalmente não entende do assunto que está escrevendo. Vimos isso nos relatos sobre a visita do Ministro de Defesa de Rússia. Deve-se filtrar.

O Rafele está no SL e o próprio Saito já disse que os 3 do SL atendem às necessidades da FAB; e que a decisão cade ao Presidente.
Já o Su-35 e o Typhoon não se classificaram depois de serem analisados em diversas dimensões. Assim como o F-16.
Mas, Penguin, sinceramente, julgar aeronaves por dimensões não é muito exagerado não?
Se fosse assim, o SH nem poderia estar ali, pois tem quase o tamanho do Flanker e é bem maior que o Rafale, F-16 e Typhon.
Eu, na minha opinião, não concordo com o Short-list. Se for contar o melhor para nós, deveria ter F-15M (modernizado com AESA), Su-35S e EF-2000/Rafale, se for considerar tamanho e barato de operar, deveria ter F-16, Gripen NG e algum que seja desta classe, se fosse no meio termo ai poderia ter o SH, MiG-35 e Mirage 2000BR.
Eu, sinceramente, não entendo quais são os requisitos da FAB, se escolheram para ser barato de operar porque o SH e o Rafale (principalmente o Rafale)? Os requisitos da FAB é que seja melhor que o F-5EM?
Os requisitos da FAB deveria ser uma aeronave com um belo sistema, grande velocidade e grande alcance para poder operar em toda a extensão Brasileira e chegar o mais rápido possível ao alvo, ai o Typhon, Su-35S e F-15E que se encaixam bem.
Eu continuo achando que o favorito do Saito seja o Gripen NG.
Vc me entendeu mal. Analisar por diversas dimensões => Analisar sob diversas óticas, aspectos: aspecto do desempenho sob diversas condições, aspectos operacionais, aspecto da manutenibilidade e da logística, nível de acesso aos sistemas da aeronave, possibilidade de adaptar na aeronave sistemas e armas que a FAB deseja, os diversos tipos de custos envolvidos, as contrapartidas tecnológicas e comerciais etc.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 12:54 pm
por gabriel219
Ah entendi.
Mas se for assim, um requisito do F-X2 deveria ser um Leasing das aeronaves do Short-list por um período de 6 meses para avaliar melhor as aeronaves. Se fosse um ano cada aeronave, poderíamos avaliar todas as aeronaves que se envolveram no F-X, tais como Rafale, Su-35S, SH, EF-2000 e o F/A-16. Mirage 2000 não precisaria ser avaliado pois já estávamos o utilizando e o Gripen NG NON ECZISTI.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 1:11 pm
por Penguin
gabriel219 escreveu:Ah entendi.
Mas se for assim, um requisito do F-X2 deveria ser um Leasing das aeronaves do Short-list por um período de 6 meses para avaliar melhor as aeronaves. Se fosse um ano cada aeronave, poderíamos avaliar todas as aeronaves que se envolveram no F-X, tais como Rafale, Su-35S, SH, EF-2000 e o F/A-16. Mirage 2000 não precisaria ser avaliado pois já estávamos o utilizando e o Gripen NG NON ECZISTI.

Vc precisa entender como foi o processo. Todos os participantes o elogiavam publicamente. Na minha opinião, a coisa desandou depois do dia 07/09/2009. Os vazamentos iniciados em janeiro de 2010 só agravaram a situação.

Na 1a fase, antes do SL, foram enviados questionários extensos para cada fabricante, com centenas de questões. A partir das respostas a essas questões, o processo foi afunilado com a seleção do SL para análises mais detalhadas, que incluíram visitas aos fabricantes, a bases de operações das aeronaves e voos realizados por pilotos brasileiros e muita negociação.

Se vc quiser saber mais sobre o processo, a própria FAB fez um histórico: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 1:31 pm
por gabriel219
Sim, Penguin, mas a FAB deveria testar cada aeronave para formar um SL ou até um vencedor antes disso.
Mas isso é a minha opinião.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 2:59 pm
por Penguin
gabriel219 escreveu:Sim, Penguin, mas a FAB deveria testar cada aeronave para formar um SL ou até um vencedor antes disso.
Mas isso é a minha opinião.
Nem precisou. Foram eliminados através das avaliações feitas com base nas respostas do RFI.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Out 21, 2013 3:00 pm
por Bourne
Elogiar o processo de seleção faz parte do protocolo de boas relações. Não pode se levado a sério.

Não precisa de leasing para escolha ou ficar seis meses para analisar a aeronave. A equipe técnica tem acesso a documentação do fabricante e da força área que o utiliza. Não se vai faze ruma escolha cega. Os parâmetros estão expostos. Além do que não tem nada que pagar. Os fabricantes que se virem com os custos de participar do processo.

Outra coisa, saiba que os pilotos da FAB e técnicos fazem intercambio com outras forças aéreas. Eles voam em caças modernos emprestados e conhecem o que é uma força área de verdade.